
Sexta-feira, 29/12/2017
No Mundo Animal
Professora e alunos do 1º ano realizam homenagem ao Dia Mundial dos Animais na Escola Municipal Robson Donato da Conceição
A E/CRE (10.19.084) Escola Municipal Medalhista Olímpico Robson Donato da Conceição está localizada à Avenida Cesário de Mello, 13510 – Bloco 4, Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. A Unidade atende a 23 turmas, sendo 20 turmas em horário integral e 3 turmas em horário parcial, num total de 652 alunos, do 1° ao 6° ano do Ensino Fundamental. A Unidade Escolar tem como diretora, a professora Glaucia Valéria Menezes da Silva e como Coordenador Pedagógico, o professor Roberto Dana.
Parte da equipe da Unidade Escolar
No decorrer do 3º bimestre, conforme o conteúdo do caderno pedagógico do 1º ano, a professora Bárbara Dana, desenvolveu o projeto social e ambiental. A docente levou para sala de aula seu casal de Porquinhos da Índia, a fim de conscientizar sobre o zelo com os animais.
Os principais objetivos do projeto foram: organizar os diferentes tipos de reino animal (mamíferos, aves e répteis), diferenças entre animais domésticos e selvagens, diferentes formas de gestação, nascimento e alimentação.
O projeto foi executado na seguinte sequência:
1 – Apresentação do casal de Porquinhos da Índia e suas características.
Alunos observando os Porquinhos da Índia
2 – Os alunos falaram e desenharam seus animais de estimação e os cuidados que devemos ter com eles.
Desenho do aluno Arthur
3 – Elaboração de uma roda de conversa, onde cada aluno com uma máscara de animal falava sobre o que conhecia desse animal (lugar onde morava, como se reproduzia, tipo de alimentação).
Alunos com as máscaras dos animais
4 – Leitura do livro “A centopeia com 99 pernas” de Mônica Padilha, onde foi trabalhado uma mensagem positiva e encorajadora para crianças especiais, percebendo seu real valor e sua capacidade de ser igual aos outros.
— O interessante foi ver a curiosidade e surpresa nos olhos de cada criança, ao se deparar com animais que pouco conheciam. O trabalho proporcionou aos alunos a possibilidade de entenderem seu papel social na preservação e zelo com os animais – afirma o coordenador pedagógico Roberto
Quer saber mais sobre nossas aulas?
Entre em contato com a Unidade Escolar.
E/CRE (10.19.084) E. M. Medalhista Olímpico Robson Donato da Conceição
Email: emconceicao@rioeduca.net


Quinta-feira, 28/12/2017
E. M. Paulo Renato com a comunidade: Construindo relações sociais positivas
Os alunos da Escola Municipal Paulo Renato Souza viveram experiências que visavam melhorar atitudes e habilidades para além de suas aprendizagens no Ensino Fundamental II. A equipe de direção e professores, comprometidos em desenvolver competências socioemocionais, investiram nos projetos "Visita ao Abrigo Doce Morada" e "Contar e Recontar". Acredita-se que cuidar do próximo, ajuda a construir um mundo melhor, mais justo e menos violento.
A Escola Municipal Paulo Renato é um ginásio carioca situado em Cosmos, que atende a 13 turmas de 7º ao 9º ano. No cotidiano dos alunos o compromisso com as aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, dentre outras. As aprendizagens cognitivas, tão importantes nesta fase, são desenvolvidas junto às competencias socioemocionais, imprescindíveis na formação humana. Acredita-se que as relações entre indíviduos, em diferentes da fase da vida humana - infância, adolescência, idade adulta, velhice - permeadas pela afetividade, empatia e a rapidez na socialização contribuem para relações sociais positivas e assim para a sociedade.
Visita ao Abrigo Doce Morada
Inicialmente, em abril deste ano, os professores solicitaram aos alunos que mobilizassem a comunidade em prol da arrecadação de itens para que levassem ao abrigo. Durante a reunião de responsáveis do 2º Bimestre, conseguimos mobilizar ainda mais a Comunidade, de modo que tivemos uma grande quantidade de doações. Estiveram envolvidos no projeto, o Diretor da escola Igaro Guimarães Gouveia, o Diretor-Adjunto Liverson Rodrigo Souza Freitas, a professora de Sala de Leitura Camila Cristina Ferreira da Costa e a professora de Geografia Diene Eiras Diniz.
Na manhã do dia 01 de novembro, foi realizada a visita ao Abrigo Doce Morada, localizado na Estrada Santa Veridiana, nº 936 A, Sepetiba, Rio de Janeiro, RJ. Os alunos, acompanhados das professoras Diene Eiras Diniz e Camila Cristina da Costa Ferreira, levaram as doações de roupas e sapatos, além de todo o amor e carinho para os 75 idosos que moram no local. Segundo a professora Camila, foi um momento muito emocionante, pois os idosos ficaram surpresos ao verem nossas crianças e houve uma interação entre as diferentes gerações, com muito bate-papo e trocas de experiências. A visita foi a culminância do Projeto que envolveu toda a Comunidade Escolar, por meio de doação de roupas e sapatos, de maneira espontânea e muito carinhosa.
Para a direção da unidade, o projeto é extremamente importante para estimular a caridade, o amor e a compaixão em nossa sociedade, atualmente marcada por tanta violência. Ajudando o próximo, estaremos construindo um mundo melhor, mais justo e menos violento.
Projeto Contar e Encantar
Desde Março, os alunos estavam sendo preparados para contar as histórias para as crianças. Depois que escolheram as histórias e se mostraram preparados para o contato com os menores, a visita ao EDI Bianca Rocha Tavares, que fica no mesmo terreno da escola, foi realizada. Estiveram envolvidas no projeto a Coordenadora Pedagógica da escola Gisele Cristine Pimenta dos Santos e a professora da Sala de Leitura Camila Cristina da Costa Ferreira. A Direção do EDI, composta pelas professoras Mônica Casal dos Santos Lopes e Zeliana Rosa de Oliveira Pacheco, deu total apoio e incentivo ao projeto.
No dia 31 de maio, os alunos da Escola Municipal Paulo Renato Souza, acompanhados da professora de Sala de Leitura, Camila Cristina da Costa Ferreira e da Coordenadora Pedagógica, Gisele Cristine Pimenta dos Santos, deram continuidade ao Projeto "Contar e Encantar" no EDI Bianca Rocha Tavares. O projeto consiste em levar os alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental para as creches e EDIs para que eles possam contar histórias infantis para as crianças menores. Segundo a professora Camila, os alunos contam as histórias com tanto entusiasmo e personalidade que eles parecem até atores profissionais. Eles usam diversos artifícios, principalmente fantoches, para contarem as histórias com a maior realidade possível. Os alunos menores adoram o contato e a interação com os mais velhos.
De acordo com a Direção da unidade, o projeto é de fundamental importância, pois estimula o afeto e o respeito entre as crianças. Os maiores cuidam dos menores, dando-lhes incentivo à leitura e à imaginação.
Parabenizamos à equipe da E. M. Paulo Renato pelas aprendizagens oportunizadas aos alunos para a plena formação humana!
Quer saber mais sobre a unidade:
ESCOLA MUNICIPAL PAULO RENATO DE SOUZA
Endereço: R. Jacareúba, 283-487 - Cosmos, Rio de Janeiro - RJ, 23058-250
Telefone: (021) 3384-2545
E-mail: empaulorenato@rioeduca.ne


Quarta-feira, 27/12/2017
Celebrando os 50 Anos da Tropicália no PET Presidente Médice
No ano do cinquentenário do movimento Tropicália, o Centro de Pesquisa e Formação de Ensino Escolar de Arte e Esporte - PET Presidente Médici desenvolveu um projeto rico em sons, movimentos e histórias. Em uma impecável apresentação na II Mostra de Artes, alunos e professores demonstraram o quanto valeu a pena a dedicação na realização da proposta.
A Tropicália foi um movimento cultural que envolveu diferentes segmentos das Artes. Foi um momento único na história cultural do Brasil, onde artistas de diferentes áreas, através da experimentação, quebraram paradigmas e criaram uma forma inovadora de conceber o mundo.
Nas artes visuais temos a figura central de Hélio Oiticica, como criador do termo "Tropicália", que propunha a participação do público de maneira radical na obra de arte.
Na dança temos novas formas de conceber corpos e performances; na música temos artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil concebendo um movimento musical original que influenciou de forma contundente a música popular brasileira; no teatro temos a forma anárquica de conceber a encenação de José Celso Martinez. Tudo isso através do colorido da década de 1960 e das questões sociais e políticas vivenciadas no Brasil.
O movimento Tropicália completa 50 anos de existência e foi o tema de diferentes propostas artísticas desenvolvidas com os alunos do Centro de Pesquisa e Formação de Ensino Escolar de Arte e Esporte - PET Presidente Médici.
O tema também foi discutido e estudado pelos professores em diversos centros de estudo e motivou visitas a centros culturais e a leitura de bibliografias.
Durante todo o ano o PET Presidente Médici se preparou para a sua II Mostra de Artes e o sucesso do projeto foi absoluto!
Oficinas que participaram da Mostra de Artes do PET Presidente Médici:
Música - Prof. Rodrigo Peçanha de Mello Virgilio
Dança - Prof.ª Simone Freitas Capote
Dança - Prof.ª Daniela Figueiredo Moreira Ferreira
Artes Visuais / Fotografia - Prof.ª Mariana Maia da Silva
Dança - Prof.ª Aline Gomes da Silva Castro
Artes ( moda / fotografia/vídeo) - Prof.ª Camilla Tenório de Albuquerque
Teatro - Prof. Carlos Alberto da Silva Pimentel
Ginástica Artística - Prof.ª Thayane de Medeiros Gomes
A Mostra de Artes do PET Presidente Médici foi na verdade um espetáculo de sensibilidade e muito talento!
Os alunos cantaram, dançaram e encantaram a plateia presente na Areninha Carioca Hermeto Pascoal. Um espetáculo impecável em poesia e cultura. Um pedaço da história do Brasil foi contado de uma maneira surpreendente!
O Rioeduca parabeniza o PET Presidente Médici pela realização do projeto Tropicália!
Entre em contato com o Rioeduca para compartilhar os projetos da sua escola. Participe!


Quarta-feira, 27/12/2017
Pequeno Passeio às Influências Africanas
Alunos do GEC Princesa Isabel realizam trabalhos sobre escravidão e resistência dos negros para preservar sua identidade cultural religiosa.
O E/CRE (10.19.015) Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel está localizado na Travessa Boa Vista, 135 - Santa Cruz, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Atende a 458 alunos, com 5 turmas de 7° ano, 4 turmas de 8° ano e 3 turmas de 9° ano do Ensino Fundamental, em horário integral. Tem como diretor, o professor Luiz Claudio de Souza e como diretora adjunta, a professora Cyntia Bulkool Gomes Brito.
Além das disciplinas curriculares tradicionais são oferecidas aos alunos outras disciplinas como Estudo Dirigido, Projeto de Vida e Eletiva. Cada uma oferece recursos significativos para a formação dos alunos. Além disso, a Unidade Escolar conta com o Protagonismo Juvenil, que é a participação do aluno em atividade que extrapolam âmbitos de seus interesses individuais. A ideia é que possa estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal dos jovens atingidos, mas com o desenvolvimento dos demais alunos da escola.
Trabalhos realizados pelos alunos
Durante o ano letivo, a professora Aldinea Sevilha realizou diversos trabalhos com os alunos utilizando materiais reciclados e, com a ajuda das professoras Ivane Silva da sala de leitura e Andreza Soares de Língua Portuguesa, foi realizado o evento: “Pequeno passeio às influências africanas”, uma exposição em homenagem ao dia nacional da Consciência Negra.
— O evento foi pensado com enfoque no exemplo de resiliência dos negros sofredores que, apesar de tudo, nos deixaram o legado de uma índole afetuosa, festeira e produtiva. Com esse trabalho, podemos colocar em prática a interatividade entre as disciplinas Língua Portuguesa, Artes e o trabalho realizado pela professora da Sala de Leitura. — afirma a professora Aldinea Sevilha.
Trabalho na exposição
Foram trabalhados diversos textos em sala de aula sobre o tema da escravidão e da resistência dos negros para preservar sua identidade cultural religiosa, principalmente, os textos “Navio Negreiro” e “A Canção do Africano”, de Castro Alves e exibição de vários filmes com foco nas questões sobre o preconceito racial. Houve encenação da lenda do “Negrinho do Pastoreio”, culminando com a exposição de trabalhos de pesquisa e artesanato com materiais reciclados, ligados à temática dos textos trabalhados: escravidão e a cultura de origem africana moldada em nossa brasilidade.
A exposição dos trabalhos ocorreu nos espaços do Centro Cultural de Santa Cruz entre os dias 21/11/2017 e 06/12/2017, com visitação aberta a toda comunidade escolar.
Máscaras produzidas pelos alunos
Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.
E/CRE (10.19.015) GEC Princesa Isabel
Telefone: 3395-1613
Email: empisabel@rioeduca.net

