
Terça-feira, 31/01/2012
Alysson Geraldo G. da Silva, Destaque da EM Mendes Viana _ 5ªCRE
A Escola Municipal 05.14.026 Mendes Viana se orgulha de seus alunos, porém, alguns se destacaram ao final de 2011 como é o caso de Alysson Geraldo Gomes da Silva, 15 anos. Seus pais, Ailton Geraldo da Silva e Roseni Gomes da Silva, estão orgulhosos pelas conquistas de seu filho, afinal Alysson passou para alguns Colégios
|


Terça-feira, 31/01/2012
Larissa e Melina, Destaques da E.M. Affonso Penna em Concursos para o Ensino Médio
As alunas Larissa de Araújo Dias e Melina Quintanilha de Carvalho cursaram o 9º ano do Ensino Fundamental na E.M. Affonso Penna e foram aprovadas em concursos para escolas do Ensino Médio. Hoje, elas e suas famílias nos contam um sobre a rotina de estudos que proporcionou essas histórias de sucesso
Da esquerda para a direita: Diretora-adjunta Haydée Maria, diretora Maria do Carmo, mãe da Melina a senhora Patricia Campista, aluna Melina Quintanilha, mãe da Larissa a senhora Adriana de Araújo e aluna Larissa de Araújo
Larissa participou desta entrevista acompanhada de seus pais, Adriana de Araújo e Orlando Pereira Dias. Ela estudou na E.M. Affonso Penna desde o ano de 2009, cursando assim do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental nesta unidade escolar. Foi aprovada para cursar o Ensino Médio no CAP UFRJ, Colégio Pedro II, CEFET e NAVE.
Da esquerda para a direita: Senhor Orlando Pereira pai da Larissa, aluna Larissa e a senhora Adriana Araújo mãe da Larissa
Vamos conhecer um pouco mais sobre a rotina de estudos da Larissa em 2011.
Da esquerda para a direita: Senhora Patrícia e a aluna Melina
Melina Quintanilha de Carvalho participou desta entrevista acompanhada de sua mãe, a senhora Patrícia Campista Quintanilha. A aluna estudou na E.M. Affonso Penna desde o 6º ano do Ensino Fundamental porque sua família teve boas referências da escola. No ano de 2008 a aluna participou de um concurso de redação obtendo o primeiro lugar. Ela foi aprovada para cursar o Ensino Médio no Colégio Pedro II e também conseguiu bolsa de estudos, através de provas, em uma instituição particular.
Vamos conhecer um pouco sobre a rotina de estudos de Melina em 2011.
Rioeduca – Como foi a rotina de estudos no 9º ano do Ensino Fundamental?
Melina estudava na escola e também reservava horário para estudar em casa, inclusive, nos finais de semana. A ideia de prestar concursos para colégios do Ensino Médio lhe foi apresentada por sua mãe e por seus professores. Melina aceitou a ideia visando uma boa preparação no Ensino Médio para, no futuro, fazer um curso superior em Medicina, Jornalismo ou Cinema.
Rioeduca - Melina, como você se sente ao saber que foi aprovada em concursos para colégios do Ensino Médio?
Estou muito feliz, acredito que será bom para o meu futuro e espero ter uma boa base para prestar concursos como o ENEM. E aos alunos que irão prestar concurso em 2012, aconselho que estudem e dediquem-se bastante para alcançar o objetivo.
Rioeduca – Deixem uma mensagem para a E.M. Affonso Penna.
Sentiremos saudades da escola e queremos agradecer a direção, inclusive, a Coordenadora Pedagógica Henriete pelo apoio e incentivo que recebemos. Nossa família pôde perceber o retorno que a Melina teve nos estudos.
Da esquerda para a direita: Diretora-adjunta Haydée, diretora Maria do Carmo, Melina e Larissa
Meninas, parabéns pela conquista!
O Portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores, a fim de divulgarmos as práticas pedagógicas que colaboram com a educação carioca. Participe também deste espaço que é nosso! Divulgue os blogs ou projetos realizados em sua escola, para isso, entre em contato com o representante Rioeduca em sua CRE. Clique e conheça o representante do Rioeduca em sua CRE
Gostou desta matéria? Deixe um comentário!
Professora Renata Carvalho – Representante Rioeduca 2ª CRE
|


Terça-feira, 31/01/2012
Escola Juliano Moreira, Biografia do Patrono que É Referência na Psiquiatria Brasileira
Juliano Moreira foi médico e um dos pioneiros da psiquiatria brasileira.Ele nasceu em Salvador, no dia 6 de janeiro de 1873.Sendo o primeiro professor universitário a citar e incorporar a teoria psicanalítica no seu ensino na Faculdade de Medicina.Ele é patrono da Escola Municipal Classe em Cooperação Juliano Moreira que está localizada na Colônia Juliano Moreira,na Taquara.
Biografia do PatronoO Prof. Dr. Juliano Moreira manifestou seu interesse pela Medicina cedo.Nascido em Salvador, negro e de origem pobre, entrou na Faculdade de Medicina da Bahia com apenas 13 anos, em 1886, formando-se aos dezoito anos, em 1891 com a apresentação da tese “Sífilis maligna precoce”, tornando-se professor da Faculdade.
Foi o primeiro professor universitário a citar e incorporar a teoria psicanalítica no seu ensino na Faculdade de Medicina.Já em 1900 representa o Brasil em congressos internacionais: em Paris, neste ano - sendo também eleito Presidente Honorário do 4º Congresso Internacional de assistência a alienados, em Berlim; também foi congressista brasileiro em Lisboa, em 1906; Milão e Amsterdão, em 1907; Londres e Bruxelas, em 1913. Em 1903, após ter exercido a clínica psiquiátrica na Faculdade Baiana, mudou-se para o Rio de Janeiro.Durante seu trabalho na direção do Hospital Nacional dos Alienados, do Rio de Janeiro, humanizou o tratamento e acabou com o aprisionamento dos pacientes. Reformou e ampliou a instituição e obteve a promulgação da primeira lei brasileira de assistência aos loucos (1902-1930). Batalhador em prol dos doentes mentais foi um dos responsáveis pela lei de assistência aos alienados (1904). Foi também Diretor Geral de Assistência a Alienados (1911-1930), criou o manicômio judiciário, adquiriu o terreno para construção do atual Hospital-Colônia Juliano Moreira e fundou a nova colônia para mulheres em tratamento.
Em seu trabalho clínico eliminou coletes e camisas-de-força e instalou um laboratório de análises, a partir do qual iniciou-se, no Brasil, a rotina de punções lombares para elucidação de diagnóstico. Professor de neurologia e psiquiatria e pesquisador de doenças tropicais, deixou importantes trabalhos sobre o ainhum, a bouba, a leishmaniose e a lepra, e os livros Assistência aos alienados no Brasil (1906) e A evolução da medicina no Brasil (1908). No período, entre maio e junho de 1910, o hospital recebeu o ilustre líder da Revolta da Chibata, João Cândido, para tratamento de uma psicose de exaustão.Defendeu a idéia de que a origem das doenças mentais se devia a fatores físicos e situacionais, como a falta de higiene e falta de acesso à educação, contrariando o pensamento racista em voga no meio acadêmico, que atribuia os problemas psicológicos do Brasil à miscigenação. Foi importante representante internacional da Psiquiatria brasileira. Dentre as instituições das quais foi membro Juliano Moreira, contam-se: Antropolegische Gesellschaft (Munique); Societé de Medicine (Paris); Medico-legal Society (Nova York). Juliano Moreira foi membro da Diretoria da Academia Brasileira de Ciências entre 1917 e 1929, tendo ocupado o cargo de Presidente no último triênio.
Texto adaptado da Wikipedia e http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_2428.html Classe em Cooperação Juliano Moreira
Atualmente com cerca de 680 alunos da Educação Infantil ao 5ºano do Ensino Fundamental, incluindo Classes Especiais, distribuídos em dois turnos.A prática pedagógica desenvolvida aponta para a construção do conhecimento através do diálogo, de atividades lúdicas e do afeto, de modo que a escola seja um espaço de aprendizagens significativas , onde se goste de estar, para trabalhar interagir, conviver e aprender.
entrada da escola
Alunos assistindo atividade lúdica contra o mosquito da Dengue Momentos Finais de 2011 entre os Professores e Boas Vindas à Nova Direção 2012
Da direita para a esquerda:Prof. Rosângela Augusto, Prof. Cecilia Amancio, Prof.Cristiane, Prof.Rejane, e a então coordenadora Soraia Pessanha
Professores são igual aos alunos quando se reúnem, o livro Fuzuê foi escolhido para mostrar isso, nos intervalos sempre muita descontração,muita bagunça, muita alegria que tornam os momentos de troca gratificantes.
Texto e fotos de Momentos Finais enviados pela professora Cecília Amancio METAS PRINCIPAIS PARA 2012A Direção da E.M.C.C. Juliano Moreira pretende melhorar a qualidade do ensino, favorecendo a aprendizagem e o rendimento de todos os alunos. A grande prioridade para 2012 serão as turmas de alfabetização. A Escola também quer estreitar os vínculos com toda a comunidade escolar, principalmente a relação entre os responsáveis com a unidade escolar. Acreditando que esta relação é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento do processo ensino aprendizagem.
PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!
CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
|


Terça-feira, 31/01/2012
O Uso do Blog como Apoio à Aprendizagem

