
Quarta-feira, 31/01/2018
Seleção de Professores para Escolas Bilíngues de Língua Portuguesa/Língua Inglesa
Circular Conjunta E/SUBE – E/SUBG N.º 01
Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2018.
Assunto: Seleção de Professores para o Programa Experimental de Escolas Bilíngues de Língua Portuguesa/Língua Inglesa
(PRAZO EXÍGUO)
Senhor(a) Coordenador(a) de E/CRE,
Senhor(a) Gerente de E/CRE/GED,
Senhor(a) Gerente de E/CRE/GRH,
Senhor(a) Dirertor(a) de Unidade Escolar,
A Secretaria Municipal de Educação realizará processo de seleção de Professores de Língua Inglesa para atuarem no Programa Experimental de Escolas Bilíngues.
2. O Programa, voltado para alunos da Educação Infantil ao 6.º Ano do Ensino Fundamental, visa à introdução de metodologia e práticas de ensino nas Línguas Portuguesa e Inglesa.
3. Escolas com vagas disponíveis:
4. Os Professores interessados em participar do processo de seleção deverão atender aos seguintes requisitos:
a) ser Professor I ou Professor de Ensino Fundamental (PEF) de Língua Inglesa da Rede Pública Municipal de Ensino;
b) estar disponíveis para cumprimento de jornada de 40 (quarenta) horas semanais, com jornada diária de 8 (oito) horas. Os Professores que não detenham matrícula sob o regime de 40 (quarenta) horas semanais terão sua jornada complementada através de Dupla Regência;
c) ter conhecimento da Língua Inglesa, com capacidade de comunicação oral e escrita;
d) comprometer-se com a metodologia do Programa e com a política de pesquisa e de formação continuada a ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, como exigência para a qualificação da docência, de acordo com as especificidades da Unidade Escolar;
e) estar lotados nas E/CREs onde estão situadas as escolas participantes do Programa. Em caso de duas matrículas, ambas devem pertencer à mesma E/CRE.
5. Os Professores interessados:
a) deverão acessar e preencher o formulário de pré-inscrição on-line até as 23h59min do dia 1.º de fevereiro de 2018 (quinta-feira), através do link abaixo, disponibilizado, também, no Portal Rioeduca:
b) serão submetidos a avaliações escrita e oral de Língua Inglesa, que levarão em conta os conhecimentos linguísticos e a fluência do candidato no idioma inglês, a serem realizadas no CASS, Rua Afonso Cavalcanti, 455 – sala 350 – Cidade Nova, na seguinte data e horário:
6. Os Professores aprovados no processo seletivo serão designados às escolas bilíngues da E/CRE de sua lotação, de acordo com o número de vagas disponíveis em cada uma delas (vide item 3 desta Circular).
7. O resultado final do processo de seleção será divulgado aos Professores selecionados, por meio de e-mail e/ou telefonema indicando data, horário e local de apresentação.
Atenciosamente,
Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Subsecretária de Ensino - SME
Ernani Ricardo Pereira
Subsecretário de Gestão - SME


Quarta-feira, 31/01/2018
Seleção de Professores para Escolas Bilíngues de Língua Portuguesa/Língua Espanhola
Circular Conjunta E/SUBE – E/SUBG N.º 02
Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2018.
Assunto: Seleção de Professores para o Programa Experimental de Escolas Bilíngues de Língua Portuguesa/Língua Espanhola
(PRAZO EXÍGUO)
Senhor(a) Coordenador(a) de E/CRE,
Senhor(a) Gerente de E/CRE/GED,
Senhor(a) Gerente de E/CRE/GRH,
Senhor(a) Diretor(a) de Unidade Escolar,
A Secretaria Municipal de Educação divulga a expansão, em 2018, do Programa Experimental de Escolas Bilíngues em Língua Espanhola, voltado para alunos do 6.º ao 9.º Ano do Ensino Fundamental, com vistas à introdução de metodologia e práticas de ensino nas Línguas Portuguesa e Espanhola.
2. O Programa sofrerá expansão nas seguintes Unidades Escolares:
3. Os Professores interessados em atuar nas escolas bilíngues deverão atender aos seguintes critérios:
a) ser Professor I ou Professor de Ensino Fundamental (PEF) de Língua Espanhola da Rede Pública Municipal de Ensino;
b) ter conhecimento da Língua Espanhola, com capacidade de comunicação oral e escrita;
c) comprometer-se com a metodologia do Programa e com a política de pesquisa e de formação continuada a ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, como exigência para a qualificação da docência, de acordo com as especificidades da Unidade Escolar;
d) estar lotados nas E/CREs onde estão situadas as escolas participantes do Programa (vide item 3 desta Circular). Em caso de duas matrículas, ambas devem pertencer à mesma E/CRE.
4. Os Professores interessados deverão comparecer à Coordenadoria Regional de Educação nos dias 1.º ou 2 de fevereiro de 2018, conforme escala definida pela Gerência de Recursos Humanos, onde serão lotados nas Unidades Escolares de acordo com o número de vagas disponíveis em cada uma das escolas.
Atenciosamente,
Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Subsecretária de Ensino - SME
Ernani Ricardo Pereira
Subsecretário de Gestão - SME


Quinta-feira, 25/01/2018
Seminário de Gestores
Em uma ação inovadora do Sr. Secretário Municipal de Educação, Cesar Benjamin, no período de 15 a 19 de Janeiro de 2018, aconteceu em toda a Rede Municipal de Educação, a formação pedagógica e administrativa para os Diretores e Diretores Adjuntos.
A Gerência de Supervisão da Gestão da E/SUBG/CSGA, acompanhou o Seminário que aconteceu simultaneamente em todas as 11 Coordenadorias Regionais da SME.
Neste período as Coordenadorias através de suas Gerências, promoveram capacitações junto a todos os Gestores que estarão em exercício nas Unidades Escolares no mandato do triênio 2018 a 2020.
1ª CRE
2ª CRE
3ª CRE
4ª CRE
5ª CRE
6ª CRE
7ª CRE
8ª CRE
9ª CRE
10ª CRE
11ª CRE


Sexta-feira, 19/01/2018
Cerimônia de Diplomação dos Diretores
Dia 15 de janeiro, foi realizada a posse dos novos gestores das unidades escolares do munícipio do Rio de Janeiro, através de uma cerimônia de diplomação que reuniu mais de 3.000 diretores e diretores adjuntos. O evento contou com a presença dos diretores empossados, do prefeiro Marcelo Crivela, do Secretário de Educação, Cesar Bejamin, dos coordenadores das CREs, da equipe da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e também contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca.
O evento ocorreu no teatro Vivo Rio e simbolizou um recomeço marcado por um processo eleitoral democrático e dialógico. Em seu discurso o secretario destaca a importância do trabalho da gestão para o bom funcionamento da escola e na busca por uma educação de qualidade:
“Pesa sobre vocês uma imensa responsabilidade, pois a qualidade das escolas é fortemente influenciada pelo trabalho de seus gestores. Diretores, adjuntos e coordenadores pedagógicos são as lideranças no chão das escolas, realizando cotidianamente ações pedagógicas, ações administrativas e ações comunitárias. O rol de suas tarefas é imenso. Têm que ser cada vez mais valorizadas.”
Elvira Cardoso representante do conselho diretor do município do Rio de Janeiro
Ainda em seu discurso, o secretário destaca suas principais propostas e os principais desafios da rede. Segue o link com o discurso na íntegra: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=17&id=6406
Secretário de Educação com os onze gerentes das Coordenadorias Regionais de Educação

