A A A C
email
Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves (Texto Prof. Mario Mangabeira)
Retornando 8 resultados para o autor 'Márcia Cristina Alves (Texto Prof. Mario Mangabeira)'

Segunda-feira, 09/03/2015

A creche Padre Valter e seu PPP sobre a Cidade Maravilhosa

Tags: 9ªcre, creche.

 

 

No início de ano letivo, duas ações pedagógicas foram destaque na creche: o aniversário do Rio de Janeiro e a ação “Fazendo no presente, mudando o futuro”.

 

A Creche Municipal Padre Valter da Costa Santos está situada no Conjunto Santa Maria, em Campo Grande, onde recebe crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses. Seu Projeto Pedagógico 2015 tem o tema: Rio de braços abertos na corrente do bem. Família bem cuidada, sociedade transformada.

 

Confira:

Comemoração do aniversário da cidade do RJ.

 

No sub bairro onde a creche está localizada, Conjunto Santa Maria, há um grave problema: o Lixo. Os moradores de toda a comunidade juntam o lixo em um largo ao lado da creche, o que gera uma proliferação de insetos e animais nocivos. Em vista disso, resolvemos não nos calar, na sexta-feira (06/03) fomos à rua para conscientizar toda a população. No ano de 450 anos da Cidade Maravilhosa, nada melhor que mostrarmos nosso amor por ela cuidando da sua limpeza.

 

Com o apoio dos responsáveis, toda a comunidade foi mobilziada.

 

O grito de guerra da Pré escola foi:
"Ei, você aí! Não jogue lixo aqui, não jogue lixo aqui!"

 

As diretoras Dulcinea Pereira e Michele Rezende convidam para conferir essas e outras atividades pedagógicas que serão desenvolvidas durante o ano através do blog: http://cmpadrevalter.blogspot.com.br/  e 

da rede social Facebook: https://www.facebook.com/cmpadrevalter

 

Parabéns, Creche Padre Valter, por proporcionar um ensino de qualidade já na 1ª infância!
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 23/02/2015

"Hands-on activites" com a Professora Fabíola Monteiro

Tags: 9ªcre, inglês.

 

 

A teacher Fabíola Monteiro Vazes desenvolve criativas atividades lúdicas em sua prática de ensino da língua para young learners, tornando as aulas muito mais divertidas e interessantes.

 

Professora da Rede desde 2011, a experiência de Fabíola foi aplicada das escolas municipais Henrique Dias e Castro Alves, através do programa Rio Criança Global e na Escola Municipal Virgulino Isaias de Oliveira, com o projeto Premier Skills.

Confira algumas atividades interessantes conduzidas pela professora Fabíola.

A guirlanda abaixo, de material reciclado, foi confeccionada pelos alunos do 4º ano. É feita de pregadores enfeitados com artigos de bijuteria e sobras de material de costura. Após o trabalho artístico dos alunos, os pregadores foram colocados em um círculo de papel para dar sustentação à guirlanda, podendo ser facilmente substituído por um CD. O material ficou em exposição na sala por apenas um dia, pois todos os alunos quiseram levar seus pregadores natalinos para casa.



A ideia de fazer fantoches surgiu a partir de um brinquedo elaborado pelos alunos do segundo ano. Não houve preparo prévio, uma vez que fui surpreendida pela brincadeira descontextualizada das crianças. O fantoche era feito de papel branco com furos na lateral para colocar os dedos no lugar do braço. Foi adaptado e colorido para montarmos o Zip. Cortamos os olhos de papel branco e cada aluno colou o seu. Para adaptar e fazer a Stella, basta desenhar a tranças na lateral.

 



A partir da ideia do projeto Smile sugerido pelo livro Zip from Zog 4B, foi confeccionada uma boca com o fundo de algumas garrafas PET e papel glacê.

 

 

Parte das garrafas foram doadas por alunos de outras séries durante a merenda da turma. Os alunos levaram escovas de dente velhas e pedaços de barbante. Colocamos massinha para simular impurezas nos dentes e alguns alunos "escovaram" e passaram fio dental na boca. Logo após, cada aluno desenhou o que mais gostou do projeto. A ideia é conscientizar o aluno a respeito da higiene e saúde bocal.

 

 

Aproveitando a chegada do natal e a necessidade de trabalhar com o tema, os alunos do segundo ano construíram uma árvore de natal com rolo de linha reciclada e pedaços de papel. Foi decidido pelos alunos três itens que toda criança deveria ter no natal de 2014. Estes itens foras escritos em inglês e desenhados no papel para serem colados na árvore, ficando em exposição na sala de aula.

 

 

A Equipe Rioeduca parabeniza a professora Fabíola Vazes pelas atividades realizadas e a iniciativa de compartilhar suas propostas, a fim de que outros professores de inglês possam ser beneficiados com sugestões enriquecedoras para a prática de ensino do idioma nos anos iniciais.

 

 

“Ludic activities, themselves, are constructive as they are actions, and we know from several theoretical traditions, human beings act while they are changing the world, they change themselves... Playing, to play, act out ludic activities, requires a total surrender of the human being, body and mind at the same time. Ludic activities do not allow division, and the own ludic activities lead us to the state of consciousness.” (LUCKESI, 2000, p.21-22)

 

Fonte:
Relatos da professora Fabíola Monteiro Vazes
Luckesi, C. C. org. (2000) Ludopedagogia Ensaios 01: Educação e ludicidade. Gepel. Salvador.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 15/01/2015

Bondinho do Pão de Açúcar - Agendamentos

Tags: aulapasseio, bondinho.

 

 

A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar inicia o agendamento de visitas das Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro na segunda quinzena de janeiro e encerra no final do mês de fevereiro. As visitas ocorrem nos dias úteis, de março a junho e de agosto a novembro. A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar recebe anualmente 9 mil estudantes da rede pública, que visitam gratuitamente o Complexo Turístico. Este importante programa social, desenvolvido há mais de vinte anos pela empresa, proporciona às crianças da escola pública a chance de conhecer um dos mais belos ícones do turismo nacional. A visita, além de ser uma oportunidade de lazer para estas crianças, tem caráter educativo e cultural.


Diretor/ Professor/ Coordenador, acesse:


 http://www.bondinho.com.br/agendamento-de-escolas/


Agende uma visita com os seus alunos e promova uma aula – passeio inesquecível e culturalmente enriquecedora.

 

 

Fonte: http://www.bondinho.com.br/

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 06/06/2014

Projeto Copinha Helton

Tags: 9ªcre, .

 

A E. M. Professor Helton Álvares Veloso de Castro desenvolveu, no 2° Bimestre, o projeto didático “Copinha Helton”. O Futebol é uma das práticas culturais(esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrínseca de significações.

 

 

Por ser uma das maiores paixões do povo brasileiro, o futebol merece lugar de destaque no desenvolvimento de atividades interdisciplinares que levem à reflexão, à contemplação do dia a dia dentro dos acontecimentos, articulando conceitos e definições de conteúdos, de forma prazerosa e lúdica.

 

 

Dado o momento atual em que todas as atenções estão voltadas para a Copa do Mundo de Futebol, mostra-se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele serão desenvolvidas competências pedagógicas na área social, intelectual, política e cultural, visando o enriquecimento de nossas aulas através da excepcional história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.


Assim, devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecendo e procurando saber um pouco mais sobre a cultura de outros países, envolvendo os temas transversais: Pluralidade Cultural,Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo .

 

Algumas atividades desenvolvidas pelas turmas

 


 

A diretora Lídia apresentando à comunidade escolar o objetivo geral do projeto: Conhecer a história das Copas fazendo uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais , valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, não deixando de fazer a interdisciplinaridade, a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento nas atividades desenvolvidas

 

Diretoras Lídia Pedro, Sônia Mello e parte dos professores da unidade escolar assistindo às apresentações dos alunos.

 

 Apresentação cultural de Hip-Hop com alunos e ex-alunos.

 

Grupo de dança da escola apresentando a coreografia da Mostra de Dança de 2013.

 

Momentos solenes: Hino Nacional e juramento do esportista.

 

Apresentação da Música da Copa com o EI

 

Cada turma, durante o 2° bimestre, fez uma extensa e profunda pesquisa sobre alguns países participantes da Copa. Essa proposta de trabalho teve como objetivos:

• Reconhecer a importância da história de nosso país envolvido no evento;
• Conhecer a história das Copas;
• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas;
• Analisar o interesse econômico de cada país envolvido;
• Compreender que o Brasil alcança valorização mundial a cada Taça levantada;
• Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014;
• Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada país envolvido no evento;
• Repudiar a discriminação baseada em diferença de etnia, religião, classe social, nacionalidade e sexo;

 

1º Ano

 

2º Ano

 

3º Ano

 

5º Ano

 

Projeto Aceleração I

 

 

 Confira aqui a proposta de trabalho apresentada pelo projeto em cada disciplina.

 

 

 

Parabenizamos a Equipe da E.M Helton Álvares Veloso de Castro, por proporcionar aos alunos a vivência do cotidiano na escola, através de atividades relacionadas ao tema em voga “Copa do Mundo”, de forma interdisciplinar e dinâmica, sem deixar de lado o desenvolvimento de valores humanos.

 

 


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share