A A A C
email
Blog destinado a grandes especialistas da Educação. Você também pode participar. Veja como.
Retornando 3 resultados para o mês de 'Dezembro de 2018'

Sábado, 08/12/2018

Fica a Dica: Capoeira vem de Berço

Tags: dica, educação infantil, creches, edis.

Fica a Dica: Capoeira vem de Berço

Esporte na  Educação Infantil , pode?

 

 

Pode sim, e além de ser uma diversão para os pequenos traz diversos benefícios. Ele promove uma ótima sensação de bem estar, é importante para o desenvolvimento físico e motor dos pequenos, e além disso é um grande estímulo para socialização dos pequenos. Ludicidade, prazer e alegria são as regras que não faltam no esporte escolhido: A Capoeira.

 

A Creche Municipal Tia Andreza, da 3ª Coordenadoria de Educação compartiha com você, leitor do Especialista Convidado: Educação Infanti, essa super Dica:

 

DICA DA SEMANA: CAPOEIRA  E CORPO EM MOVIMENTO!

 

 

 

"O projeto “Capoeira vem de berço” vem sendo desenvolvido desde o início do ano com todos os grupamentos (uma turma de Berçário, uma turma de Maternal I e duas turmas de Maternal II) da Creche Municipal Tia Andreza, através da Professora de Educação Infantil e capoeirista, Ana Carolina Lacorte.


O objetivo desse projeto é “desenvolver um trabalho com a capoeira através dos campos de experiências lúdicas e brincantes” (LACORTE e FERREIRA, 2018) em consonância com a Lei 10.639/03, que torna obrigatória à abordagem da cultura e história africana e afro-brasileira nos currículos escolares.


As atividades de capoeira acontecem uma vez por semana, durante 30 minutos em cada turma e é um momento muito prazeroso para as crianças. Um dos valores desenvolvidos na prática desse jogo é o respeito com o outro, além de outros benefícios, como trabalhar todo o corpo, estimular a socialização e a autoconfiança, dialogando com os campos de experiência e atendendo a todos os direitos de aprendizagem assegurados na Base Nacional Curricular Comum para a Educação Infantil (BNCC).


Destacamos a experiência do grupamento Berçário, em que é nítida a presença da capoeira nas propostas pedagógicas diárias, como: músicas, sons, ritmos, movimentos corporais e histórias.
Contamos sempre com a parceria de toda a equipe e das famílias que abraçam nossos projetos, participando ativamente de momentos coletivos da creche e incentivando, assim, o desenvolvimento de suas crianças.


O projeto ainda está em andamento e a intenção é que continue sendo desenvolvido no ano de 2019, contribuindo para uma Educação Infantil de qualidade.

 

Relato enviado por: 

Karina Serra e Lilian Ferreira 

 

Envie também o relato de sua atividade para o e-mail abaixo e publicaremos aqui.

ruteferreira@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 06/12/2018

Fica a Dica: Numa Tarde Quente de Verão

Tags: dica, livro, tarde, verão.

 

Fica a Dica: Numa Tarde Quente de Verão

 

 

Chegamos ao final de mais um ano letivo e assim, como vocês, o Fica a Dica também entrará de férias. Quando pensamos em férias, qual é seu primeiro pensamento?

 

Em meio a essa atmosfera vibrante, a dica dessa semana é o livro “Numa Tarde Quente de Verão”, do jornalista, músico e escritor Tino Freitas, da Coleção Na Ponta do Dedo.

 

“O que você gostaria de fazer numa tarde quente de verão? Provar uma fruta suculenta? Saborear um sorvete de menta? Buscar uma sobra para descansar? Ou tomar um banho de mar?”

 

O livro é condutor dessa história, e não apenas um detentor de palavras e imagens. Já na primeira página o livro convida o leitor a mergulhar num mundo de imaginação.

 

“Olá!

Numa tarde quente de verão,

Este livro... Ah, nem te conto.

Basta virar a página. Pronto?”

 

Cada virar de página é uma surpresa. Através das cores quentes, desenhos geométricos e rimas fáceis o leitor vai interagindo e brincando com as folhas do livro.
 

“Puxa!

A natureza é surpreendente.

O sol esquenta a cuca da gente.

Faça do livro um chapéu por um instante

E descubra onde há uma sombra gigante.”

 

O verão está chegando e com ele dias mais longos e quentes. Então, ansiosos para as férias? Nos vemos em 2019!

 

Agradecemos as sugestões enviadas durante o ano! Esperamos novas dicas. Esse espaço é seu, comente, curta e compartilhe.

 

Um agradecimento especial para a Sala de Leitura Professor Lourenço Filho (localizado no 4º andar do Nível Central), por cada livro emprestado para que estas postagens pudessem ser realizadas.


Fica a Dica! 


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 05/12/2018

Fica a Dica: Concertos de Natal do Programa Orquestra nas Escolas

 

 

 

 

Criado em 2017, o projeto tem como objetivo formar 80 mil músicos até 2020, através do estudo, da prática e da vivência musical.


A iniciativa deu diversos frutos, como a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC), a Orquestra de Flautas Doces, a Jazz Sinfônica e as cameratas de choro, de cordas, além de coros e grupos de violões e cavaquinhos. As aulas são oferecidas em horários de contraturno e pós-turno escolar, sendo ministradas em polos instalados nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).


A programação natalina deste ano teve uma prévia na última sexta-feira, dia 30, no Unicirco Marcos Frota, na Quinta da Boa Vista, quando se apresentaram 1.500 alunos de 37 polos escolares.


Na última segunda-feira, dia 03/12, nas escadarias do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na Cidade Nova, 350 jovens instrumentistas e coros formados por alunos da rede municipal de ensino realizaram a segunda apresentação da série Concertos de Natal do Programa Orquestra nas Escolas.


Tocaram e cantaram canções natalinas para o público, alunos integrantes da Orquestra de Garrafas, da Orquestra de Flautas e de coros.

 

Foto: Marcello Andriotti

 

Confira a seguir os eventos do programa “Orquestra nas Escolas” no mês de dezembro:

 

 

 

 

Fonte: Diário Oficial nº 174, de 03 de dezembro de 2018.

 

Aproveitem a nossa dica da semana! O "Fica a Dica" volta em 2019!! smiley

 


 


   
           



Yammer Share