A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.

Quarta-feira, 24/04/2019

Projeto Força no Esporte (PROFESP): Promovendo Valores Olímpicos

Tags: profesp, esporte.

 

Através de um Acordo de Cooperação entre a Prefeitura do Rio de Janeiro, representada por sua Secretaria Municipal de Educação, e Força Aérea Brasileira, representada por sua Organização Militar ALA 11 – Base Aérea do Galeão, estão sendo desenvolvidas ações educativas para a otimização do Projeto Força no Esporte (PROFESP) com o objetivo de conjugar os esforços de ambas instituições para promover Valores Olímpicos.

 

 


O PROFESP faz parte do Programa Segundo Tempo promovido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira, e em parceria com os seguintes Ministérios e suas respectivas Secretarias:


I - Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Secretaria Especial do Desenvolvimento Social e Secretaria Especial da Cultura;

II - Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica e Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação; e

III – Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

 

 

O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças e jovens de ambos os sexos, a partir de 6 (seis) até os 18 (dezoito) anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens do Brasil. O programa promove a inclusão social por meio da prática de esportes.

 

 

 

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) foi reiniciado no dia 11 Março de 2019 na Ala 11 - Rio de Janeiro (RJ), proporcionando a 100 alunos, atividades como: a prática e a cultura do esporte, reforço escolar, ações cívico-sociais, campanhas educativas, orientações de civismo, de cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais.

 



Tudo isso por meio de instruções teóricas e práticas, no intuito de despertar nos alunos o interesse pela atividade esportiva, identificando possíveis talentos, além de reforçar valores familiares, sociais e cívicos. As atividades são desenvolvidas três vezes por semana pela equipe de Educação Física (militares e profissionais especializados), na parte da manhã e tarde.

 

 

Atualmente, estão sendo ministradas aulas dos seguintes Esportes: Vôlei, Basquete, Handebol, Tênis, Futebol, Futevôlei, Atletismo, Orientação, além de Jogos Pré - Desportivos (pequenos e grandes jogos).

 

 


A Coordenação de Projetos de Extensão (CPEC), em parceria com a Gerência de Educação (GED) da 11ªCRE, está viabilizando a execução das atividades com a prática educativa de dois professores de Educação Física que atuam no projeto em sistema de Dupla Regência, assim garantindo e incentivando a participação das escolas e dos alunos nas ações do PROFESP.


Atualmente, as escolas que estão sendo contempladas com as ações do Programa PROFESP são:


1. Escola Municipal Professora Lavínia de Oliveira Escragnolle Dória
2. Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes
3. Escola Municipal Alberto de Oliveira
4. Escola Municipal Conjunto Praia da Bandeira
5. Escola Municipal Anita Garibaldi
6. Escola Municipal Fernando Tude de Souza
7. Escola Municipal Belmiro Medeiros
8. Escola Municipal Rodrigo Otávio

 

 

As inscrições para o PROFESP ainda estão abertas, ainda existem aproximadamente 50 vagas para o turno da manhã e 30 vagas para o turno da tarde. Segue o contato do Coordenador do PROFESP - Ala 11, com o objetivo de captar alunos interessados em participar do Projeto.

 

 

Contato:

1º Ten EFI Fábio de Oliveira Martins Pereira
Coordenador do PROFESP ALA11
Tel. (21) 2138-4377

 

 

Enviado por: Coordenação de Projetos de Extensão Curricular

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 17/04/2019

Aos Professores de Inglês da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro

Tags: inglês, curso.

 

Massive Open Online Course: Teaching Grammar Communicatively

 

 

O Projeto de Extensão CEALD (Colaboração, Estratégias de Aprendizagem e Letramento Digital), em parceria com o Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO Brazil), do Departamento de Estado Americano, está oferecendo, gratuitamente, aos Professores de Inglês da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro um Massive Open Online Course: Teaching Grammar Communicatively.


O MOOC Camp será um curso híbrido (online e presencial), de 30 de abril a 04 de junho de 2019. Os encontros presenciais serão sempre às terças-feiras, no Instituto de Letras da UERJ, das 16h10min às 17h40min. O objetivo é o desenvolvimento profissional, o compartilhamento de ideias e o fortalecimento de comunidades de professores. O número de participantes é limitado (20 vagas) e as inscrições podem ser feitas no link abaixo, até 29 de abril.

 

Link de inscrição: https://forms.gle/t7TaEDJ13d53Gv988

Observação: É exigido o nível intermediário de proficiência linguística. 

 

 

Enviado por: Equipe de Língua Inglesa - GEF II e Programa Bilíngue


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 16/04/2019

A SMERJ vai levar debate sobre a Lei Maria da Penha para as escolas da Rede

Tags: lei, maria da penha.

 

Secretaria Municipal de Educação vai levar debate sobre a Lei Maria da Penha para as escolas da Rede

 

 

Para sensibilizar a comunidade escolar sobre a questão da violência doméstica, buscando a conscientização como forma de evitar o problema que atingiu 221.238 famílias no Brasil segundo registros do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2017), nesta segunda-feira, 15/4, cerca de 50 professores e servidores da Prefeitura do Rio debateram o programa Maria da Penha Vai à Escola – transformado em lei sob o nº 6.427, em 18 de dezembro de 2018, e sancionada pelo prefeito Marcelo Crivella.

A programação faz parte do seminário “Mulher cidadã: Maria da Penha vai à escola”, uma realização das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos.

A ação estimula as escolas municipais a incluírem no seu calendário palestras, debates, seminários, vídeos e outros recursos para ampliar a divulgação do tema e difundir a cultura de paz.

Para a chefe de gabinete da SME, Heloísa Sermud Braz, que participou do evento, é importante destacar a temática dentro da sala de aula.

- Nossos alunos formam a base da sociedade e há muitas famílias chefiadas por mulheres. Elas precisam ser valorizadas e ampliar o debate na sala de aula sobre essa lei tão importante permite que os alunos entendam mais sobre direitos e deveres - disse Heloísa, que representou a Secretária Municipal de Educação, a professora Talma Romero Suane.

Também estiveram presentes no seminário a Subsecretária de Políticas para a Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Joyce Braga; a representante do Comitê de Gênero da Educação, Waléria de Carvalho e Carla de Araújo, promotora do Ministério Público, que lançou o livro “As Marias do Brasil” sobre casos de violência doméstica.

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Social da SME


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 29/03/2019

Programa de Apoio aos alunos da rede municipal de ensino

Tags: programa de apoio, ensino médio.

 

PROGRAMA DE APOIO A ALUNOS QUE COMPLETARAM O ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

 

 

Programa de Apoio aos alunos da rede municipal de ensino para que prossigam seus estudos de ensino médio.

Os alunos da Rede Pública Municipal que tiverem cursado setenta e cinco por cento dos estudos relativos ao segundo segmento do ensino fundamental em escolas municipais de ensino regular da Prefeitura do Rio de Janeiro e/ou no Projeto de Educação Juvenil da mesma Prefeitura podem se habilitar, junto à Secretaria Municipal de Educação, com vistas a obter apoio para prosseguir seus estudos no ensino médio.

 

Mariores informações:
http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibenoticias?id=4952591


   
           



Yammer Share