
Sexta-feira, 03/01/2014
Educação a Distância
A Educação a Distância (EAD) deve ser compreendida como uma “prática educativa situada e mediatizada, uma modalidade de se fazer educação, de se democratizar conhecimento”(PRETI, 1996).
http://clebercrodrigues.blogspot.com.br/2011/05/design-para-educacao-distancia.html A Educação a Distância é uma opção, em função da democratização da oferta, a formação do profissional ou escolar dos trabalhadores, além de ser uma opção válida para a população dispersa em lugares onde não há escolas ou universidades. Enfim, uma alternativa que vem ganhando popularidade pela sua utilização nos setores educacionais públicos e privados com o uso das NTICs (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação).
http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br
http://processocomunicacaoead.blogspot.com.br
www.educacaoadistancia.blog.br/tag/e-learning
O material didático auxilia a qualidade do desenvolvimento de conteúdos, ou seja, o ensino na EAD não está relacionado somente à tecnologia, mas também aos conteúdos e atividades nele desenvolvidas. Afinal, a tecnologia mais moderna por si só não garante a qualidade na educação.
http://www.hipocampus.com.br
As possibilidades no ambiente virtual de aprendizagem garantem a construção de novos espaços e tempos de interação com a informação e comunicação social. Sendo esta interatividade com o conhecimento e com as pessoas fundamental para a efetiva aprendizagem.
____________________________________________
Cristiane Fallah de Aguilar é graduada em Pedagogia pela UERJ. Atua como tutora da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, é Professor II e Articuladora de Mídias na Secretaria Municipal de Educação. Tem experiência na área de Educação, Tecnologia Educacional e Mídias na Educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3735539878022505
|

