A A A C
email
Blog destinado a grandes especialistas da Educação. Você também pode participar. Veja como.
Retornando 2 resultados para o mês de 'Março de 2019'

Sexta-feira, 29/03/2019

Fica a Dica: Voa, João

Tags: dica, livro, voa joão.

 

Fica a Dica: Livro Voa, João

 

 

Estamos de volta!


Nossa primeira dica do ano é da Coleção “Que Medo!”, o livro “Voa, João”. Uma adaptação do filme de animação de Humberto Avelar. O livro é uma produção da MultiRio e conta com o recurso interativo da realidade aumentada, que dá vida às animações.


Na história, João é um passarinho que vive dentro da casca e, como nunca sai, seus pais, então, levam tudo o que ele precisa, seja comida ou brinquedos. E mesmo com todo o incentivo de seus pais, João não sai da casquinha.


Sua mãe o matricula numa escola de passarinho, mas ele treme só de ver a altura da escola. No primeiro dia de aula, João vai para escola dentro da casca e a professora também o incentiva a sair.


“Sai da casca, João!
Vem aprender, João!
Bate as asas, João!
Voa, voa, João!”

 

Na primeira lição, enquanto seus colegas prestavam atenção, João ouvia de dentro da casca. No terceiro exercício, João resolveu tentar e, logo, uma emoção tomou conta do seu corpo. Batendo as asas com toda sua força, saiu rolando da sala de aula.


Sua professora e seus colegas ficaram preocupados vendo a casca que caía com João dentro.


Ao chegar no chão, ninguém podia acreditar no que estava acontecendo. A casca estava vazia e onde foi parar João?


Pergunte a seus alunos: o que será que aconteceu com João? O medo do desconhecido, às vezes, nos paralisa, mas quando enfrentamos, o resultado pode nos surpreender.


Um ótimo ano letivo!

 

Para ter acesso ao conteúdo especial é necessário baixar o aplicativo na Play Store e posicionar a câmera do Smartphone em direção às páginas indicadas.

 

Fonte: Multirio

 

Fica a dica!  

Conto com a sua participação, professor(a). Mande também suas dicas e sugestões e vamos explorar o mundo literário!
Até a próxima!

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/03/2019

Fica a Dica: Os Benefícios da Música

Tags: dica, educação musical, música, benefícios.

Fica a Dica: Os Benefícios da Música

 

 

Olá!


Chegamos em 2019 e estamos de volta com o nosso “Fica a Dica”.


Para começar nosso ano com nossas dicas mensais, vamos falar sobre os benefícios que a música nos traz.


Quando pergunto aos meus alunos o que eles mais gostam de ouvir e o que a música pode trazer pra eles de benefício em momentos de lazer, estudos, relaxamento, entre outros, a resposta é quase sempre a mesma: “Gosto de ouvir música o tempo todo, professora!”


Uns mais, outros menos, mas é quase unânime o que respondem: “Uso música para quase tudo, quando estou fazendo minhas atividades em casa, estudando, conversando com meus amigos...”


Logicamente, sempre tem um ou outro que, brincando ou não, diz que prefere o silêncio. E aí, nesse momento, podemos abrir outras correlações, também, sobre a questão do silêncio, sobre as experiências que dele pode decorrer.


Sempre tem aquela “playlist” que nos acompanha em variados momentos da nossa vida. Para cada momento, temos uma em especial e, com os alunos, não poderia ser diferente, principalmente, com os adolescentes.

 

Não só com eles, porém, que essas atividades podem ser realizadas. Desde nossos pequenos, o convívio com a música, em variados estilos e gêneros, faz-se bastante relevante.


Além dos benefícios sobre “ouvir música”, há também os benefícios sobre o tocar um instrumento musical, sobre o cantar e sobre o desenvolvimento cerebral acerca disso.


Em sala de aula, a música é sempre nossa aliada para trabalhar alguns conteúdos, mas podemos pensar nela não só como meio para atingir alguns objetivos. Podemos usá-la para além disso: para atividades de relaxamento, descontração, motivação, brincadeiras, entre outras.


Ou seja, estar cercado de música poderá sempre nos trazer benefícios, seja na apreciação, na execução de um instrumento, nas nossas aulas de Educação Musical, trabalhando a criatividade, a expressão corporal com nossas crianças, melhorando a concentração e o aprendizado das mesmas.


Deixo aqui dois links que relatam os benefícios que a música pode nos trazer diariamente. Além destes, são inúmeros os relatos que encontramos em livros e na internet acerca do tema. Aproveitem! smiley

Link 1

Link 2
 

 

E aí, gostaram da nossa dica? Escreva pra gente! smiley

Fica a Dica! 

 


 


   
           



Yammer Share