A A A C
email
Todos os posts escritos por ProfªLeticia Monteiro ( representante Rioduca 3ªCRE)
Retornando 1 resultado para o autor 'ProfªLeticia Monteiro ( representante Rioduca 3ªCRE)'

Quarta-feira, 22/05/2019

E.M. José Aparecido do Prado Sarti - 3ª CRE

Tags: 3acre, bike, trânsito.

 Projeto Bike Educa: uma  parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a CET-Rio. 

 

 

O objetivo principal do projeto Bike Educa é abordar  as regras de trânsito de forma lúdica e prazeirosa, de modo que os alunos sejam multiplicadores de práticas cidadãs no trânsito. 

 

 

 

O Bike Educa, idealizado pela CETRio, recebe crianças de diferentes regiões da cidade. Durante o projeto, os alunos simulam, em uma pista que imita ruas da cidade, situações cotidianas do trânsito. A  participação das escolas é definida através da realização de uma inscrição e agendamento de dias e horários com a equipe responsável. 

 

 

Como funciona na prática: 

As crianças são recebidas por instrutores integrantes da equipe do projeto da CET Rio e são instruídas sobre as dinâmicas de trânsito que irão participar. Após esse primeiro momento, elas recebem bicicletas e começam a trafegar pela pista,  obedecendo as sinalizações e orientações dos instrutores.

Os alunos que ainda não sabem andar de bicicicleta participam, antes de ir à pista, de uma oficina que os familiariza com esse meio de transporte.

Uma vez na pista, os alunos participam de algumas simulações de atitudes e  comportamentos necessários no trânsito.  Além disso, os estudantes recebem dicas de convivência democrática entre transeuntes, ciclistas e motoristas e também aprendem que “o maior veículo é responsável pelo menor e todos são responsáveis pelo pedestre", conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

A Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti  faz parte do grupo de escolas participantes desse projeto. A Unidade Escolar já participou mais de uma vez dessa formação, pois sua equipe de direção e seus professores consideram o projeto válido, divertido e prazeroso.


As crianças adoram a atividade e ainda desfrutam de uma paisagem muito bonita e rica para o desenvolvimento pedagógico. - Diz a Coordenadora pedagógica, professora Iris.

 
Este ano a escola inscreveu no projeto quatro turmas: 1302, 1303, 1041 e 1602.   

“Eu adorei o projeto! Aprendi sobre as sinalizações e placas, andei de bicicleta com a minha professora e foi muito divertido. Queria voltar mais vezes!” - Relata a aluna Yasmin Victória, da turma 1401.

 

 

Quer saber mais sobre esse trabalho?

Entre em contato com a Unidade Escolar.
Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti
Diretora: Flavia Lucio Ramos Pereira

E-mail: emsarti@rioeduca.net
Telefone: 3822 4607

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share