A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves
Retornando 115 resultados para o autor 'Márcia Cristina Alves'

Quinta-feira, 23/02/2017

Recesso Escolar para os Profissionais da Educação

Tags: decreto, recesso, educação.

 

O Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, decreta nesta quinta-feira, dia 23, que as escolas, creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) da Rede Pública de Ensino não terão expediente, permanecendo fechadas, nos dias dois e três de março (quinta e sexta-feira) de 2017.

Estes dois dias serão considerados recesso escolar para os profissionais da educação lotados nas unidades escolares que não estiverem em gozo de férias.

 

 

ACESSE AQUI O DECRETO RIO 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 14/02/2017

Diagnose das Turmas do 1.º, 2.º e 3.º Anos

Tags: diagnose, turma.

 

Circular E/SUBE/CED n.º 004

Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2017.

Assunto: DIAGNOSE DAS TURMAS DO 1.º, 2.º E 3.º ANOS

 

Senhor(a) Coordenador(a) de E/SUBE/CRE,
Senhor(a) Gerente da E/SUBE/CRE/GED,
Senhor(a) Diretor(a) de Unidade Escolar,
Senhor(a) Coordenador(a) Pedagógico(a),
Senhor(a) Professor(a) Regente do 1.º, 2.º e 3.º Anos,


A Equipe da Coordenadoria de Educação, tendo em vista o trabalho de alfabetização desenvolvido nesta Rede de Ensino em 2016 e com vistas à continuidade dos trabalhos, encaminha, em anexo, documentos/orientações que servirão de base ao PROCESSO DE DIAGNOSE DAS TURMAS DE 1.º, 2.º E 3.º ANOS.

2. O objetivo é levantar e confirmar informações acerca do desenvolvimento de cada turma e sobre o caminho percorrido pelos alunos, individualmente, identificando os conhecimentos consolidados, os que se encontram em fase de construção e os que ainda não tenham sido construídos.

3. Esse processo de diagnose se dará no período de 14/02/2017 a 10/03/2017, de acordo com o cronograma a seguir:

14/02/2017

  • Carta de Apresentação da Diagnose
  • Instrumentos de Observação para Diagnose (Leitura, Escrita e Matemática – 1.º, 2.º e 3.º Anos)
     
  • Instrumento para Preenchimento do Quadro de Escolaridade (1.º Ano).
     
  • Sugestões de Atividades
     
  • Planilha de Habilidades: Quantitativo, Níveis, Escalas de Desenvolvimento
     
  • Quadro de Interpretação dos Níveis de Desenvolvimento das Habilidades

10/03/2017

  • Data limite para preenchimento dos Instrumentos de Observação pelo Professor Regente e devolução para o Coordenador Pedagógico.

14/03/2017

  • Data limite para lançamento no DESESC pelo Profissional responsável, na Unidade Escolar.

 

4. Algumas considerações relevantes:

4.1. A fim de contribuir para o trabalho do Professor Regente, serão disponibilizados, no Portal Rioeduca, os Cadernos Diagnose (1.º, 2.º e 3.º Anos), com orientações acerca de cada habilidade.

4.2. No Instrumento para Preenchimento do Quadro de Escolaridade, o Professor Regente do 1.º Ano e o Coordenador Pedagógico indicarão se o aluno cursou ou não Educação Infantil.

4.3. Consideramos importante que, ao final do processo, os Instrumentos de Observação para Diagnose, a Planilha de Habilidades e o Quadro de Interpretação dos Níveis de Desenvolvimento das Habilidades sejam devidamente analisados e estudados pelos Professores Regentes e pelo Coordenador Pedagógico, de modo que promovam ações interventivas para os problemas observados e viabilizem o desenvolvimento das habilidades que ainda se encontram em processo de construção.

4.4. Os Instrumentos de Observação para Diagnose deverão ser devidamente arquivados na escola.


5. Caso haja alguma dúvida, estaremos à disposição pelos telefones 2273.4200 / 2976.2325 / 2976.1410 e pelos e-mails: gef.ced@rioeduca.net e/ou gef.alfabetização@rioeduca.net

 

6. Esta Circular segue acompanhada de 13 (treze) anexos*.

 


*ANEXOS

 

Atenciosamente,

Simone Souza
Gerente II da E/SUBE/CED/GEI

 

Maria Cristina de Lima
Gerente II da E/SUBE/CED/Alfabetização

 

Maria de Fátima Cunha
Gerente I da E/SUBE/CED/GEF

 

Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Coordenadora da E/SUBE/CED

 




 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 02/02/2017

Medalha Paulo Freire - MEC

Tags: mec, medalha, alfabetização, eja.

 

 

 

Estão abertas até 15 de março as inscrições para a Medalha Paulo Freire, premiação voltada para a divulgação, reconhecimento e estímulo de experiências educacionais de alfabetização e educação de jovens e adultos. Esta edição tem como tema Direitos Humanos, Diversidade, Inclusão e Cidadania. As inscrições são gratuitas.

De abrangência nacional, a Medalha Paulo Freire, concedida desde 2005, contempla iniciativas de inovação metodológica ou curricular. “A medalha constitui bem mais do que uma simples homenagem ou premiação”, diz a titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, Ivana de Siqueira. “É um reconhecimento e estímulo a práticas exitosas que buscam a equidade e o direito à educação ao longo da vida.”

Podem concorrer à premiação experiências de todo o país que estejam em execução ao longo de 2017. Na categoria pessoas jurídicas, os projetos devem estar vinculados a secretarias de Educação, universidades, movimentos sociais, instituições do Sistema S e organizações não governamentais. A categoria pessoas físicas engloba projetos desenvolvidos por personalidades que contribuam com iniciativas para a redução do analfabetismo e melhoria da educação de jovens e adultos.

As inscrições devem ser feitas na página da Medalha Paulo Freire na internet. A seleção dos premiados está prevista para agosto. A divulgação do resultado, para dezembro.

 

Assessoria de Comunicação Social - MEC

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 02/02/2017

Aula Inaugural 2017

Tags: aula, inaugural, secretario.

 

 

 


O secretário municipal de Educação, Esportes e Lazer, César Benjamin, fala sobre suas expectativa e metas para o ano letivo. Entre elas, a mobilização da comunidade escolar para o combate ao mosquito Aedes aegypti e o compromisso de reduzir o analfabetismo funcional entre os alunos da Rede Municipal de Ensino.

 

 

 


 


   
           



Yammer Share