A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves
Retornando 115 resultados para o autor 'Márcia Cristina Alves'

Sexta-feira, 04/11/2016

TIC EDUCAÇÃO 2015

Tags: tic, educação, pesquisa.

 

PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Ao longo de sua trajetória, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) consolidou-se como um fórum privilegiado e altamente qualificado para o debate de assuntos estratégicos relacionados ao desenvolvimento da Internet e da sua governança no país. Baseado em uma composição multistakeholder, que congrega diversos setores da sociedade e do governo, o CGI.br tornou-se também um espaço em que diferentes pontos de vista podem ser expressados e debatidos.

Ao completar 21 anos, o CGI.br encontra-se em um momento único, de maturidade e reconhecimento nos planos nacional e internacional. A realização do evento NETmundial, organizado pelo comitê e pelo governo brasileiro, gerou resultados importantes para o debate global sobre a governança da Internet. Também merece destaque a realização, pela segunda vez, do IGF no Brasil: em 2007, no Rio de Janeiro (RJ), e em 2015, em João Pessoa (PB). 

A contribuição do CGI.br, entretanto, também ocorre por meio de inúmeras outras atividades regulares em prol do desenvolvimento da Internet no Brasil, tais como o Fórum da Internet, a Escola de Governança da Internet no Brasil, o Observatório da Internet, as câmaras técnicas e tantas outras iniciativas do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Destacam-se ainda as atividades ligadas à segurança da rede realizadas pelo Cert.br, à medição da qualidade da banda larga e à operação dos pontos de troca de tráfego (IX.br) conduzidas pelo Ceptro.br, os estudos e experimentos com novas tecnologias web realizados pelo Ceweb.br e as atividades do escritório W3C no Brasil. 

Entre as contribuições do CGI.br para o futuro da Internet em nosso país, estão as pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). 

Realizadas com o objetivo de subsidiar a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de fomento ao uso das tecnologias de informação e comunicação, os indicadores e análises gerados pelo Cetic.br representam um importante instrumento de monitoramento da sociedade da informação e dos avanços da rede no país. A produção de estatísticas confiáveis e comparáveis internacionalmente torna-se ainda mais relevante para o acompanhamento da nova agenda de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas – Agenda 2030 – da qual o Brasil é signatário. 

Dessa forma, por meio das pesquisas especializadas em TIC conduzidas pelo Cetic.br, o CGI.br oferece insumos para que governo e sociedade civil atuem em prol do desenvolvimento de uma estratégia digital brasileira e constitui-se em importante ferramenta para o acompanhamento do progresso em direção ao alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável. 

Esperamos, com esses insumos, contribuir para o fortalecimento do papel do CGI.br, promovendo um fórum ainda mais transparente, qualificado e engajado nos debates que nortearão o futuro da Internet no Brasil.

 

Maximiliano Salvadori Martinhão
Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

 

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/11/2016

Informativo MultiRio - 01 de novembro

Tags: multirio, informativo.

Multirio | News Ascom
MultiRio
Clique

Série da MultiRio em sessão para professores do Ópera na Tela

A programação educativa do festival realiza, neste sábado (5), às 9h, um encontro para educadores no Cinema Odeon. Na sessão especial, o público poderá conferir, na tela, a ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini, e participar de um debate com o maestro Ricardo Prado. Com apoio da série Mãos à Ópera, oferecida aos presentes e uma produção da MultiRio com parceria do Ópera na Tela, os professores vão conhecer as potencialidades pedagógicas dessa arte e receber orientações para uso em sala de aula.
O agendamento para participar da sessão deve ser feito por formulário on-line. Informações pelo e-mail educativo@bonfilm.com.br.
A série Mãos à Ópera, que destaca o gênero e as etapas de sua produção, pode ser assistida na Videoteca do Portal MultiRio.

Sessão especial para educadores
Dia 5 de novembro, das 9h às 13h
Cinema Odeon – Praça Floriano, 7, Centro (Cinelândia)

Sociedade de consumo em debate

De que maneira o ato de consumir está nas nossas vidas? Como reformular o consumo para ter uma sociedade mais sustentável? O programa realiza uma mesa-redonda sobre o assunto, com o olhar de diferentes áreas do conhecimento. A jornalista e apresentadora Leila Richers recebe o psicanalista Carlos Eduardo Leal, a antropóloga Livia Barbosa e a consultora de Comunicação Nádia Rebouças. Pensares vai ao ar nesta quinta-feira (3), às 14h, no canal MultiRio (26 da NET) e na BandRio.

A Guerra de Canudos

O conflito no sertão da Bahia, que resultou em um dos maiores massacres da história no Brasil Republicano. Leia no Portal MultiRio.


Além do Portal MultiRio, a Empresa está presente no Facebook, no Twitter e no YouTube. Se você já faz parte dessas redes sociais, acompanhe as informações e novidades em nossos canais.
MultiRio

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/10/2016

Informativo MultiRio - 18 de outubro

Tags: multirio, informativo.

Multirio | News Ascom
MultiRio
Clique

Vote em Morde a Língua no Rio WebFest

A websérie da MultiRio sobre Língua Portuguesa foi indicada em seis categorias do festival: Melhor Série Brasileira, Melhor Série Educacional, Melhor Direção (Não Ficção), Melhor Roteiro (Não Ficção), Melhor Performance (Não Ficção) e Melhor Edição. O Rio WebFest é o primeiro festival internacional de webséries do Brasil e realiza sua segunda edição de 1º a 4 de dezembro, quando um júri escolherá os ganhadores.

Você também pode participar!

O festival promove o Prêmio de Voto Popular, no qual o público pode escolher o ganhador. A votação já está aberta e vai até 30 de novembro. Acesse o formulário de participação e escolha Morde a Língua como sua websérie favorita!

Os episódios de Morde a Língua podem ser assistidos na Videoteca do Portal MultiRio ou no canal da Empresa no YouTube.

Recital de poesia entusiasma alunos da E.M. Professor Teófilo Moreira da Costa

Atividades envolvendo poesia incentivaram a leitura e aumentaram o número de empréstimos de livros na escola de Vargem Grande. Leia no Portal MultiRio.


Além do Portal MultiRio, a Empresa está presente no Facebook, no Twitter e no YouTube. Se você já faz parte dessas redes sociais, acompanhe as informações e novidades em nossos canais.
MultiRio

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 14/10/2016

II SURDEZ EM FOCO - UFRJ

Tags: surdez, .

 

 

 

II SURDEZ EM FOCO - UFRJ
Educando Alunos Surdos e Surdocegos: avanços e desafios

 

Data: 18 de outubro de 2016
Local do Evento: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS-UFRJ). Largo de São Francisco de Paula, 1 - Centro, Rio de Janeiro.
Inscrições: II Surdez em Foco: Educando Alunos Surdos e Surdocegos: avanços e desafios

E-mail: isurdezemfoco@gmail.com

PROGRAMAÇÃO

18 de outubro

- 08h – CREDENCIAMENTO
- 08h30min às 09h – MESA DE ABERTURA
- 09h às 10h – PALESTRA

Tema: “Educação de Surdos e Estudos Culturais: um encontro necessário” Prof.ª Dr.ª Ana Dorziat (UFPB).
Mediadora: Prof.ª Me Thabata Fonseca de Oliveira (INES - UFRJ)
Local: Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS-UFRJ)

 

- 10h às 10h20min – COFFEE BREAK
- 10h20min às 11h30min – PALESTRA

Tema: “Surdocegueira: passado, presente e futuro”
Prof.ª Cláudia Sofia Pereira (AHIMSA - Grupo Brasil).
Mediadora: Prof.ª Me Raffaela de Menezes Lupetina (IBC – UFRJ)
Local: IFCS-UFRJ – locais sinalizados pela Equipe

 

- 11h30min às 13h30min – ALMOÇO
- 13h30min às 15h – ESPAÇO DE DIÁLOGOS E PRÁTICAS

Temas: Implante Coclear, Interpretação em Ambientes Públicos, Práticas Pedagógicas com Surdos e Surdocegos
Mediadora: Prof.ª Me Mariana Gonçalves Ferreira de Castro (UERJ)
Local: IFCS-UFRJ – locais sinalizados pela Equipe

 

- 15h às 17h – COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

Local: IFCS-UFRJ – locais sinalizados pela Equipe

 

- 17h às 17h30min – ENCERRAMENTO

 

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez
GEPeSS (Ufrj)

 


 


   
           



Yammer Share