
Sexta-feira, 28/09/2012
Teatro de Sombras
O Teatro de Sombras chegou à E. M. República Dominicana através da professora da Sala de Leitura, Elisa Bamonte, em parceria com a professora de Artes Plásticas, Juliana Gonzalez.
A professora da Sala de Leitura da Escola Municipal República Dominicana, Elisa Bamonte, em parceira com a professora Juliana Gonzalez, de Artes Plásticas, trabalharam o Teatro de Sombras na turma 1301, usando dramatização como instrumento de ensino, em decorrência do PPP da escola “Nós Fazemos a Diferença: Os Afrodescendentes".
O Teatro de Sombras é uma das formas (gênero) mais antigas e belas de representação do teatro com bonecos, originário da China, e se espalhou pelo mundo.
A ideia deste trabalho partiu da professora Elisa Bamonte, após trabalhar com os alunos na Sala de Leitura o livro “Bruna e a Galinha D’Angola”, de Gercil Almeida, da Editora Pallas. Clique na imagem para ler o livro.
Créditos à Profª Cássia Mariotti/SP
Mas quais seriam os objetivos das professoras?
TEATRO DE SOMBRAS
De acordo com a professora Elisa, após a narrativa do livro, os alunos da 1301 gostaram tanto que montaram um texto coletivo sobre a história. Sob sua orientação, a turma preservou as partes principais do texto, formando um roteiro para o Teatro de Sombras. Pensando interdisciplinarmente, a professora Juliana Gonzalez, professora de Artes da mesma turma, levou os alunos a concluírem as personagens, já iniciadas por ela, em papel-cartão, colando-as em palitos de churrasco para que estes servissem de base. "É um teatro feito por crianças para crianças." diz a professora.
Professoras Elisa Bamonte e Juliana Gonzalez, junto aos alunos e elenco do Teatro de Sombra
TV ANGOLA
Já no 5º ano, turma 1501, as professoras trabalharam a lenda "A Galinha Dangola" como texto norteador, dando continuidade ao tema continente africano usando a Televisão de Papelão - TV Angola.
Os objetivos: levar os alunos a aprendizagem através da socialização, da criatividade, da coordenação, da memorização, do vocabulário, entre outros.
- composição dos grupos;
Alunos autores-roteiristas e diretores da película "A Lenda da Galinha D’Angola", pela TV Angola
"Chamar os colegas para a platéia, encaixar os 'rolos de filme' e caprichar na emoção na voz de cada narrador" foram alguns desafios que os alunos autores tiveram que enfrentar para aprenderem e compartilharem com todas as turmas, sobre a lenda africana A Galinha Dangola.
Material usado:
> 1 caixa de papelão resistente
Passo a passo para confeccionar a TV de Papelão: 1- Recorte um quadrado em um dos lados da caixa para fazer a tela de sua TV. Na parte lateral, próximo à abertura da tela, faça dois furos redondos de cada lado para encaixar os cabos de vassoura – um em cima e outro embaixo. 2- Pinte a caixa por fora, com guache, da cor que preferir. 3- Atravesse a caixa com os dois cabos, pelos furos, deixando pontas para fora para poder rodar o “filme”.
4- Cole as folhas de papel ofício em sequência e desenhe sua história quadro a quadro, da primeira para a última cena. Uma dica: meça o tamanho do recorte da tela para fazer os desenhos do tamanho certo e não deixar nenhum personagem escondido.
Parabéns às professoras Elisa Bamonte e Juiana Gonzalez pela brilhante parceria nestes projetos onde a arte e a leitura se fizeram complementar.
Platão
Visitem, acompanhem e comentem as postagens do blog http://escolamdominicana.blogspot.com.br/
Regina Bizarro é Professora da Rede Municipal de Educação e Representante do Rioeduca na 5ªCRE. Contatos: E-mail: reginabizarro@rioeduca.net Twitter: @rebiza Facebook: #rebiza |


Sexta-feira, 28/09/2012
Escola: Berço dos Campeões do Futuro
Os professores de Educação Física da E. M. Rosa da Fonseca organizaram um torneio de futebol, no dia 31 de agosto. Os alunos, divididos em times, aprenderam lições importantes sobre trabalho em equipe e vida saudável.Todos dedicaram-se muito e o torneio marcou a trajetória da escola neste ano letivo.
Atualmente, ninguém mais duvida da importância do esporte na vida das crianças e dos jovens.Especialistas dizem, que quanto mais cedo a criança cria o hábito pelo esporte, menos propensão ela tem a doenças. Além de prevenir doenças o esporte contribui no desenvolvimento infantil e também no relacionamento saudável com outras crianças.
Esta filosofia prevalece com muita relevância na Escola Municipal Rosa da Fonseca.No dia 31 de agosto foi realizado o Torneio de Futebol, onde todas as turmas foram representadas. Este foi um projeto elaborado em conjunto pelos professores de Educação Física. O Torneio de Futebol não só estimula a competição saudável, mas também abre a discussão sobre outros hábitos que influenciam na saúde e bem estar dos jovens.
Alimentação balanceada, exercícios físicos, trabalho em equipe e dedicação foram uns dos assuntos abordados no projeto que movimentou toda a escola.
"Atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável - ela é a base da atividade intelectual, criativa e dinâmica." John F. Kennedy
A Escola Municipal Rosa da Fonseca recebeu a parceria do Clube dos Oficiais da Vila Militar.
No clube, a escola contou com o espaço e com toda a infraestrutura necessária para que a atividade acontecesse da melhor forma possível, com segurança e conforto para os alunos participantes.
As equipes posaram orgulhosas para as fotos. Naquele dia, todos se mostraram vitoriosos por tanto aprendizado adquirido no desenvolver do projeto, tanto na escola quanto fora dela.
O projeto foi um sucesso absoluto, graças à iniciativa dos professores de Educação Física, do apoio de toda equipe pedagógica, funcio nários e da direção da E. M. Rosa da Fonseca. O resultado foi uma tarde agradável em clima de ordem e harmonia.
"Uma Escola só se faz grande, quando grandes profissionais se encontram e apoiam ações que trazem benefícios para toda a comunidade escolar." Patricia Nogueira - Coordenadora Pedagógica da E. M. Rosa da Fonseca
"O Portal Rioeduca é uma excelente fonte de material pedagógico de qualidade, tendo em vista a aplicabilidade das atividades e projetos relatados. Daí, a grande importância do compartilhamento de ações por parte dos professores da Rede, independentemente do tamanho ou da grandiosidade do trabalho realizado nas Unidades Escolares." Professora Patricia Nogueira - E.M. Rosa da Fonseca
O Rioeduca aguarda o relato da sua escola. Compartilhe conosco! Procure o representante da sua CRE.
Meus contatos: Twitter: Prof_Neilda
|


Sexta-feira, 28/09/2012
Primavera de Leituras
A leitura para a Educação Infantil e a Primavera para a natureza trazem colorido, riqueza e vida nova. Acompanhe as experiências das professoras Elidia Correia, Mônica Fonseca e Tânia Cruz unindo estas duas forças na 3ª CRE.
|
|
|
|
|
Contate-nos
angela.freitas@rioeduca.net
twitter @angeladario
facebook Angela Regina de Freitas


Sexta-feira, 28/09/2012
Família Miguel Calmon fazendo história na Internet
A Escola Municipal Miguel Calmon é a mais antiga do bairro de Paciência, Zona Oeste do Rio de Janeiro. É também, de todas as unidades escolares da 10ª CRE, aquela que mantém o seu blog há mais tempo em permanente funcionamento.
Direção da Escola Municipal Miguel Calmon: Lúcia, diretora; Denise, diretora adjunta; Graciene, coordenadora pedagógica e Cris Dias, professora regente da Sala de Leitura. Fotos copiadas do blog: http://www.emcalmon.blogspot.com.br/ É muito comum que as direções das escolas entrem em contato com os representantes do Rioeduca nas Coordenadorias Regionais de Educação, solicitando a divulgação dos seus blogs no portal. O pedido da Escola Municipal Miguel Calmon tem um significado especial, porque se trata da mais antiga escola do bairro de Paciência e aquela que já escreve boa parte da sua história pela Internet.
Alunos da Escola Municipal Miguel Calmon no passeio ao Pão de Açúcar. Foto copiada do blog: http://www.emcalmon.blogspot.com.br/
Círculo Montesoriano, alunos em atividades na Semana de Alfabetização, na Escola Municipal Miguel Calmon. Foto reproduzida do Blog http://www.emcalmon.blogspot.com.br/
Na montagem abaixo, professores da Escola Municipal Miguel Calmon, em fotos copiadas do blog http://www.emcalmon.blogspot.com.br/
Contatos: Professor Sinvaldo do Nascimento Souza, representante do Rioeduca na 10ª Coordenadoria Regional de Educação.
|

