
Terça-feira, 31/07/2012
Blog do CIEP Dr. Joaquim Pimenta
O Blog do CIEP Dr. Joaquim Pimenta está no ar há pouco mais de três meses. O Espaço virtual da escola tem como um dos seus objetivos mostrar atividades desenvolvidas pelos alunos.
O blog é atualizado constantemente pelo professor Leonardo Santos, que também é embaixador da Educopédia na escola.
No dia 12 de julho, depois de uma grande festa no CIEP Dr. Joaquim Pimenta, aconteceu, no Parque Chico Mendes, uma visita com os alunos do segundo segmento, para encerrar o semestre com chave de ouro!
Clique na imagem abaixo e acesse o blog para conhecer mais o trabalho do CIEP:
PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!
CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
|


Terça-feira, 31/07/2012
EDI Bianca Rocha Tavares e a 3ª Jornada Pedagógica de Educação Infantil
No EDI Bianca Rocha Tavares, a 3ª Jornada Pedagógica de Educação Infantil foi realizada na própria Unidade e teve a participação de toda equipe que recebeu, além do material enviado pela SME, o enriquecimento por parte da Adjunta Zeliana e sua equipe de textos e vídeos para reflexões do grupo acerca dos temas estudados.
PARA ALÉM DOS REGISTROS...
Continuamos a dinâmica utilizando os vocábulos da história de Bia Bedran “Anjos e Demônios”.
Quem são e onde estão dentro da Instituição? Chegamos à conclusão como na história de Bia Bedran, que ambos fazem parte da mesma constituição e são necessários para nos tirar da zona de conforto em que muitas vezes nos encontramos...
Para reforçar o trabalho nos debruçamos à luz de Fela Moscovici, in, Desenvovimento Interpessoal.
"Aprender a aprender significa a aprendizagem ‘que fica’ para a vida, independentemente, do conteúdo. É um processo de buscar e conseguir informações e recursos para solucionar problemas, com e através da experiência de outras pessoas conjugadas à sua própria.”
A partir de então, iniciamos com textos disponíveis pela SME/GEI interligados e complementares, que nos reportaram a um outro tempo e espaço: à nossa própria infância. Os momentos de estudos foram exercícios com mudanças de significados no campo pessoal e profissional.
Nesse movimento de tempos, passado e presente, retrataram a infância. Alimentamo-nos com o trabalho de Moscovici, reforçando a importância da qualidade das interações que desencadeam nas instituições.
CRIANÇA E CONSUMO utilizamos para ilustrar o debate o vídeo "Ilha Das Flores" Ação X Reação = Causa X Consequência
"QUANDO NÃO É QUASE A MESMA COISA"
Professoras Marlene e Marilda
O brincar no processo de desenvolvimento e a aprendizagem da criança...
Alfabetização e Letramento
Para demonstrar a importância dos registros, utilizamos o filme "Narradores de Javé".
O refeido filme ilustra muito bem a fragilidade de um povo analfabeto, que possui uma riqueza oral, mas, sem registro nenhum do patrimônio público.
"O HOMEM SÁBIO É O QUE SABE QUE HÁ COISAS QUE NUNCA VAI SABER. COISAS MAIORES QUE O PENSAMENTO."
Para conhecer este o outros trabalhos desenvolvidos pela Unidade Escolar, acesse o Blog do EDI Bianca Rocha Tavares na imagem abaixo:
Parabéns à equipe do EDI Bianca Rocha Tavares, que vem desenvolvendo um excelente trabalho na sua Unidade, sempre em busca de aprimoramento e qualificação de suas ações.
Venha você também fazer parte desta REVOLUÇÃO. Envie seu trabalho.
Representante do Rioeduca na 9ªCRE
|


Terça-feira, 31/07/2012
Olha a Quadrilha aí, Gente! É o que mostra a 5ª CRE
Quadrilha, casamento na roça, pescaria, argola, boca do palhaço, milho cozido, canjica e maçã do amor são algumas brincadeiras e quitutes que costumamos participar e saborear nos festejos juninos e é o que escolas e creches da 5ª Cordenadoria Regional de Educação mostram através do portal Rioeduca.
Celebramos no mês de junho, no Brasil, as Festas Juninas. Elas acontecem em vários países historicamente relacionados com a “festa pagã do solstício de verão na Europa ou do inverno no Brasil, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário Juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como Festa de São João” (Wikipédia). Neste mês, os santos homenageados são Santo Antônio, dia 13, São João, dia 24, e São Pedro, dia 29.
Video com algumas fotos de Escolas, Creches e PET/5ªCRE
_ T.
Professora Luciana Monteiro - Turma 1402 - No Meu Pé de Serra
Professora Luciana Monteiro - Turma 1501 - Xote das Meninas
Blogs das unidades escolares que participaram desta publicação:
E então, gostaram? Visitem os blogs e acompanhem-os. Nossos meninos, meninas e professores estão compartilhando os trabalhos desenvolvidos na maior Rede de Educação da América Latina!
Escolas e professores, querem publicar um projeto ou uma atividade que fez a diferença na vida de seus alunos? Então, escreva para o Rioeduca, clicando SOBRE NÓS e contate o professor representante da sua CRE.
Regina Bizarro - Representante do Rioeduca 5ª CRE E-mail: reginabizarro@rioeduca.net Twitter: @rebiza
|


Terça-feira, 31/07/2012
O Subprojeto Gentileza Gera Amizade Apresenta: A Pipa e a Flor
O subprojeto “Gentileza Gera Amizade” está sendo desenvolvido pela E. M. Maria Leopoldina e faz parte do projeto anual cujo tema é: Gentileza Gera Gentileza.
A professora Patrícia Ávila desenvolveu, de acordo com a proposta da escola para o ano de 2012, um trabalho com seus alunos referente ao tema amizade e solidariedade.
Mural confeccionado após o trabalho com o livro "A Pipa e a Flor", de Rubem Alves
RIOEDUCA: Conte-nos sobre a escolha do tema “Gentileza Gera Amizade”.
Patrícia Ávila: Gentileza gera Amizade é um subprojeto baseado no PPP da Escola Municipal Maria Leopoldina, que no ano de 2012, tem por tema: ”Gentileza gera Gentileza”. A equipe da escola acredita que quem quer um mundo melhor, deve estar consciente de que esse mundo só será possível se feito de pessoas também melhores. Tornar-se uma dessas pessoas agora é uma boa forma de tornar o mundo melhor hoje.
RIOEDUCA: Qual o principal objetivo deste subprojeto?
Patrícia Ávila: A história foi contada, incluindo os três finais propostos pelo autor. Discutimos os três finais e votamos para escolher o preferido da turma. Após esse momento, fizemos a recontagem da história de modo coletivo no blocão. Depois, fizemos isso de modo individual, quando cada um também ilustrou uma parte da história, montando um livro pipa. Montamos um painel com a pipa, em forma de livro, trazendo a reescrita e as ilustrações da história feitas por eles. Cada criança montou a sua flor de E.V.A. e na folhinha escreveu o que queria semear: amizade, respeito, superação, gentileza, igualdade, bondade, paz, fé, transformação, verdade, felicidade, carinho e liberdade. A pipa e todas as flores confeccionadas fizeram parte do painel, sendo que algumas foram montadas e “plantadas” em copinhos com massinha.
Alunos confeccionando flores para o painel
RIOEDUCA: Depois de ler a história e conversar sobre temas tão importantes como: amizade, solidariedade e respeito. Quais frutos puderam ser colhidos deste trabalho?
Alunos participando das atividades
Os alunos também deixaram suas opiniões sobre a atividade realizada com o livro “A Pipa e a Flor”.
“Eu gostei da história porque a flor tem que aprender a respeitar a pipa do jeito que ela é. A gente tem que respeitar o outro”. Aluna: Maria Eduarda – 1ºano
“A pipa foi muito gentil com a flor. Eu gostei de escolher o final”. Aluna: Rita de Cássia – 1ºano
“A flor virou borboleta. A borboleta ficou gentil. Eu gosto de ser gentil”. Aluno: Arthur – 1ºano
Assista no vídeo abaixo ao livro produzido pelos alunos do 1ºano do Ensino Fundamental da E. M. Maria Leopoldina, com a orientação da professora Patrícia Ávila.
Professor, divulgue também o seu trabalho aqui no portal Rioeduca. Entre em contato com o representante de sua CRE.
Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.
|

