A A A C
email

Quinta-feira, 09/05/2019

Escola Municipal Professor Antônio Boaventura - 9ª CRE

Tags: 9ºcre, primário, artes, corpo..

Corpo – A primeira forma de Linguagem

 

Todas as crianças devem vivenciar diferentes sensações e percepções, para que assim possam descobrir suas possibilidades e ampliar suas linguagens, seja de forma verbal ou não verbal. Elas se expressam de diversas formas: dramatizando, imitando, cantando, jogando, desenhando e conversando. Com isso, gradativamente, vão tomando consciência do seu próprio corpo. 

Nesse contexto, a Escola Municipal Professor Antônio Boaventura colocou em prática uma proposta que reflete o momento de fantasia, predominante na infância, relacionando-o à realidade. O objetivo foi propiciar o desenvolvimento do esquema corporal, que é a consciência do corpo como meio de comunicação, consigo mesmo e com o meio, além da criatividade dos alunos.

 

 

Alunos se expressando através do corpo

 

 

A Unidade de Ensino está situada na rua Nova Era, nº 401, Campo Grande, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro e atende, em horário integral, alunos cursando o primário do Ensino Fundamental. Inaugurada em 2016, a escola é referência na qualidade de ensino e super elogiada por toda a comunidade escolar. O trabalho é desenvolvido por profissionais de extrema competência e já mudou a realidade da população local.

 

 

Estudantes desempenham as atividades com muita alegria

 

 

Segundo a professora Raquel Souza, de Educação Física: “É através desse instrumento, o corpo - a primeira forma de linguagem, que todos os saberes são incorporados. Manter algumas posturas, enquanto a professora registrava as cenas, pode não ter sido uma tarefa muito fácil, mas a experiência mostrou como são capazes de superar desafios e o resultado foi maravilhoso".

 

 

Atividades do projeto sendo desenvolvidas pelos discentes

 

 

A diretora Adriana Pereira dos Santos relatou que a equipe gestora tem muito orgulho dos profissionais que atuam na escola e do excelente trabalho que realizam. A cada dia é surpreendida com a dedicação, criatividade e inovação de cada um em suas práticas. Este lindo trabalho, desenvolvido pela professora Raquel Souza, em parceria com a belíssima produção artística do professor de Artes Caio Armstrong e da Coordenadora Pedagógica Juliana Delgado Pires, é um exemplo de que com amor, dedicação, criatividade, talento e recursos usados no nosso cotidiano, podemos alcançar nossos objetivos.

 

 

Alunos expressam o sentimento de amor com muita alegria

 

 

Os alunos ficaram muito motivados e empenhados em contribuir para o sucesso do trabalho. Os responsáveis também adoraram os registros e o resultado do projeto. 

 

 

Para saber mais:
Unidade Escolar: Escola Municipal Professor Antônio Boaventura
Direção: Adriana Pereira dos Santos
E-mail: emboaventura@rioeduca.net
Telefone: 2323-7025

 

 

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/05/2019

E.M Embaixador Barros Hurtado - 4ªCRE

Tags: 4ªcre, ensino fundamental, parceria.

 

No dia 29 de março, tivemos a Escola Municipal Embaixador Barros Hurtado comemorou seu 60° aniversário. Confira!

 

  

                       Foto oficial da U.E              

                                                                                                       

A Escola Municipal Embaixador Barros Hurtado, localizada em Cordovil, para comemorar seu aniversário teve a oportunidade de ouvir e dialogar com o grupo Afroreggae e com o Mágico Felipe Medeiros, ex-aluno da escola. O que proporcionou um momento de desenvolvimento da linguagem artística e descontração a todos. 

Para completar essa grande comemoração, pelos anos dedicados a educação carioca, a Unidade Escolar contou com a participação dos diversos segmentos que auxiliam no sucesso da aprendizagem dos alunos. Estavam, assim,  presentes o Conselho Tutelar, a Clínica da Família, o Grupo Embaixadores, as escolas coirmãs circunvizinhas e muitos outros.

 

Grupo Afroreggae 

 

E o que não pode faltar em toda festa? O bolo! Os alunos foram convidados a cantar em uma única voz um lindo parabéns, homenageando a escola por toda sua trajetória exitosa e por fazer  história na vida de cada um que por ali já passou. 

 

 

Bolo de comemoração pelos 60 anos

 

 

 

Equipe da U.E e alunos reunidos 

 

Como dizia Paulo Freire: "A escola não muda o mundo, a escola muda as pessoas, as pessoas mudam o mundo..."

 

Parabéns a toda Equipe!

Quer conhecer um pouco mais da E.M Embaixador Barros Hurtado?
Endereço :Rua General Carvalho, 702 Bairro: Cordovil.

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 08/05/2019

Escola Municipal Nossa Senhora de Pompéia - 3ªCRE

Tags: cre03, samba, música.

 

Samba não é só Carnaval! É antes de tudo uma manifestação cultural representativa da Cidade do Rio de Janeiro. Diante disso, a Escola Municipal Nossa Senhora de Pompéia, através do projeto desenvolvido pela  professora  Elaine Morgado, de  Educação Física, , buscou  demonstrar o samba como  tradição histórica para sua comunidade escolar.

 

O projeto "Samba no Pé" tem a intenção de estimular o desenvolvimento e a criatividade da criança através da leitura, da música, da dança e do desenho. Além disso, aborda temas como: a cidadania e cultura popular; o respeito ao próximo; a conscientização ambiental e a reciclagem; a expressividade através da cultura corporal de movimento (dança e o ritmo);  e o canto através da musicalização e do estudo da linguagem musical.

 

 

A proposta pedagógica do projeto apresenta como objetivo principal contar a história do samba, despertando o interesse da criançada pela cultura popular afro-brasileira. Nesse contexto, o "Samba no Pé" busca explorar o samba em sua multiplicidade, discutindo temas como: o samba e sua origem; as modalidades; e os principais artistas representantes do gênero.

O projeto  visa, também,  promover a aprendizagem e o gosto dos alunos pelos passos do samba, pela harmonizaçao no toque dos instrumentos e pelas manifestações artísticas que auxiliam a narrativa da história do samba.

 


 

Segundo a narrativa da professora, foram  realizadas as seguintes atividades:

  • Contação de história do livro “Samba Menino”; do músico, publicitário, escritor e produtor cultural Raphael Moreira;
  • Trabalho com o samba “ Coisinha do pai” de Jorge Aragão;
  • Realização de uma roda ao som de “Ê baiana” de Dorival Caymmi;
  • Realização de uma roda ao som de  “Samba da minha Terra” de Dorival Caymmi;
  • Produção instrumentos musicais feito de potes de Yogurte e garrafas de refrigerantes;
  • Apresentação do samba  “Samba Menino” de autoria da compositora e cantora Lu Fogaça;
  • Escolha e montagem do personagem do Samba Menino que chama um (a) amigo(a) para sambar.
  • Produção artística com o tema: Samba Menino. 

 

 

Dessa forma, a escola procurou mostrar aos alunos a importância  do Samba, mostrando  seus aspectos históricos, sua influencia na construção cultural do Rio de Janeiro, sua riqueza cultural e sua diversidade.

 

 

Quer saber mais sobre esse trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.
E/CRE (03.13.031) Escola Municipal Nossa Senhora de Pompéia

Diretora: KATIA ELIZABETH DOS SANTOS QUIRINO
E-mail: ccpompeia@rioeduca.net

Telefone: 3315-2185

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 08/05/2019

EDI Professor Cristiano Pinto de Moraes Bispo. - 8ª CRE

Tags: 8ªcre, educação infantil, aula passeio, natureza.

O EDI Professor Cristiano Pinto de Moraes Bispo visitou um dos maiores parques naturais do mundo: o Parque Estadual da Pedra Branca. Em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente, professores, alunos e responsáveis aprenderam sobre a importância da preservação de um local como esse para o futuro de todos nós!

 

 

 

Equipe pedagógica do EDI Cristiano Bispo encenando o ciclo da água, do livro "Juju vai viajar"

 

 

Pensar em um mundo sustentável onde todos se comprometem com o meio ambiente deve ser um dos pilares da educação da infância, visando formar adultos provavelmente mais conscientes.

Dessa forma, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Professor Cristiano Pinto de Moraes Bispo, na 8ª CRE, tem como tema do seu projeto anual: "Sustentabilidade: Transformar e Criar é Só Começar!"

A Unidade Escolar elaborou diversas atividades e propostas para que os alunos e os seus responsáveis pudessem ter experiências concretas e compartilhadas durante todo o ano. A primeira etapa do projeto foi voltada para a valorização da água.

Nesse contexto, foram realizadas atividades nas turmas da Unidade Escolar sobre esse bem tão precioso e fundamental à vida! Os alunos da Educação Infantil, embora bem pequenos, já podem criar o hábito de não desperdiçar a água em suas casas e foi exatamente esse o objetivo das atividades em um primeiro momento.Usar a água com responsabilidade, só o necessário, é um aprendizado para toda a sociedade.

A equipe pedagógica do EDI Professor Cristiano Bispo encenou uma peça que foi criada a partir do livro "Juju vai Viajar", de Gi Barbosa. A obra fala sobre o Ciclo da Água e sua importância para a existência da humanidade.

 

 

 

Professora Mariley Kneipp e sua turma conversando sobre a visita ao Parque Estadual da Pedra Branca

 

No dia 03 de abril, as crianças do EDI Professor Cristiano Bispo e seus responsáveis foram convidados para uma aula passeio no Parque Estadual da Pedra Branca. Nenhuma criança ficou de fora desse evento, desde o berçário até a Pré- Escola, todos participaram desse momento agradável de interação e aprendizado.

O Parque Estadual da Pedra Branca é considerado um dos maiores parques naturais do mundo, sendo também uma das maiores florestas urbanas que existem. O EDI visitou uma das subsedes desse parque, o Núcleo Piraquara, que fica no bairro de Realengo, bem perto da unidade escolar.

Ao chegar, o grupo pôde visitar as quedas do Rio Piraquara, desfrutar do frescor proporcionado pela flora do local e admirar um espaço tão belo e importante que faz parte da localidade onde vivem.

Os Guardas Parque do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) apresentaram ao grupo as espécies de animais que habitam o parque. Esse foi o ponto alto da aula-passeio para as crianças. Todos ouviram atentamente as instruções dos guardas, enquanto olhavam algumas espécies que estavam expostas. 
Os guardas também orientaram os presentes sobre os cuidados em relação a preservação daquela região e ainda sobre os equipamentos de segurança e instrumentos para apagar incêndio nas matas.

 

 

Alunos do EDI Cristiano Bispo observando os animais nativos do Parque Estadual

 

 

Esse dia ofereceu aos participantes uma aula completa de educação ambiental baseada na ideia de que precisamos preservar hoje, para termos os benefícios da natureza amanhã.

Para encerrar o evento, foi realizado um piquenique à sombra das árvores do parque. Pais e alunos demonstraram a sintonia que essa ação proporcionou a todos eles.

 

. “Visitar o Parque Estadual da Pedra Branca com toda a escola foi um momento bem especial! Todos gostaram muito e os responsáveis já querem uma segunda edição!”

             Simone Cristina – Professora Articuladora no EDI Professor Cristiano Bispo 

 

 

O EDI Cristiano Bispo estende até as famílias as reflexões produzidas a partir do seu projeto. As próximas ações continuarão propondo que alunos e responsáveis pensem em atitudes sustentáveis e incorporem novos hábitos.

 


 

Equipe do EDI Cristiano Bispo reunida ao final da visita ao Parque Estadual da Pedra Branca

 

O Rioeduca parabeniza o EDI Professor Cristiano Bispo pelas ações do Projeto " Sustentabilidade:Transformar e Criar é Só Começar!"

 

 

 

EDI 08.33.806 Professor Cristiano Bispo:

Diretora Geral: Lilia Esteves

Diretora Adjunta: Patrícia Maciel

Rua Feira Nova - s/nº - Realengo

Email: edicristianopmoraes@rioeduca.net

Tel.: 3333-0880

 

Para informações sobre o Parque Estadual da Pedra Branca clique aqui!

 

 

 

 

 

Entre em contato com o representante da sua CRE e participe do Rioeduca!

 

 


 


   
           



Yammer Share