A A A C
email
Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Rio, uma Cidade de Leitores tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino.
Retornando 3 resultados para o mês de 'Maio de 2015'

Quarta-feira, 27/05/2015

Produção Autônoma Do Anima Escola 2015

Tags: animamundi, midias, .


 

 

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 22/06 

 

Estão Abertas As Inscrições Para A Produção Autônoma Do Anima Escola 2015



Estão abertas até o dia 10/6, as inscrições para a produção autônoma do Anima Escola 2015.


Os interessados devem enviar seus projetos de trabalho para o e-mail escola@animamundi.com.br com cópia para smemidia@rioeduca.net, juntamente com o formulário de inscrição preenchido.


Serão selecionados 30 projetos para acompanhamento durante o ano letivo de 2015.


O EDITAL DESSE ANO APRESENTA NOVIDADES. ENTÃO, NÃO DEIXE DE LER O DOCUMENTO ANTES DE REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO!!!!!!

 

Quem pode participar: 

*  Professores que participaram do projeto Anima Escola em anos anteriores; 

* Professores que possuem experiência comprovada em animação, mas que não participaram do Anima Escola.

 

Objetivo: 

Esta fase do projeto Anima Escola tem por objetivo a produção autônoma de vídeos de animação nas escolas, com suporte técnico para instalação e utilização do MUAN e apoio pedagógico para a realização dos filmes por professores em suas escolas.



Baixe, aqui, o edital e a ficha de inscrição!

 

Luciana Bessa
Da Equipe da Gerência de Mídia-Educação
Tel.: 2976-2318
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/05/2015

Projeto de Leitura - Primário Carioca

Tags: projeto, leitura, autor.

 

 

 

A Secretaria Municipal de Educação, comprometida com a educação plena de seus alunos, vem desenvolvendo, em caráter de nova organização da rede de Educação Municipal do Rio de Janeiro, o “Projeto Primário Carioca”.

 

O Primário Carioca é constituído por alunos de 9 a 12 anos. O pensamento do Pré-adolescente neste período já possui uma organização assimilativa rica e integrada. Esse contexto é marcado por aquisições intelectuais, fase em que o pré-adolescente encontra-se no desenvolvimento das operações concretas.


Nesse sentido, foi realizado um diagnóstico em que se constatou que os 4°, 5º e 6º anos marcam fortemente muitos alunos, porque fazem um corte na forma do trabalho escolar em termos de consolidação dos conteúdos mais avançados.


O objetivo fundamental da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro é transformar a cidade do Rio de Janeiro na capital do conhecimento de nosso país. Nessa perspectiva, o trabalho dos professores precisa ser imaginado a partir, de uma nova formação, das práticas e do associativismo e de um novo entendimento das políticas educacionais, entendida não como um conjunto de micro competências adicionadas, mas como uma realidade que privilegia a todo um sistema, onde se valorizam conhecimentos, capacidades, atitudes, níveis de adequação de intenções, todos expressos num conjunto de relações interpessoais e institucionais que determinam o exercício adequado da profissão.


No contexto da formação em serviço oferecida aos professores, compreendemos que os conceitos de construção da escrita e das narrativas, são de fundamental importância para a formação também dos alunos como algo presente e indissociável do processo de ensino-aprendizagem. Por entendermos que ao participar das práticas sociais de leitura, escrita e narrativas o sujeito estará aprendendo sobre a estrutura e o funcionamento do sistema de escrita, assim sendo, ao praticar a escrita aprende-se sobre a escrita, por outro lado, ao praticar a leitura aprende-se sobre a leitura. E ao narrar tornamo-nos visíveis.


O Projeto de Leitura – Primário Carioca - está sendo trabalhado nesse semestre por meio do Livro “Coisas que eu gostaria de dizer” – autor Júlio Emílio Braz – Editora Zit. Uma das ações que envolveu esse processo foi o encontro com o autor e as Coordenadoras Pedagógicas das Escolas de Turno Único, do Programa Escolas do Amanhã e do Projeto 6º ano experimental.

 


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/05/2015

Cineclube Viajando Com o Cinema em Maio

Tags: cineclub, cinema, mídias.

 

 

Luciana Bessa

Da Equipe da Gerência de Mídia-Educação

 

 

                               

 
 

 

 


   
           



Yammer Share