A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves
Retornando 115 resultados para o autor 'Márcia Cristina Alves'

Quinta-feira, 01/06/2017

Cadastro de Professores Formadores da Rede

Tags: professores, formadores.

ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CARIOCA – PAULO FREIRE

GERÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA - GFC

Rede Professor/Professor: Cadastro de Professores Formadores da Rede

 


Considerando as atribuições da Gerência de Formação Continuada, quais sejam:

  • gerenciar, executar e monitorar programas, projetos e ações de formação continuada dos professores da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro;
     
  • promover o desenvolvimento de processos de formação, por meio da pesquisa, divulgação e avaliação, disseminando as boas práticas de gestão e interação pedagógica; 
     
  • implementar a aplicação de tecnologias facilitadoras do processo de formação dos professores;  
     
  • realizar estudos e pesquisas que subsidiem o processo de formação continuada dos professores.
     

A Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, por intermédio da Gerência de Formação Continuada – GFC, lança o Cadastro de Professores da Rede Municipal para compor seu Banco de Professores Formadores no desenvolvimento de Programas e de Projetos de Formação Continuada (em serviço) de Professores, nas diferentes áreas de conhecimento, diferentes níveis e modalidades de ensino: Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos. 

Para inscrição, o Professor deverá considerar seus saberes e suas experiências formativas nos campos que seguem:

CURRÍCULO – Conhecimento de conteúdo específico – área de conhecimento do ensino – epistemologia e relevância no estudo da matéria – natureza e significados do conhecimento, a partir da compreensão dos processos políticos e pedagógicos de constituição do currículo nos Sistemas, Redes e Escolas.

PRÁTICA PEDAGÓGICA – Conhecimento de conteúdo pedagógico – domínio das habilidades de organizar o ensino e das habilidades para ensinar, a partir da compreensão de como os alunos aprendem e de como os conhecimentos são historicamente produzidos em cada área do conhecimento.

DESENVOLVIMENTO HUMANO – Conhecimento de que “Aprender a ser significa criar as condições para atualização das potencialidades plenas dos seres humanos, em toda sua riqueza e complexidade: ‘espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade’.” (DELORS, 1998) e de que “Qualquer concepção de Gênero humano significa desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias, e do sentimento de pertencer à espécie humana.” (MORIN, 2001). Importante que esse campo sustente os outros campos de formação.

Também deverá considerar a perspectiva inclusiva e a perspectiva inovadora; as diferentes linguagens e as diferentes mídias na potencialização dos processos formativos.

Para se inscrever, o professor deverá acessar https://goo.gl/dBRPKo, preencher o questionário e enviar. Solicitamos ainda, que sejam enviados para o e-mail professoresformadores@rioeduca.net os seguintes documentos:

  • Curriculum Lattes
     
  • Memorial (uma lauda), sobre suas experiências docentes e formativas.
     

Os professores inscritos serão, gradativamente, contatados para realização de entrevista, com agendamento prévio.

Importante destacar que a composição do cadastro de Professores Formadores não significa a retirada do professor de sua lotação, nem sua requisição permanente para o quadro da Escola de Formação.


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 10/05/2017

Aqui é um lugar de paz

Tags: centro, estudos, paz.

 

 

Especial - Aqui É Um Lugar De Paz

 

Primeiro programa especial da campanha Aqui É um Lugar de Paz. O secretário de Educação, Esportes e Lazer, César Benjamin, convida toda a Rede Municipal a transformar as escolas em polos irradiadores de paz. Alunos e professores conversam sobre o que pode ser feito pelo coletivo e por cada indivíduo.

 

Obs.: Para acessar o vídeo clique na imagem acima

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 05/04/2017

Ambiente em Rede - Informativo da EEL/SUBE/CED/GPEC

Tags: gpec, informativo.

 

Para acessar o informativo clique na imagem.

 

Conheça o Informativo, com edição bimestral, da Gerência de Projetos de Extensão Curricular (E/SUBE/CED-GPEC), no qual são abordados temas atuais e principalmente os projetos do setor.

Nesta edição estamos falando especificamente de Dengue, Zika e Chikungunya

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 04/04/2017

Ponto Facultativo - Dia 13 de abril de 2017

Tags: ponto, facultativo, .

 

DECRETO RIO Nº 42982 DE 3 DE ABRIL DE 2017(PUBLICADO NO DO DE 04/04/2017)


Estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 13 de abril de 2017 e dá outras providências.


O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, e

DECRETA:

Art. 1º O ponto será facultativo nas repartições públicas municipais no dia 13 de abril de 2017, excluídos desta previsão os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação.

Art. 2º A Secretaria Municipal de Saúde editará Resolução regulamentando o expediente nas Unidades de Saúde da Rede Pública Municipal.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.

 

Rio de Janeiro, 3 de abril de 2017; 453º ano da fundação da Cidade.

MARCELO CRIVELLA

 


   
           



Yammer Share