A A A C
email
Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Rio, uma Cidade de Leitores tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino.
Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves
Retornando 21 resultados para o autor 'Márcia Cristina Alves'

Terça-feira, 02/09/2014

O Menino no Espelho

Tags: cineclub, cinema, mídias, educopedia.

 

 

 

No dia 1 de setembro alunos da E. M. Roma, participaram de uma sessão exclusiva do filme "O Menino no Espelho", no Cine Joia, em Copacabana. Após a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o roteirista do filme, André Carreira.

O longa-metragem foi baseado no livro homônimo de Fernando Sabino, disponível nas Salas de Leituras das escolas municipais. Essa foi uma ação da Equipe Rioeduca e do Projeto Cineclube nas Escolas em parceria com a produtora Downtown Filmes, que cedeu a exibição do filme, e o Cine Joia.

 

 

O MENINO NO ESPELHO é a adaptação para o cinema do livro homônimo de Fernando Sabino, lançado em 1982. Com mais de 80 edições, é adotado até hoje em inúmeras escolas pelo Brasil, habitando o imaginário de várias gerações como forte referência dos tempos de infância. O filme conta a incrível história de um garoto que vê a sua imagem refletida no espelho tornar-se real. Fernando ganha um clone chamado Odnanref, seu nome ao contrário, que passa a fazer todas as tarefas “chatas” da vida em seu lugar, como enfrentar o valentão da escola ou ficar de castigo trancado dentro de casa.
 

 

Ambientado no fim dos anos 1930, a história ganha às telas com uma bela e elogiada reconstituição de época (“Exemplarmente produzido – pela Camisa Listrada –, o filme enche os olhos com seu cuidado cenográfico e plástico." - Luiz Carlos Merten - O Estado de. S. Paulo). Filmado em Cataguases - MG, terra de Humberto Mauro, e região, o filme recria a infância em uma cidade com ares modernos, inspirada na Belo Horizonte daquela época.

 

 

O filme é protagonizado por Lino Facioli, que interpreta Fernando e seu reflexo, um ator-mirim brasileiro radicado em Londres que compõe o elenco da aclamada série Game of Thrones e do filme O Pior Trabalho do Mundo, ao lado do atores Jonah Hill e Russel Brand. Também no elenco, nomes de peso na TV e cinema: Mateus Solano, o vilão protagonista Félix da novela Amor à Vida, e Regiane Alves (Zuzu Angel), são os pais de Fernando; Ricardo Blat (Carandiru) vive o vilão Pape Faria, Gisele Fróes (VIPS), a professora Dona Risoleta e Laura Neiva (À Deriva), a prima Cintia. O elenco infantil também é um destaque contando com a atriz-mirim Giovana Rispoli, que teve elogiada participação nos capítulos iniciais da novela Em Família, além de um grupo de talentosas crianças descobertas no processo de pesquisa para o filme.


Dirigido por Guilherme Fiúza Zenha e com produção de André Carreira (produtor e co-roteirista do filme), da produtora mineira Camisa Listrada, O MENINO NO ESPELHO trata de valores universais como a infância, a amizade e a descoberta do primeiro amor através de uma história com muita aventura, humor e emoção. A distribuição é da Downtown Filmes e Paris Filmes.

 

 

O Rioeduca esteve presente na exibição do filme e fez contato, para uma uma breve entrevista, com o diretor Guilherme Fiúza:


Rioeduca: A obra de Fernando Sabino lida todo o tempo com o imaginário, com o lúdico. De que maneira conseguiu entrar nesse universo em seu filme?

Guilherme: Durante o processo de escrita do roteiro, tento o tempo todo voltar a ser criança, tento escrever a partir da inspiração da obra, da forma como “veria” tudo aquilo como criança. É preciso tentar ao máximo ser fiel ao espírito do autor.


Rioeduca: Na escola, quando é utilizada uma metodologia que leva o aluno a sonhar, a pensar, geralmente o trabalho é mais assertivo. De que maneira acha que a obra pode influenciar esse público infantil?

Guilherme: A partir do momento em que o filme se lança no universo da criança, acredito que há uma total identificação com os personagens. Acontece então a magia: nos projetamos, nós enquanto crianças e as próprias crianças na história.

Rioeduca: Vivemos na era digital, no mundo dos games e das redes sociais. Enquanto isso, o filme se passa na década de 30. Como encantar esta geração de hoje com uma realidade diferente da sua?

Guilherme: Esta infância tecnológica foi inventada por nós. A essência da criança continua lá, dentro dela. O filme se propõe a ser uma viagem no tempo e na infância, permitindo que elas se projetem em um mundo de outra criança.


Rioeduca: Que valores ou discussões acredita que possam ser levantados com a obra de Fernando Sabino e com o filme?

Guilherme: Creio que a liberdade, a fantasia e o lúdico são fatores que estão dentro da obra de Sabino e também no filme. A mensagem é nunca deixar de ser criança!

 


Assista agora ao Trailer Oficial do filme:

 

Para uma melhor visualização, assista no Canal do YouTube ou clique a opção “Tela inteira” no canto inferior direito do vídeo 

 

 

SINOPSE: Numa infância inventiva, repleta de liberdade, marcada pela amizade, brincadeiras e aventuras, o menino Fernando vê sua fantasia tornar-se realidade quando seu reflexo no espelho ganha vida gerando Odnanref. A princípio o duplo é a solução cumprindo as tarefas chatas da vida de Fernando, mas algo acontece quando Cíntia, sua prima mais velha, chega à cidade. Agora, ele terá que recorrer a seus verdadeiros amigos para fazer Odnanref retornar ao mundo dos espelhos e assim retomar o controle de sua vida.

 

 

Para saber mais acesse:


Canal do YouTube – O Menino no Espelho  


O Menino no Espelho_pressbook 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 12/05/2014

FLICTS, Maluquinho por futebol e Uma Professora Muito Maluquinha

Tags: geo.

 

 

Para saber mais sobre a programação entre nos links abaixo:

 

Programação de sábado - dia 17

 

Programação de domingo - dia 18

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/04/2014

Aberta as Inscrições Para o Concurso Escola de Leitores

Tags: escoladeleitores, riodeleitores, leitura, mídias.

 

O Instituto C&A está com inscrições abertas para a terceira edição do Concurso Escola de Leitores. A iniciativa premiará projetos que promovam a formação de leitores de literatura nas redes municipais de ensino de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). As inscrições vão até o próximo dia 2 de abril. 

 

Prazo prorrogado para 17/04


O Concurso Escola de Leitores é uma ação do programa Prazer em Ler e tem o objetivo de mobilizar comunidades escolares para implementação e aprimoramento de projetos e políticas de formação de leitores de literatura, em redes municipais de ensino.


A iniciativa é realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Educação dos municípios participantes e aberta a escolas públicas de educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Em cada município participante, o concurso conta com o trabalho de uma organização que atuará na formação e no acompanhamento técnico das escolas selecionadas. As organizações formadoras são o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), em Natal; a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), no Rio de Janeiro; e o Centro de Estudos A Cor da Letra, em São Paulo.

 

 

 - Conheça o edital de participação no concurso Escola de Leitores:

http://www.institutocea.org.br/midiateca/53/publicacao-institucional/edital-concurso-escola-de-leitores-2014.aspx

 - Leia as dicas para o preenchimento do formulário de inscrição:

http://www.institutocea.org.br/midiateca/54/publicacao-institucional/dicas-para-preenchimento-do-cadastro-e-formulario-de-projeto-do-concurso-escola-de-leitores-2014.aspx


 - Acesse o portal de editais do Instituto C&A e inicie agora a inscrição da sua escola:

 

http://icea.sispart.com

 

 

Conheça as escolas vencedoras do Rio de Janeiro no último concurso:

 Escola Municipal Maranhão – Projeto Caravana de Leitores.

 Escola Municipal Rivadávia Corrêa – GEC – Projeto Central de Leitores.

 Escola Municipal Barão da Taquara – Projeto Leitura em Cena.

 CIEP Oswald de Andrade – Projeto Muito prazer, eu sou leitor.

 Escola Municipal Princesa Isabel – GEC – Projeto Quarteirão de Leitores.

 Escola Municipal Rio Grande do Norte – Projeto Viagem ao Mundo da Leitura.

 CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade – Projeto Voando Alto nas Asas da Leitura.

 

 


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/03/2014

Curta Histórias: Personalidades Negras

Tags: curtas, história.

 

Curta Histórias é uma premiação voltada aos alunos matriculados na Educação Básica da rede pública de ensino de todo o país. Em sua segunda edição, o prêmio tem como tema Personalidades Negras.

 

Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras.

 

Desta forma, valoriza a Educação para as Relações Étnico-Raciais a partir do proposto pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica. Vale ressaltar que em 2014 o Parecer CNE/CP 003/2004 completa dez anos. Neste estão estabelecidas as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Assim, é importante que todas as escolas conheçam estas diretrizes para que avancemos no sentido de termos uma sociedade sem racismo e com mais equidade.


 

SAIBA MAIS: http://curtahistorias.mec.gov.br/premio
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share