
Quinta-feira, 14/08/2014
Favela Mundo Comemora 4 Anos
FAVELA MUNDO comemora 4 anos e amplia número de vagas em novo núcleo de atividades, em Engenho de Dentro – 3ª CRE
ONG atende 205 crianças e adolescentes em novo endereço Favela Mundo, ONG voltada para educação e cultura, inaugurou o novo núcleo de atividades em Engenho de Dentro no dia em que comemorou 4 anos de sua primeira aula. O Lar Santa Bárbara e São José abriu suas portas para receber a organização. As atividades que antes aconteciam em Água Santa – a 500 metros do local atual - foram transferidas para o espaço em Engenho de Dentro, na Zona Norte. Além das aulas de desenho, inglês, ritmos afro-brasileiros, teatro e violão, desde o dia 2 de agosto tiveram início os cursos de ballet e circo, ampliando para 620 vagas oferecidas gratuitamente.
O Lar Santa Bárbara e São José foi fundado há 55 anos pela mãe Dalva, como era conhecida na região. Falecida há 14 anos, ela adotou 32 crianças moradoras de rua. A comemoração de 4 anos contou com a presença de alunos, familiares, professores e ex-professores da ONG, moradores de Água Santa, Engenho de Dentro, Piedade, Meier, Santa Cruz, entre outros além de representantes da SME, das escolas da região e do Eixo-Rio (ligados ao gabinete do Prefeito).
As aulas são gratuitas e acontecem diariamente, dependendo do curso escolhido. A única exigência é para os alunos menores de 18 anos, que precisam estar matriculados na escola. As atividades, lúdicas e profissionalizantes, são focadas em crianças e jovens de 6 a 18 anos.
Sobre a Favela Mundo A ONG Favela Mundo foi fundada em 2010 e já atendeu mais de 900 pessoas, de 48 bairros e comunidades do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Mais de 60% dos alunos têm entre seis e dez anos. “Em sua maioria, o perfil dessas crianças é de famílias monoparentais femininas. Independentemente disso, há casos de famílias desestruturadas, convivendo com violência e agressão. Por isso o trabalho com a arte se faz tão necessário”, conta Marcelo Andriotti, criador da ONG e professor de Artes da 10ª. CRE e destaque da revista VejaRio como “Carioca Nota Dez”.
Em 2013, Marcelo Andriotti representou o Favela Mundo no UNAOC-EF Summer School, em Nova York, Estados Unidos. O encontro contou com a participação dos maiores nomes da ONU. Foram mais de 140 mil inscritos do mundo todo e apenas 100 projetos selecionados. Dentre esses, Favela Mundo foi o único representante do Brasil. No ano anterior, a organização, em parceria com a Brigham Young University, desenvolveu o Favela Hope. A ação beneficiou os alunos, que tiveram a oportunidade de ter aulas de língua inglesa com professores da universidade americana. Em 2014, foi o único projeto social brasileiro a ser convidado para participar do Romerías de Mayo, em Cuba. O Festival aconteceu em maio na cidade de Holguín.
Sobre o Marcelo Andriotti Formado em Artes Cênicas pela UNIRIO (Interpretação e Licenciatura), Marcelo Andriotti juntou suas experiências como ator, arte-educador, produtor e caracterizador para criar a Favela Mundo baseado no tripé educação, cultura e formação. “Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento social e humano, utilizando a cultura, a educação, o esporte e a consciência ambiental como pilares centrais do alcance de uma cidadania plena”, comenta Marcelo Andriotti.
|


Terça-feira, 12/08/2014
Aprendendo Sobre as Células na Educação de Jovens e Adultos
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos do CIEP Samuel Wainer, 2ª CRE, estudaram as células, pesquisaram e fizeram atividades práticas sobre elas.
A célula é a unidade estrutural, funcional e genética de todos os seres vivos, exceto os vírus. Elas foram descobertas por Robert Hooke, em 1665, ao examinar uma fatia de cortiça, em um microscópio rudimentar. A palavra célula é derivada do latim cella que significa ”pequeno cômodo fechado”. Os conhecimentos acima e muitos outros foram ensinados aos alunos da Turma 161 na aula sobre o conteúdo “Células”. Esses alunos demostraram um grande interesse pelo assunto durante a apresentação do conteúdo teórico pela professora e fizeram questão de anotar muitas informações apresentadas.
Apresentação teórica do conteúdo sobre células: alunos anotando informações que julgaram interessantes.
Os alunos gostaram muito do material e puderam identificar nestes diversas estruturas que haviam aprendido durante a apresentação teórica do conteúdo.
Alunos observando células e seres unicelulares ao microscópio durante a atividade prática realizada na aula.
Para o aprimoramento do assunto estudado, a professora solicitou aos alunos que individualmente pesquisassem em livros ou na internet e fizessem um desenho de uma célula eucariótica.
Trabalho individual dos alunos: desenho de uma célula eucariótica.
Mural da escola montado com os trabalhos dos alunos da Turma 161 sobre o conteúdo “Célula”.
Agradecimentos
|


Segunda-feira, 11/08/2014
Desafio Escola Solidária do Transforma


Sexta-feira, 08/08/2014
Exposição de Velas Grafitadas por Alunos Colore a Área Externa da Marina da Glória
Exposição de Velas Grafitadas por Alunos da Rede Municipal de Ensino Colore a Área Externa da Marina da Glória, Palco das Competições de Regata Internacional de Vela, primeiro evento-teste dos Jogos Rio 2016, também promove educação, arte e sustentabilidade.
Cerca de 200 alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino do Rio assinam a pintura das velas (Foto: Rio 2016 / Delphine Moulin)
Enquanto a Regata Internacional de Vela, primeiro evento-teste dos Jogos Rio 2016, invade as águas da Baía de Guanabara, uma exposição de velas decoradas colore a área externa da Marina da Glória. Quem assina as obras de arte em grafite são cerca de 200 alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino do Rio, integrantes do Tranforma, programa de Educação Rio 2016. A mostra - inspirada em temas ligados à sustentabilidade - pode ser vista até este sábado (09), quando termina a regata.
As velas estão expostas na área externa da Marina da Glória, no Parque do Flamengo (Foto: Rio 2016 / Delphine Moulin)
Para montar a exposição, os alunos participaram de palestras sobre história do grafite, processo criativo e a importância da água em esportes aquáticos. Assistiram ainda ao documentário “Lixo Extraordinário” e debateram com Tião Santos, protagonista do filme, o destino do lixo no Brasil e a importância da reciclagem. Após a palestra, os alunos pintaram as velas, inspirados em temas como: importância da água, ciclo de vida, escassez, preservação e esportes aquáticos.
Para realizar as pinturas, os alunos contaram com a orientação dos artistas da GaleRio (Foto: Rio 2016 / Delphine Moulin)
Nesta quarta-feira (06), cerca de 40 alunos da Escola Municipal Guimarães Rosa, na Zona Oeste da cidade, visitaram a exposição e assistiram de perto à movimentação das primeiras regatas. A escola foi a segunda colocada no desafio "Jogo Limpo", outra iniciativa do Programa de Educação Rio 2016.
Desenhos são inspirados no ciclo da água e nos esportes aquáticos (Foto: Rio 2016 / Delphine Moulin)
Os professores também destacaram a importância de trazer novos esportes para a realidade dos alunos.
Confira no vídeo abaixo os bastidores da ação:
Fonte: Rio 2016 - Notícias
|

