
Quarta-feira, 27/09/2017
Twittaço Literário!
Twittaço do André!
Sexta-feira, 29/09, é dia de Twittaço Literário!
Desta vez, o homenageado é André Neves, autor premiado e consagrado da Literatura Infantil.
Vamos twittar sobre sua obra, com citações, entrevistas, vídeos, fotos, links e curiosidades do grande ilustrador!
Esta é uma ação do Programa Rio, uma cidade de leitores, da Gerência de Mídia-Educação/SME-RJ.
Siga @RiodeLeitores e use #RiodeLeitores nos seus tweets.
Participe! A gente se encontra no Twitter! Até lá!
TWITTAÇO LITERÁRIO
O QUE É?
O “Twittaço Literário” é uma iniciativa do Programa Rio, uma cidade de Leitores, voltada para a mobilização virtual, a partir das Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais, em torno de um autor ou tema sugerido, realizada desde 2015.
COMO FUNCIONA?
- As Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais convidam todos os interessados na sua própria unidade a participarem do Twittaço, publicando, ao longo do dia indicado, citações, dicas de links ou comentários sobre o autor ou tema definido previamente pela Gerência de Mídia-Educação.
- Os Twittaços serão realizados sempre na última sexta-feira de cada mês, de acordo com cronograma específico. O próximo Twittaço acontecerá no dia 29 de setembro/2017, em homenagem a André Neves, grande ilustrador da Literatura Infantil.
Os interessados podem participar com a publicação de mensagens relativas ao tema definido, ao longo do dia estabelecido, usando uma hashtag (#): #RiodeLeitores e seguindo o perfil @Riodeleitores no Twitter. Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, blogs e curiosidades sobre o autor e sua obra ou sobre o tema indicado.
-Todas as Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais da Rede devem participar com seu twitter próprio (institucional), já existente ou criado para a atividade.
- A participação de alunos, professores e demais interessados é voluntária, com seus próprios endereços de twitter ou com o twitter da sua Sala de Leitura/Biblioteca. Poderão ser utilizados os computadores existentes nas escolas (salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática) e Bibliotecas ou, ainda, participar por meios próprios com celulares ou tablets, por exemplo.
- Os professores podem aproveitar o Twittaço para a realização de atividades de preparação ou de desdobramento com os alunos, por exemplo: realização de pesquisas prévias nas salas de leitura para organizar as mensagens que serão postadas; discussão sobre as postagens lidas ao longo do dia; tabulação de número de mensagens postadas pela escola que foram retwuittadas etc.
PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO TWITTAÇO LITERÁRIO:
1- Criar o Twitter da Sala de Leitura/Biblioteca Escolar Municipal ou seu próprio perfil;
2- Seguir, pelo twitter criado, o perfil @RioedeLeitores;
3- Divulgar a atividade, convidando a comunidade escolar e os leitores em geral para participarem;
4- No dia combinado, publicar suas mensagens sobre o autor/ tema indicado, sem esquecer de colocar #Riodeleitores ao final da mensagem. Também é possível retwittar as mensagens de outros participantes.
5- Todos podem participar com quantas postagens desejar. Bom twittaço! Boas leituras!
Márcia Romualdo
E/SUBE/CED/Mídia-Educação


Terça-feira, 12/09/2017
Produções da Rede Participam do Vídeo Fórum na Mostra Geração do Festival do Rio
15 Produções da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro Participam do Vídeo Fórum na Mostra Geração do Festival do Rio
O programa Vídeo Fórum é o espaço dentro da Mostra Geração onde crianças e jovens apresentam seus filmes e trocam impressões sobre linguagem audiovisual. Ao longo dos últimos 18 anos, assistimos a trabalhos com mais abrangência e apuro técnico. A iniciativa vem dando a este público a possibilidade de se expressar. Seu filme foi selecionado? Curta e Compartilhe com seus amigos no Facebook essa ótima notícia.
Ao todo foram escolhidos 42 filmes que irão participar desta edição, que acontece de 5 a 15 de outubro. As projeções serão seguidas de debate, em dias a serem definidos. Conheça as produções selecionadas!
A seguir, os 15 filmes produzidos por professores e alunos de escolas municipais do Rio de Janeiro selecionados pelo Vídeo Fórum (Mostra Geração/Festival do Rio).
Parabéns aos realizadores!
- A VINGANÇA DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS
Realização/ Direction: E.M. Professor Vieira Fazenda
- O AVIÃOZINHO DE PAPEL
Realização/ Direction: E.M. Professora Márcia Francesconi Pereira
- A PAZ QUE QUEREMOS!
Realização/ Direction: Núcleo de Arte Grécia
- JORNAL DA TARDE
Realização/ Direction: Núcleo de Artes Avenida dos Desfiles
- O FIM DO BULLYING E O COMEÇO DA PAZ
Realização/ Direction: CIEP Arlindo Marcilio Doutel
- ME ENSINA A OLHAR?
Realização/ Direction: E.M. Francisco Manuel
- E AGORA PROFESSORA?
Realização/ Direction: Ginásio Carioca Grécia
- O MÁGICO DE OZ – THE WIZARD OF OZ
Realização/ Direction: CIEP Presidente Agostinho Neto
- A MENINA QUE VIVIA NO MUNDO DOS LIVROS
Realização/ Direction: E. M. Bombeiro Geraldo Dias
- OS MISTÉRIOS DA ESCOLA
Realização/ Direction: CIEP Doutor Adão Pereira Nunes
- A FAMÍLIA DOS QUADRILÁTEROS
Realização/ Direction: E. M. Roraima
- O ENCONTRO DA CÁPSULA
Realização/ Direction: E. M. Maurice Maeterlinck
- ÁGUA É H2O SEM ELA FICA BEM PIOR!
Realização/ Direction: E. M. Senador João Lyra Tavares
- O AMOR ACIMA DE TUDO
Realização/ Direction: Ginásio Carioca Orsina da Fonseca
- EU QUERO QUE VOCÊ FIQUE
Realização/ Direction: E. M. França


Sábado, 02/09/2017
Produções da Rede Pública Selecionadas Pelo Festival Internacional Pequeno Cineasta
Seis produções da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro foram selecionadas pelo Festival Internacional Pequeno Cineasta e serão exibidas de 18 a 28 de outubro durante a realização da mostra na cidade do Rio de Janeiro.
Parabéns aos realizadores!!!
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL CRIANÇAS
CIRANDA DO CARANGUEJO – E.M. Vieira Fazenda
PRETO NO BRANCO – E.M. Roberto Burle Marx
ÁGUA É H2O SEM ELA FICA MUITO PIOR - E.M. Senador João Lira Tavares
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL JOVEM
CURVADOS – E.M. Comunidade Vargem Grande
MOSTRA NÃO COMPETITIVA SUSTENTE SUA HISTÓRIA
ME ENSINA OLHAR - E.M. Francisco Manoel
UMA ÍNDIA NA CIDADE - E.M. França
CIRANDA DO CARANGUEJO – E.M. Vieira Fazenda
ÁGUA É H2O SEM ELA FICA MUITO PIOR - E.M. Senador João Lira Tavares

