
Quinta-feira, 31/10/2013
Nas Asas da Imaginação com Vinicius de Moraes
A Creche Municipal Professora Flora Santina Ferrari Braz, da 9ª CRE, por meio do Projeto “Nas Asas da Imaginação: Literatura e Arte no Cotidiano da Educação Infantil”, presta sua homenagem ao Centenário de Vinicius de Moraes.
Em comemoração ao Centenário de Vinicius de Moraes, a partir da obra “A Arca de Noé”, as crianças foram incentivadas a desenvolver o gosto e prazer pela leitura.
Inicialmente as crianças conheceram as poesias de sua obra e construíram um livro gigante. Durante as atividades, elas ilustraram cada poesia experimentando diferentes materiais e formas de registro. Descobriram os animais que nadam, voam e andam. Perceberam a diversidade da fauna e investigaram seus hábitos. Aprenderam a amar e cuidar dos animais...
Com o objetivo de construir conceitos importantes sobre sustentabilidade e incentivar a construção de novos hábitos e atitudes conscientes, as crianças se divertiram construindo uma arca com caixa de papelão e deram vida a diversos animais utilizando sucata.
A partir dos trabalhos realizados, toda comunidade escolar foi incentivada a desenvolver atitudes de cuidado com o meio ambiente tendo por base: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reeducar e Replanejar.
A Creche compartilha em seu blog as aventuras vividas na companhia de Vinicius de Moraes. Embarque você também nessa Arca! Clique na imagem do blog.
O livro gigante de poesias você confere em:
Profª Márcia Cristina Alves, Representante da 9ª CRE
|


Quinta-feira, 31/10/2013
O Lado Poético de um Professor
A poesia possibilita ao professor o encontro com a cultura humanística, como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade circundante ao leitor, e também uma leitura ampla e crítica dos valores vigentes na sociedade.
A Escola é um espaço destinado à criação, assim, a E/SUBE/CED – Gerência de Mídia-Educação propõe o Projeto Poesia na Escola 2013. O concurso objetiva o incentivo à produção de poemas entre os alunos, professores e responsáveis por alunos regularmente matriculados na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.
Acreditamos que, com essas experiências literárias e dotadas de intensa sensibilidade, o professor poderá enfrentar as variadas situações problemas de sala de aula, assumindo sua autoeducação, desenvolvendo espírito crítico e autônomo no encaminhamento de seu percurso educacional e profissional.
Para conhecer alguns professores da Rede que venceram o Concurso Poesia na Escola
Professor Michel
"Nascido em 1981, é geógrafo, professor, poeta e estudante de teatro. Iniciou sua vida poética por influência do saudoso poeta carioca Carlos Villar, que foi seu professor de Português na década de 1990, na rede estadual de ensino, na cidade de Duque de Caxias. Desde então, tem escrito sobre diversos temas e em diversos estilos, tendo nos sonetos e nos acrósticos seus preferidos. Suas principais influências são Pablo Neruda, Vinícius de Moraes, William Shakespeare e Fernando Pessoa."
Texto: Professor Michel Figueiredo de Souza. A poesia permite entender a evolução das ideias dos estudantes em sala de aula. Não como uma substituição de ideias alternativas por científicas, mas como a evolução de um perfil de concepções, em que as novas ideias adquiridas no processo de ensino-aprendizagem passam a conviver com as ideias anteriores, sendo que cada uma delas pode ser empregada no contexto conveniente. Através dessa noção, é possível situar as ideias dos estudantes num contexto mais amplo.
Professora Petronilha
"Sou professora de Língua Portuguesa, Pós-Graduada em Linguística e Língua Portuguesa. Mestranda em Desenvolvimento Local (UNISUAM), com o tema de pesquisa “A poesia na EJA”. Apaixonada por poesia, tenho publicadas as obras poéticas: Viajando através dos tempos no Rio de Janeiro, Com a palavra os professores do Brasil, A vida me conta uma história. Todas publicadas pela Litteris Editora. Também, poesias publicadas no Projeto Poesia na Escola. Orientei alunos vencedores com poesias no COMDEDINE e Poesia na Escola. Tudo isso prova o meu amor pela arte de poetizar." Texto: Professora Petronilha Alice Almeida Meirelles
Professores assim podem fazer a diferença, pois conseguem despertar no seu aluno o interesse para as pequenas coisas que mais tarde o levarão a entender a grandeza de tantas outras. Afinal, o objetivo da poesia não é o de informar, instruir, mas sim o de entreter, provocar emoções e despertar sentimentos.
Parabéns aos Professores que mergulham no universo das poesias, das fantasias e dos sonhos, pois certamente, possuem um universo ainda maior para compartilhar e engrandecer os saberes de seus alunos.
Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe.
Professora Ana Accioly
COMPARTILHE E COMENTE!
|


Quarta-feira, 30/10/2013
A Arca de Noé passou pelo EDI Tania Cristina Moreira
Durante o ano, o EDI Tânia Cristina Moreira está explorando o centenário de Vinicius de Moraes. Porém, muito mais do que uma homenagem, a equipe trabalha com a riqueza cultural existente em seus poemas e músicas.
O Pato, logo em seguida, apresentou” A Corujinha”. Com sua beleza exótica, ela ensinou que todos são diferentes e têm sua beleza única, trabalhando, dessa forma, a diversidade contextualizada ao tema.
Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Representante 3ªCRE no Rioeduca elidiacorreia@rioeduca.net Twitter: @ElidiaCorreia Facebook: Elidia Correia e Grupo Rioeduca/3ª CRE
|


Quarta-feira, 30/10/2013
Novas Experiências no Projeto Conhecendo o Nosso Bairro!
A turma 1101 do CIEP Mestre André participou de uma atividade diferente dentro do projeto Conhecendo o nosso Bairro. Recebendo noções de higiene, medidas, sequência e muito mais, a aula passeio foi ainda muito divertida!
Prontos para uma aula diferenciada e divertida.
Toda escola deve ter uma alma, uma identidade, uma qualidade que a faz ser única para todos que nela passam uma parte de suas vidas. Esse vínculo cognitivo e afetivo deve ser construído a partir das vivências propiciadas a toda a comunidade escolar. Para a construção dessa identidade, é preciso que os alunos conheçam não só a história da sua escola, mas também o seu processo de inserção no bairro, a comunidade que a compõe e o seu entorno.
Dentro dessa perspectiva, no CIEP Mestre André, a professora Raquel Soares levou a turma 1101 para conhecer o entorno da escola.
Alunos se preparando para uma superatividade: mão na massa!
A atividade de aula passeio fez parte do projeto "Conhecendo o nosso Bairro!"
Dentre os diferentes espaços que as turmas visitaram, aquele que a turma 1101 mais gostou foi a visita à cozinha de uma loja de fast foods próxima ao CIEP. Ao chegar no estabelecimento, uma breve aula de higiene deu abertura à visita.
Os alunos foram orientados quanto a importância de sempre estarem com as mãos muito limpas, pois esse ato evita a transmissão de doenças. Os alunos colocaram as toucas e, após lavarem as mãos, as luvas. Os funcionários do local explicaram todos os procedimentos para a preparação dos lanches.
Alunos muito atentos às orientações e... ansiosos em participar.
O momento mais apreciado pela turminha foi a hora de colocar a mão na massa e preparar uma especialidade da casa! Todos observaram atentamente as orientações recebidas e ficaram ansiosos para participar do preparo.
A professora Raquel Soares convidou também alunos das turmas 1202 e do Projeto Nenhuma Criança a Menos para juntarem-se à turma 1101 nesta nova experiência.
Foram passados conceitos como medidas, receita, divisão, sequência e outros. Foi uma aula rica em conhecimentos, prática e muita animação, porque ao final da visita os alunos saborearam o lanche que eles mesmos prepararam.
Uma aula diferente com excelentes e deliciosos resultados.
Ao retornarem à escola, os alunos produziram cartazes e texto coletivo sobre a visita. Certamente foi um dia marcante para todos os alunos que participaram!
Se você deseja saber mais sobre as ações da turma 1101, clique no link abaixo, conheça e siga o Blog da Turminha:
Turma 1101 - CIEP Mestre André
O Rioeduca parabeniza a professora Raquel Soares pela realização da atividade com os alunos da turma 1101.
Professor, não deixe de compartilhar suas ações e projetos! Procure o representante de sua CRE no Rioeduca.
* * *
Professora Neilda Silva Representante Rioeduca da 8ª Coordenadoria Regional de Educação neildasilva@rioeduca.net Twitter: @Prof_Neilda
|

