A A A C
email
Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Rio, uma Cidade de Leitores tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino.
Retornando 5 resultados para o mês de 'Março de 2014'

Sexta-feira, 21/03/2014

Sessão De Cinema Gratuita Para Professor No Oi Futuro Ipanema

Tags: cineclube, mídias, cinema, professores.

Dia 29/3 Tem Sessão De Cinema Gratuita Para Professor No Oi Futuro Ipanema
 


A próxima sessão do Cineclube Educação: Viajando com o Cinema

será no dia 29/3 (sábado), às 10h, no Oi Futuro Ipanema.

 

Nesse dia, haverá uma sessão exclusiva para professores do filme

"Nenhum a Menos", de Zhang Yimou.

 

A produção foi premiada no Festival de Veneza de 1999.

 

Em seguida, haverá um bate papo sobre o filme.

 

A sessão é GRATUITA.

 

Para garantir o seu lugar basta enviar um e-mail para agendamento@cineduc.org.br com os dados:

Nome completo:

Escola:

Disciplina:

Email:

Telefone:


O agendamento não é obrigatório e a lotação está sujeita a capacidade da sala (90 lugares)

 

Tome Nota!

Filme: Nenhum a Menos

Dia: 29/3 (sábado), às 10h

Oi Futuro Ipanema (ao lado da estação General Osório)
Rua Visconde de Pirajá, 54, 3º andar - Ipanema – Rio de Janeiro / RJ

Capacidade da sala: 120 lugares



Sinopse:

O filme é um retrato quase documental da atual situação da classe de estudantes rurais na China. Com uma câmera discreta, e muitas vezes escondida, Yimou registrou o ensino em uma escola rural no interior do país.

Com atores amadores, e grande parte deles ainda crianças, o que se vê é uma verdadeira aula de direção ao retratar a evasão escolar justificada pela pobreza. Tudo começa quando o professor da escola tira uma licença para cuidar de sua mãe. Em seu lugar, a prefeitura coloca uma garota de apenas 13 anos, Wei (Wei Minzhi). Ela terá que morar na própria escola durante um mês, junto com alguns dos 28 alunos, até que o mestre retorne. Sua missão é garantir que nenhum deles abandone a escola.
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 21/03/2014

Twittaço Literário

Tags: mídias, saladeleitura, twitter.


 

O QUE É?

 

O “Twittaço Literário” é uma iniciativa do Programa Rio, uma cidade de Leitores, voltada para a mobilização virtual, a partir das Salas de Leitura Polo, em torno de um autor ou tema sugerido.

 


COMO FUNCIONA?

 

- As Salas de Leitura Polo convidam todos os interessados na sua própria escola e nas Salas de Leitura Satélites a participarem do twittaço, publicando, ao longo do dia indicado, citações, dicas de links ou comentários sobre o autor ou tema definido previamente pela Gerência de Mídia-Educação.

 

- Os Twittaços serão realizados sempre na última sexta-feira de cada mês. O primeiro será no dia 28 de março de 2014, com o tema “Poesias e Poetas brasileiros”, em homenagem ao dia da Poesia (14 de março).

 

- Todos os interessados podem participar com a publicação de mensagens relativas ao tema definido, ao longo do dia estabelecido, usando uma hashtag (#) comum: #RiodeLeitores.

 

-Todas as Salas de Leitura da Rede deverão participar com seu twitter próprio, já existente ou criado para a atividade.

 

- A participação de alunos, professores e demais interessados é voluntária, com seus próprios endereços de twitter ou com o twitter da sua Sala de leitura. Poderão ser utilizados os computadores existentes nas escolas (salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática) ou, ainda, participar por meios próprios com celulares ou tablets, por exemplo.

 

- Os professores podem aproveitar o Twittaço para a realização de atividades de preparação ou de desdobramento com os alunos, por exemplo: realização de pesquisas prévias nas salas de leitura para organizar as mensagens que serão postadas; discussão sobre as postagens lidas ao longo do dia; tabulação de número de mensagens postadas pela escola que foram retwuittadas etc.

 


PASSO A PASSO PARA AS SALAS DE LEITURA POLO:

 

 - Criar o Twitter da Sala de Leitura;

 

 - Seguir, pelo twitter criado, os seguintes endereços: @RioedeLeitores e @BEM_RJ
Divulgar a atividade, convidando a comunidade escolar e as SL Satélites para participarem da atividade;

 

 - No dia combinado, publicar, no mínino, 5 postagens sobre o tema indicado (sem esquecer de colocar #Riodeleitores ao final da mensagem) e retwittar no mínimo, 2 mensagens de outros participantes;

 

 - Todos podem participar com quantas postagens desejar, mas para a organização da mobilização ao longo do dia indicamos que as CRE se organizem em dois turnos de participação:

 

Manhã – 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 11ª


Tarde – 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª
 

 

 

E/SUBE/CED/Mídia-Educação
Tel:2976-2318 /2976-2319

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/03/2014

Curta Histórias: Personalidades Negras

Tags: curtas, história.

 

Curta Histórias é uma premiação voltada aos alunos matriculados na Educação Básica da rede pública de ensino de todo o país. Em sua segunda edição, o prêmio tem como tema Personalidades Negras.

 

Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras.

 

Desta forma, valoriza a Educação para as Relações Étnico-Raciais a partir do proposto pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica. Vale ressaltar que em 2014 o Parecer CNE/CP 003/2004 completa dez anos. Neste estão estabelecidas as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Assim, é importante que todas as escolas conheçam estas diretrizes para que avancemos no sentido de termos uma sociedade sem racismo e com mais equidade.


 

SAIBA MAIS: http://curtahistorias.mec.gov.br/premio
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Domingo, 16/03/2014

Concurso: A Escola Vai À Biblioteca / A Biblioteca Vai À Escola

Tags: biblioteca, saladeleitura, riodeleitores.

 

Com o objetivo de estimular a integração de escolas municipais com bibliotecas, com foco nas Bibliotecas Escolares Municipais (BEM) que pertencem à Secretaria Municipal de Educação (SME), a E/SUBE/CED/Gerência de Mídia-Educação propõe a realização do


Concurso A Escola vai à Biblioteca/ a Biblioteca vai à Escola.


O concurso consiste na seleção de relatos de experiência e projetos de trabalho, estimulando a cooperação entre professores e bibliotecários da rede pública municipal de ensino. O prêmio será uma viagem à Paraty na ocasião da FLIP! 

 

O lançamento do concurso foi em 12/03 e o envio dos relatos e projetos para a E/SUBE/CED/Gerência de Mídia-Educação vai até dia 30/04.


Obs.: Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail smemidia@rioeduca.net ou entregues pessoalmente em envelope lacrado na Gerência de Mídia-Educação, à Rua Afonso Cavalcanti, 455 sala 423, Cidade Nova, até o dia 30/04, impreterivelmente. Os trabalhos enviados posteriormente serão desclassificados.
 

 

REGULAMENTO DO CONCURSO

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share