A A A C
email
Blog destinado a grandes especialistas da Educação. Você também pode participar. Veja como.

Quarta-feira, 01/05/2019

Fica a Dica: Livro Artes e Ofícios

Tags: dica, livro, ofícios.

Fica a Dica: Livro Artes e Oficios

 

 

 

Aproveitando que nesse mês de maio comemoramos o Dia do Trabalhador, que tal falarmos um pouco de algumas profissões?

Com o livro “Artes e Ofício” a autora, Roseana Murray, pincela certas profissões, antigas ou atuais, em forma de poesia. Será que eles conhecem todas as profissões?

 


“O pintor
O pintor com seu pincel
não sabe que tinta é essa
que sai direto do coração
e vai pintando terra e céu.

Pinta mares e montanhas,
o homem e seus mistérios
o amor com seus novelos,
encruzilhadas e girassóis.

Então, quando o dia acaba,
Inventa uma cama macia,
e dentro dos sonhos,
vagarosamente, eternamente,
ele pinta.”

 

Quando criança sonhamos em ser várias coisas, bailarina, bombeiro, astronauta, alguns mudam de ideia no decorrer dos anos, outros desde cedo já sabem o que vão ser.

Será que seus alunos sabem o que faz um astrônomo? A importância de ser um professor?

Que tal explorar um pouco o universo adulto com suas crianças? Vamos despertar a curiosidade das crianças para as diferentes profissões.

Pergunte aos seus alunos: O que você quer ser quando crescer?

Podemos explorar também a poesia "O que vou ser", do Pedro Bandeira:

 

"Bete quer ser bailarina,
Zé quer ser aviador.
Carlos vai plantar batata,
Juca quer ser um ator.

Camila gosta de música.
Patrícia quer desenhar.
Uma vai pegando o lápis,
a outra põe-se a cantar.

Mas eu não sei se vou ser
poeta, doutora ou atriz.
Hoje eu só sei uma coisa:
quero ser muito feliz!" 

 

Fica a dica! 

 

Conto com a sua participação, professor(a). Mande também suas dicas e sugestões e vamos explorar o mundo literário!


Até a próxima!

 

 
 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 24/04/2019

Fica a Dica: Pixinguinha - Compositor, Maestro e Instrumentista

Tags: dicas, educação musical, choro, pixinguinha.

Fica a Dica: Pixinguinha - Compositor, Maestro e Instrumentista

 


 

Olá! Estamos aqui, mais uma vez, com a nossa dica mensal!


Hoje vamos falar sobre Pixinguinha. Seu verdadeiro nome era Alfredo da Rocha Vianna Filho. Ele foi maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro...! Representa muito para a nossa música e tem composições belíssimas!


“Alfredo da Rocha Viana Filho (1897-1973) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de abril de 1897. Com 13 anos compôs seu primeiro choro “Lata de Leite”, que revolucionou a música daquela época. Filho de um flautista, recebeu uma flauta de presente e foi encaminhado para aulas de música. Em 1911, começou a tocar na orquestra do rancho carnavalesco, ‘Filhas da Jardineira’, onde conheceu Donga e João da Baiana.” (Fonte: https://www.ebiografia.com/pixinguinha/)


Embora esse site mencione que sua data de nascimento era 23 de abril, há registros de que, na verdade, a data do seu nascimento seria 04 de maio.


“No dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional do Choro. A data foi criada como homenagem ao que se acreditava ser a data de nascimento de Pixinguinha. Ela foi criada oficialmente em 4 de setembro de 2000, quando foi sancionada lei originada por iniciativa do bandolinista Hamilton de Holanda e seus alunos da Escola de Choro Raphael Rabello. Em novembro de 2016, entretanto, foi descoberto que a verdadeira data de nascimento do compositor é 4 de maio de 1897, e não 23 de abril, como se acreditava até então. Apesar disso, a data de comemoração do estilo musical criado pelo artista permaneceu inalterada.” (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pixinguinha)


Polêmicas à parte, Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira. Contribuiu diretamente para que o Choro encontrasse uma forma musical definitiva.


“O choro entra na cena musical brasileira em meados e finais do século 19 e, nesse período, se destacam Callado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Inicialmente, o gênero mesclava elementos da música africana e europeia e era executado principalmente por funcionários públicos, instrumentistas das bandas militares e operários têxteis.” (Fonte: https://www.abramus.org.br/noticias/4420/23-de-abril-dia-nacional-do-choro/)


O Choro “é um gênero musical, música popular e instrumental brasileira com mais de 130 anos de existência.” (Fonte: https://www.abramus.org.br/noticias/4420/23-de-abril-dia-nacional-do-choro/)


Sobre o gênero, é possível trabalhar em todas as faixas etárias e modalidades de ensino. Com os alunos menores, costumo utilizar bastante o livro "Histórias da Música Popular Brasileira para Crianças", de Simone Cit, com ilustrações de Iara Teixeira.


No livro, há um capítulo exclusivo sobre Pixinguinha, que conta sobre a origem do seu apelido, sobre a movimentada casa onde morou, sempre frequentada por músicos amigos de seu pai, das noites em que ele ficava no quarto ouvindo todas aquelas canções e como foi desenvolvida a sua trajetória: sua infância, o grupo “Oito Batutas” por onde passou, suas composições, entre outros aspectos bastante interessantes.


O texto é direcionado para crianças, com ilustrações que chamam a atenção e canções selecionadas inseridas no decorrer da história. Vale muito a pena utilizá-lo. Sempre que uso, os alunos interagem com a história e com as músicas.


Para os maiores, há bastante material na internet sobre Pixinguinha, assim como os áudios de suas composições. O site do Instituto Moreira Sales traz informações minuciosas sobre o artista, inclusive com várias versões de suas obras. (https://pixinguinha.com.br/)


É muito importante que os alunos conheçam a vida e a obra dos nossos artistas emblemáticos para a Música Popular Brasileira. Artistas que ajudaram a construí-la e deixaram obras que até hoje são executadas, emocionando a muitas gerações.


E, por falar em emoção, deixo aqui a apresentação de “Carinhoso”, uma das obras mais importantes de Pixinguinha, composta entre 1916 e 1917, no vídeo interpretada pela Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, do Programa Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Aproveitem! É de arrepiar! 

 

 

E aí, gostaram da nossa dica? Escreva pra gente! smiley

Fica a Dica! 

 

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 29/03/2019

Fica a Dica: Voa, João

Tags: dica, livro, voa joão.

 

Fica a Dica: Livro Voa, João

 

 

Estamos de volta!


Nossa primeira dica do ano é da Coleção “Que Medo!”, o livro “Voa, João”. Uma adaptação do filme de animação de Humberto Avelar. O livro é uma produção da MultiRio e conta com o recurso interativo da realidade aumentada, que dá vida às animações.


Na história, João é um passarinho que vive dentro da casca e, como nunca sai, seus pais, então, levam tudo o que ele precisa, seja comida ou brinquedos. E mesmo com todo o incentivo de seus pais, João não sai da casquinha.


Sua mãe o matricula numa escola de passarinho, mas ele treme só de ver a altura da escola. No primeiro dia de aula, João vai para escola dentro da casca e a professora também o incentiva a sair.


“Sai da casca, João!
Vem aprender, João!
Bate as asas, João!
Voa, voa, João!”

 

Na primeira lição, enquanto seus colegas prestavam atenção, João ouvia de dentro da casca. No terceiro exercício, João resolveu tentar e, logo, uma emoção tomou conta do seu corpo. Batendo as asas com toda sua força, saiu rolando da sala de aula.


Sua professora e seus colegas ficaram preocupados vendo a casca que caía com João dentro.


Ao chegar no chão, ninguém podia acreditar no que estava acontecendo. A casca estava vazia e onde foi parar João?


Pergunte a seus alunos: o que será que aconteceu com João? O medo do desconhecido, às vezes, nos paralisa, mas quando enfrentamos, o resultado pode nos surpreender.


Um ótimo ano letivo!

 

Para ter acesso ao conteúdo especial é necessário baixar o aplicativo na Play Store e posicionar a câmera do Smartphone em direção às páginas indicadas.

 

Fonte: Multirio

 

Fica a dica!  

Conto com a sua participação, professor(a). Mande também suas dicas e sugestões e vamos explorar o mundo literário!
Até a próxima!

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/03/2019

Fica a Dica: Os Benefícios da Música

Tags: dica, educação musical, música, benefícios.

Fica a Dica: Os Benefícios da Música

 

 

Olá!


Chegamos em 2019 e estamos de volta com o nosso “Fica a Dica”.


Para começar nosso ano com nossas dicas mensais, vamos falar sobre os benefícios que a música nos traz.


Quando pergunto aos meus alunos o que eles mais gostam de ouvir e o que a música pode trazer pra eles de benefício em momentos de lazer, estudos, relaxamento, entre outros, a resposta é quase sempre a mesma: “Gosto de ouvir música o tempo todo, professora!”


Uns mais, outros menos, mas é quase unânime o que respondem: “Uso música para quase tudo, quando estou fazendo minhas atividades em casa, estudando, conversando com meus amigos...”


Logicamente, sempre tem um ou outro que, brincando ou não, diz que prefere o silêncio. E aí, nesse momento, podemos abrir outras correlações, também, sobre a questão do silêncio, sobre as experiências que dele pode decorrer.


Sempre tem aquela “playlist” que nos acompanha em variados momentos da nossa vida. Para cada momento, temos uma em especial e, com os alunos, não poderia ser diferente, principalmente, com os adolescentes.

 

Não só com eles, porém, que essas atividades podem ser realizadas. Desde nossos pequenos, o convívio com a música, em variados estilos e gêneros, faz-se bastante relevante.


Além dos benefícios sobre “ouvir música”, há também os benefícios sobre o tocar um instrumento musical, sobre o cantar e sobre o desenvolvimento cerebral acerca disso.


Em sala de aula, a música é sempre nossa aliada para trabalhar alguns conteúdos, mas podemos pensar nela não só como meio para atingir alguns objetivos. Podemos usá-la para além disso: para atividades de relaxamento, descontração, motivação, brincadeiras, entre outras.


Ou seja, estar cercado de música poderá sempre nos trazer benefícios, seja na apreciação, na execução de um instrumento, nas nossas aulas de Educação Musical, trabalhando a criatividade, a expressão corporal com nossas crianças, melhorando a concentração e o aprendizado das mesmas.


Deixo aqui dois links que relatam os benefícios que a música pode nos trazer diariamente. Além destes, são inúmeros os relatos que encontramos em livros e na internet acerca do tema. Aproveitem! smiley

Link 1

Link 2
 

 

E aí, gostaram da nossa dica? Escreva pra gente! smiley

Fica a Dica! 

 


 


   
           



Yammer Share