A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.Todos os posts escritos por Taís Ferraz Duarte
Retornando 39 resultados para o autor 'Taís Ferraz Duarte'

Quarta-feira, 06/02/2013

Transformação é Agora!

Tags: mídias.

 

Vivemos num Mundo em constante transformação. A mídia e os recursos tecnológicos nos oferecem descobertas, aprendizados e interações sociais cada vez mais necessárias.

 

As crianças estão imersas numa sociedade globalizada. Alfabetizar é indissociável de letrar. Não podemos objetivar somente o ensino transmissivo, mas passar a ações que levem o aluno além da decodificação de códigos, propondo ações de contextualização com o meio social no qual está inserido, com o ambiente letrado, no contexto da cultura escrita. É o alfabetizar letrando.

 

Com grande frequência, nos deparamos com crianças e jovens utilizando recursos digitais como celulares, televisores e computadores (incluindo games) por um período que pode ser superior a 5 horas diárias.

 

A aprendizagem, na sua essência, precisa ser significativa para toda a sociedade.

 

Romper padrões, criando novas perspectivas do ensinar, é essencial na prática pedagógica. E, como todo processo, demanda tempo, provocando anseios e questionamentos.

 

Há necessidade de o educador ser eficiente para garantir a eficácia desse processo e, para isso, sua formação deve ser uma constante, principalmente a respeito dos avanços tecnológicos.

 

Atualmente, encontramos disponíveis parcerias digitais que vêm auxiliar no processo de alfabetização, bem como na rica aquisição e troca de conhecimentos e de recursos pedagógicos de primeira linha como a Educopédia.

A Educopédia é uma plataforma on-line colaborativa de aulas digitais, onde alunos, professores e responsáveis podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora oferecendo muitas alternativas com textos, músicas e exercícios além de links.

 

 

Página inicial da Educopédia e, em destaque, o Reconhecimento Internacional.

 

 

 

Além das atividades que são distribuídas por ano de escolaridade e disciplina, há também o Projeto Pé de Vento, destinado à Alfabetização dos alunos do 1º, 2º e 3º ano de escolaridade, a Educoteca (a biblioteca turbinada da Educopédia), Asas de Papel e os cursos para Professores, entre eles o Tranformação 3.0.

 

 

 

 

 

A globalização nos impulsiona às conexões imediatas, à tecnologia, às trocas constantes, portanto a mudanças e estas, não tem como negar, regem nossas vidas, porém a identidade não pode ser esquecida em prol da modernidade.

 

Delors, em “Um tesouro a descobrir- Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI”, diz: “A tensão entre tradição e modernidade tem origem na mesma problemática: adaptar-se sem se negar a si mesmo, construir a sua autonomia em dialética com a liberdade e a evolução do outro, dominar o progresso científico. É com este espírito que se deve prestar particular atenção ao desafio das novas tecnologias da informação.”

 

Leia na íntegra em pdf: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf

 

 

A Educopédia é um avanço, um marco significativo na Educação - não só do Rio de Janeiro. Além de romper com o modelo tradicional de sala de aula, proporciona o compartilhamento de materiais muito bons que são produzidos pelos professores da rede e que antes da internet ficavam no anonimato. Permite, ainda, ao aluno utilizá-la em casa, podendo seguir as atividades no seu ritmo, relendo ou avançando.

 

  Dicas da Educadora Andréa Ramal para utilização da internet na informação e no estudo com segurança.

 

 

Conheça um pouco mais sobre a Educopédia assistindo à reportagem "Professores usam a internet para dividir o conhecimento com os estudantes" em: http://g1.globo.com/videos/rio-de-janeiro/bom-dia-rio/t/edicoes/v/professores-usam-a-internet-para-dividir-o-conhecimento-com-os-estudantes/2372999/

 

Seja também um agente transformador. Apresente novas ferramentas de inserção no mundo digital, possibilite a troca e crie novas propostas em colaboração com a turma. Certamente você irá se surpreender!

 

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal

e colaboradora do Portal Rioeduca.

E-mail: taisduarte@rioeduca.net
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 23/01/2013

Dupla Regência e Acesso ao E-mail Rioeduca

Tags: professor.

 

A partir deste ano, os procedimentos para realização da Dupla Regência mudaram.
Tanto PI quanto PII deverão fazer a inscrição pela internet.

 

 

As inscrições para a Dupla Regência em 2013 começaram nesta segunda-feira, dia 14 de janeiro, e acontecerão durante todo o ano através do http://portalsme.rioeduca.rio.gov.br, que é o endereço do sistema Escola 3.0.

 

 

 

 

 

Etapas a serem seguidas no cadastro para Dupla Regência:

 

 

  • No primeiro acesso ao sistema Escola 3.0, o professor deverá inserir o número do seu CPF nos campos "Usuário" e "Senha". Em seguida, será direcionado para mudança de senha.

  • Caso tenha esquecido a senha, após inserir o CPF em usuário, o professor clicará em “Esqueceu sua senha?”. Assim, o sistema encaminhará um e-mail de "Recuperação de Senha" do Escola 3.0 para o seu e-mail Rioeduca.

 

 

ATENÇÃO: É de fundamental importância que o professor tenha o seu e-mail do portal Rioeduca e sua senha - já fornecidos pela escola.

 

Problemas no acesso ao e-mail Rioeduca

 

Em caso de problemas com seu acesso à conta de e-mail Rioeduca, leia as dicas desta postagem Solução de Problemas de sua Conta de Email Rioeduca ou entre em contato com o HELPDESK no número acima.
  

Utilize o MANUAL DA DUPLA REGÊNCIA para auxiliar na inscrição.


 

 

 

Não esqueça, leia o tutorial do MANUAL DA DUPLA REGÊNCIA com muita atenção até o final, antes de iniciar a sua inscrição.

 

Será através do seu e-mail Rioeduca que você receberá a informação de que foi indicado e terá até dois dias para confirmar se deseja ou não preencher a vaga indicada.

 

ESTA CONFIRMAÇÃO SERÁ ATRAVÉS DO Escola 3.0.

 

Boa sorte!

 

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal

e colaboradora do Portal Rioeduca.

E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 09/01/2013

Veja Sua Cidade Com Outros Olhos

Tags: meioambiente.

 

Aproveite as férias e passeie com sua família pelos parques que a Cidade do Rio de Janeiro oferece à população.

 

 

A nossa Cidade Maravilhosa, embora seja uma das maiores áreas urbanas do mundo, possui ainda espaços com uma beleza natural que vale, e muito, a pena ser visitada!

 

 

Além das belíssimas praias, o Rio de Janeiro oferece um relevo caracterizado por contrastes. Montanhas e mar, florestas e praias são apenas alguns exemplos do que a natureza nos presenteia.

 

 

Preparamos aqui, dicas de Parques para descanso e lazer que você não pode deixar de visitar!

 


Parque da  Quinta da Boa Vista e Jardim Zoológico

 


O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, é o zoológico mais antigo do Brasil tendo sido inaugurado pelo Barão de Drummond em 1888 no bairro de Vila Isabel. Devido a dificuldades financeiras, foi fechado e reaberto em São Cristóvão no ano de 1945 no parque da Quinta da Boa Vista, antiga residência da realeza no Brasil.

Além do Jardim Zoológico, a Quinta também abriga o Museu Nacional.

A entrada do parque da Quinta é gratuita, com alternativas diversas para toda a família, como passeio de pedalinho no lago, aluguel de quadriciclos, além da opção de fazer um belo piquenique.

Depois, pode-se dar uma “esticadinha” ao zoológico e aos museus - esses cobram  entrada.

Além de possuir estacionamento no local, também é fácil o acesso para quem vai de ônibus, trem ou metrô.

O endereço do complexo da Quinta da Boa Vista é:
Avenida Pedro II, s/n
São Cristóvão
Telefone: (21) 2234-1181

 



 

Complexo da Quinta da Boa Vista.

 

 

Parque de Madureira 

 
Pode ser considerado o “caçula” dos parques da Cidade do Rio de Janeiro. Inaugurado no dia 23 de junho deste ano, é a terceira maior área verde da nossa cidade, atrás somente do aterro do Flamengo e da Quinta da Boa Vista.

O Parque Madureira é totalmente sustentável e conquistou o selo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), possuindo uma ampla estrutura de lazer, com praça de alimentação, quadras para a prática de esportes, ciclovias, pistas de skate, bosques e riachos e jardim botânico sensorial. Passando pela Praça do Samba, onde ocorrem eventos e shows, encontramos a Nave do Conhecimento, espaço destinado à educação e tecnologia, equipado com o que existe de mais moderno em tecnologia da informação, que, também, oferece cursos e oficinas.

A entrada no Parque Madureira é gratuita.

Está localizado atrás do Madureira Shopping.

 

Endereço: rua Soares Caldeira, 115, Madureira.

 

.

O Parque Madureira conta com bicicletário, Praça do Samba, jardim botânico sensorial, Nave do Conhecimento entre outras áreas de lazer.

 

 

 

Conheça também:

 

 

Parque Estadual da Pedra Branca


 

Localizado na divisa entre os bairros de Jacarepaguá e Vargem Grande, abriga o ponto mais alto da cidade, o Pico da Pedra Branca, podendo ser avistado de qualquer parte do bairro de Bangu e da Baixada de Jacarepaguá. O Parque Estadual da Pedra Branca, além de ser responsável pelo abastecimento de água de importantes represas, como: Pau da Fome, Camorim e Engenho Novo, dispõe de opções de trilhas e passeios ecológicos.

 

 

Parque Nacional da Tijuca


O parque fica na porção central do município e, por não possuir território contínuo, está misturado à área urbana da cidade.

O PNT (Parque Nacional da Tijuca) é indiscutivelmente um espaço privilegiado em nossa cidade, oferecendo uma grande extensão de Mata Atlântica. E, além de presentear seus visitantes com beleza, tranquilidade e momentos de lazer com caminhadas e prática de esportes diversos, também possui uma herença histórico-cultural importantíssima, como a estátua do Cristo Redentor, a Pedra da Gávea, a Vista Chinesa, a Capela Mayrink, a Mesa do Imperador e o Parque Lage. Tudo isso torna o parque um ponto de atração turística de nível internacional.

 


  ">http://

 

 

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

 


Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira (exótica).

É conhecido internacionalmente pela beleza e diversidade em sua flora, possuindo inclusive espécies ameaçadas de extinção. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sua área foi definida pela UNESCO como área de Reserva da Biosfera.

O Jardim botânico se localiza na rua Jardim Botânico, 1008.

 

 

Passeio Público

 


O Passeio Público é a primeira área urbanizadada do Rio de Janeiro, localizado entre os bairros da Lapa e Cinelândia. Foi o primeiro jardim público contruído na cidade entre os anos de 1779 e 1783, tendo sido inspirado no Passeio Público de Lisboa.

O parque encontra-se tombado desde 1938 pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Além da bela paisagem oferecida pelos jardins, o Passeio Público também possui valor artístico, cultural e histórico importantíssimo para a Cidade do Rio de Janeiro.

 

 

"> http://

 

 

Parque do Flamengo


O Parque do Flamengo, conhecido popularmente como Aterro do Flamengo ou Aterro, é um complexo de lazer no Rio de Janeiro. Foi construído sobre aterros sucessivos na Baía de Guanabara, apresentando alguns dos mais importantes projetos paisagísticos de Burle Marx.

O parque integra a zona sul ao centro da cidade, destacando-se o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, a Marina da Glória, o Monumento a Estácio de Sá, uma via expressa, áreas destinadas à prática de esportes, um restaurante e duas praias (a da Glória e a do Flamengo).

 


Parque Ecológico Chico Mendes


O Parque Ecológico Chico Mendes se situa no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro. Tendo recebido este nome em homenagem ao líder seringueiro assassinado no Acre.

Foi inaugurado em 1989, com o intuito de preservar espécies animais e vegetais raras e ameaçadas como bromélias, ingás, pitangueiras e répteis. É uma das poucas áreas da cidade onde ainda se podem avistar alagados e restingas quase intactos.

Atualmente, encontra-se sob a administração da Fundação RioZoo, tendo sido recuperado recentemente pela Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

No parque você encontrará: salas de exposições de animais, biblioteca, auditório, mesas para jogos, trilhas para caminhadas, bancos e estacionamento, playground, locais apropriados para piqueniques e brinquedos em madeira.

Localiza-se na avenida Jarbas de Carvalho, Recreio dos Bandeirantes, entre as avenidas das Américas e Sernambetiba no Pontal de Sernambetiba.

 

 

Bosque da Barra


O Parque Natural Municipal Bosque da Barra é uma Unidade de Conservação Municipal de 50 hectares situado na Barra da Tijuca, zona Oeste do município do Rio de Janeiro.

Apresenta uma área de terra batida propícia para caminhadas, ciclistas e corridas, gramado perfeito para piqueniques, trechos arborizados, alamedas, quadras de vôlei, campos de futebol, playgrounds, churrasqueiras de pedra, além de banheiros e pias para uso de seus frequentadores.

Na reserva, onde subsistem características originais de restinga com áreas arenosas, brejos e várzeas, podem ser encontradas espécies florísticas ameaçadas de extinção, além de micos e pássaros.

Localiza-se na Av. das Américas 6000, Barra da Tijuca.
Tel.: (021) 2503-2779

 

Gostou das nossas dicas de passeio por alguns parques da cidade?
Nossa Cidade é mesmo Maravilhosa!!


Conheça mais em:
http://www.rioguiaoficial.com.br/home

 

 

 


Taís Ferraz Duarte
taisduarte@rioeduca.net
Blog dos Professores


 

 

 

 


   
           



Yammer Share