A A A C
email
Blog destinado a grandes especialistas da Educação. Você também pode participar. Veja como.
Retornando 1 resultado para o mês de 'Setembro de 2017'

Terça-feira, 05/09/2017

Ciência na palma da mão

Tags: ciência.

 

Professor de Ciências do Ginásio Aldebarã cria aplicativo para professores e alunos.


O professor Leonardo Lima inovou ao pensar o aplicativo Ciências na Palma da Mão que pode ser baixado gratuitamente para Android, o aplicativo auxilia professores de Ciências aproximando o conteúdo acadêmico da sala de aula.


 Veja o que o professor falou para o Rioeduca e baixe o aplicativo em https://play.google.com/store/apps/detailsid=br.com.leonardolima.ciencianapalmadamao
 

 

 

Uma das funções do Ensino de Ciências é contribuir com a formação da cidadania oferecendo condições para que nossos jovens se tornem capazes de reconhecer e aplicar o conhecimento científico e tecnológico no seu cotidiano e em decisões a serem tomadas em prol de seu benefício e da sociedade onde vive. Assim, a escola assume um importante papel na promoção da formação dos nossos estudantes, e pode ser balizada em dois pilares com relação ao Ensino de Ciências: o conhecimento científico e suas metodologias de ensino.

Nossa pergunta de partida é: Como a Aprendizagem móvel pode colaborar com o Ensino de Ciências? 

A Aprendizagem móvel é uma área que estuda como a mobilidade dos alunos, favorecida pela tecnologia pessoal e pública, pode contribuir para o processo de aquisição de novos conhecimentos, habilidades e experiências. Segundo publicações da UNESCO sobre o tema, ela é uma aprendizagem ampliada e apoiada a partir do uso dos dispositivos móveis, tendo como principais características a portabilidade destes dispositivos, sua integração com as diferentes mídias, a mobilidade e flexibilidade dos sujeitos que pode estar tanto fisicamente e geograficamente distantes uns dos outros quanto em espaços físicos formais de aprendizagem escolar. 

O Brasil possui atualmente a quinta maior base de smartphones do mundo, o que poderia oferecer suporte técnico para o desenvolvimento de políticas nacionais voltadas para a Aprendizagem móvel no contexto educacional brasileiro.

O aplicativo Ciência na Palma da Mão é parte de um projeto de pesquisa apresentado ao programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências na Educação Básica da Universidade Unigranrio, sob a oreintação da Prof. Dr. Andrea Velloso e contou com a colaboração da designer Larissa Kreili Aquino e do programador Gabriel Loubake Gomes.

O objetivo do aplicativo é oferecer suporte aos professores de Ciências e Biologia com informações e situações interativas tornando-se uma ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizado, com a possibilidade de se evitar equívocos relativo a natureza da Ciência, ao cotidiano do fazer científico e de seus atores. 

O aplicativo está dividido em 5 seções: “Cientistas brasileiros” onde o usuário teria acesso aos currículos de pesquisadores na Plataforma Lattes; “Cotidiano da Ciência” se relaciona a disponibilidade de artigos acadêmicos com o objetivo de aproximar os usuários da linguagem das publicações cientificas; “Ciência e o tempo”, corresponde uma linha do tempo sobre os principais momentos da história da Biologia relacionados nos livros didáticos do PNLD 2015; “Mecanismos da Ciência”, onde através do desenvolvimento de atividades experimentais, o usuário teria uma aproximação dos processos da investigação cientifica; “Cientista em ação” é uma seção que apresenta alguns vídeos disponíveis no Youtube sobre alguns pesquisadores; e “Ciência para todos” onde são apresentados alguns sites de divulgação científica. O aplicativo está disponível na plataforma Android a partir da Google Play.


______________________________________________________________

Leonardo Viana de Lima
Graduação em Ciências Biológicas (UFRRJ)
Especialista em Ensino de Ciências (UFF)
Mestrando em Ensino de Ciências na Educação Básica (Unigranrio)
Professor de Ciências e Biologia na rede estadual e municipal do Rio de Janeiro
 


   
           



Yammer Share