A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita
Retornando 60 resultados para o autor 'Rute Albanita'

Segunda-feira, 12/11/2012

Alunos Assumem Compromisso com a Vida

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

Todos os dias, podemos ver nas ruas ou assistir na TV, jornais e internet o dramático problema do consumo de drogas. Infelizmente, a realidade é que grande parte dos usuários são crianças e adolescentes. Sendo assim, este é um tema que deve ser priorizado nas instituições escolares, pois desempenham um papel fundamental, que vai além da função de instruir, também atuando na formação de um cidadão consciente e que zela pela sua vida.  

 

 

 

A Escola Municipal Floriano Peixoto, localizada em São Cristovão, considera a relevância do tema, pois percebe que este é um problema atual e crescente. Assim, iniciou uma campanha contra o consumo de drogas, buscando estratégias educacionais e parcerias com o objetivo de dialogar com seus alunos e, consequentemente, prevenir o consumo de drogas.

 

Com esse propósito, a E. M. Floriano Peixoto e a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Mangueira-Tuiuti, em parceria com a 1ª CRE do Município do Rio, desenvolveu o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) nas turmas de Educação Infantil e do 5º ano. Este programa tem como objetivo fazer com que as crianças sejam capazes de conhecer, reconhecer e se prevenir dos perigos das drogas e da violência que delas se originam.

 


 

O policial militar e instrutor Felipe Rosaes ministrou as atividades aos alunos e ensinou como as drogas podem tornar as pessoas violentas e infelizes. A equipe de professores da escola acredita que com esses conhecimentos os alunos são capazes de reconhecer e evitar os perigos que as drogas causam, podendo até mesmo ajudar seus amigos e familiares.

 

 

 

Ao final do programa, os alunos do EI e do 5º ano receberam um certificado de participação e assistiram à emocionante cerimônia de conclusão do PROERD no salão do Museu Militar Conde de Linhares, com a presença dos representantes do Exército, da Polícia Militar, diretoras das escolas, instrutores e professores das turmas.

 

 

Ao final do evento, os alunos Jonathan da turma 1.501 e Mateus da turma 1.502 leram suas produções textuais premiadas, que dissertavam a respeito de se fazer escolhas saudáveis e o compromisso pessoal de se manter livre das drogas e da violência.

 

 

 

Com certeza, o programa foi um sucesso e os alunos serão multiplicadores do que aprenderam, vivendo felizes, saudáveis e longe das drogas. O Compromisso que assumiram é com a VIDA!

 

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,
clique no link abaixo:

http://jornalfloriano.blogspot.com.br/

 


* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Rute Albanita
Professora e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 08/11/2012

Educação Infantil: Para Além do Cuidar

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A Creche Municipal Virgínia Lemos, situada no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro, atende a 80 crianças do Berçário ao Maternal II. As Gestoras da unidade Denise e Rita acreditam que as Unidades Municipais de Educação Infantil são espaços privilegiados de integração das diversidades culturais, étnicas, de gênero  e, principalmente, um local de aprendizagem significativa.

 

 

A equipe da unidade sabe da importância do cuidar, mas não deixa de lado a aprendizagem significativa, o letramento e o brincar. A rotina das crianças inclui música, brincadeiras, desenho, recorte e colagem e, claro, muitas histórias!!! Expressão corporal, atividades lúdicas, desenvolvimento da psicomotricidade, educação para a arte, a descoberta do mundo das letras e dos números são atividades desenvolvidas por educadores dedicados e experientes que acreditam na relevância da Educação desde a mais tenra idade.

 

Corta e Recorta

 


 

As crianças podem se expressar através de muitas atividades. As educadoras consideram especialmente ricas as atividades de recorte, colagem e descrição de gravuras. Ao procurar em uma revista um objeto, a criança é estimulada a pensar sobre o que escolher, é atraída pelas cores e formas das figuras e, por fim, movida pelo seu interesse. Quando recorta e cola a gravura, o aluno é estimulado a trabalhar a psicomotricidade através do uso da musculatura fina, realizando movimentos precisos como os de segurar a folha com os dedinhos, abrir e fechar a tesoura, dosar e espalhar a quantidade de cola .

 

Espaço de Brincar e Aprender

 

 

A proposta da unidade é que os pequenos possam aprender enquanto se divertem. O desenho é para a criança um campo imaginário e sonhador. Ter o giz ou lápis na ponta dos dedos também é uma diversão, pois no papel ou no chão, eles rabiscam formas, escrevem os seus nomes, experimentando as letras e aprendendo cada vez mais. O mundo em que vivemos oferece às crianças uma quantidade infinita de informações e os desenhos são a forma que elas encontram de representar esta realidade que observam diariamente.



A Creche Municipal Virgínia Lemos acredita que ensinar e aprender envolvem experiências que ampliam e enriquecem as vivências infantis e, deste modo, valoriza um pensar criativo e autônomo, garantindo que as crianças possam: brincar, fazer escolhas, dar opiniões, refletir sobre suas ações, compartilhar idéias e ter, sim, uma aprendizagem feliz e significativa.

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,
clique no link abaixo:

http://cmlemos.blogspot.com.br/

 


* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 

Contatos:
Rute Albanita
 Professora e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 05/11/2012

Leitura em Foco

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A Escola Municipal Mestre Waldemiro está situada na Av. Bartolomeu de Gusmão, nº 850.  A unidade conta com dezessete turmas da Educação Infantil ao 5º ano, turno único, além de turmas com os projetos Acelera e Nenhuma Criança a Menos. 

 


Leitura em Foco

 

A equipe gestora valoriza a leitura como um ato prazeroso e não como uma obrigação. O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) ressalta a importância da leitura, bem como o manuseio de obras e de textos (livros, jornais, cartazes, revistas etc.) pelas crianças, afinal, quando os pequenos têm contato com produções textuais, aprendem aos poucos as características formais da linguagem. Assim sendo, os projetos realizados na Unidade Escolar estão sempre voltados para a valorização da leitura. A Professora Riselda Santos de Araújo desenvolveu com seus alunos, os trabalhos descritos abaixo:

 

 


 

Leitura em Família

 

O projeto “Leitura em Família” visa desenvolver o estímulo à  leitura, realizando atividades para incentivar que pais e filhos leiam juntos. Todas as sextas-feiras, o aluno leva um livro para ler em sua casa e, às segundas, retorna com o livro contando como foi a experiência da leitura em família. Logo após, conversam e realizam atividades sobre a história lida.

 

 

 

 

Cantinho da Leitura

 

A leitura é uma atividade permanente, realizada pelos professores todos os dias. Para o momento da leitura compartilhada, o ambiente é sempre preparado de modo que as crianças possam sentar em círculo, seja em cadeiras ou no chão, com tapetes ou almofadas para que todas possam ver e ouvir a voz do educador.

 

 

 

 

Há também o cantinho da leitura, no qual é colocado previamente um livro para cada dia da semana. No primeiro momento da aula, é feita a leitura de uma obra. As crianças apreciam muito este momento e é possível vê-los deitados ou sentadinhos folheando as páginas e lendo para seus amigos!

 

Ler é um momento de aprendizagem e encantamento. A leitura pode ser realizada na sala, no pátio ou à sombra das árvores... Os professores da unidade reconhecem que leitura é o modo mais prazeroso e eficaz de adquirir conhecimento, pois possibilita uma intimidade maior com as ideias, ensina a pensar e conduz o leitor ao encantamento.
 

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,
clique no link abaixo:

http://emmestrewaldemiro.blogspot.com.br/

 


Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. 

 

 

Contatos:
Rute Albanita
 Professora e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 18/10/2012

Semana da Valorização da Família - Ações de Cidadania

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas, localizada no Caju, Zona Portuária da cidade, realizou um ousado projeto sobre a importância da família. Esse tema trouxe à tona debates, discussões e conversas que beneficiaram toda a comunidade escolar.

 

 

Os professores já sabem o quanto o envolvimento da família favorece o sucesso do aluno, portanto, a equipe se preparou para a Semana da Valorização da Família e não poupou esforços para destacar, através de atividades artísticas, rodas de conversas e leitura, a essencial importância da família em todos os âmbitos da vida da criança.

 

A "Família Espiridião Rosas" abordou com as turmas a questão familiar dando ênfase aos modelos diferenciados de família existentes hoje. Destacou o respeito ao outro como um dos valores que deve integrar o grupo familiar, buscando a promoção e o fortalecimento dos laços familiares que contribuem na formação da nossa sociedade como um todo.

 

 

Diálogo Constante

 

 

Os alunos da unidade, jovens cidadãos e futuros pais e mães, puderam compreender através do projeto que a família é a base para a formação do cidadão . Os jovens também perceberam que a família deve ter com a escola um envolvimento permanente e construtivo, compartilhando o mesmo ideal. Dessa forma, realmente estarão formando, educando e superando conflitos.

 

Como o diálogo entre a família e a escola faz parte do Projeto Político Pedagógico, a unidade realizou uma linda exposição com as produções realizadas pelos estudantes.

 

Saiba mais sobre a Lei 5491/2012 que institui a Semana da Valorização da Família que inspirou o projeto da escola, clicando na imagem abaixo:

 

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,
clique no link abaixo:


http://marechalespiridiaorosas.blogspot.com.br/



* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *


Contatos:
Rute Albanita
 Professora  e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share