
Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves
Terça-feira, 02/09/2014
O Menino no Espelho
No dia 1 de setembro alunos da E. M. Roma, participaram de uma sessão exclusiva do filme "O Menino no Espelho", no Cine Joia, em Copacabana. Após a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o roteirista do filme, André Carreira. O longa-metragem foi baseado no livro homônimo de Fernando Sabino, disponível nas Salas de Leituras das escolas municipais. Essa foi uma ação da Equipe Rioeduca e do Projeto Cineclube nas Escolas em parceria com a produtora Downtown Filmes, que cedeu a exibição do filme, e o Cine Joia.
O MENINO NO ESPELHO é a adaptação para o cinema do livro homônimo de Fernando Sabino, lançado em 1982. Com mais de 80 edições, é adotado até hoje em inúmeras escolas pelo Brasil, habitando o imaginário de várias gerações como forte referência dos tempos de infância. O filme conta a incrível história de um garoto que vê a sua imagem refletida no espelho tornar-se real. Fernando ganha um clone chamado Odnanref, seu nome ao contrário, que passa a fazer todas as tarefas “chatas” da vida em seu lugar, como enfrentar o valentão da escola ou ficar de castigo trancado dentro de casa.
Ambientado no fim dos anos 1930, a história ganha às telas com uma bela e elogiada reconstituição de época (“Exemplarmente produzido – pela Camisa Listrada –, o filme enche os olhos com seu cuidado cenográfico e plástico." - Luiz Carlos Merten - O Estado de. S. Paulo). Filmado em Cataguases - MG, terra de Humberto Mauro, e região, o filme recria a infância em uma cidade com ares modernos, inspirada na Belo Horizonte daquela época.
O filme é protagonizado por Lino Facioli, que interpreta Fernando e seu reflexo, um ator-mirim brasileiro radicado em Londres que compõe o elenco da aclamada série Game of Thrones e do filme O Pior Trabalho do Mundo, ao lado do atores Jonah Hill e Russel Brand. Também no elenco, nomes de peso na TV e cinema: Mateus Solano, o vilão protagonista Félix da novela Amor à Vida, e Regiane Alves (Zuzu Angel), são os pais de Fernando; Ricardo Blat (Carandiru) vive o vilão Pape Faria, Gisele Fróes (VIPS), a professora Dona Risoleta e Laura Neiva (À Deriva), a prima Cintia. O elenco infantil também é um destaque contando com a atriz-mirim Giovana Rispoli, que teve elogiada participação nos capítulos iniciais da novela Em Família, além de um grupo de talentosas crianças descobertas no processo de pesquisa para o filme.
O Rioeduca esteve presente na exibição do filme e fez contato, para uma uma breve entrevista, com o diretor Guilherme Fiúza:
Guilherme: Durante o processo de escrita do roteiro, tento o tempo todo voltar a ser criança, tento escrever a partir da inspiração da obra, da forma como “veria” tudo aquilo como criança. É preciso tentar ao máximo ser fiel ao espírito do autor.
Guilherme: Esta infância tecnológica foi inventada por nós. A essência da criança continua lá, dentro dela. O filme se propõe a ser uma viagem no tempo e na infância, permitindo que elas se projetem em um mundo de outra criança.
Para uma melhor visualização, assista no Canal do YouTube ou clique a opção “Tela inteira” no canto inferior direito do vídeo
SINOPSE: Numa infância inventiva, repleta de liberdade, marcada pela amizade, brincadeiras e aventuras, o menino Fernando vê sua fantasia tornar-se realidade quando seu reflexo no espelho ganha vida gerando Odnanref. A princípio o duplo é a solução cumprindo as tarefas chatas da vida de Fernando, mas algo acontece quando Cíntia, sua prima mais velha, chega à cidade. Agora, ele terá que recorrer a seus verdadeiros amigos para fazer Odnanref retornar ao mundo dos espelhos e assim retomar o controle de sua vida.
Para saber mais acesse:
|


Segunda-feira, 12/05/2014
FLICTS, Maluquinho por futebol e Uma Professora Muito Maluquinha
Para saber mais sobre a programação entre nos links abaixo:
Programação de sábado - dia 17
Programação de domingo - dia 18
|


Terça-feira, 01/04/2014
Aberta as Inscrições Para o Concurso Escola de Leitores
O Instituto C&A está com inscrições abertas para a terceira edição do Concurso Escola de Leitores. A iniciativa premiará projetos que promovam a formação de leitores de literatura nas redes municipais de ensino de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). As inscrições vão até o próximo dia 2 de abril.
Prazo prorrogado para 17/04
- Conheça o edital de participação no concurso Escola de Leitores:
http://www.institutocea.org.br/midiateca/53/publicacao-institucional/edital-concurso-escola-de-leitores-2014.aspx
Conheça as escolas vencedoras do Rio de Janeiro no último concurso: Escola Municipal Maranhão – Projeto Caravana de Leitores. Escola Municipal Rivadávia Corrêa – GEC – Projeto Central de Leitores. Escola Municipal Barão da Taquara – Projeto Leitura em Cena. CIEP Oswald de Andrade – Projeto Muito prazer, eu sou leitor. Escola Municipal Princesa Isabel – GEC – Projeto Quarteirão de Leitores. Escola Municipal Rio Grande do Norte – Projeto Viagem ao Mundo da Leitura.
CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade – Projeto Voando Alto nas Asas da Leitura.
|


Terça-feira, 18/03/2014
Curta Histórias: Personalidades Negras
Curta Histórias é uma premiação voltada aos alunos matriculados na Educação Básica da rede pública de ensino de todo o país. Em sua segunda edição, o prêmio tem como tema Personalidades Negras.
Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras.
Desta forma, valoriza a Educação para as Relações Étnico-Raciais a partir do proposto pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica. Vale ressaltar que em 2014 o Parecer CNE/CP 003/2004 completa dez anos. Neste estão estabelecidas as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Assim, é importante que todas as escolas conheçam estas diretrizes para que avancemos no sentido de termos uma sociedade sem racismo e com mais equidade.
SAIBA MAIS: http://curtahistorias.mec.gov.br/premio
|

