A A A C
email
Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Rio, uma Cidade de Leitores tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino.
Retornando 2 resultados para o mês de 'Fevereiro de 2015'

Quarta-feira, 25/02/2015

Árvore Chega às Bibliotecas Escolares Municipais

Tags: midias, biblioteca, bem.

 

 

Os leitores das Bibliotecas Escolares Municipais (BEM) vão poder acessar pela web acervo de 14 mil eBooks.

 

A Prefeitura do Rio vai introduzir nas BEM a leitura de eBooks. Os usuários da rede não só vão poder utilizar seus celulares para manusear e ler os livros digitais como também poderão continuar a leitura ou mesmo emprestar outras obras, em casa, no transporte coletivo ou em qualquer lugar onde estiverem.

Inicialmente, será realizado um projeto-piloto em 10 Bibliotecas Escolares Municipais e na Sala de Leitura Prof. Lourenço Filho, que fica no Centro Administrativo São Sebastião e Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire. O acervo inicial terá por 1.000 eBooks de autores clássicos e obras autorizadas pelas editoras. Será utilizada a plataforma de empréstimo de eBooks da Árvore de Livros, que participa do programa de parcerias da Secretaria Municipal de Educação.

Como o acesso aos eBooks será feito por streaming (sem a transferência de arquivo), a leitura poderá ser feita mesmo com a internet desligada, desde que o texto seja mantido na tela. Além do smartphone, os livros digitais poderão ser lidos em tablets, micros, notebooks e alguns modelos de e-readers.

O número de eBooks emprestados por cada usuário é ilimitado, só não podendo acumular mais de três simultaneamente. Os empréstimos são por 15 dias, podendo prorrogar quantas vezes for necessário. O usuário recebe login e senha para acessar a plataforma. Em locais onde a biblioteca digital já funciona, o índice de leitura ultrapassa os 16 livros por anos, quatro vezes mais do que a média brasileira, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto PróLivro e Ibope.

O projeto terá início na quinta-feira (dia 26/02), quando será apresentado aos professores da rede municipal, com palestra do ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional Galeno Amorim, que é um dos dirigentes da Árvore. Segundo ele, “a era digital vai promover uma verdadeira revolução na leitura no Brasil, com impactos extraordinários na educação e nos índices de leitura da população”.

 

A Árvore está presente em bibliotecas públicas, escolares e de instituições e empresas em 26 estados e no Distrito Federal.

 

Veja onde se cadastrar acessando AQUI.

 

 

Cilene Oliveira

E/SUBE/CED/Mídia-Educação

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/02/2015

Programação de Fevereiro das Bibliotecas Escolares Municipais

Tags: biblioteca, saladeleitura, riodeleitores.

 

Imagem do blog No mundo dos Livros

 

 

Em fevereiro... tem carnaval!

 

Confira a programação das Bibliotecas Escolares Municipais e caia na nossa folia!

 

Fevereiro 2015 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share