
Terça-feira, 29/01/2013
Volta às Aulas
Volta às aulas
O início do ano letivo traz expectativas tanto para professores quanto para alunos. Organizar o acolhimento é fundamental para garantir um bom ambiente de convivência.
Para muitos alunos, o primeiro dia de aula é também um momento para encarar novos desafios como, por exemplo, a mudança de turma ou até mesmo a transferência de escola. É comum, então, sentir certa ansiedade ou, até mesmo, insegurança. O importante é criar um ambiente acolhedor, onde todos se sintam pertencentes ao espaço escolar.
Planejar a Volta às Aulas
No planejamento, o acolhimento deve ser cuidadosamente organizado. Não apenas visando a integração dos novos alunos, mas, também, dos antigos. A volta às aulas pode ser uma boa oportunidade para promover a troca de experiências vivenciadas durante as férias.
Normalmente, todos querem contar as novidades. As histórias podem ser compartilhadas de forma escrita, por meio de desenho, fotos, da criação de cartão-postal e até mesmo de um filme de curta metragem.
Para facilitar a integração dos alunos nos primeiros dias de aula, há várias estratégias que o professor pode lançar mão. Vale a pena, por exemplo, organizar uma visita ao espaço escolar, conversar e tirar dúvidas ou preparar atividades em que a interação possa acontecer de forma espontânea e prazerosa.
Experimente planejar ações diferenciadas para receber a garotada e depois avalie se elas repercutiram de forma positiva no ambiente da turma.
Acolher em todas as idades
Não há idade para o acolhimento. Os alunos de qualquer segmento precisam ser acolhidos. Esse momento deve ser baseado em um olhar sensível e em uma escuta atenciosa, procurando estabelecer um vínculo com quem irá compartilhar com você um ano de sua vida.
Afinal, acolher é muito mais do que adaptar. É um gesto afetivo e de aceitação do outro. Significa estabelecer relações de respeito, colaboração, solidariedade e cumplicidade. Daí ser um momento tão importante no planejamento do professor.
Lembre-se, ainda, de envolver as famílias nas ações de acolhimento. Elas também podem estar ansiosas com a adaptação do filho ou da filha à nova turma ou à escola. As famílias são muito diferentes uma das outras. É importante buscar conhecê-las e integrá-las à escola, visando, com isso, o compartilhamento da responsabilidade da educação da criança.
Luciana Bessa é professora da Rede Municipal e colaboradora do Blog de Professores lucianabessa@rioeduca.net Blog do Professor
|


Terça-feira, 29/01/2013
Semana de Capacitação - de 4 a 7 de fevereiro
Na Semana de 4 a 7 de fevereiro, nossos professores estarão envolvidos na Semana de Capacitação
São, ao todo, 59 cursos oferecidos para a rede. Verifique na planilha que segue o calendário completo dos cursos que serão oferecidos, bem como, seus procedimentos de inscrição.
Este ano a "prata da casa" estará à frente das formações nas disciplinas específicas, ou seja, professores da própria rede irão compartilhar seus conhecimentos e trocar experiências com os colegas. Também serão utilizados recursos como os cadernos pedagógicos e a Educopédia – plataforma online colaborativa de aulas digitais.
As capacitações serão oferecidas nas próprias áreas de abrangência das Coordenadorias Regionais de Educação. Já os professores de 1º, 2º e 3º ano terão a formação na escola.
Clique na Imagem e Faça o Download do Calendário em PDF:
Ou se preferir, clique aqui e abra o link
Saiba mais sobre esta ação:
O objetivo da Semana de Capacitação é promover a atualização curricular e investir na formação dos professores. É uma ótima oportunidade para trocar experiências e conhecimentos com outros professores.
A Semana de Capacitação é uma ação conjunta da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire e do Gabinete da Secretaria Municipal de Educação.
CONTATOS DA ESCOLA DE FORMAÇÃO PAULO FREIREPortalEmail: epfsme@rioeduca.net
ATENÇÂO!!! O Portal Rioeduca não é responsável pelo quantitativo de vagas oferecidas, sendo apenas parceiro na ação. Apenas três das 59 inscrições foram realizadas através do Portal Rioeduca:
Capacitação - Professores de Espanhol - Atualização no Ensino de Língua Espanhola (VAGAS ESGOTADAS)Capacitação - Professores de Artes - Conhecer as Ações do MAR e da Escola do Olhar (VAGAS ESGOTADAS) Capacitação - IHA - Curso de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade (VAGAS ESGOTADAS)(MAIS INFORMAÇÕES SOBRE VAGAS E INSCRIÇÕES DIRETAMENTE COM IHA)
INFORMAÇÕES SOBRE OUTROS CURSOS, INCLUINDO EDUCAÇÃO FÍSICA, SOLICITAMOS ENTRAR EM CONTATO COM A ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CARIOCA PAULO FREIRE ATRAVÉS DOS CAMINHOS SUPRACITADOS OU DOS TELEFONES:(21) 2253 4387 ou (21) 2253 0312
|


Quarta-feira, 23/01/2013
Dupla Regência e Acesso ao E-mail Rioeduca
A partir deste ano, os procedimentos para realização da Dupla Regência mudaram.
|


Terça-feira, 22/01/2013
Rotina sem Repetição
Rotina sem Repetição
"Todo dia ela faz tudo sempre igual:
A música “Cotidiano”, de Chico Buarque, mostra o quanto a rotina diária é monótona. Mas é possível evitar que o dia a dia na escola não seja tão repetitivo?
A rotina é fundamental para a organização da escola. Ela é estruturante ao oferecer para alunos e professores segurança a partir da previsão do que vai acontecer.
Já a repetição é monótona e uma das principais causas do desinteresse do aluno. Quando o professor pauta seu trabalho em objetivos claros e definidos, a rotina serve para nortear a prática. Quando isso não acontece, as aulas normalmente se transformam em uma sequência de atividades sempre iguais e sem significado.
Mas, atenção! Os alunos aprendem mais e melhor quando podem definir, junto com o professor, as tarefas diárias. Então, experimente reservar um tempo de sua aula para ouvi-los.
Desligue o piloto automático!
Parte do sucesso de uma ação pedagógica depende da inovação e, para isso, é preciso buscar sempre uma nova rotina. É fácil cair na armadilha de aproveitar planejamentos dos anos anteriores ou mesmo usar aquela velha matriz de exercício.
Afinal, o dia a dia na escola é sempre muito corrido e fazer diferente requer tempo para pesquisar. No entanto, isso pode fazer toda a diferença na sua prática e na aprendizagem dos alunos.
Onde havia repetição, agora tem criatividade!
Para não correr o risco de cair na repetição, a professora Andréa Malta, do EDI Prof.ª Miltolina da Silva, 6ª CRE, desenvolveu com sua turma de educação infantil, em 2012, o projeto “Colorindo a Rotina”. A ideia era pensar nas cores como ponto de partida para trabalhar a rotina, tornando o cotidiano mais colorido e diversificado.
Se a ideia de sequência permite à criança, em particular a bem pequena, se relacionar com o passado, a duração possibilita lidar com o que ainda estar por vir. Pensando nisso, o EDI Professora Beatriz de Souza Madeira desenvolveu no ano passado o projeto “Hoje é 6ª Feira, Dia de Alegria”. O objetivo foi trabalhar os dias da semana. Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças descobriram que a sexta-feira era véspera do final de semana e dia de apresentar um trabalho diferente para os colegas.
E você? Como pretende diversificar sua rotina de trabalho em 2013?
Luciana Bessa lucianabessa@rioeduca.net Blog do Professor
|

