A A A C
email
Retornando 88 resultados para o mês de 'Janeiro de 2012'

Segunda-feira, 16/01/2012

O blog da Cônego Fernandes Pinheiro

Tags: 4ªcre, blogdeescolas.

 


 

O mundo vive em constante mudança e evolução, e para interagirmos com esse mundo repleto de novidades é preciso se atualizar e buscar novas formas de conhecimento. Nessa pespectiva, os blogs escolares desempenham um papel muito especial, se usado corretamente em favor da educação ele pode favorecer tanto o aluno quanto o professor.

 

Assim, visando  disponibilizar um grande número de dados com transparência, apresentar os trabalhos desenvolvidos na Escola, controlar o desempenho dos alunos e a participação dos professores, a Escola Municipal Cônego Fernandes Pinheiro criou o seu blog e hoje o Rioeduca.net tem o prazer de trazê-lo para o nosso Portal.

 

 

Certamente, o uso de diferentes linguagens de mídia na escola não só pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho, como também abre as atividades da escola para que as pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem para o crescimento das mesmas, isso amplia a visão de mundo da turma. Além disso, as produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. o que é um incentivo para alunos, professores e a Escola como um todo se dedicarem para buscar o aperfeiçoamento de suas práticas e ações.

 

Acesse o blog da E.M.Cônego Fernandes Pinheiro e fique por dentro das dicas de férias, lembre-se de deixar o seu comentário, pois todos ficarão muito felizes com a sua visita!!

 

 

Professor, o rioeduca aguarda o envio do seu projeto, do seu blog ou do seu artigo, pois para nós, compartilhar  o seu sucesso com o mundo é um orgulho!!

 

 

                                                                

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 16/01/2012

Educação Infantil contra a Dengue no Sambódromo

Tags: 1ªcre, projetos.



 

 

O CIEP Avenida dos Desfiles realizou um projeto dinâmico, lúdico e envolvente para alertar as crianças e a comunidade escolar sobre a importância de tomar os cuidados necessários para acabar com a Dengue.

 

 

 

O CIEP fica localizado no Sambódromo, ponto turístico do Rio de Janeiro, e a equipe coordenadora do projeto, usou este incrível espaço para ensinar as crianças como prevenir a doença da dengue.

 

O trabalho foi realizado pela escola no final do ano passado, mas acreditamos que seja um bom momento para publicá-lo, afinal, as estatísticas comprovam que muitas pessoas, infelizmente, estão ficando doentes e até mesmo morrendo.

 

Relato do Projeto

 

A professora Angela, Coordenadora do CIEP, enviou para o Rioeduca o relato de como foi o trabalho com as crianças:

 

“O projeto , na verdade, foi a segunda parte de trabalhos da Escola contra o mosquito da Dengue.

 

Na reunião com as professoras, conversamos sobre a necessidade de trabalharmos o assunto com os alunos da escola. Desta forma, as professoras receberam o projeto da mini-oficina, objetivos e ações. Elas ficaram responsáveis em conversar com as crianças em sala de aula, e a fazer os trabalhos de artes. Eu fiquei responsável pelas oficinas.

 

 

Na oficina, as crianças foram os Jornalistas Contra a Dengue. Antes de atuarem, passei vídeos sobre a dengue e vídeos de alunos que queriam ser repórteres . Mais tarde, selecionei algumas gravações para o vídeo final.

O professor de Educação Física, Júlio Marinho participou ativamente do projeto. Ele organizou a brincadeira, que chamou de "pica-dengue", em que só meninas (mosquito-fêmea) podiam correr para "picar" os outros.

Fizemos um divertido passeio pelo Sambódromo, onde os alunos procuraram locais , nos quais, o mosquito pudesse colocar ovos e proliferar. Esse passeio foi "noticiado" no jornalzinho do Ciep 01.02.502, parte integrante do projeto.

No final do passeio, o professor Júlio explicou novamente sobre os cuidados com a dengue.

Percebemos o quanto os pequenos alunos gostaram das atividades! “

 


Parabéns a toda equipe pelo projeto de sucesso! Essa iniciativa ensina e salva vidas!

 

Nos links abaixos, você poderá saber mais sobre o trabalho  desenvolvido pela escola:

Blog da escola: http://jornalzinhociep502.blogspot.com/2011/12/jornalistas-mirins.html


Primeiro momento do projeto, publicado no Rioeduca: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=782


 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 16/01/2012

E.M. Anne Frank - Contribuindo para o Sucesso de seus Alunos

Tags: 2ªcre, entrevistas.

 

Guilherme Leite de Lima, aluno da E.M. Anne Frank, foi aprovado no concurso de seleção para o 6º ano do Colégio Pedro II. Hoje, Guilherme e sua mãe, a senhora Maria José Leite de Andrade, nos contam um pouco sobre a rotina de estudos deste jovem.

 

Aluno Guilherme Leite de Lima 

 

Guilherme cursou o segundo semestre do 5º ano do Ensino Fundamental na E.M. Anne Frank por ser uma escola próxima a sua residência e por ter boas referências sobre o ensino nesta unidade escolar, inclusive, a mãe do aluno ressalta como excelente a equipe de profissionais da escola. Para ela, a E.M. Anne Frank é uma escola empenhada em formar cidadãos.

Antes de ser aluno desta escola Guilherme estudou em outra unidade escolar de nossa rede, a E.M. Senador Corrêa, onde cursou da Educação Infantil até o primeiro semestre do 5º ano do Ensino Fundamental colaborando, também, com sua formação.


Maria José conta que conversou com o filho sobre a importância de estudar e se dedicar para passar no concurso. Ela costuma participar das reuniões de responsáveis, pois é o momento de saber sobre a vida escolar do filho e poder ajudar no que for preciso.


Guilherme e sua mãe Maria José

 

Guilherme nos conta que ficou muito feliz ao saber de sua aprovação para o Colégio Pedro II, pois alcançou o objetivo pretendido por ele e por sua família.


A ideia de prestar concurso para escolas do 6º ano do Ensino Fundamental, foi apresentada pela chefe da mãe de Guilherme. A família aceitou a ideia e o incentivou a estudar dedicando-se às aulas na escola e também reservando tempo para estudar em casa.


Guilherme diz que gosta muito das aulas de Matemática e de pegar livros emprestados na Sala de Leitura da escola.

Ele deseja que a E.M. Anne Frank continue sendo cada vez melhor, pois isso incentiva os alunos a estudarem. E para aqueles que irão prestar concursos no ano de 2012, Guilherme aconselha que estudem muito para alcançar o objetivo.

 

Diretora Fátima e o aluno Guilherme

 

Guilherme, parabéns pela conquista! Muito sucesso nesta nova etapa!


 

Participe também do Portal Rioeduca divulgando os blogs e as ações pedagógicas realizadas em sua escola. Para isto, entre em contato com o representante de sua CRE.

Gostou desta matéria? Deixe um comentário!

 

Professora Renata Carvalho – Representante Rioeduca 2ª CRE
Twitter: @tatarcrj
Email: renata.carvalho@rioeduca.net

 


 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 13/01/2012

Educopédia, Uma Inovação que Mudou a Minha Vida!

Tags: 8ªcre, educopedia.

 

Sylvia é uma aluna que encontrou na Educopédia uma forma diferente e muito interessante de estudar. Depois de receber o convite para ser Embaixadora da Educopédia, Sylvia se tornou a maior incentivadora do projeto na sua escola e o mais importante, descobriu que a escolha de sua mãe foi a mais acertada: acreditar na Educação Pública do Rio de Janeiro!

 

 

 

 

Os pais de Sylvia nunca tiveram dúvidas de que a escola pública pudesse oferecer uma educação de qualidade para a filha, mas afirmam que nos últimos anos essa qualidade deu um grande salto!


Sylvia terminou o ensino fundamental em 2011 e diz que já sente saudades da escola, principalmente por ter sido Embaixadora da Educopédia e vivido o início da grande revolução na Educação Carioca!


Como a maioria dos adolescentes, Sylvia faz uso constante das Redes Sociais e descobriu que pode, além de fazer amigos e se divertir, aprender muito e trocar experiências com professores e colegas, mas o que mudou sua maneira de estudar e aprender, sem dúvida  foi a Educopédia!

 

 

 Embaixadoras da Educopédia da E.M. Getúlio Vargas:Sylvia Gois e professora Carolina Costa

 

 

"A educopédia é uma forma inovadora de se aprender.
Eu como aluna adoro entrar lá... vejo as aulas, assisto aos videos sugeridos, é muito legal!
Faço minhas tarefas, como sempre, no meu caderno virtual e qualquer dúvida é só mandar uma mensagem para o professor ou perguntar pelo chat, é muito interessante!
Eu indico a Educopédia para todos os meus amigos, até os que não estudam na rede municipal  e eles adoram! Falam que queriam que tivesse na escola deles, por isso agradeço pela oportunidade de ter conhecido a Educopédia, uma inovação que mudou a minha vida e vai deixar saudades!"

                                                                                       Sylvia Gois

 

 

 

 

Embaixadores da Educopédia da 8ª CRE

 

 

Sylvia criou e foi moderadora do Blog da escola Getúlio Vargas. Também fez uma conta para a escola no Facebook, onde os alunos se comunicam diariamente, mesmo nas férias.

Acompanhando o Rioeduca, todo o progresso da Educopédia e o crescimento das escolas nas redes sociais, Sylvia participou até mesmo de uma oficina de Twitter na Bienal do Livro, no stand da SME.

 

 

 Partindo da esquerda: Rute Albanita, representante da 1ª CRE no Rioeduca, Neilda Silva, Rioeduca 8ª CRE e Sylvia Gois

 

 

 Sylvia Gois e a Senhora Secretária Claudia Costin no ETC - Bienal 2011

 

Ao lado do pai, Sylvia participou da formatura dos alunos do 9º ano e estava muito feliz!

Sentia-se orgulhosa por ter realizado muito bem as tarefas como Embaixadora da Educopédia, tanto que foi indicada como destaque da 8ª CRE! 

 

 

Sylvia Gois ao lado do pai, Silvio da Silveira, na formatura do 9º ano 

 

 

O Rioeduca parabeniza a aluna Sylvia Gois e a todos os Embaixadores da Educopédia, e espera que em 2012 os novos Embaixadores façam um trabalho ainda melhor e possamos divulgar para todos por aqui, neste espaço que é dedicado à excelência da Educação do Rio de Janeiro!

 

 

A Educopédia também está revolucionando a aprendizagem na sua escola?

Conte para o Rioeduca!

Entre em contato conosco.

neildasilva@rioeduca.net

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

 


 


   
           



Yammer Share

Postado por Neilda Silva Ver Comentários (8)