
Sexta-feira, 25/04/2014
Caminhada em Conscientização do Autismo
Em uma manhã de domingo de sol no dia 13 de abril, a professora Fernanda Oliveira lotada na E.M. Figueiredo Pimentel, saiu de Madureira em direção a Ilha do Governador para participar, a convite do seu professor de atividade física do Safo, Vitor Matoso, que conhece o seu trabalho com a Classe Especial, a participar da I Caminhada de Conscientização do Autismo.
Professor de atividade física do Safo, Vitor Matoso e a professora Fernanda Oliveira, da EM Figueiredo Pimentel.
O evento, que teve apoio da Prefeitura do Rio, reuniu pessoas com destaques em áreas sociais e educacionais como o Sub Prefeito da Ilha do Governador, a coordenadora da 11ª CRE, Ito Melodia (Intérprete do G.R.E.S. União da Ilha do Governador), o diretor da ONG Mundo Azul e a comunidade da Ilha que se fez presente e participou da caminhada com muito entusiasmo.
A proposta do evento foi mostrar à comunidade que o autismo não é coisa de outro mundo... E a gente pode cuidar!
Os produtores da caminhada discursaram sobre a importância do diagnóstico precoce para garantir uma vida mais digna e com tratamento adequado à criança autista.
|


Quarta-feira, 16/04/2014
Aula de Inglês no PEJA
Recebemos da E. M. Renato Leite - 7ª CRE, um relato do diretor Vitor Hugo sobre uma experiência interdisciplinar, proposta pela professora Cyntia Jerônimo de Freitas de Língua Inglesa, com a temática saúde e bem estar que foi vivenciada com os alunos do PEJA.
Todavia, a prática de educação e saúde na aula de língua inglesa demonstra que a saúde pode ser trabalhada de maneira interdisciplinar, facilitando a relação dialógica entre aluno e professor, compreendendo que a saúde é o resultado de uma série de fatores que ultrapassam o aspecto apenas biológico.
Representante Rioeduca 7ªCRE
Twitter @robertacarmina
|


Quarta-feira, 16/04/2014
E. M. Viriato Corrêa e Vinícius de Moraes
A Escola Municipal Viriato Corrêa, em 2013, trabalhou os 100 anos de Vinicius de Moraes, desenvolvendo o projeto Poetinha com seus alunos.
Segundo a Coordenadora Pedagógica, Jane Carvalho, todos os professores se reuniram no início do ano e planejaram, também em conjunto, utilizar o Centenário do Poetinha como gancho.
“Ao se trabalhar a identidade, por exemplo, iniciamos apresentando o autor, suas características e suas obras mais conhecidas, respeitando a faixa etária e as dificuldades dos alunos. Ao longo do ano foram utilizadas as letras das músicas: O Pato, A Foca, A Casa e o Relógio, na alfabetização, e poesias como As Borboletas, Aquarela, O caderno e Eu sei que Vou Te Amar, na leitura e interpretação de textos. Como culminância fizemos um belo espetáculo de canto, dança, dramatizações e exposições de trabalhos realizados”, relata a Coordenadora Pedagógica, professora Jane Carvalho.
Vinícius de Moraes marcou a cultura e a alma brasileira. As homenagens no centenário de nascimento deram a dimensão da sua grandeza. Por isso, na cidade do Rio de Janeiro, aconteceram homenagens pelo seu centenário através das escolas da rede municipal da nossa cidade, projeto lançado pela Secretaria Municipal de Educação.
“Apesar de tudo ter transcorrido bem, sentimos falta de uma pessoa muito especial que sempre prestigiou e elogiou os alunos. Nosso diretor, Jorge Luiz, que está licenciado e tem deixado muita saudade em todos. Ele é muito importante para nossa escola”.
“Diretor Jorge, volta logo! Sentimos sua falta! Você é muito importante para nós!” Diz a aluna Jamille Milena e suas amiguinhas.
A Escola Municipal 05.15.018 está localizada a Rua Guararema, 50, bairro de Osvaldo Cruz e é dirigida pelo professor Jorge Luiz da S. Santos.
Relato enviado pela professora Jane Carvalho, Coordenadora Pedagógica da EM Viriato Corrêa.
Criação textual professora Regina Bizarro, SME/5ªCRE.
|


Terça-feira, 08/04/2014
Brincando Também se Aprende
No Espaço de Desenvolvimento Infantil 05.14.802 Luxemburgo aconteceu a Brinquedoteca Escolar que é um espaço de compartilhamento de brincadeiras. Lá se aprende brincando.
O Espaço de Desenvolvimento Infantil 05.14.802 Luxemburgo resolveu criar uma brinquedoteca possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico de forma enriquecedora, para seus pequenos alunos.
Definição, segundo a ABBri, Associação Brasileira de Brinquedotecas, a brinquedoteca é um espaço proporcionado para aplicar o brincar. A ITLA, International Toy Library Association, a define como um serviço que fornece aos seus membros a oportunidade de compartilhar brincadeiras ou emprestar brinquedos.
Critérios de Qualidade A de promover a atividade lúdica e o prazer de brincar; favorecer e promover o brincar livre (de livre escolha do material, de sua utilização, dos parceiros), saber estar presente sem intervir, respeitar o jogo e o não jogo; valorizar o patrimônio lúdico, possuindo jogos de diferentes épocas e de diferentes culturas; etc (LUCOT, 2003).
Atender as crianças da comunidade escolar, inicialmente, as que se encontram no Maternal e na Educação Infantil deste Espaço de Desenvolvimento Infantil oferecendo-lhes mais um recurso de intervenção; permitir que as crianças se expressem nas suas brincadeiras, com liberdade, manifestando suas opiniões e críticas.
Quanto à faixa etária, exclusivo para crianças; quanto ao contexto e finalidade será escolar; quanto à Operacionalização, em suas múltiplas combinações será fixa, onde as crianças circulam entre os cantos conforme a sua disposição no espaço. O que pode variar são os espaços temáticos conforme a demanda.
A fim de esquematizar as diversas modalidades de uma brinquedoteca, propomos uma classificação básica, passível de n combinações diversas, dependendo dos critérios de organização. Os Brinquedos ficarão dispostos em cantos temáticos (Ex.: mercadinho) podendo pensar em vários títulos sugestivos que possam relacionar-se com ações que divirtam nossos alunos e estimular a criatividade, assim como facilitar a aprendizagem, e a partir daí, tendo como algo presente à distribuição dos alunos no espaço, em uma situação atrativa e prazerosa.
O Brincar vem a ser uma atividade espontânea e natural do ser humano, que se caracteriza pelo predomínio do prazer sobre o desprazer e do relaxamento sobre a tensão, na visão piagetiana, assim sendo ele se torna extremamente necessário e valioso em todas as fases do desenvolvimento humano, principalmente quando a velocidade das transformações físicas e psíquicas exigiria um grande esforço, não fossem elas facilitadas pelo prazer em brincar que leva a agir, a explorar, a descobrir e a inventar.
O EDI Luxemburgo está localizado a Rua Aveiros, nº 40 – IAPC, em Vista Alegre e é gerido pela professora Lucia Gonçalves.
A EDI Luxemburgo também está nas redes sociais:
Autoria da postagem professora Regina Bizarro, SME/Rioeduca_5ªCRE.
|

