A A A C
email
Fique por dentro das novidades e possibilidades da plataforma online de aulas colaborativas Educopédia.

Sexta-feira, 05/04/2013

Educação Inclusiva para Professores na Plataforma da Educopédia

Tags: educopedia.

"Direcionado a todos os profissionais ligados à Educação, mas aberto a todas as pessoas interessadas pelo assunto, o curso Educação sob uma Perspectiva Inclusiva, não é um tratado, mas objetiva ser uma reflexão para subsidiar conversas, debates e discussões sobre os temas expostos.

 

 

 

 

 

Estrutura-se em módulos didáticos que apresentam, desde os conceitos básicos, passando pela legislação de implementação de políticas inclusivas, modelos de acessibilidade, adaptações curriculares até um perfil de cada deficiência e suas características.”

 


Assim começa o Curso de Educação Inclusiva para Professores na Plataforma da Educopédia e, por si só, já deixa claro o seu objetivo, sua estrutura e seu público alvo.

 


 

 

Como em todos os cursos da Educopédia, o curso oferece muitos links com textos e vídeos para estudo do professor, dicas de atividades e comportamentos para que o professor possa estudar, refletir e transpor para seu cotidiano as sugestões dadas. É um curso em constante movimento, onde as aulas estão sendo sempre revisadas e atualizadas para acompanharem a evolução natural do tema, que é objeto de estudo de vários pesquisadores há relativamente pouquíssimo tempo, em especial no cenário brasileiro.

 

 

O curso está sendo construído para oferecer auxílio aos professores que se interessam pelo tema da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, ou que já trabalhem com alunos incluídos, fornecendo material específico para o início de seus estudos. À partir de suas aulas, pretende-se que os professores reflitam sobre suas ações, pesquisem sobre os temas e subtemas sugeridos e aprofunde mais e mais os seus conhecimentos na área, pois existe a real necessidade do professor que recebe o aluno da Educação Especial em aprender sobre essa nova realidade, uma vez que a peculiaridade desta área torna impossível uma metodologia pedagógica única.

 

 

Sendo assim, o Curso de Educação Inclusiva para Professores na Plataforma da Educopédia não tem a pretensão de esgotar todas as especificações necessárias ao tema. Ele fomenta o interesse pela pesquisa abrindo novas portas e fazendo com que o professor busque cada vez mais a sua atualização, reconceituando as suas práticas pedagógicas de acordo com as demandas que se apresentam em seu cotidiano escolar.

 

Confira: http://www.educopedia.com.br

 

 

 

(Texto elaborado por Monique O. Lima, Renata D’Acri e Soraya Rosa)
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 05/03/2013

Educopédia com Materiais Off-line

Tags: educopedia, offline, professores.

 

 

Reprodução da Circular E/SUBTE 01 /2013, encaminhada em 05 de março de 2013


Sr(a) Coordenador(a),
Sr(a) Gerente de GED,
Sr(a) Diretor(a),
Sr(a) Professor(a),

 

    Mais um ano se inicia e a Educopédia continua com muitas novidades, para professores e alunos das escolas da rede, dentre estas:


    A disponibilização de materiais em formato off-line, como aulas off-line de língua portuguesa e matemática, do 5º ao 9º ano, livros, minigames e jogos, que podem ser baixados.


    Para acessá-los, siga o seguinte caminho: ferramentas conteúdo off-line.

 

 

    A Máquina de Publicar e livros transmídias, como novos recursos da Educoteca.

 

    Visando a formação em serviço, no começo de fevereiro, lançamos os cursos especiais para professores: Transformação 2.0 e Transformação 3.0, que podem ser utilizados nos Centros de Estudos das escolas.


    O uso desses recursos digitais no planejamento do professor vai incrementar novas possibilidades de diálogo com as linguagens digitais mais usadas pelos alunos, além de servir como canal de atualização para todos os envolvidos no processo pedagógico nas escolas.

 

 

 

 

    Agradecemos, mais uma vez, a atenção e a dedicação de todos.

Atenciosamente,

 

 

Rafael Parente :)
rafaelparente@rioeduca.net / @rafael_parente / 8627-2088

    

 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 18/01/2013

Educopédia - Materiais para Download

Tags: educopedia, .


 


Que tal colocar a Educopédia na tela dos computadores da sua escola? Para isso, use os papéis de parede feitos pela Equipe da AIT. Clique para fazer o download:


Papel de parede 1 - lilás


Papel de parede 2 - mesa de trabalho


Papel de parede 3 - surf


Papel de parede 4 - alunos


Papel de parede - Educoteca


Papel de parede - Pé de Vento
 

 

 

Fonte: http://blogcre3.blogspot.com.br/p/materiais-para-download.html

 

                                      

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/10/2012

Seleção de Educopedistas

Tags: educopedia.

 

 

 

Concurso seletivo – Educopédia

Outubro/2012

 

Prezado(a) professor(a),

Este edital trata da seleção de novos professores educopedistas que desejam transformar sonho em realidade.
 

 

A Educopédia, plataforma da rede municipal do Rio de Janeiro, é hoje, não só um espaço de aulas digitais, mas um ambiente que contém cursos e ferramentas para a capacitação de educopedistas, professores e gestores. Com aulas produzidas por professores e para professores, conta em toda a sua trajetória com a parceria do MEC.
 

 

Visando ofertar a oportunidade de o maior número possível de professores participar da produção das aulas digitais, para atender a novas produções, incluindo o material digital para os novos Ginásios Experimentais de Artes e Música, a gerência da plataforma

 

Educopédia torna público que entre os dias 25 de outubro a 04 de novembro estará aberto o processo seletivo para professores que desejam tornar-se produtores de aulas digitais.

 

 

Agradecemos o seu interesse.

Abraços, Equipe Educopédia

 

 

CONFIRA O EDITAL NA ÍNTEGRA

 

 

 

FAÇA PRIMEIRO A SUA INSCRIÇÃO! CLIQUE ABAIXO!
PREENCHA O FORMULÁRIO 

 

 

 

 

IMPORTANTE: Após o preenchimento do formulário, não esqueça das observações importantes:

Encaminhe a produção exigida no anexo I, em arquivo único, para o email selecao.educopedia@gmail.com, até as 23horas, horário de Brasília, do dia 04 de novembro, com o título seleção.educopedia2012/ disciplina (coloque o nome da disciplina a que concorre). 

Observação: Não serão aceitos arquivos incompletos 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share