A A A C
email
Todos os posts escritos por Regina Bizarro_Representante do Rioeduca/5ªCRE
Retornando 160 resultados para o autor 'Regina Bizarro_Representante do Rioeduca/5ªCRE'

Sexta-feira, 08/05/2015

Aprendendo e Brincando Vou Cariocando

Tags: 5ªcre, edi.

 

 

 

Em abril, no EDI Professor Ubirajara de Paula Castro, a professora Marilene, em sua turma Berçário EI 51, abordou questões que envolvem o meio ambiente, usando histórias e desenvolvendo a coordenação motora através do PPP "Aprendendo e Brincando Vou Cariocando".

 

Através do Projeto Político Pedagógico, cujo tema é APRENDENDO E BRINCANDO VOU CARIOCANDO, o Espaço de Desenvolvimento Infantil 05.15.809 Professor Ubirajara de Paula Castro, localizado em Marechal Hermes, abordou no mês de abril questões que envolvem o meio ambiente, onde os animais estão inseridos e os diferentes tipos de alimentos também.

 


A professora Marilene De Paula procurou o Portal Rioeduca para mostrar a nossa rede e ao mundo como foi a interação da turma Berçário EI 51 neste trabalho que os levou a ouvir e interagir através da história "Pequeno Papagaio". Segundo a professora, os alunos tiveram a oportunidade de dar vida e cor ao papagaio desenhado com tinta guache.

 


"Sendo assim, nosso objetivo do dia foi alcançado: eles interagiram ouvindo a história enriquecendo o vocabulário; desenvolveram a coordenação motora; perceberam as diferentes cores do mundo; conheceram e reconheceram diferentes animais. A atividade foi bem divertida e prazerosa! E depois da pintura, nada melhor que um banho!", diz a professora Marilene.

 


Como aconteceu o projeto "Aprendendo e Brincando Vou Cariocando"


"Nos dois primeiros anos do EDI, trabalhamos a construção da identidade nos seguintes projetos: Identidade Cidadã/2013 e Da Minha a Sua Construímos: a Nossa Identidade/2014. Este ano, aproveitando a identidade fortalecida e os festejos dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, resolvemos dar movimento ao nosso projeto. Sendo assim, o projeto Aprendendo e Brincando Vou Cariocando nada mais é do que a parceira de dois verbos que são uma constante em nossa prática pedagógica: aprender e brincar, além de um neologismo que caracteriza uma identidade regional e a comemoração do aniversário da cidade onde se vive", revela a professora Marilene.

 

Na foto acima, as professoras Cleide, Marilene e Ana Paula.

 

Partindo dessa ideia, os envolvidos desenvolveram as atividades de maneira lúdica e prazerosa, focadas na consciência ecológica e humana de um meio ambiente mais seguro, limpo, colorido e sustentável, para o bem de todos!


"Onde homens, animais, seres vivos, recursos naturais, o Rio de Janeiro e o mundo como um todo precisam de cuidados", finaliza a professora Marilene De Paula.


Dirigindo o EDI: professor Ubirajara de Paula Castro e a professora Patricia Pina de Sousa, juntamente com sua equipe.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 24/04/2015

Ginásio Experimental Carioca Malba Tahan

Tags: 5ªcre, gec.

 

 

O Ginásio Experimental Carioca Malba Tahan, ao longo de três anos, vem trabalhando com entusiasmo e esmero construindo estratégias coletivas com enfoque na participação e aprovação de seus alunos nos concursos para as Escolas de Ensino Médio, com excelência em Educação.


O Ginásio Carioca Malba Tahan, localizado no bairro de Irajá, vem trabalhando arduamente para inserir boa parte de seus alunos nas melhores Escolas de Ensino Médio localizadas no Rio de Janeiro.


Desde 2012 passou a funcionar como Ginásio Experimental Carioca, em tempo integral, atendendo aos jovens do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Com o novo perfil e o ingresso de disciplinas como Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil, o GEC Malba Tahan, como ficou conhecido, vem realizando um belo trabalho com a aprovação de jovens nas escolas de Ensino Médio de qualidade, proporcionadas pelos governos Federal e Estadual.


Conheceremos, então, o Ginásio Experimental Carioca Malba Tahan, uma das escolas da 5ª Coordenadoria Regional de Educação que mais aprova alunos nas Escolas de Ensino Médio, primadas pela Educação em excelência.

 



 

 

Agradeço a presteza da professora Valéria Valentim, diretora do GEC Malba Tahan, pelo envio das informações e arquivos.

 

 

Regina Bizarro é a professora Representante do Rioeduca/5ªCRE.

Contatos: reginabizarro@rioeduca.net

Facebook: https://www.facebook.com/rebiza

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 17/04/2015

Dia Mundial da Água na Creche Acalanto

Tags: 5ªcre, eventos.

 

 

A água cai da chuva, é quente e fria, se bebe e toma banho, assim alunos da Creche Municipal 05.14.606 Acalanto vêm sendo conscientizados da sua importância e é o que veremos através do trabalho abaixo.

 


Comemorando o Dia Mundial da Água a Creche Municipal 05.14.606 Acalanto vem desenvolvendo um trabalho junto aos alunos com objetivo de conscientizar sobre a importância de cuidá-la para que não acabe.

As turmas do Maternal II (EI-30 e EI 31), envoltas nas possibilidades do projeto anual, vêm desenvolvendo trabalhos prazerosos e encantadores.

 

Segundo a diretora, professora Selma Martins Farias, tais quais as características específicas dessa faixa etária, o tema identidade tem sido força motriz de grandes descobertas! Estamos descobrindo a importância de cuidar de si, do outro, do espaço em que vivemos, entre outras coisas. Com isso, a PEI Luciana Sales Araújo e as AEIs Raquel Olivetti e Vivian Vieira aproveitaram para conscientizar a galerinha sobre o Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22 de março. Em roda de conversa falaram sobre a importância da água para todos e sobre a importância de preservar esse bem finito.

 

 

 


As crianças constataram que usamos a água para beber, tomar banho, lavar roupa e fazer comida. E quando chove são gotas de água que caem lá do céu! Fizeram uma colagem de gotas com papel oficio branco. Sentiram e comparam a temperatura da água: quentinha e fria. Descobriram que quando a água vai para o congelador ela vira gelo. Fizeram um circuito de guarda-chuva, onde subiram e desceram nas cadeiras da sala segurando um guarda-chuva, ou chapéu como muitos chamam, e passamos por uma cama de gato feita com elásticos. Brindaram com os amigos a importância dessa data. Foi muito divertido! Nós adoramos, confiram, finaliza a professora Selma Farias.

 

 



Fazem parte da equipe da Creche Municipal Acalanto as professoras Selma Farias, Diretora; Maria da Conceição Gonçalves Glória, Adjunta; Luciana de Araujo, PEI; Raquel Olivetti, AEI da turma EI-30, manhã; Vivian Vieira, AEI da turma EI-31, tarde.

 

 

 

                              

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 10/04/2015

Projeto ALERJ EducAção e Escola Municipal Gaspar Vianna

Tags: 5ªcre, eventos.

“Ensinar boas maneiras, fazer adquirir conhecimentos e competências”, assim conheceremos o projeto ALERJ EducAção usando a tecnologia na educação em seu primeiro programa, quando mostra o trabalho desenvolvido por professores e alunos da Escola Municipal 05.14.023 Gaspar Viana.

 

As redes sociais são fabulosos meios de comunicação, principalmente quando se trata de Educação. Como minha interação é muito vasta, pois tenho mais de mil pessoas no meu perfil e na maioria professores, observo o trabalho espetacular desenvolvido por eles, e sou observada, ocorrendo um feedback excepcional!


Destes encontros e reencontros de “amigos” virtuais, ou reais, surgem os colegas que me contatam com a finalidade de mostrar ao Mundo como a educação carioca é intensa e cogitada. Talvez pela imensidão de rede que é a educação carioca, além dos grandes trabalhos executados pelas escolas e professores com seus alunos.


Foi assim que conheci a professora Juliana de Oliveira da Silva, regente de turma da Escola Municipal Gaspar Viana, situada no Bairro Araujo, em Vista Alegre, quando me contatou através do Facebook com a finalidade de conhecermos o trabalho desenvolvido em suas turmas com tecnologia na educação, sendo uma das protagonistas na TV ALERJ, através do projeto EducaAção.

 


“Um reencontro através das redes sociais, em especial pelo Facebook, fez com que eu me aproximasse de uma amizade de infância, que havia se perdido com o tempo. Através de um milagre da tecnologia reencontrei a Daniela Lobo que, para minha surpresa, hoje é jornalista da TV ALERJ e estava em um novo desafio em sua carreira a frente de um programa sobre educação. Seu primeiro programa seria sobre o uso da tecnologia na educação. Nessa perspectiva, compartilhei tanto minha experiência como educadora que utiliza a tecnologia em sala de aula, como também como produtora e revisora de aulas digitais para a Educopédia. O programa teve como base os alunos do 7º ano / 2014, das turmas 1701 e 1703, da Escola Municipal Gaspar Vianna, onde procurava, sempre que possível, trazer para sala de aula atividades com apoio da tecnologia. O objetivo dessa participação teve como foco a questão da aprendizagem com a utilização da tecnologia como uma ferramenta de produção e construção do conhecimento, expondo a minha experiência em sala de aula, e de outros professores também, como Bianca da Silva Vale Neme e Mário Sant'anna, além do feedback dos alunos através dos depoimentos dos mesmos”.

 

 

A TV Alerj estreou com um novo programa: EducAção


O objetivo é debater assuntos importantes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, com foco na educação escolar, orientando pais, responsáveis e professores.
O primeiro tema desses programas é o uso da tecnologia em sala de aula e fora dela.
Através do primeiro programa onde a professora Juliana da Silva foi uma das entrevistadas foram produzidos os vídeos abaixo, que estão divididos em dois momentos.

 

Bloco 1


Bloco 2


 

Agradeço imensamente a presteza da professora Juliana de Oliveira da Silva, da Escola Municipal Gaspar Viana, gerida pela professora Viviane Bianchi, a qual já foi matéria no Portal Rioeduca.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share