
Quinta-feira, 28/02/2013
Com o Samba no Pé
Alunos dos programas Mais Educação e Escola Aberta participam do desfile do projeto Escola de Bamba da Escola de Samba Mirim G.R.E.S.M. Corações Unidos do CIEP
Alunos da Escola Municipal Suíça.
Professora Fátima Ramos com os alunos do Projeto Escola de Bamba.
Aluna do Projeto Escola de Bamba.
O mais interessante de tudo foi ver o entrosamento destes três projetos e perceber a importância que a escola faz na mudança da vida do aluno. Afinal, são programas e projetos que se entrelaçam completando a formação crítica e construtiva dos nossos alunos."
Texto da Professora Fátima
Claudia Costin, Secretária de Educação, e a Profesora Fátima Barros, Gestora da E.M. Suiça.
Parabéns a todos da equipe da E.M. Suiça por acreditar e apostar no trabalho realizado com base na cultura popular carioca.
Ana Accioly é Professora da Rede Municipal e Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação E-mail: anaaccioly@rioeduca.net Twitter: @Ana_Accioly
|


Quarta-feira, 27/02/2013
Da Arte de Acolher
Acolher é uma arte que envolve colocar-se junto ao coração de todos os envolvidos em uma atividade. Vamos aprender um pouquinho dessa arte com os GECs da 3ª CRE.
|


Terça-feira, 26/02/2013
Meio Ambiente, Artes, Escrita e Leitura na E. M. Dom Pedro I
O Projeto Político Pedagógico da E.M. Dom Pedro I pontua a Sustentabilidade e a Preservação Ambiental. Agora, em 2013, a unidade escolar pretende reforçar esta questão tão importante para a humanidade e, simultaneamente, intensificar a leitura e escrita dos alunos-autores que se encontram na escola.
|
x
p> x
x


Terça-feira, 26/02/2013
Autonomia com a Vida
No ano de 2012, os alunos do projeto Autonomia Carioca, da Escola Municipal Alencastro Guimarães, visitaram o Museu Casa da Ciência e desenvolveram um trabalho interessante sobre a vida de Cândido Portinari.
A professora Silvane Tavares entrou em contato com o portal Rioeduca e enviou um rico material contando sobre o trabalho realizado com os alunos do projeto Autonomia Carioca.
Um momento interessante foi quando os estudantes fizeram uma releitura das obras de Cândido Portinari que retratavam as brincadeiras de crianças. Os alunos receberam o desenho colorido e produziram um fundo preto e branco, utilizando lápis 4B e 6B. Receberam também o desenho preto e branco e produziram um fundo colorido.
Em outra etapa deste projeto, a turma conheceu a história do lugar onde Cândido Portinari viveu e foram convidados a falar sobre o lugar onde vivem. Fizeram uma pesquisa e fotografaram coisas que eram agradáveis no local onde residem e também aquelas que não gostavam. Ao final da pesquisa, cada aluno relatou o motivo de suas escolhas e escreveu uma frase que descrevesse esses espaços.
Continuando o projeto, os alunos fizeram a releitura do painel “Guerra e Paz”, em que escolheram uma foto preta e branca que representou a guerra e uma foto colorida que representou a paz, compartilhando com a turma o motivo da escolha.
Para a culminância do projeto, foi realizada uma exposição sobre Cândido Portinari que reuniu os trabalhos pesquisados pelos alunos. Foi um dia muito interessante, pois os jovens receberam os convidados, mostraram e explicaram a pesquisa que fizeram sobre a vida do famoso pintor brasileiro.
Agradecemos o contato e parabenizamos a Escola Municipal Alencastro Guimarães pela realização deste projeto, que colaborou com a o conhecimento cultural e a educação para a cidadania.
Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também! Entre em contato com o representante de sua CRE para divulgar os projetos desenvolvidos por sua escola.
Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.
Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
|

