
Quarta-feira, 29/02/2012
Do Prazer de Fazer Diferente
O tempo foi dividido pelo Homem para melhor organizar sua vida. Marcos de tempo são pausas para refletirmos sobre nossas ações. Em quase um ano que se completa, este é o centésimo post que escrevo representando a 3ª CRE.
|


Quarta-feira, 29/02/2012
Professores da EMJSG participam de palestra e oficina sobre Justiça Restaurativa & Educação
Na semana de capacitação, de 6 a 10 de fevereiro de 2012, professores da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, participaram de atividades promovidas pelo Centro de Criação de Imagem Popular, CECIP, sobre a metodologia para a resolução de conflitos no âmbito escolar, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Fundado em 1986, o Centro de Criação de Imagem Popular, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir para o fortalecimento da cidadania, produzindo informações e metodologias que influenciem políticas públicas promotoras de direitos fundamentais.
Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6DFlow8P1xA#!
Conheça um pouco mais sobre a Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE A presença dos pais no processo de aceleração da aprendizagem: o ACELERA 3 DA E.M.J.S.G, 29/05/2011 http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=977 Basquete na E.M. Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, 29/06/2011 http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1086 E.M. Joaquim da Silva Gomes, a antiga Escola do Centro, 07/08/2011 http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1280
|


Quarta-feira, 29/02/2012
A Alegria do Carnaval na E.M. Dias Martins - 8ª CRE
O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo! Os bailinhos de Carnaval que acontecem nas escolas fazem a alegria de alunos e professores.Na Escola Municipal Dias Martins, além do bailinho animado, o Carnaval foi o tema das atividades para desenvolvimento da leitura, da escrita e da criatividade.
O tema Carnaval foi apresentado de forma interdisciplinar, respeitando a criança em suas necessidades, curiosidades e costumes. O objetivo principal era proporcionar informações acerca do tema.
Os alunos dos anos iniciais ouviram sobre a história do Carnaval e depois fizeram desenhos, máscaras e enfeites. Tudo bem colorido e caprichado com cores alegres e vibrantes!
As letras do samba enredo das Escolas de Samba e as Marchinhas de Carnaval foram os textos trabalhados. Os alunos entraram no clima e com muita criatividade foram autores de acrósticos sobre o tema Carnaval.
"A alegria do carnaval é contagiante, inspiradora..."
Sob a coordenação da professora Edna Sousa, a escola elegeu a Marchinha que tem a cara da nossa Cidade e tudo ficou registrado no Blog da escola.
Berço do samba e das lindas canções
Jardim florido de amor e saudade
A criança aprende sobre o mundo que a cerca fazendo perguntas, ouvindo fatos e histórias contadas na família e na escola, assistindo TV e interagindo uns com os outros. A escola é um espaço ideal para que a criança faça reflexões sobre costumes, gostos e experimente sua potencialidade criativa e artística.
O Rioeduca parabeniza a Escola Municipal Dias Martins pelo planejamento de atividades diversificadas e criativas que fizeram a semana repleta de aprendizado e alegria para seus alunos.
Se você deseja saber mais sobre esta escola, clique abaixo e conheça o Espaço Virtual da E.M. Dias Martins:
Sua escola também planeja atividades que estimulam a criatividade dos alunos? Então, entre em contato com o Rioeduca e divulgue para toda a Rede!
|


Quarta-feira, 29/02/2012
Estabelecendo vínculo afetivo
A gestora Marilene e a professora Marta receberam com muito amor e carinho os pequeninos da Creche Zuzu Angel. Foram realizados encontros com os responsáveis para conhecimento do trabalho da creche e a adaptação dos alunos à nova rotina.
Estabelecendo o vínculo afetivo entre a comunidade escolar
O ano letivo na Crehe Zuzu Angel foi iniciado com reuniões com as famílias, onde foi apresentada a proposta de trabalho nas partes administrativa e pedagógica.
Participação dos Bombeiros: 10 Minutos Contra a Dengue.
Após a reunião, as educadoras realizaram entrevista com cada família, em que foram colhidos dados da história de vida da criança, suas preferências, sono, alimentação, rotina familiar, saúde, hábitos etc.
A semana de adptação terminou com o "Baile da Amizade"... Alegria, músicas, máscaras, fantasias marchinhas de carnaval. Foi só alegria e descontração entre os pequeninos e toda a equipe de educadoras.
Nós somos a 6ª CRE !
Gostou desta publicação? Deixe um comentário!
|

