A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE
Retornando 27 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE'

Terça-feira, 08/10/2013

Em Cartaz: São 100 Vinicius

Tags: 11ªcre, são 100 vinicius, centenário.

No dia 27 de Setembro, a E. M. Rodrigo Otávio, da 11ª CRE, recebeu os atores Maria Pompeu, Thiago Picchi e Amauri Lima para a exibição da peça de teatro "São 100 Vinicius", que trata sobre a vida e obra do autor Vinicius de Moraes. CONFIRA!

 

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação - a partir do programa "Rio, Uma Cidade de Leitores" da MultiRio (Empresa Municipal de Multimeios) - é uma homenagem ao centenário de nascimento do poetinha, que será comemorado no próximo dia 19 de outubro, conforme informação da Prefeitura.

 

Os atores Thiago Picchi, Maria Pompeu e Amauri Lima.

 

Vinicius de Moraes já foi diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor. Com essa visão pluralista das diversas facetas é que os atores realizam a peça São 100 Vinicius, que trata da vida e obra do autor. E que, com certeza, deixou muita saudade!

 

"Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz Não há beleza
É só tristeza e a melancolia

Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai"

 

Vinicius de Moraes e Tom Jobim

 

 

Auditório cheio com alunos da E. M. Rodrigo Otávio e E. M. Belmiro Medeiros.

 

O projeto será itinerante pelas escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Tem como objetivo despertar e incentivar a leitura nos estudantes, promover o enriquecimento cultural e intelectual da comunidade escolar, além de desenvolver o hábito e o prazer de apreciar uma apresentação teatral.

 

Os atores tiraram muitas fotos com os professores e alunos.


O espetáculo já foi apresentado nas escolas municipais:

 

Bélgica, Nerval de Gouveia, Malba Tahan, Rodrigo Otávio, República do Líbano, Maranhão, José Veríssimo, Engenheiro Gastão Rangel, Presidente Médici e Tasso da Silveira. 

 

As próximas unidades que receberão o espetáculo são:

 

GEO Juan Antônio Samaranch e Creja Paulo Freire (16/10), Prof. Souza da Silveira (17/10), Pio X e GEC Carlos Lacerda (18/10), GEC Princesa Isabel (21/10), Baltazar Lisboa e Araujo Castro (23/10) e Francisco Cabrita e George Pfisterer (29/10).

 

Parabéns aos envolvidos no projeto "São 100 Vinícius", por proporcionar a comunidade escolar este lindo espetáculo de conhecimento e poesia!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/10/2013

Geografia Escolar e o Esporte de Orientação Pedestre

Tags: 11ªcre, orientação, geografia, gec anísio teixeira.

No 1º semestre de 2013, foi realizada a disciplina eletiva "Geografia Escolar e Orientação Pedestre" no Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira. Uma forma de utilizar os fundamentos do Esporte de Orientação Pedestre como apoio de conteúdos das disciplinas de Educação Física e Geografia. CONFIRA!

 

Por não entenderem a importância dos conteúdos de Geografia para as suas vidas, os alunos se comportam em sala de aula “formalmente”, ou seja, cumprem deveres de alunos para que possam conseguir aprovação da escola, sem se envolverem com os conteúdos estudados (CAVALCANTI).

 

Buscando realizar um trabalho interdisciplinar entre Educação Física e Geografia, que desse significado aos alunos, envolvendo-os, o professor Zaldir Davilla de geografia juntamente com os professores Inglyd Sá e Fábio Rezende de Educação Física, desenvolveram a disciplina eletiva Geografia Escolar e Orientação Pedestre.

 

 Os professores Zaldir Davilla e a professora Inglyd Sá com os alunos da eletiva

 

O objetivo geral da disciplina eletiva foi utilizar os fundamentos do Esporte de Orientação Pedestre como apoio a conteúdos das disciplinas de Educação Física e Geografia, integrando a multiplicidade de experiências e saberes com a unidade do projeto pedagógico.

 

As aulas foram realizadas durante dois tempos semanais reservados para as disciplinas eletivas. As aulas expositivas foram alternadas com as aulas práticas.

 

De acordo com as regras do esporte, cada ponto de controle deve estar equipado com um prisma afixado em um local visível.

 

Prisma utilizado nas corridas de Orientação.

 

Os alunos tentaram criar os prismas para utilizar, porém estas não duraram muito tempo, eram frágeis e não resistiam a umidade do terreno 

 

Alunos da eletiva confeccionando o prisma para utilização no Esporte.

 

Resolveram o problema utilizando vários Raladores de Legumes de Plástico aos quais fixaram prendedores de roupa enfeitados com figuras de animais. 

 

Raladores com figuras de animais para demarcação de distâncias.

 

Utilizando os raladores, os prendedores de roupa com as figuras de animais e a bússola, os alunos demarcaram uma pequena pista no pátio da escola. A pista possuía 10 pontos de controle e em cada um deles foi colocado um ralador e um prendedor de roupa com uma figura de animal diferente. 

 

Alunos demarcando uma sequência correta de azimutes e distâncias.

 

Para as competições os alunos dividiam-se em equipes de 4 componentes da seguinte maneira: "Aluno Bússola", responsável pelos azimutes; "Aluno Passo", responsável pelas distâncias; "Aluno Carta", responsável pela leitura da carta da pista; e "Aluno Apontador", responsável pelas anotações.

 

Ganhou a equipe que percorreu a pista em menor tempo e que preencheu corretamente o formulário com as distâncias.

 

No dia da culminância da eletiva, estavam todos ansiosos pelo passeio, foram de ônibus para a Quinta da Boa Vista, lá os professores distribuiram as equipes e explicaram a tarefa:

 

“Cada equipe deverá fazer uma pista incluindo pelo menos 10 locais de animais. Deverá anotar os azimutes e as distâncias que separam os locais. O ponto de partida é neste local e o nosso ponto de encontro será junto à Girafa, daqui a 50 minutos.”

 

Para os professores foi emocionante constatar a maneira como todos se comportaram e se dedicaram a tarefa, cada equipe percorreu sozinha e cada uma elaborou um mapa diferente. 

 

 

 

Parabéns aos professores envolvidos para o bom andamento da eletiva e por propiciar um novo modo de ensinar através da interdisciplinaridade visando a aprendizagem significativa!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/09/2013

Brincadeira de Roda - Tradição Folclórica

Tags: 11ªcre, folclore, cantigas de roda.

O mês do Folclore já passou, mas o aprendizado adquirido continua! A Creche Municipal Dr. Antônio Monteiro, da 11ª CRE, realizou um festival com diversas brincadeiras de roda. O que não faltou foi muita música e alegria! Confira!

 

As Cantigas de Roda, como é mais conhecida no Rio de Janeiro, são brincadeiras infantis realizadas em rodas, onde as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas.  

 

Turma do Berçario (EI-51) dançando a cantiga de roda "Meu Pintinho Amarelinho".

 

A ciranda é uma dança típica do estado de Pernambuco. Alguns falam que nasceu na ilha de Itamaracá, cantada pelas mulheres dos pescadores que se distraíam enquanto esperavam os maridos voltarem do mar.

 

Atirei o Pau no Gato

 

Turma dos Berçarios (EI - 52 e EI - 53) dançando "Atirei o Pau no Gato".

 

De abóbora faz melão

 

Além de muita dança, música e diversão, as crianças estavam impecáveis em suas roupas com o tema da cantiga. Abaixo, os pequenos utilizando avental e colheres de pau.

 

Berçario (EI - 54) dançando a cantiga de roda "De abóbora faz melão".

 

Caranguejo não é peixe

 

Maternal (EI - 40) dançando "Caranguejo não é peixe".

 

"É muito comum na literatura brasileira a definição de ciranda como uma brincadeira de roda infantil. De fato, nas demais regiões do Brasil, ela é um costume exclusivo das crianças. Porém, no nosso estado (Pernambuco), trata-se de um folguedo original, contando principalmente com a participação dos adultos, que não excluem a criançada quando esta deseja entrar na roda."

Prefeitura de Recife

 

Pombinha Branca

 

Maternal I (EI - 41) dançando em roda a cantiga "Pombinha Branca".

 

Pai Francisco entrou na roda

 

Maternal I (EI - 42) dançando "Pai Francisco".

 

Parabéns à equipe da Creche Municipal Dr. Antônio Monteiro pela beleza das atividades com as crianças e pelo empenho no trabalho realizado com profissionalismo e perfeição!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/09/2013

Desfile Cívico e dia dos Símbolos Nacionais

Tags: 11ªcre, desfile cívico, civismo.



A 11ª CRE realizou seu 1º desfile cívico em comemoração aos 446 anos da Ilha do Governador e pela Independência do Brasil, no dia 5 de setembro. O evento ocorreu no Parque Manoel Bandeira, no bairro do Cocotá. Repleto de símbolos nacionais, o evento foi um sucesso. Confira!

 

Os símbolos e hinos são manifestações gráficas e musicais, de importante valor histórico, criadas para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do país. Planalto Nacional

 

Show de civismo que os alunos da 11ª CRE deram na Ilha do Governador!

 

Alunos do Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira  - Em destaque, de branco, a Diretora Celi Conceição

 

"Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país"

 John F. Kennedy

 

Alunos de todas as idades da E.M. Holanda acompanhados pela equipe da escola de camisa roxa

 

Destaque em jornal local

Capa de jornal - O Desfile Cívico da Ilha do Governador foi destaque em jornais do bairro 

 

Aniversário de 446 anos da Ilha do Governador

Brasão da Ilha do Governador

 

Completou 446 anos, levando-se em contra a data que ela passou a pertencer ao Governador, que lhe deu nome, Salvador Correia de Sá.

 

Entenda o significado do Brasão, de acordo com a interpretação do pesquisador Domênico Aversa:

 
"A base significa o escudo português - arrendodado na parte inferior e formado por ângulos retos na parte superior. Em cima, há uma coroa com cinco torres de ouro, símbolo de cidade- capital. Nas laterais, dois golfinhos, representando as espécies marinhas. À direita, a data de 1568, quando as sesmarias da Ilha, concedidas por Mem de Sá, foram doadas ao governador Salvador Corrêa de Sá.

À esquerda, o ano de 1961, data de criação do Brasão de Arma da Ilha do Governador, ambos os números em vermelho. Abaixo, ainda em vermelho, a legenda “Governador”, referente ao nome da ilha e ao cargo de Salvador Corrêa de Sá.

Na divisão quartelada, o 1º quartel (à direita) traz um arco e flecha em vermelho, simbolizando a primitiva ocupação indígena do bairro. No 2º quartel (embaixo, à direita), o retrato de Salvador Corrêa de Sá. À esquerda, no 1º quartel, a matriz da histórica Igreja Nossa Senhora da Ajuda criada em 1710."

 

Dia dos Símbolos Nacionais

 

Lembrando que amanhã, dia 18 de setembro, se comemora o Dia dos Símbolos Nacionais. Segundo a Constituição, os quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional. Conforme informação do Planalto Nacional. Comemore você também!

 

Parabéns a todos os envolvidos responsáveis para que o desfile fosse um Sucesso! Os desfiles escolares são as portas para o desenvolvimento de noções de cidadania, patriotismo e Civismo!

 

 Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

.                               

 

 

 


   
           



Yammer Share