A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE
Retornando 27 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa - Representante Rioeduca da 11ª CRE'

Terça-feira, 23/07/2013

Filme Selecionado para o Anima Mundi 2013 - 11ª CRE

Tags: 11ªcre, anima mundi, dunshee de abranches.

 

Os alunos do 9º ano da E. M. Dunshee de Abranches, da 11ª CRE, produziram um curta de animação intitulado “Óculos Mágicos” através do projeto Anima Escola em 2012, sob orientação da professora Maria José de Carvalho. O filme foi selecionado para participar do ANIMA MUNDI 2013!

 

Caracterizada como projeto interdisciplinar, a proposta lançada nas aulas de História envolveu as disciplinas de Português e Geografia. O ponto de partida do projeto foi a leitura da obra “A Luneta Mágica em Quadrinhos”, lançamento da Editora Panda Books em 2009. Esta, por sua vez, revela-se como uma leitura de outra obra, a de Joaquim Manoel de Macedo, publicada pela primeira vez no século XIX.

 


A partir daí, os estudantes-leitores analisaram e produziram novas histórias, desvelando nelas a sua visão de mundo. A mensagem de Macedo sobre como a realidade deve ser vista/lida/interpretada/vivida foi vivenciada pelos alunos no processo de trabalho.


A metodologia de trabalho adotada enfatizou o uso didático das novas Tecnologias de Informação e de Comunicação na produção de filmes e foi oferecida pelo Projeto Anima Escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro no curso de capacitação tecnológica para professores.


O cronograma do trabalho foi desenvolvido nas seguintes etapas: Pesquisa (março e abril); Roteiro (maio); Storyboard (junho); Elaboração dos cenários e personagens (agosto); Filmagem (setembro); Edição (outubro).

 

 

Selecionado para dois Festivais Internacionais de Animação (Anima Mundi e Visões Periféricas) o curta “Óculos Mágicos” será exibido no próximo mês de agosto.

 

Texto: Professora de História Maria José de Carvalho da E.M. Dunshee de Abranches.

 

Clique aqui e Assista ao filme selecionado

 

Conheça, a seguir, as outras nove unidades da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro com animações selecionadas para participar do Anima Mundi 2013:


1ª CRE:
1) GEC Rivadávia Correa: “Abaporu Carioca” (Professora: Janete Bloise);
2) Núcleo de Arte Av. dos Desfiles: “Apoteose de Romeu e Julieta”.

2ª CRE:
1) CIEP Presidente Agostinho Neto: “Sonho” (32 alunos da turma 1403).

3ª CRE:
1) E.M. George Sumner: “Curupira – Boto Cor de Rosa – Iara – A Mula sem Cabeça” (Alunos do quinto ano, turma 1501).

5ª CRE:
1) E.M. Quintino Bocaiúva: “Mentes que Voam” (Professora: Rosiane de Jesus).

6ª CRE:
1) E.M. Mário Piragibe: “CineMario” (Professora: Imaculada Conceição).

7ª CRE:
1) E.M. São Sebastião: ”Bruxos na Vassoura” (Professora: Amara Leandro);
2) E.M. Comunidade Vargem Grande: “Chico” (Professora: Isabel Domingues).

8ª CRE:
1) CIEP Poeta Cruz e Souza: “Tukano” (Professora: Daniele do Nascimento Rodrigues).

 

 

Parabéns à professora Maria José de Carvalho, aos alunos do 9º ano e à toda equipe da E.M. Dunshee de Abranches pelo excelente trabalho e por representar muito bem a 11ª CRE no ANIMA MUNDI 2013!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 16/07/2013

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - 11ª CRE

Tags: 11ªcre, pnaic, alfabetização.

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC na 11ª CRE, ocorre aos sábados de 8h às 16h, uma vez ao mês, na forma de curso de extensão pela UFRJ, sendo administrado pelas Orientadoras de Estudos na E. M. Rodrigo Otávio. 

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelo governo federal e pelos governos dos estados e dos municípios, objetivando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

 

O eixo principal do PACTO é a formação continuada do professor alfabetizador por meio de curso presencial de dois anos, com carga horária de 120 horas por ano. Esse professor terá atividades aplicadas as suas turmas durante o curso, conforme informação do Ministério da Educação.

 

Para Ana Paula Simões professora orientadora de estudos da 11ª CRE: "A proposta é refletir sobre as diferentes propostas de alfabetização e, a partir desta reflexão, assegurar aos alunos o acesso aos diferentes tipos de textos que fazem parte dos diferentes grupos sociais."

 

 

A professora  orientadora de Estudos Ana Paula Simões interagindo com a turma.

 

 

O curso é presencial e tem dois anos de duração. Em 2013, a ênfase será em Linguagem e, em 2014, em Matemática.


 

Indagada sobre a sua prática no curso, a orientadora Diana Monteiro afirma: "Refletimos sobre Planejamento, Currículo, Avaliação, Rotinas, Função social da leitura e da escrita, dentre outros assuntos que possam ser discutidos e trabalhados para que nossas crianças possam se alfabetizar com sucesso na idade certa."

 

 

Da direita para a esquerda: orientadora Diana Monteiro e sua turma de professoras Alfabetizadoras.

 

E finaliza: "O Pacto proporciona uma reflexão sobre as práticas pedagógicas em sala de aula com o objetivo de melhorar o desenvolvimento, o aprendizado e a alfabetização dos alunos que estão no 1º, 2º e 3º anos de escolaridade."

 

 

Turma de professores Alfabetizadores com a orientadora Ana Paula Simões.

 

 

Parabéns à equipe de Orientadoras de Estudo e aos professores Alfabetizadores por buscar na formação continuada a interação e o compartilhamento da práxis educativa!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 02/07/2013

Jogos Estudantis na 11ª CRE

Tags: 11ªcre, jogos estudantis.

Os Jogos Estudantis 2013 já começaram e a 11ª CRE está realizando as competições no Jequiá Iate Clube nº 28 no Zumbi, bairro da Ilha do Governador. Crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino, estão competindo sete modalidades esportivas: Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei, Tênis de Mesa, Xadrez e Atletismo.

 


Conforme informação da Secretaria de Educação: “As competições, que reúnem 314 escolas e 15 mil estudantes, começaram no dia 10 de junho. Os atletas estão distribuídos em quatro categorias: pré-mirim (8/9 anos), mirim (11/12 anos), infantil (12/13 anos) e infantil-juvenil (14/15 anos).”

 

“As modalidades de quadra (basquete, handebol, futsal e voleibol) vão ser disputadas em duas fases: a primeira terá jogos entre escolas da mesma Coordenadoria Regional de Educação, no total de 11 CREs. A segunda fase vai reunir os finalistas de cada CRE que disputarão entre si. As demais modalidades (atletismo, tênis de mesa e xadrez) serão realizadas em fase única.”

 

No dia 11 de junho foi a estreia da modalidade preferida dos alunos: o Futsal! Abaixo, fotos de alguns times que estão participando.

 

 


Equipe de Futsal - Categoria Mirim Masculino.

 

 

O esporte é fundamental para um desenvolvimento saudável, pois ajuda o aluno a conviver com vitórias e derrotas; a vencer através do esforço pessoal; a desenvolver a independência e a confiança em si mesmo, o sentido de responsabilidade, entre outras questões.

 

A prática de atividades esportivas é um excelente retrato de inteligência corporal, pois muitas crianças se movem com graça e expressão a partir de estímulos e demonstram coordenação fina apurada ou uma grande habilidade atlética, e é isso que vemos nos jogos!

 



Equipe de Futsal - Categoria Mirim Masculino.

 

 

“Linguagem corporal é capaz de dizer verdades que a fala esconde”
(WEIL. O corpo fala. 2004)

 

E os árbitros estão de olho na habilidade dos alunos, anotando os gols por partida, faltas e até os possíveis artilheiros do campeonato!




Da esquerda para a direita: Fábio Bernardo, Bruno Costa, Reynaldo Ribas e Mike Mury.

 

Já a coordenadora da 11ª CRE, Tania Bendas, afirma que é: “Importantíssima a participação dos alunos nos Jogos Estudantis. O esporte promove a integração, desenvolve habilidades e atitudes, além de definir regras que ajudam na formação de hábitos nos jovens. Não podemos esquecer também que a prática de esportes desenvolve a autoestima que é fundamental para o desempenho acadêmico da criança.”

 

E finaliza, dizendo: “Fico muito feliz pela participação das nossas Escolas e o estímulo a Prática esportiva. Estamos no caminho certo!”


As três melhores escolas ganharão, além de troféus e medalhas, kits de materiais esportivos. O encerramento da competição está previsto para o dia 30 de novembro.

 

Parabéns! Aos alunos e a toda equipe envolvida na realização deste grande evento. Propiciando o desenvolvimento saudável, o respeito e a socialização dos nossos alunos.

 

Laura Fantti Davilla Serpa

Email: lauradavilla@rioeduca.net

Representante Rioeduca da 11ª CRE

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share