
Quarta-feira, 30/09/2015
Amigos de Lobato
Os alunos do quarto ano do CIEP Samuel Wainer estão conhecendo a obra de Monteiro Lobato de uma maneira dinâmica, divertida e integrada com os conteúdos do bimestre.
A professora Sônia Cristina do Amaral Pereira, regente no CIEP Samuel Wainer, costuma trabalhar com suas turmas através de projetos. A professora enviou ao portal Rioeduca relatos do projeto “Amigos de Lobato”, que foi desenvolvido na unidade escolar em parceria com a professora Karol Behrens, também regente no quarto ano do Ensino Fundamental.
Professora Sônia e alunos.
A partir das inesquecíveis histórias, músicas e personagens do Sítio do Picapau Amarelo, as crianças foram motivadas na busca de novos conhecimentos para o seu cotidiano, e tiveram contato com diferentes gêneros de texto como: e-mail, receitas, letras de músicas, avisos, cartazes, cardápios e notícias. Também tiveram contato com a produção artística e diferentes recursos midiáticos relacionados ao tema. Aprenderam sobre valores morais, meio ambiente, espaços geográficos, matemática, ciências, cultura, entre outros temas, sempre buscando a formação de um leitor proficiente, capaz de interagir e dialogar em variadas situações comunicativas e agir com autonomia de pensamento e de expressão.
Mural com exposição de trabalhos realizados durante o projeto.
Atividade de produção de um convite com o tema do projeto.
Através desse projeto, foi possível trabalhar todos os conteúdos previstos para o bimestre, além de outros que foram surgindo a partir do interesse e curiosidade da turma, sempre de forma contextualizada e significativa. O tema escolhido foi muito enriquecedor e envolvente, pois favoreceu a interação entre as disciplinas de forma lúdica, sensível, crítica, questionadora, poética, divertida e emocionante.
Integração do projeto "Amigos de Lobato" com os conteúdos do bimestre.
A professora Sônia Amaral possui um blog onde compartilha experiências sobre os projetos pedagógicos que desenvolve com suas turmas. Esse blog possui informações que podem contribuir com ideias para o cotidiano escolar. Clique aqui para conhecer!
O contato da professora Sônia Amaral é: soniamaralpereira@gmail.com.
Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca. Entre em contato com o representante de sua CRE.
Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE renata.carvalho@rioeduca.net
|


Quarta-feira, 30/09/2015
Comemorando o Dia da Árvore
No dia 21 de setembro, foi comemorado o Dia da Árvore. A Escola Abeilard Feijó e o EDI Tenente Pedro de Lima Mendes enviaram os seus trabalhos. Confira!
E. M. Abeilard Feijó Os alunos do terceiro ano escreveram sobre: "O que fazer para ser um guardião da natureza?"
Texto dos alunos da turma 1.302.
Já o 1º e 2º ano enfeitaram os murais com seus trabalhos coloridos sobre a primavera e as árvores realizados na sala de leitura.
Murais enfeitam a E. M. Abeilard Feijó.
A coordenadora Daniela Abreu entrou no clima, e participou do projeto "Um poema em cada árvore" fazendo um belo poema.
Coordenadora Daniela Abreu.
EDI Tenente Pedro de Lima Mendes A professora Alexandra Paixão trabalhou ao ar livre! Roda de conversa, chamadinha, "janelinha do tempo", calendário, músicas. Tudo embaixo da nossa amiga ÁRVORE.
Registros feitos no quadro da fala dos alunos. Alunos ao ar livre.
Para encerrar a tarde, um Bingo Alfabético com as letras que compõem a palavra Árvore, e contação de história com o livro: "O gato e a árvore".
Alunos do EDI Tenente Pedro de Lima Mendes.
Quer saber mais sobre a atividade? Telefone: 2463-7866 ou 2463-8957 E-mail: emabeilard@rioeduca.net ou emtmendes@rioeduca.net
Laura Fantti Davilla Serpa
|


Terça-feira, 29/09/2015
Festa da Cultura na Escola Tia Ciata
Alunos e professores da Escola Municipal Tia Ciata dançam, cantam e encantam a comunidade escolar na realização da Festa da Cultura.
O último dia 27 de agosto foi de beleza e encantamento para pais, alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Tia Ciata, localizada na Praça Onze, região central da cidade maravilhosa. Nesse dia acontecia a Festa da Cultura 2015.
Danças típicas das diversas regiões do país foram apresentadas, mostrando aos presentes a diversidade cultural de nosso imenso país. Do 1º ao 6º ano, os alunos passaram por diversos sons e ritmos numa profusão de brilho e cores dos trajes e adereços confeccionados pela escola.
A escola aproveitou também para homenagear Tia Ciata nesse ano em que a cidade completa 450 anos.
À esquerda, boneca da Tia Ciata confecionada pela escola.
E por falar nisso, você sabe quem foi Tia Ciata?
Escola Municipal Tia Ciata Diretora: Lúcia Helena Baçal de Vasconcelos Coordenadora Pedagógica: Marli Tavares de Carvalho Telefone: 2273-4190
E-mail: emtciata@rioeduca.net
Professor Alexandre Roque de Araujo
COMENTE E COMPARTILHE!
|


Segunda-feira, 28/09/2015
Resgatando Valores
A gestão da Escola Rivadávia Manoel Pinto trabalha com quatro pilares para a educação do século XXI: ser, viver, conviver e aprender. E tem como projeto "O pequeno príncipe: resgatando valores".
A Escola Municipal Rivadávia Manoel Pinto, localizada à Avenida Litorânea, s/n°, em Pedra de Guaratiba, foi inaugurada no dia 9 de fevereiro de 2012. Recebeu esse nome em homenagem ao funcionário público e autodidata da música conhecido como “Maestro” e fundador da Sociedade Musical Deozílio Pinto, ainda hoje existente em Pedra de Guaratiba.
Rivadávia Manoel Pinto.
A unidade escolar atende a alunos do 1º ao 6º ano, tem como diretora a professora Viviany Cecy Nonato de Medeiros Elias e, como diretora adjunta, a professora Janaina da Silva Peçanha.
Parte da equipe da E. M. Rivadávia Manoel Pinto.
Segundo a diretora, ser, viver, conviver e aprender são os quatro pilares essenciais e invisíveis aos nossos olhos para a Educação do século XXI. Sendo assim, o foco do trabalho da unidade escolar é a criança: um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Dessa forma, eles planejam as atividades e o trabalho para alcançar o objetivo final. Em 2015, é desenvolvido o projeto "O pequeno príncipe: resgatando valores", baseado no livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry e numa história escrita pela aluna Ester, quando ela ainda estava no 3º ano. O projeto vai ganhando forma com afeto, amizade, valores, humanidade, fantasia, conhecimento, arte, cultura e vida em sociedade.
"O pequeno príncipe: resgatando valores".
Para que as crianças entendam que são especiais e únicas, várias atividades foram realizadas: murais, desenhos, histórias, teatro, arte, cultivo de plantas, gincana, entre outras. Em cada etapa do projeto, um valor é trabalhado. A primeira culminância aconteceu em maio, na Arena Abelardo Barbosa, com a apresentação do musical: "Mãe, assim como a rosa, tu és única no meu mundo". As professoras de Educação Artística tiveram um papel essencial, desde os ensaios até a decoração dos espaços e cenários.
A segunda culminância envolveu a disciplina de Educação Física com a gincana "Rivadávia na preservação da água", fazendo uma reflexão sobre como devemos cuidar do planeta, da água e da natureza, pois somos todos responsáveis por aquilo que cativamos, produzimos e plantamos.
Alunos envolvidos no projeto.
O projeto ainda está em andamento, e terá a Maratona de Histórias, envolvendo a Língua Portuguesa e o projeto Thanksgiving com a disciplina de Inglês fechando o ano letivo, pois agradecer também faz parte do currículo escolar.
Quer saber mais sobre o projeto?
E/SUBE/CRE (10.26.025) E. M. Rivadávia Manoel Pinto
Rodrigo Abreu
|

