
Segunda-feira, 24/08/2015
Maratona Escolar João Ubaldo Ribeiro
A Escola Fernando de Azevedo, a EMFA, faz parte da 10ª CRE, e se localiza no bairro de Santa Cruz. A unidade escolar oferece atendimento do 6º ao 9º ano, e tem, aproximadamente, 1.200 alunos matriculados em 34 turmas.
Valorizando sempre a importância da leitura e da escrita, a unidade escolar desenvolveu um projeto que envolveu todos, alunos e professores, convidando-os a mergulhar na vida e obra de João Ubaldo Ribeiro. A palestra de abertura da Maratona João Ubaldo Ribeiro ocorreu no auditório da escola.
Cartaz desenvolvido pelos alunos da E. M. Fernando de Azevedo.
A convite da direção da unidade escolar, no dia 12 de agosto, essa palestra foi ministrada por um Membro da Academia Brasileira de Letras, o jornalista e escritor Cícero Sondrini. O convite da Maratona foi estendido às demais escolas, docentes e alunos da 10ª CRE, fazendo deste projeto um evento regional. João Ubaldo Ribeiro (1941-2014) foi romancista, cronista, jornalista, tradutor, professor brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras. Em 2008, recebeu o Prêmio Camões. Foi um grande disseminador da cultura brasileira, sobretudo, da cultura baiana. Entre suas obras que fizeram grande sucesso, encontram-se: "Sargento Getúlio", "Viva o Povo Brasileiro" e "O Sorriso do Lagarto". A palestra envolveu toda a vida e obra do escritor, passando por sua trajetória, formação acadêmica e obras lançadas. O evento foi encerrado com perguntas dos alunos para o jornalista Cícero, e com uma apresentação musical dos alunos.
O palestrante Cícero Sondrini.
O auditório da unidade escolar durante a palestra.
Como desdobramento do projeto, os professores estão organizando um “Chá literário”, por turmas, de forma que as obras de maior destaque desse grande escritor, seja contada e cantada em uma só voz pelos alunos da EMFA.
Alunos e equipe da direção com o palestrante Cícero Sondrini.
E. M. Fernado de Azevedo: emazevedo@rioeduca.net
Parabéns aos gestores!
Suelen Corrêa
|


Segunda-feira, 17/08/2015
Desdobramento da Jornada Pedagógica do Geógrafo
O Espaço de Desenvolvimento Infantil Geógrafo Aziz Ab’Saber, da 10ª CRE, no bairro de Palmares, atende aproximadamente 280 alunos, com 11 turmas, em horário integral, nas modalidades de ensino de creche e pré-escola.
Alunos brincando de roda.
Com a supervisão dos professores de educação Infantil, das agentes de Educação Infantil e da equipe de direção (gestoras e professoras articuladoras), e tendo como base o “momento de brincar”, que já faz parte do cotidiano da unidade escolar, os alunos tiveram contato com brincadeiras que quase já não fazem parte da realidade atual, tais como:
- Twister: Nossos alunos aprenderam noções de cores e formas, bem como coordenação motora, lateralidade e o sentido da audição e atenção aos comandos passados pelo professor.
- Amarelinha: Nossos alunos aprenderam noções de contagem, o conceito de número, bem como coordenação motora e psicomotricidade.
- Futebol: Nossos alunos aprenderam noções de obediência às regras, bem como coordenação motora, psicomotricidade e trabalho em equipe.
- Ciranda de roda: Nossos alunos aprenderam mais do nosso folclore através das cantigas de roda que fazem parte de nossa cultura.
Brincadeiras que vêm perdendo espaço para o desenvolvimento tecnológico e eletrônico. Brincadeiras que foram escolhidas por promoverem o desenvolvimento de saberes como cores, formas, lógica, letramento, noções de matemática, psicomotricidade e socialização.
Alunos brincando de Twister e amarelinha.
Alunos brincando de pique bandeira e dança da cadeira.
Professores participando das brincadeiras com as crianças.
Foi um dia muito agradável, no qual os alunos puderam, de forma lúdica, aprender noções de espaço, cores, formas, socialização e espírito esportivo.
E esse não será o único dia! Com certeza virão muitos mais, afinal, não há nada melhor do que aprender brincando!
EDI Geógrafo Aziz Ab'Saber: edisaber@rioeduca.net
Parabéns aos Gestores!
Suelen Corrêa
|


Segunda-feira, 10/08/2015
Alimentação Saudável
A Escola Municipal Maria de Jesus Oliveira, da 10ª CRE, localiza-se no bairro de Santa Cruz, e atende cerca de 550 alunos, com 18 turmas da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental.
O espaço escolar é multiplicador de experiências, participante, ativo e articulador na construção do conhecimento. Assim, a unidade rscolar prevê, em seu planejamento, dentre as suas muitas frentes de trabalho, atividades inerentes à promoção da alimentação saudável.
Alunos e a arte de cozinhar.
Considerando a importância do tema "Saúde na escola”, e objetivando a formação integral dos alunos, como descrito no Projeto Político Pedagógico, foi proposta ao grupo de professores a realização de atividades mais lúdicas com os alunos da educação infantil ao primeiro segmento do ensino fundamental, fazendo uma abordagem dinâmica, interativa e divertida, tais como: 1- Confecção do cardápio escolar pelas crianças utilizando materiais recicláveis; 2- Palestra sobre alimentação saudável dada pela equipe CAP 5.3, que realiza parceria com a escola; 3- Piquenique; 4- Mini cozinheiro, em que os alunos confeccionaram cupcakes.
Com esse propósito, foram oferecidos aos alunos diferentes materiais para montar o cardápio da merenda escolar e expor na porta do refeitório. Essa estratégia foi criada para incentivar os alunos a fazerem suas refeições na escola.
Alunos aprendendo os benefícios de uma alimentação saudável.
Alunos aprendendo os benefícios de uma alimentação saudável.
Foi firmada uma parceria com o grupo Divisão de Vigilância e Saúde (DVS – Cap 5.3), que abordou o tema de forma mais ampla, com slides e uma conversa bem dinâmica acerca dos alimentos construtores, reguladores, vitaminas, sais minerais, alimentos saudáveis etc.
Para fechar a semana, foram expostos cartazes sobre hábitos alimentares saudáveis, organizados piqueniques com alunos, preparadas receitas e caracterizados os alunos da EI de Chef’s de cozinha.
Cartazes sobre o tema trabalhado, feito pelas crianças.
Mais cartazes desenvolvidos.
Conscientes de que o trabalho não se encerra em uma semana, todo incentivo e atividades inerentes ao tema continuarão sendo abordados dentro do contexto escolar, para que hábitos saudáveis sejam desenvolvidos.
E. M. Maria de Jesus Oliveira: emoliveira@rioeduca.net
Parabéns aos Gestores!
|


Segunda-feira, 03/08/2015
Feira Transdisciplinar
O Ginásio Experimental Olímpico Princesa Isabel, da 10ª CRE, fica localizada no bairro de Santa Cruz, atendendo a aproximadamente 480 alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade, em horário integral (7 horas de ensino), com 13 turmas. A Unidade Escolar oferece uma proposta de ensino diferenciada e, por conta disso, inovou mais uma vez!
Durante a Feira de Ciências, é dia de falar apenas daquilo que se aprende nas aulas específicas, dia de falar de células, de reações químicas, de seres vivos, certo? Errado. No GEC Princesa Isabel, a Feira de Ciências teve como tema principal “Água e Energia, crises e possibilidades” e, por isso, não se limitou a falar de questões científicas, aventurando-se em outros campos. Questões ambientais, que são comuns à área científica, se somaram a questões sociais relevantes.
As turmas de oitavo ano, 1801 e 1804, não se contentaram com cartazes e panfletos explicativos sobre como se prevenir contra a gravidez indesejada e DST’s. Deram um show com peças de teatro sobre a gravidez na adolescência e sobre a AIDS, abordando ainda sobre o risco do aborto ilegal e do sexo sem prevenção, sem deixar de lado a importância dos exames da fase pré-natal para gestante e bebê.
Já as turmas 1802 e 1803 deram uma verdadeira aula de como se exercitar com saúde na "Academia Sustentável", tirando medidas e calculando o IMC dos visitantes, e indicando uma série de exercícios, com a supervisão dos professores de Educação Física.
As turmas do sétimo e nono ano fizeram várias exposições sobre como utilizar a água de forma sustentável. Experimentos, jogos e até músicas sobre o consumo sustentável fizeram parte dessa exposição.
Alunos da turma1701 – Poluição de fontes de água e tratamento, com direito a um modelo do sistema de tratamento de esgoto
Alunos da turma 1703 e 1704 – Consumo sustentável de água
Alunos da turma1904- Seca no Sudeste e o consumo sustentável de água por meio de músicas, experimentos e jogos Alunos da turma 1902 – Tratamento da água
Já as turmas 1702 e 1903 decidiram fugir da questão da água e decidiram caminhar por outras áreas do conhecimento. Os alunos da turma 1702, com temas variados, fizeram um passeio pelo Sistema Solar com quebra-cabeças formados por estrofes do livro Cordel & Ciência (Org. Ildeu de Castro et alii - FIOCRUZ), mas também tiveram o seu momento tecnológico: a Robótica com seus mecanismos movidos à luz solar, como miniaturas de roda gigante e de carros, além de braços mecânicos e pontes elevadiças movidos à energia hidráulica.
GEC Princesa Isabel: empisabel@rioeduca.net
Parabéns aos Gestores!
Suelen Corrêa
|

