A A A C
email
Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Rio, uma Cidade de Leitores tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino.
Retornando 5 resultados para o mês de 'Junho de 2017'

Quinta-feira, 29/06/2017

Twittaço Literário!

Tags: twittaço, literário, mídias.

 

Sexta-feira, Dia 30/06, É Dia de Twittaço Literário!

Para o nosso terceiro twittaço do ano, o homenageado será Lima Barreto.

Ao longo do dia vamos trocar mensagens sobre o autor que também será homenageado na Festa Literária de Paraty (FLIP), em 2017! 

Basta seguir @RiodeLeitores e usar #Riodeleitores 

Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, blogs e curiosidades de

 



Lima Barreto

 


PARTICIPEM!

 

_________________________________________


TWITTAÇO LITERÁRIO 

O QUE É?

O “Twittaço Literário” é uma iniciativa do Programa Rio, uma cidade de Leitores, voltada para a mobilização virtual, a partir das Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais, em torno de um autor ou tema sugerido, realizada desde 2015

 

COMO FUNCIONA?

- As Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais convidam todos os interessados na sua própria unidade a participarem do Twittaço, publicando, ao longo do dia indicado, citações, dicas de links ou comentários sobre o autor ou tema definido previamente pela Gerência de Mídia-Educação.

- Os Twittaços serão realizados sempre na última sexta-feira de cada mês, de acordo com cronograma específico. O terceiro Twittaço de 2017 será no dia 30 de junho, em homenagem a Lima Barreto.

Os interessados podem participar com a publicação de mensagens relativas ao tema definido, ao longo do dia estabelecido, usando uma hashtag (#): #RiodeLeitores e seguindo o perfil @Riodeleitores no Twitter. Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, blogs e curiosidades sobre o autor e sua obra ou sobre o tema indicado.

-Todas as Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais da Rede devem participar com seu twitter próprio (institucional), já existente ou criado para a atividade.

- A participação de alunos, professores e demais interessados é voluntária, com seus próprios endereços de twitter ou com o twitter da sua Sala de Leitura/Biblioteca. Poderão ser utilizados os computadores existentes nas escolas (salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática) e Bibliotecas ou, ainda, participar por meios próprios com celulares ou tablets, por exemplo.

- Os professores podem aproveitar o Twittaço para a realização de atividades de preparação ou de desdobramento com os alunos, por exemplo: realização de pesquisas prévias nas salas de leitura para organizar as mensagens que serão postadas; discussão sobre as postagens lidas ao longo do dia; tabulação de número de mensagens postadas pela escola que foram retwuittadas etc.

 

PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO TWITTAÇO LITERÁRIO:

1- Criar o Twitter da Sala de Leitura/Biblioteca Escolar Municipal ou seu próprio perfil;

2- Seguir, pelo twitter criado, o perfil @RioedeLeitores;

3- Divulgar a atividade, convidando a comunidade escolar e os leitores em geral para participarem;

4- No dia combinado, publicar suas mensagens sobre o autor/ tema indicado, sem esquecer de colocar #Riodeleitores ao final da mensagem. Também é possível retwittar as mensagens de outros participantes.

5- Todos podem participar com quantas postagens desejar.

 

E/SUBE/CED/Mídia-Educação


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 27/06/2017

Resultado do Concurso de Fotografia Imagens da Leitura na Rede

Tags: mídias, concurso, fotografia, .

RESULTADO

 

É com grande prazer que divulgamos os 10 (dez) autores das fotografias mais bem pontuadas no Concurso de Fotografia Imagens da Leitura na Rede - Em foco: Literatura e Leitor, um encontro. As fotos foram avaliadas por fotógrafos da SME e de diferentes órgãos da Prefeitura, bem como de outros setores (Cineduc, Multirio) , que foram unânimes em elogiar o trabalho desenvolvido pela centena de professores e bibliotecários que retrataram, com criatividade, sensibilidade e técnica, belíssimos momentos de leitura literária acontecendo nos espaços onde atuam.

Não apenas as 10 fotos selecionadas, mas também as demais, serão oportunamente expostas e trabalhadas de diferentes formas, a fim de dar visibilidade ao trabalho realizado por vocês, professores de sala de leitura e bibliotecários, em prol da promoção da leitura e da formação de leitores.

Parabéns a todos os participantes, escolas, bibliotecas e coordenadorias.

Autores premiados:

1- Adriana Medeiros da Silva – E.M. 03.13.008 Dr. Mário Augusto Teixeira de Freitas

2- Ana Paula Monteiro Apolonia da Costa – CIEP 07.16.501 Carlos Drummond de Andrade

3- Danielle Evelyn de Assis Vilela – E.M. 07.16.030 Juliano Moreira

4- Denize Coelho Garcez - E.M. 05.14.012 J. Carlos

5- Eliane Machado Pimenta – CIEP 06.22.203 Oswald de Andrade

6- Letícia Tupper de Araújo – E.M. 09.18.098 Miguel de Oliveira

7- Maria Lucia Ribeiro - E.M. 03.13.048 Sérvulo de Lima

8- Samantha Simões Pinto Conde – E.M. 05. 15. 053 Senador Francisco Galloti

9- Soraya Tavares Bahia da Rosa - E.M. 11.20.032 GEO Nelson Prudêncio

10- Tayanara Rayanne de Souza Lima - E.M.01.02.006 Guatemala


E/SUBE/CED/Mídia-Educação

 

___________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

Reconhecendo a escola como um espaço de criação e visando retratar cenas do dia a dia dos leitores no ambiente escolar e nas bibliotecas Escolares Municipais, a E/SUBE/CED/Gerência de Mídia-Educação propõe o Concurso de Fotografia para os Professores de Sala de Leitura e Bibliotecários da Rede Pública Municipal de Ensino. O concurso consiste na seleção de fotografias inéditas, com o tema:


Em foco: Literatura e Leitor, um encontro.

 

 

DATA LIMITE PARA O ENVIO: até 19/05

 

 

 

 

 E/SUBE/CED/Mídia-Educação


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 14/06/2017

Seminário do Salão do Livro 2017

Tags: salão, livro.

 

Professores e Bibliotecários, participem do 19ª Salão do Livro!

 

Uma das principais atividades de formação para mediadores de leitura do Salão é o Seminário Bartolomeu Campos de Queirós, cujo tema deste ano é “Prêmio FNLIJ: seleção 2017”.


A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil ofereceu algumas gratuidades no Seminário aos profissionais da SME. Os interessados devem se inscrever, até atingirem-se o total de vagas, por meio dos links:

 

26/06 – MANHÃ: https://goo.gl/Guapvm

26/06 – TARDE: https://goo.gl/6gbTJk 

27/06 – MANHÃ: http://goo.gl/4AjX12 

27/06 – TARDE: https://goo.gl/Z0h9IZ

 

Após esgotarem-se as vagas, os demais interessados deverão realizar sua própria inscrição por meio do e-mail seminario@fnlij.org.br, devendo arcar com os custos de participação. 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 05/06/2017

Vamos Conversar Sobre Cinema e Música?

Tags: cinema, musica, mídias, convite.

 

Aproveitando os festejos juninos, vamos realizar o lançamento do Circuito Escolar do filme Danado de Bom, que conta a história do compositor João Silva em uma viagem pelo sertão nordestino. Com participações de músicos consagrados como Dominguinhos, Elba Ramalho, Gilberto Gil e Alcione.

 

Após a exibição do documentário, uma mesa redonda sobre o tema "Cinema e Música", com a presença de produtores do filme.

Dia: 9/6, às 9h30
Local: Cine Joia (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680 / subsolo / shopping 680 - Copacabana - próximo ao metrô)


Inscrições pelo link abaixo:

https://goo.gl/a0Tyii

 

CIRCUITO ESCOLAR DO FILME DANADO DE BOM: mês de junho.

Após baixar o link, esse filme fará parte do acervo da escola/biblioteca e poderá ser utilizado em muitas outras oportunidades.
Assista, aqui, o trailer do filme:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-246034/trailer-19549693/


   
           



Yammer Share