A A A C
email
Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Rio, uma Cidade de Leitores tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino.
Retornando 4 resultados para o mês de 'Julho de 2015'

Quinta-feira, 23/07/2015

Esporte e Leitura: Autoestima e Conhecimento

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, riodeleitores.

 

 


Em maio, a Escola Juan Antonio Samaranch iniciou a elaboração e a aplicação do projeto interdisciplinar Esporte e Leitura: autoestima e conhecimento. O objetivo é melhorar os índices de leitura nas turmas de 6º ano.

 

O desenvolvimento do projeto se deu por meio das disciplinas de História, Língua Portuguesa e Geografia junto às práticas esportivas oferecidas pelo Ginásio Experimental. Desde sua implantação, os resultados se mostraram bastante satisfatórios, ensejando a continuidade de suas ações.

 

 

Justificativa do Projeto

Com base na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais aplicáveis do 6º ao 9º ano, “(...) cabe à escola possibilitar a educação continuada, oriunda de um planejamento sistemático, para os educandos do Ensino Fundamental II. Além disso, não se pode visualizar a educação como algo simplista, mas sim como algo que envolva os alunos no meio social, político e histórico do país. Tudo isso, sempre buscando a cidadania, o entendimento dos direitos e deveres de cada um”.

 


Apesar de ser de amplo conhecimento o fato da importância da leitura ultrapassar os espaços escolares, acredita-se que a escola instaura regras, normas e estabelecem mudanças no modo de vida dos hábitos dos educandos, perpassando pela individualidade do aluno, sua conduta, desejos, prazeres, sentimentos e projeções para o futuro.

 


No Ginásio Olímpico, tem-se como pilar a tríade aluno-atleta-cidadão, possibilitando o entendimento de que a melhor forma de construir o hábito da leitura nos alunos, e prepará-los para as questões de seu cotidiano está na junção entre o esporte e a literatura.

Essa junção pode ser facilmente exposta por meio do diálogo e da reflexão sobre temas que os instiguem, e que sejam de aplicação prática no seu treinamento como atleta, ensejando a correlação da leitura com atividades dentro e fora da vida escolar, relacionadas aos esportes, às disciplinas aplicadas e sua importância no cotidiano.

 

 

Problemáticas para reflexão conjunta

Na aplicação de programas que estimulam a leitura e sua relação com as diversas áreas de interesse dos alunos, algumas questões se mostram importantes para que se possa alcançar uma adaptação favorável ao seu desenvolvimento, tais como:

- As implicações positivas trazidas pela leitura literária para a vida dos alunos, dentro e fora de sua vida escolar.

- As consequências que a leitura e a interpretação podem trazer para os alunos em avaliações de larga escala, como a Prova Brasil.

- A relação que pode se estabelecer entre leitura literária e a autoestima de uma criança.

- A relação existente entre um aluno-leitor e o seu rendimento, tanto no esporte, quanto em sua vida acadêmica.

- O papel dos professores, treinadores e pais no incentivo à leitura literária e no preparo de seus filhos para o esporte em uma sociedade cada vez mais competitiva.

 

 

Que saber detalhes do desenvolvimento do projeto?

 

Blogs: www.i9suasaladeaula.blogspot.com e www.i9suasaladeaula.wordpress.com

Perfil na Rede Criança e Paz: http://redecriancaepaz.ning.com/profile/TaniaReginaPintodeAlmeida

Paper.li: http://paper.li/tania_regina_62/1329954347#

Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001542566413

Website: www.wix.com/tanialmeida62/ensinei9

Twitter: @tania_regina_62

 

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp: 98733-1970

 

COMENTE E COMPARTILHE
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 09/07/2015

Cineclube Viajando com o Cinema - 2a sessão de julho

Tags: cineclub, cinema, mídias.

 

 

 

É com alegria que o Projeto Cineclube nas Escolas convida para a 2ª Sessão de julho do “Cineclube Viajando com o Cinema”, no Oi Futuro Ipanema.


Será no dia 14/7 (3ª feira), às 18h30, com um café servido às 18h.


Nesse dia, haverá uma sessão exclusiva para professores e bibliotecários do filme "Preto sai, branco fica".


Em seguida, haverá um bate papo sobre o filme.


A sessão é GRATUITA.


Para garantir o seu lugar basta enviar um e-mail para agendamento@cineduc.org.br com os seguintes dados: nome completo; escola; disciplina; e-mail e telefone.


O agendamento não é obrigatório e a lotação está sujeita a capacidade da sala.


O Oi Futuro Ipanema fica na Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar (ao lado do Metrô General Osório).

 

Ficha Técnica do Filme:

Ano: 2015 (Brasil)

Duração: 94min 

Não recomendado para menores de 12 anos


Sinopse:
Tiros em um baile de Black Music na periferia de Brasília ferem 2 homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.



Luciana Bessa
Da Equipe da Gerência de Mídia-Educação
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 08/07/2015

Divulgação da Pesquisa - Mídia Educação

Tags: diretores, mídia, educação.

 

 

 

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Desiderata, está realizando a pesquisa Projetos de mídia-educação nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, coordenada pelo Grupo de Pesquisa Educação e Mídia-GRUPEM, da PUC-Rio. A coleta de dados está em andamento, conforme anunciado no evento realizado no dia 23/06/2015, no Arquivo Nacional, que contou com a presença da Senhora Secretária de Educação, Professora Helena Bomeny, a Subsecretária de Ensino, Professora Jurema Holperin, e representantes de unidades escolares e Coordenadorias Regionais. Na ocasião, a parceria institucional foi oficialmente divulgada, envolvendo esta e outras ações a serem realizadas na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.


A pesquisa tem por objetivo mapear, descrever e analisar a presença e o funcionamento de projetos de mídia-educação em escolas da rede pública municipal de ensino, no intuito de oferecer subsídios à SME/RJ para elaboração de políticas e realização de investimentos nessa área. Trata-se, portanto, de ação de grande interesse, que envolve nesta primeira etapa, em 2015, o levantamento de dados em todas as escolas da rede pública municipal de ensino, que atendem ao Ensino Fundamental. Na segunda etapa, 2016, serão realizados registro, observação e acompanhamento de projetos de mídia-educação, que tenham como protagonistas estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, em amostra a ser definida a partir dos dados coletados na primeira fase.

A expectativa é de que todos os Diretores de Unidade Escolar do Ensino Fundamental respondam ao questionário online, enviado por meio de link específico pelo e-mail Rioeduca de cada escola. A participação na pesquisa não é obrigatória e cada participante recebe no próprio instrumento de coleta um termo de livre consentimento no qual se compromete a fornecer as informações. No entanto, é fundamental a colaboração de todos para que um perfil real do trabalho desenvolvido em nossa rede seja traçado subsidiando novas propostas e ações.


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 02/07/2015

Mostra Geração do Festival do Rio 2015

Tags: mostra, geração, midia.

 

 

 

 


Regulamento do Vídeo Fórum - Edição 2015

PROGRAMA VÍDEO FÓRUM 2015 REGULAMENTO

 

1) Os trabalhos devem ser totalmente produzidos por crianças e adolescentes.

2) Estão aptos a participar não universitários com idade até 18 anos, que estejam comprovadamente matriculados na escola ou participando de projeto educativo.

3) Serão aceitos somente trabalhos realizados a partir de 2014, cujos autores, por ocasião da produção, comprovadamente, atendam o item 2.

4) Os vídeos devem ter duração máxima de 13 minutos, incluindo créditos.

5) Os filmes podem ser realizados em qualquer formato, porém, a inscrição para seleção deverá ser efetuada mediante o envio de uma cópia em DVD Vídeo; DVD Dados, HD externo ou pendrive.

5.1) Cópias de trabalho para a seleção serão aceitas até sexta-feira, dia 14 de agosto, links na internet, cópias de trabalho (ainda não finalizadas, ou seja: sem os créditos finais ou sem as cartelas de abertura) em DVD de filmes brasileiros, e até 7 de agosto para filmes estrangeiros. Os links na internet deverão ser enviados em e-mail específico para videoforum@festivaldorio.com.br e mostrageracao@festivaldorio.com.br. Porém, se o filme for selecionado, esta cópia de trabalho deverá ser trocada por uma cópia final em DVD em alta resolução ou pen drive (AVI), impreterivelmente até o dia 4 de setembro. Do contrário a inscrição será automaticamente invalidada.

6) Todos os trabalhos selecionados serão adequados, pela produção da Mostra, para projeção em Digital, no formato Appleprores 1920x1080p. Portanto, para evitar uma eventual perda na qualidade de exibição do(s) seus(s) filme(s), prefira enviá-lo(s) em DVD Dados, HD externo ou pendrive ou em alta resolução, (AVI, MOV ou MP4) no ato da inscrição.

7) Cada jovem realizador ou grupo produtor poderá inscrever no máximo 5 (cinco) trabalhos. Para cada trabalho, deve ser preenchida uma ficha de inscrição distinta. Por exemplo: Se você inscrever 3 (três) filmes, preencha 3 (três) fichas (uma para cada trabalho)

7.1) Excedente por Instituição Instituições muito grandes ou que possuam mais de uma unidade, deverão se comunicar, pois o total de inscrições permitidas vale para todas as suas turmas de todas as suas unidades em um mesmo Estado. A quantidade excedente ao permitido pelo regulamento será eliminada. Nesse caso, terão prioridade os 5 (cinco) primeiros filmes inscritos e entregues em conformidade com este regulamento. Por exemplo: Se uma determinada escola tem duas ou mais unidades em um mesmo Estado, recomendamos que os produtores entrem em acordo, a fim de que todas as unidades possam participar.

8) A inscrição dos trabalhos pode ser realizada: a) Através das Instituições Produtoras (Escolas, ONGs ou Projetos Educativos), com a ficha de inscrição assinada por seus representantes legais.

a.1) Nesse caso, a produtora (Escola/ONG/Projeto) deverá enviar uma declaração Matrícula Escolar(*) ou de Vínculo ao Projeto Educativo para todos os participantes (menores ou não) do trabalho que se quer inscrever. Estas declarações poderão ser individuais ou coletivas.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR MODELO DE DECLARAÇÃO de Matrícula Escolar(*) ou de Vínculo ao Projeto Educativo.

b) Pelos próprios realizadores, em caso de trabalhos independentes. Os menores inscritos deverão apresentar a declaração de matrícula, além da assinatura do responsável legal na ficha de inscrição.

8.1) Deverá haver uma declaração de matrícula escolar ou de vínculo a projeto educativo (coletiva ou individual) para cada trabalho inscrito.

9) Não serão aceitos trabalhos que já foram inscritos em edições anteriores da Mostra Geração, mesmo os que não foram selecionados.

9.1) É fundamental que o grupo produtor apresente seu trabalho no Vídeo Fórum. Isso posto, cada grupo produtor deverá se responsabilizar pela presença dos jovens realizadores no dia da exibição de seus filmes.

10) A participação no Programa Vídeo Fórum – Mostra Geração 2015, supõe a aceitação das seguintes bases:

a) O Festival do Rio não se responsabiliza por questões relativas ao direito autoral e direitos de uso de voz, imagem, trilha sonora ou locação no conteúdo dos trabalhos inscritos.

b) Os participantes cedem, automaticamente, à Mostra Geração/Festival do Rio os direitos de transmissão total ou parcial do material enviado para divulgação da Mostra Geração nos distintos circuitos culturais não comerciais; em televisão aberta e/ou paga, cinema, internet ou qualquer outro meio de comunicação existente e que venha a existir, sem limite de quantidade de reproduções.

c) Os participantes autorizam, automaticamente, a reprodução / copiagem, integral ou parcial, de seus trabalhos na coletânea dos selecionados para a edição 2015 do Programa Vídeo Fórum. A coletânea, por sua vez, será produzida pela Mostra Geração/ Festival do Rio; sem fins lucrativos e/ou comerciais; com venda proibida, a ser distribuída apenas aos participantes do Vídeo Fórum 2015, à organização do Festival do Rio, seus patrocinadores e apoiadores.

d) Os participantes autorizam, automaticamente a utilizar a imagem/áudio do(s) autor(es) em material de divulgação produzido com a finalidade informativa-sócio-cultural-educacional em mídia eletrônica e ou impressa, em caráter gratuito e por tempo indeterminado, sem qualquer tipo de restrição.

e) Os casos omissos nesse regulamento serão decididos pela curadoria da Mostra.

f) A Curadoria da Mostra Geração é formada por profissionais altamente qualificados, reconhecidos nacional e internacionalmente, por atuarem há mais de 35 anos na área de Cinema e Educação e no mercado audiovisual, por todos respeitada e tida pelos organizadores do Festival do Rio 2015 como soberana, portanto, inquestionável.

12) Consideramos uma inscrição válida quando a recebemos até a data limite 14/ago para filmes brasileiros e 7/ago para filmes estrangeiros, com todos os itens abaixo descritos:

a) A ficha de inscrição impressa e assinada pelo responsável legal, conforme item 8 deste regulamento.

b) A declaração de matrícula ou de vínculo com projeto educativo por ocasião da produção do filme inscrito, feita em papel timbrado e devidamente assinada pelo responsável da escola ou projeto educativo, com os nomes e idades de toda a equipe.

c) A cópia do trabalho inscrito preferencialmente em DVD em alta resolução, ou ainda em pen drive (AVI).

12.1) Mas ATENÇÃO: caso o filme seja selecionado será necessário trocar o material enviado por um finalizado DVD em alta resolução, ou ainda em pen drive (AVI), até o dia 4/set.

SOLICITAMOS QUE OS GRUPOS PRODUTORES ENVIEM FOTOS E/OU MAKING OF DAS PRODUÇÕES PARA DIVULGAÇÃO.

 

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO Passo a passo

Primeira etapa: Preencha a ficha de inscrição aqui (link) - Certifique-se de que preencheu a ficha de inscrição corretamente. IMPRIMA ESSA FICHA. Imprimiu? Agora assine! Clique em "ENVIAR", e depois clique em "CONFIRMAR". Ok, sua inscrição online foi efetuada...

Segunda etapa: envio de material para a seleção. Verifique se a cópia do filme que está enviando tem até 13min., incluindo os créditos, e se áudio e imagem estão de acordo com o original. A declaração de matrícula está com timbre da escola ou do projeto? Menciona nomes completos de toda a equipe envolvida com as respectivas idades por ocasião da filmagem? Está devidamente assinada? Ainda está dentro do prazo para enviar? Então está tudo pronto!

Agora você vai enviar num envelope: a sua mídia, a ficha impressa e assinada, e as declarações (*) preenchidas para:

MOSTRA GERAÇÃO / FESTIVAL DO RIO 2015 Programa Vídeo Fórum
A/c: Felicia Krumholz e/ou Bete Bullara
Rua Teresa Guimarães, 70 – Botafogo
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22280-050


Boa Sorte!!!!


Data Limite para inscrição para filmes brasileiros em qualquer formato especificado neste regulamento ou estrangeiros enviados por link da internet: 14/ago

Data limite para inscrição de filmes estrangeiros: 7/ago

Divulgação do resultado da seleção: 27/ago

Data limite para troca da cópia de trabalho: 4/set

 


Para mais informações escreva para:

videoforum@festivaldorio.com.br ou mostrageracao@gmail.com,

ou ainda entre em contato pelo fone/fax: (0xx21) 3035-7101 / 3035-7110 / 3035-7108 ou ainda (0xx21) 99872 0930.


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR MODELO DE DECLARAÇÃO de Matrícula Escolar(*) ou de Vínculo ao Projeto Educativo


Faça a sua inscrição

 

 

 

Fonte: Blog Mostra Geração

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share