A A A C
email
Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Rio, uma Cidade de Leitores tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino.
Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves
Retornando 21 resultados para o autor 'Márcia Cristina Alves'

Terça-feira, 12/12/2017

Twittaço Literário!

Tags: twittaço, mídias.

 

 

 

Sexta-feira, 15/12, é dia de Twittaço Literário!

 

A grande homenageada é Angela Lago, uma das mais importantes escritoras da literatura infantil brasileira!


Ao longo do dia vamos trocar mensagens sobre a escritora e ilustradora, cujo desejo de inovação a conectou com a tecnologia digital, sem deixar de defender a experiência do livro impresso.


Participe! Basta seguir @RiodeLeitores e usar #Riodeleitores!


Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, links, blogs e curiosidades. Twitte também fotos de atividades sobre a temática da autora realizadas em sua unidade escolar!


Um excelente Twittaço! Boas leituras! Até SEXTA!

 

 

 

Angela Lago
 

 

A escritora deixou obra com mais de 30 títulos, em que expande os limites do “texto visual” na literatura infantil e juvenil, brasileira e internacional. “Sempre foi em busca da experiência proporcionada pelo livro. A pesquisa girava em torno de como usar e explorar as potencialidades do livro. Era uma busca insistente”, afirma Marlette Menezes, artista plástica.

O desejo de inovação a conectou com a tecnologia digital, sem deixar de defender a experiência do livro impresso. Admiradora de Angela, Marlette pontua que o traço da amiga mudou ao longo do tempo, mantendo a identidade da escritora-ilustradora. “Você reconhece o fio contínuo do trabalho. Fio que se transforma o tempo todo”, afirma.

Premiada no Brasil e no exterior, a artista criou um universo próprio e singular e deu nova dimensão à literatura infantil brasileira. “Angela realmente foi uma pioneira, proporcionou um salto de qualidade muito grande, que puxou uma geração inteira atrás dela. Uma das qualidades era o esmero, o tratamento artístico do trabalho, tanto no texto quanto na imagem”, afirma o escritor e ilustrador Marcelo Xavier, autor de vários livros infantis. Marcelo e Marlette destacam como ela se dedicou a buscar inovações para a literatura. “Tinha uma vontade pela novidade, ela tinha, teve preocupação grande com o projeto gráfico. Entre uma publicação e outra, a gente sentia a novidade”, diz Marcelo lembrando que usava as mais diversas técnicas. “Ultimamente, usava o computador com muita sabedoria, sabia a medida certa para não esfriar a ilustração”.

 

___________________________________________________________________

 

O QUE É?

 O “Twittaço Literário” é uma iniciativa do Programa Rio, uma cidade de Leitores, voltada para a mobilização virtual, a partir das Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais, em torno de um autor ou tema sugerido, realizada desde 2015. 

 

COMO FUNCIONA?

- As Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais convidam todos os interessados na sua própria unidade a participarem do Twittaço, publicando, ao longo do dia indicado, citações, dicas de links ou comentários sobre o autor ou tema definido previamente pela Gerência de Mídia-Educação.

- Os Twittaços serão realizados sempre na última sexta-feira de cada mês, de acordo com cronograma específico. O próximo Twittaço acontecerá no dia 15 de dezembro/2017, em homenagem à querida Angela Lago, escritora e ilustradora da literatura infantil e juvenil.

- Os interessados podem participar com a publicação de mensagens relativas ao tema definido, ao longo do dia estabelecido, usando uma hashtag (#): #RiodeLeitores e seguindo o perfil @Riodeleitores no Twitter. Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, blogs e curiosidades sobre o autor e sua obra ou sobre o tema indicado.

-Todas as Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais da Rede devem participar com seu twitter próprio (institucional), já existente ou criado para a atividade.

- A participação de alunos, professores e demais interessados é voluntária, com seus próprios endereços de twitter ou com o twitter da sua Sala de Leitura/Biblioteca. Poderão ser utilizados os computadores existentes nas escolas (salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática) e Bibliotecas ou, ainda, participar por meios próprios com celulares ou tablets, por exemplo.

- Os professores podem aproveitar o Twittaço para a realização de atividades de preparação ou de desdobramento com os alunos, por exemplo: realização de pesquisas prévias nas salas de leitura para organizar as mensagens que serão postadas; discussão sobre as postagens lidas ao longo do dia; tabulação de número de mensagens postadas pela escola que foram retwuittadas, etc.

 

PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO TWITTAÇO LITERÁRIO:

1- Criar o Twitter da Sala de Leitura/Biblioteca Escolar Municipal ou seu próprio perfil;

2- Seguir, pelo Twitter criado, o perfil @RioedeLeitores;

3- Divulgar a atividade, convidando a comunidade escolar e os leitores em geral para participarem;

4- No dia combinado, publicar suas mensagens sobre o autor/ tema indicado, sem esquecer de colocar #Riodeleitores ao final da mensagem. Também é possível retwittar as mensagens de outros participantes.

5- Todos podem participar com quantas postagens desejar. Bom twittaço! Boas leituras!

 



 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 24/11/2016

Evento de Encerramento Anima Escola 2016

Tags: anima, escola.

 

 

Nosso evento de encerramento já está chegando!

Iremos assistir e conversar sobre as produções realizadas este ano, na Biblioteca Parque Estadual, dia 29/11!

Os professores e alunos que realizaram o projeto este ano são nossos convidados!

Serão duas sessões, uma às 11h e outra às 14h.

Veja em qual sessão passará seu filme e programe-se para estar conosco neste dia!

Programação: CLIQUE AQUI

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/11/2016

Festival Internacional Pequeno Cineasta - FIPC

Tags: festival, internacional, pequeno cineasta, midia.

 

 

O Projeto Cineclube nas Escolas, em parceria com o Festival Internacional Pequeno Cineasta - FIPC, promove nos dias 3 e 4 de novembro, a MOSTRA PEQUENO CINEASTA NA ESCOLA.


O QUE É A MOSTRA PEQUENO CINEASTA NA ESCOLA?

Para ampliar a participação das crianças e jovens que estudam na rede municipal de ensino, tendo em vista a dificuldade do deslocamento de alunos e professores até o local do evento, o Festival Internacional Pequeno Cineasta irá disponibilizar sua programação para as escolas que tenham interesse em exibir as mostras competitivas dentro da escola durante a 6a edição do Festival, nos dias 3 e 4 de novembro de 2016. A mostra na escola acontece simultaneamente ao festival na cidade.

O festival apresenta uma seleção de filmes de curta metragem realizados por crianças e jovens do mundo todo. Para esta edição recebemos mais de 200 produções, das quais selecionamos 42 curtas que levantam temáticas com questões sociais e culturais contemporâneas e que podem ser trabalhadas em sala de aula após as sessões, além da oportunidade de formação de plateia através da participação dos alunos na votação para o prêmio de melhor filme pelo júri popular.

Para cada dia do Festival estão programadas nos cineclubes 4 sessões de 75 minutos, sendo 50 minutos de exibição e 25 minutos para debate e participação no Júri Popular.

 

ESCOLAS E BIBLIOTECA QUE RECEBERÃO A  MOSTRA PEQUENO CINEASTA NA ESCOLA


1ª CRE

E.M. Vicente Licínio

E.M. Mário Claudio

E.M. Cardeal Leme


2ª CRE

E. M. México

E.M. Drº Cocio Barcellos

E.M. Friedenreich


3ª CRE

CIEP Vinicius de Moraes

E. M. Professor Mourão Filho

E.M. Ceará

E.M. Brigadeiro Faria Lima

E.M. Delfim Moreira

EM Bolívar


4ª CRE

E.M. São Paulo

E.M. Herbert Moses

E.M.Aníbal Freire

E.M. Roraima


5ª CRE

E.M. Pará

E.M. Leonor Posada

E.M. França


6ª CRE

EM Motorista Paschoal André

E.M. Monte Castelo

CIEP Anton Makarenko

CIEP Dr. Adão Pereira Nunes


7ª CRE

E.M. 25 de Abril

CIEP Carlos Drummond de Andrade

E.M. Rio das Pedras

 

8ª CRE

E.M.Coronel José Gomes Moreira


9ª CRE

CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade


10ª CRE

Biblioteca Joaquim Nabuco

E.M. Gandhi


11ª CRE

E.M. Anísio Teixeira

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 24/10/2016

Festival Anima Mundi 2016

Tags: anima, mundi, mídias.

 

 

Ta chegando o Festival Anima Mundi 2016, e você não pode perder!!


Estaremos dos dias 25 a 30 de outubro no Rio de Janeiro e do 2 ao 6 de novembro em São Paulo.


As sessões do Futuro Animador contém filmes realizados por escolas de vários lugares do mundo, com muitos filmes produzidos no Projeto Anima Escola. Essas sessões são gratuitas e basta chegar com 30 minutos de antecedência para retirar os ingressos na bilheteria e curtir uma sessão muito ANIMADA. Vá e leve seus alunos, amigos, família e etc.

Confira no nosso site tudo sobre essa edição e se programe para não perder nada dessa maratona animada: http://www.animamundi.com.br/festival-2016/

 

TE ESPERAMOS LÁ!

 

 

 

 


   
           



Yammer Share