A A A C
email
Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Rio, uma Cidade de Leitores tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino.
Retornando 1 resultado para o mês de 'Junho de 2013'

Quinta-feira, 13/06/2013

A SME no 15º Salão FNLIJ do Livro Infantil e Juvenil

 

    15° SALÃO DO LIVRO DA FNLIJ

Mais de 17 mil alunos estão participando do evento, que integra as ações do programa de incentivo à leitura da  Secretaria  Municipal  de Educação (SME),           Rio, uma cidade de leitores.

 


 

          A abertura do 15° Salão do Livro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), aconteceu no dia cinco de junho, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. Na solenidade, a Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu um diploma de agradecimento pela parceria, desde a primeira edição do evento, em 1998.

 

          Até o dia 16, pequenos leitores, jovens, pais e professores poderão participar de diversas atividades literárias como leitura de histórias, encontros com autores e ilustradores, além de palestras para professores. Ao todo, 68 editoras participam do evento organizado pela FNLIJ. Esse ano o Seminário para professores do Salão do Livro terá como tema central a ilustração no livro infantil e juvenil e a Colômbia será o país homenageado.

 

          No estande da SME estão expostas as principais ações de incentivo à leitura do Programa Rio, uma cidade de Leitores, além da Educoteca, das produções da MULTIRIO, os projetos vencedores do Concurso Escola de Leitores e produções das escolas, impressas e digitais.


             Antes da abertura oficial do evento, a FNLIJ organizou o Dia do Professor, envolvendo visita guiada, com palestras e outras atividades, com o objetivo de orientar os professores, para a visitação com os alunos e para compra de livros para as escolas. Todas as escolas, creches, EDI e Bibliotecas Escolares Municipais receberão a verba para a compra de livros: R$ 600,00 (seiscentos reais) para 1.340 escolas e R$900,00 (novecentos reais) para 100 escolas que possuem mais de mil alunos, um Investimento total de mais de um milhão de reais.

 


A Secretaria Municipal de Educação também estará representada na programação do evento:

6/06 - 12h30 às 13h30 - Ações e Projetos em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil: relatos.

Oito anos de parceria em cursos SME-RJ
Simone Monteiro - Gerente da Gerência de Mídia-Educação/SME-RJ
Biblioteca Comunitária - Ler é Preciso - 12 anos implantando bibliotecas.
Christine Castilho Fontelles - Diretora de Educação e Cultura nos Instituto EcoFuturo.- Prazer de Ler - 6 anos de ações para promoção da leitura.
Volnei Canônica - Instituto C&A e coordenador do Programa Prazer em Ler.
15 anos de Salão FNLIJ, um evento pioneiro.
Elizabeth Serra - Secretária Geral - FNLIJ.
Mediação: Ísis Valéria Gomes - Presidente do Conselho Diretor da FNLIJ.

 

Políticas e Ações de Leitura no Estado e Munícipio do Rio de Janeiro.
08/06/2013 Horário 10h30 às 13h30

Vera Saboya - Superintendente da Leitura e do Conhecimento da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro - Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Bibliotecas Parque: leitura e conhecimento para o Estado do Rio de Janeiro.
Peterson Soares da Silva - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – Uma nova visão sobre leitura na escola
Elizabeth Serra - Secretaria Geral/FNLIJ – O Salão FNLIJ formando leitores.
Simone Monteiro - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – Rio, uma cidade de leitores – A leitura na rede carioca de ensino

 

Seminário do Salão – Concurso Escola de Leitores
11/06 -13h30 às 14h30

Contextualização, concepção e um panorama geral do concurso – Volnei Cunha Canônica, Coordenador do Programa Prazer em Ler – Instituto C&A
Apresentação da avaliação do concurso – Cintia Filpo, Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Ação Comunitária (IDECA)

14h30 às 16h45 – A escola que queremos é uma Escola de Leitores – experiências exitosas nos eixos espaço, acervo, mediação e gestão
Representantes das cidades de São Paulo/Natal/Porto Alegre/Rio de Janeiro

16h45 – Campanha "Eu quero a minha Biblioteca" – pela garantia da Lei 12.224/10 – Patrícia Lacerda, Gerente da área Educação, Arte e Cultura – Instituto C&A

 

A programação completa do evento pode ser acessada no site: http://www.salaofnlij.org.br/salaofnlij/ 


   


                                    




 



 



 


   
           



Yammer Share

Postado por Martha Rocha Ver Comentários (0)