A A A C
email

Terça-feira, 04/06/2019

Escola Municipal Rodrigo Otávio - 11ª CRE

Tags: 11ªcre, autoestima, debate, feminismo, gênero.

Jovens levam para os corredores da escola aulas sobre diversidade e pluralismo social

 

 

Alunos e professores da Escola Municipal Rodrigo Otávio (11.20.019) desenvolvem, a partir de um projeto interdisciplinar de português e artes plásticas, atividades sobre respeito, representatividade e protagonismo, trazendo a comunidade escolar para o debate sadio e para troca de experiências.

A partir do protagonismo popular, desenvolvido na narrativa do samba enredo de 2019 da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, a professora Flavia Chapetta, regente de Língua Portuguesa das turmas 1901 e 1902 , desenvolveu com os alunos atividades sobre as lutas populares e representatividade. 

A professora trouxe ao conhecimento dos alunos, personalidades importantes na história e cultura do Brasil como Luisa Mahin, Marielle Franco e Dandara, personalidades pouco lembradas pela história oficial. 

Dentro do contexto de pluralidade e minorias, as professoras deram um destaque especial as questões ligadas às mulheres e sua importância histórica. Após discutirem a narrativa trazida pelo samba enredo, os alunos iniciaram produções textuais baseadas na retrospectiva da vida de algumas das mulheres históricas, antes desconhecidas por eles.

 

Placas confeccionadas pelos alunos homenageando personalidades femininas

 

As professoras puderam trazer aos estudantes a compreensão de que há diferentes discursos e pontos de vistas sobre uma mesma realidade social e que todas as abordagens trazem consigo algum juízo de valor.

Apoiados na produção textual, os alunos auxiliados pela professora de Artes Plásticas, Margarete Mencarini, iniciaram a composição das placas de rua valorizando personalidades femininas  brasileiras escolhidas pelos alunos. Utilizando guache, papelão e inspiração os jovens deram a devida notoriedade à grandes mulheres brasileiras.

 

  

           

A professora Flavia Chapeta e as placas confeccionadas pelos alunos 

 

O trabalho das professoras repercutiu de maneira tão positiva entre os estudantes,  que um grupo de alunas da 1901 propôs a confecção de cartazes com frases de empoderamento e valorização para espalhar pelos banheiros da Unidade. As regentes compraram a ideia das alunas e levaram o projeto adiante, a fim de envolver todos os grupos da turma. Meninos e meninas envolveram-se no debate sobre  respeito, direitos, pertencimento, autoestima e representatividade.

 

 

 

Produção dos cartazes propostos pelos alunos

 

 

 

 

    

Alunas colam  seus cartazes nos banheiros femininos da Unidade Escolar

 

As questões levantadas por alunos e professores levaram ao pluralismo de ideias.

 

"Garantir a formação plena e o preparo para a cidadania implica promover participação, exercício de direitos e deveres, solidariedade, cooperação, justiça, respeito aos outros e a si mesmo. Isso não se faz sem liberdade de expressão, sem lidar com as diferenças, com ideias concorrentes e até com pontos de vista contraditórios. E isso só se concretiza por meio do debate franco com pais, comunidade, alunos, educadores." Maria Amábile Mansutti - coordenadora técnica do Cenpec (www.cenpec.org.br) e graduada em Pedagogia pela USP.

 

 

 

 

 

Alunos e professores reunidos com as produções realizadas

 

Segundo a aluna Bruna Lima Barreto da Silva, da turma 1901, "Fazer este tipo de trabalho foi muito enriquecedor para as alunas da turma. Mas também, foi muito importante para elevar a autoestima de todas as meninas da escola." 

As professoras envolvidas no projeto auxiliaram a escola a cumprir a função de contribuir para que os alunos entendam melhor o mundo e possam se posicionar criticamente frente às desigualdades, às discriminações, à diversidade e à pluralidade de pensamento.

O projeto se estenderá ao longo do ano letivo, abordando demandas trazidas pelos alunos, bem como questões pertinentes a formação cidadã deles.

 

 

 

 

Quer saber mais?

 

Escola Municipal Rodrigo Otávio

End.:Rua Antonio de Almeida, 11 Portuguesa 21920-340

e-mail: emotavio@rioeduca.net

Telefone: 3367-7528 3383-8867

Diretora Geral: Margareth Soares da Rocha

Diretor Adjunto: Michel Serpa

Coordenadora Pedagógica: Rita de Cassia Garcia

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 03/06/2019

E.M. José Moreira da Silva - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, sustentabilidade, ods.

 

 

 

Saída Pedagógica foi o ponto de partida para Escola Municipal José Moreira trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Localizada na Comunidade da Mangueira, Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro, a Escola Municipal José Moreira atende alunos da Educação Infantil ao 3º Ano do Ensino Fundamental, em turmas de turno parcial.

 


Este ano, a escola que está desenvolvendo o Projeto “JMS: Escola de Crianças Inteligentes, Construindo Atividades Sustentáveis”, utilizou a visita ao Museu da Light como pontapé para as atividades do projeto que permeará todo o ano letivo de 2019. Vale destacar que o projeto foi idealizado pela professora Simone dos Santos Lacerda, regente da Sala de Leitura da Unidade.

 

 

Aprendizado com diversão


Durante a visita, os alunos aprenderam sobre a energia elétrica e sobre hábitos e atitudes relacionadas ao consumo consciente da energia elétrica. Atividades lúdicas e divertidas proporcionaram aos alunos a oportunidade de aprender de forma divertida e prazerosa.

 

Alunos ouvem atendamente as explicações dos monitores do Museu

 

E assim, a escola pôde marcar o início do projeto, que trabalhará transversalmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dando ênfase aos relacionados abaixo:


ODS 06: Água Potável e saneamento, que visa assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todo;

ODS 7: Energia Acessível e Limpa, que visa assegurar o acesso sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos, fazendo interligação com ODS 11, 12 e 14, que falam sobre cidades e comunidades sustentáveis, consumos sustentáveis, conservação e uso sustentável dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

 

A energia está em todos os momentos de nossa vida.


E a atividade ficou marcada na história das crianças da escola. Vejam alguns depoimentos:


“Obrigada tias pelo passeio, o Wilton amou o passeio. Só fala disso agora! É muito importante para eles. Parabéns tias!” (Ana Karolynne Alves - mãe do Wilton 1302, via pagina do facebook).


“Obrigada tias pelo passeio! Minha filha amou e me contou cada detalhe. Não para de falar que foi muito bom” ( Jose Silva – mãe da Carolaini 1301, via pagina do facebook).


“Muito bom, teve uma esfera de luz que dava choque, tinha os Simpsons em Lego, tinha uma bola de luz que rodando ligava a eletricidade.” (Marcus Winicius – 1301).


“A experiencia de pedalar e fazer a energia da casa foi muito legal e o teatro da Biônica e Elétrico que fizeram muitas coisas de luz. (Carolaine – 1301).

 

Alunos no bonde elétrico, percursor do VLT, que utiliza energia limpa.


E você , tem alguma experiencia pedagógica para compartilhar conosco?


Para Saber Mais:

Escola Municipal José Moreira da Silva

E-mail: emjmoreira@rioeduca.net

Telefone: 3895-8638

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 03/06/2019

Creche Municipal Professor Rogério Pedro Batista - 6ª CRE

Tags: 6.ª cre, semana da família.

A Creche Municipal Professor Rogério Pedro Batista realizou, na semana de 13 a 17 de maio, a Semana da Família. 

Vamos conhecer um pouco desse trabalho?

 

Essa é a primeira edição da Semana da Família da C.M. Professor Rogério Pedro Batista

 

A Creche Municipal Professor Rogério Pedro Batista fica localizada em Acari e atende alunos do Maternal I e II, em horário de turno único. As gestoras da Unidade Escolar, professoras Adriana Fonseca e Alana Christina, juntamente com sua equipe de professores e agentes de Educação Infantil acreditam que a participação da família na escola favorece a aprendizagem e promove a autoestima da criança; que se sente valorizada e segura com a presença dos pais e/ou responsáveis.

 


A parceria da família com a escola é fundamental para o sucesso da educação de toda criança. Por isso, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros na importante caminhada da formação educacional do ser humano. Este é o objetivo principal da Semana da Família na escola, estreitar ainda mais as relações familiares com a educação e, assim, promover uma aprendizagem significativa e de qualidade aos alunos.

 

Embelezamento das mãos, com a responsável Aline

 

Corte de cabelo e design de sobrancelha, com a responsável Elizabeth

 

A Semana da Família ofereceu diversas atividades aos responsáveis. Aline, mãe do aluno Pedro (EI-22), ofereceu seus serviços de manicure à comunidade. Elizabeth, mãe do pequeno Matheus Diogo, promoveu um dia de corte de cabelo e design de sobrancelha. Tatiana Sousa, uma grande parceira da escola, doou seu tempo e conhecimentos na oficina de automaquiagem, buscando desenvolver a autoestima das mulheres da comunidade escolar. Para encerrar a semana, os pais dos alunos participaram de um grande evento na Vila Olímpica Clara Nunes. Não faltou diversão: teve lanche coletivo, sorteio de brindes, aula de zumba, atividades com os professores da vila e apresentação dos alunos.

 


“E, fechando a Semana da Família, tivemos hoje a nossa grande festa. Momento de confraternização entre todas as famílias da Creche Rogério! Grandes parcerias contribuíram para o sucesso da nossa Festa da Família! Instituto Embeleze, CMS Fazenda Botafogo, professora Alessandra Regina e a Vila Olímpica Clara Nunes.” – relatou a diretora Adriana Fonseca

 

Oficina de  auto maquiagem, com a parceira Tatiana Sousa

 

Alguns momentos do encerramento da Semana da Família na Vila Olímpica

 

Todo o trabalho desenvolvido pela equipe da Creche Municipal Professor Rogério Pedro Batista é voltado para a construção de uma educação de qualidade e, para isso, é preciso uma interação entre escola e família. Estes dois segmentos sociais possuem uma grande tarefa, pois é nelas que se formam os primeiros grupos sociais de uma criança.


Parabéns à toda equipe da Creche Municipal Professor Rogério Pedro Batista pelo trabalho de excelência que vem realizando com os alunos e responsáveis! Que ações como estas se tornem cada vez mais constantes em todas as unidades escolares!

 

É um orgulho ter esta equipe de sucesso na 6.ª CRE!

 

 


Quer saber mais sobre o trabalho desenvolvido pela Creche Municipal Professor Rogério Pedro Batista? 

 


Creche Municipal Professor Rogério Pedro Batista

Endereço: Rua São Cristóvão Xavier Lopes, 120 – Acari, RJ

Telefone: (21) 2407-6644

E-mail: cmpbatista@rioeduca.net

Facebook: cmpbatista rogerio


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 22/05/2019

E.M. José Aparecido do Prado Sarti - 3ª CRE

Tags: 3acre, bike, trânsito.

 Projeto Bike Educa: uma  parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a CET-Rio. 

 

 

O objetivo principal do projeto Bike Educa é abordar  as regras de trânsito de forma lúdica e prazeirosa, de modo que os alunos sejam multiplicadores de práticas cidadãs no trânsito. 

 

 

 

O Bike Educa, idealizado pela CETRio, recebe crianças de diferentes regiões da cidade. Durante o projeto, os alunos simulam, em uma pista que imita ruas da cidade, situações cotidianas do trânsito. A  participação das escolas é definida através da realização de uma inscrição e agendamento de dias e horários com a equipe responsável. 

 

 

Como funciona na prática: 

As crianças são recebidas por instrutores integrantes da equipe do projeto da CET Rio e são instruídas sobre as dinâmicas de trânsito que irão participar. Após esse primeiro momento, elas recebem bicicletas e começam a trafegar pela pista,  obedecendo as sinalizações e orientações dos instrutores.

Os alunos que ainda não sabem andar de bicicicleta participam, antes de ir à pista, de uma oficina que os familiariza com esse meio de transporte.

Uma vez na pista, os alunos participam de algumas simulações de atitudes e  comportamentos necessários no trânsito.  Além disso, os estudantes recebem dicas de convivência democrática entre transeuntes, ciclistas e motoristas e também aprendem que “o maior veículo é responsável pelo menor e todos são responsáveis pelo pedestre", conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

A Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti  faz parte do grupo de escolas participantes desse projeto. A Unidade Escolar já participou mais de uma vez dessa formação, pois sua equipe de direção e seus professores consideram o projeto válido, divertido e prazeroso.


As crianças adoram a atividade e ainda desfrutam de uma paisagem muito bonita e rica para o desenvolvimento pedagógico. - Diz a Coordenadora pedagógica, professora Iris.

 
Este ano a escola inscreveu no projeto quatro turmas: 1302, 1303, 1041 e 1602.   

“Eu adorei o projeto! Aprendi sobre as sinalizações e placas, andei de bicicleta com a minha professora e foi muito divertido. Queria voltar mais vezes!” - Relata a aluna Yasmin Victória, da turma 1401.

 

 

Quer saber mais sobre esse trabalho?

Entre em contato com a Unidade Escolar.
Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti
Diretora: Flavia Lucio Ramos Pereira

E-mail: emsarti@rioeduca.net
Telefone: 3822 4607

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share