Rio de Janeiro a Janeiro relembra a fundação da cidade
Em 1° de março de 1565, Estácio de Sá fundou a cidade entre o Morro do Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão, na Urca. Desde então, o Rio passou por inúmeras transformações, incluindo a demolição de morros e a construção de aterros. O episódio retrata como era a configuração local na época da chegada dos portugueses, explica por que a cidade foi expandida a partir do Morro do Castelo, no Centro, e destaca as razões pelas quais os europeus se interessaram tanto pelo Rio. Além disso, o programa visita o Forte de São João, a Fortaleza Nossa Senhora de Conceição, a Fortaleza de São Tiago, o Forte do Leme e o Forte de Copacabana,mostrando como essas construções protegem a memória do Brasil e ensinam o valor da nossa identidade cultural. Rio de Janeiro a Janeiro vai ao ar neste domingo (1º), às 12h30 e às 20h, no canal 26 da NET.
Quem sabe mais sobre o Rio de Janeiro?
O logradouro mais antigo da cidade ainda existente, o local da Ponte dos Jesuítas e a função original dos Arcos da Lapa são algumas das curiosidades que são tema do Quiz 450 Anos. A produção, em formato de perguntas e respostas, desafia os espectadores e incentiva que os cariocas conheçam mais sobre o Rio. Quiz 450 Anos traz diversos temas que envolvem o Rio de Janeiro, como história da cidade, espaços urbanos e personalidades históricas. As questões das peças, produzidas em videografismo, aparecem junto a três possíveis respostas. A opção correta é revelada após o tempo para responder à pergunta. A produção vai ao ar durante a programação da TV e da Web TV (multirio.rj.gov.br/webtv) e está disponível na Videoteca da MultiRio (multirio.rj.gov.br/videoteca).
E mais:
Não perca as novidades do Portal MultiRio nesta semana. Em destaque: por ocasião dos 450 anos do Rio de Janeiro, no dia 1º de março, selecionamos uma lista com dez locais que contam a história da fundação da cidade. Passeie, também, pela história de Vigário Geral, o bairro que, hoje, transpira cultura. E ainda: na terceira matéria da série Rio de Música, saiba mais sobre o lundu, o ritmo nascido de uma mistura cultural única, que traz em sua gênese influências dos escravos angolanos, dos espanhóis e dos portugueses. Educação, cultura e informação – tudo isso em: multirio.rj.gov.br.

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.
|