A A A C
email
Retornando 88 resultados para o mês de 'Janeiro de 2012'

Quarta-feira, 11/01/2012

Professora da 10ª CRE representa a SME/Rio em Congresso Nacional de Arte/Educadores no Maranhão

Tags: 10ªcre, eventos.

 

A professora Marcela Gaio, da Escola Municipal Leocádia Torres, da 10ª CRE, participou do XXI Congresso Nacional da Federal de Arte/Educadores do Brasil – CONFAEB, em São Luiz do Maranhão, onde apresentou a comunicação “Quadros vivos: vivências artísticas com o corpo e coletivo”, relatando suas experiências e trabalhos desenvolvidos com alunos do 9º ano da escola situada no bairro da Pedra de Guaratiba.

 

 

Estou lendo com grande interesse o relatório apresentando à 10ª Coordenadoria Regional de Educação, muito bem redigido e circunstanciado, que foi enviado pela professora Marcela Wanderley Gaio Loureiro, sobre a sua participação no Congresso de Arte/Educadores no Maranhão, em novembro de 2011.

 

Marcela Gaio, professora de Artes Plásticas da Escola Municipal Professora Leocádia Torres, ao lado da diretora Jarilda (à esquerda), que acompanha com grande interesse e dá total apoio aos projetos desenvolvidos pelos alunos no Laboratório de Talentos da 10ª CRE.

 

Marcela dá aulas de Artes Plásticas na Escola Municipal 10.26.007 Professora Leocádia Torres,  descreve suas experiências e trabalhos com alunos do bairro Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

 


A professora, que tive imenso prazer em conhecer por ocasião da minha primeira visita à E.M. Leocádia Torres para o Rioeduca, cita o “Laboratório de Talentos”, “criado por professores de Artes da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, da Rede Municipal do Rio de Janeiro, com intuito de “despertar” talentos dos alunos.

 


Segundo Marcela a ideia principal do seu projeto era trabalhar com a pintura transportada para o plano tridimensional, onde o corpo seria o suporte da obra.

 


“A confecção de cenários e vestuário foi bem criativa e a utilização da máquina fotográfica digital foi um grande desafio para os alunos, que precisaram se apropriar dessa linguagem tecnológica para realizar o trabalho. A releitura com as mesmas roupas e cenários também expressou a espontaneidade dos alunos”. Descreveu a professora Marcela Gaio, no texto que relata a sua participação no Congresso.

 


Conforme declaração do presidente da Federação de Arte/Educadores do Brasil (FAEB) e coordenador Geral do XXI CONFAEB, professor doutor Arão Paranaguá de Santana, o evento abordou a temática de Culturas da Pesquisa: arte, ciência e tecnologia através de uma programação que previu conferências, mesas redondas, comunicações de pesquisas, narrativas pedagógicas e apresentações de trabalhos artísticos pelos artistas e especialistas convidados.

 


No caso da professora Marcela Gaio, além da intensa participação em toda a programação do Congresso, ministrou a oficina “imagens: imã de olhares – fazeres e conversas sobre cultura visual.”

 


Cumprindo um total de 40 horas de atividades, além da programação cultural complementar, a participação da professora Marcela Gaio na Oficina “Imagens: Imã de Olhares”, teve como orientador o professor Pablo das Oliveiras (Paulo Roberto de Oliveira), especialista em Ensino de Arte, da Universidade Veiga de Almeida e do Núcleo de Arte Professor Albert Einstein.

 


Na conclusão do seu relatório, Marcela Gaio, além de fazer os agradecimentos à 10ª Coordenadoria Regional de Educação pelo apoio para a sua participação no Congresso, destaca que o evento proporcionou grandes contribuições para as suas práticas educativas escolares, intercâmbio de experiências com colegas de vários estados e formação continuada na área das Artes Plásticas, tudo isso com resultados que serão repassados em suas aulas, projetos, atividades e ações futuras com os seus alunos da Escola Municipal Leocádia Torres e outras escolas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
 

 

Saiba mais sobre a Escola Municipal Leocádia Torres

A Gestão Acadêmica 3.0 na Escola Municipal Leocádia Torres 

http://migre.me/7pzAP

Saiba mais sobre o Laboratório de Talentos da 10ª CRE

Laboratório de Talentos 2010 - 5ª Mostra de Artes da 10ª CRE

http://migre.me/7pzJ8

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/01/2012

Bem Sucedidos da E. M. Rio de Janeiro - 3ª CRE

Tags: 3ªcre, gec, blogsdeescolas.

 

É impossível esconder o orgulho ao ver um aluno, que completa sua vida escolar na rede municipal, conseguir um lugar na elite educacional carioca. É, com alegria, que a E. M. Rio de Janeiro nos apresenta dois destes campeões.
 

 

O relato nos chega através da professora Maria Carolina Macedo. Em seu twitter, ela comemorou a vitória de seus alunos e agora nos conta um pouquinho de cada um deles.

“ O aluno Éder Matheus Lima Leal tem 14 anos. Chegou na E. M. Rio de Janeiro, no início de 2011, vindo do Piauí. Como é comum nas escolas municipais, foi acolhido, rapidamente, enturmou-se e passou a participar ativamente das atividades da escola. Seu histórico escolar (de uma Unidade Escolar pública do PI) revela um excelente desempenho, o que logo foi percebido nas aulas.


Tem ótimo comportamento, interesse nas atividades e oportunidades oferecidas e, sem demora, conquistou a amizade e o respeito de todos. Concluiu o 9º ano com conceito global MB e sendo selecionado pela Associação VENCER para Bolsa de Estudo Integral no Ensino Médio."
 

 

 

Éder Matheus Lima Leal e Afonso Lucas Gomes Pereira

 

 

“ A interação dele com o colega Afonso Lucas Gomes Pereira, como de todo 9.º ano, embora estudem em horários contrários, foi perfeita. Foi muito bom vê-los interagindo com alegria nas festas, nos projetos, na sala de aula e... crescendo. O mundo vai receber meninos que preparamos com muito carinho! São garotos competentes, e temos certeza de que irão muito longe!!! ” - nos conta a professora Carolina.


Seu colega, “ o aluno Afonso Lucas Gomes Pereira, tem 15 anos e é, como se diz prata da casa, aluno da E. M. Rio de Janeiro desde o 4.º ano. É simpático, antenado, gosta de participar de tudo na escola; está sempre presente e adora ajudar. Sua curiosidade e interesse facilitam a aprendizagem, que se torna um prazer. Com isso, tem conquistado conceito global MB com facilidade em todos os períodos do 9.º ano. Já foi durante alguns anos foi aluno representante do CEC (Conselho Escola Comunidade), sempre contribuindo por seu interesse e disponibilidade. É querido e respeitado por todos, interagindo com desenvoltura com os colegas de todos os anos, professores e Direção. Muito bom em matemática, foi monitor do 6.º ao 9.º ano, inclusive ajudando os alunos de sua ex-professora que eram de outros anos.


Passou para o Colégio Pedro II em 36.º lugar e vai cursar o Ensino Médio na Unidade São Cristóvão. Já está planejando sua participação na Associação dos ex-alunos da E.M. Rio de Janeiro que será formada em 2012, como parte do Ginásio Experimental Carioca Rio de Janeiro.”

 

 

Rosângela (diretora adjunta), Afonso, Mariana, Éder e Cláudia (Diretora) na formatura.

 

 

Com o mesmo Orgulho, a E. M. Rio de Janeiro Encerra seu Blog

 

Isso mesmo! Nós, que sempre divulgamos os blogs que estreiam, agora registramos o encerramento deste. Neste caso, nada de tristeza. O último post, registra o espírito de equipe da escola que, agora, parte para novos desafios sem esquecer a história de cada um que por lá passou.

 

 

 

 

 

 

O blog se encerra, pois renasceu como o blog GEC Rio de Janeiro, já no ar e no twitter ( @GEC_RJ). Serão momentos de crescimento e de aprendizado para todos. Para Éder e Afonso, que partem para suas novas escolas e toda a equipe da escola, que fará parte da segunda geração dos Ginásios Experimentais Cariocas. Agora, é só aguardar que o ano letivo de 2012 se inicie. Para não perder nenhuma novidade, sigam o blog GEC Rio de Janeiro:

 

 

 

Agradecimentos à Prof.ª Maria Carolina Macedo, pelo texto e imagens cedidas

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 11/01/2012

A Arte de Construir um Ano Novo na E.M. Tasso da Silveira

Tags: 8ªcre.

 

 

A Escola Municipal Tasso da Silveira está vivendo seus últimos dias de reforma para começar  um verdadeiro Feliz Ano Novo!


No processo de reconstrução do espaço, a escola criou sob a orientação da arquiteta Laura Taves, um lindo painel com técnicas de azulejaria.


Os desenhos que formam um grande mural foram feitos por alunos, professores, vizinhos da escola e todos os que quiseram participar.


Não se trata de um memorial e sim, do marco de uma reconstrução coletiva, feita por muitas mãos e com muito amor!
 

 

Cheguei à escola e fui apresentada a uma simpática moça, que estava entre os pedreiros no pátio, terminando um grande painel. Era Laura Taves, a arquiteta que recebeu o convite para idealizar a fachada da Escola Tasso da Silveira.

 

 Laura Taves na montagem das últimas partes do painel


 

Laura é arquiteta e urbanista, é fundadora e diretora do Atelier Azulejaria. Com sua equipe realiza oficinas de Arte sobre Azulejos, para crianças, no Complexo da Maré. Um belo trabalho que combina arte, beleza e muita aprendizagem!


Conversamos sobre cada etapa do projeto e era visível a emoção de Laura Taves. Ela relatou como tudo começou e diz que este é um dos projetos que mais a surpreendeu, superando em tudo suas expectativas.
 

 "Muitos desenhos foram produzidos antes de chegar ao resultado final do painel para a nova fachada da escola Tasso da Silveira.


A inspiração vinha de todos os lados, através de outras obras de arte, da literatura, da música, da poesia... mas um dia a frase "escola agora" entrou na minha cabeça e não saiu mais! Isso aconteceu no primeiro dia das oficinas!


A vitalidade expressa nos desenhos e a empolgação dos alunos na produção, evidenciaram a importância do tempo presente.


Sem esquecer o passado, vive-se o presente e prepara-se para o futuro... o tempo é hoje, agora!


E o lugar é a escola."


Laura Taves

 

 

Na nova fachada está escrito "Escola Agora", o que nos faz lembrar a Ágora, que era a praça principal na constituição da Pólis, a cidade grega da Antiguidade Clássica.

A Ágora era considerada um espaço público por excelência, nela o cidadão grego convivia com o outro, discutia política e realizava tribunais populares. Era um símbolo da democracia direta, constituindo-se, portanto, o espaço da cidadania!


Nada foi por acaso, pois o painel de azulejos criado de forma coletiva ultrapassa as grades da escola, se encontra com o muro da Creche Municipal Julinho Cacau e termina em uma praça.

Literalmente, entende-se que a Escola Tasso da Silveira se reafirma como espaço de construção de conhecimento e de exercício da cidadania!


 

 Flor que já existe no novo pátio da escola 

 


 E o trabalho não parou por aí, pois envolvida com a comunidade escolar e encantada com a simpatia e união que é visível em todos, nasceu o projeto do painel, que seria construído com a participação de todos!

A partir deste novo projeto, Laura ministrou aulas de artes para os alunos do 4º ao 9º ano e também alunos do PEJA. Eles conversavam bastante nas oficinas e o resultado do painel é de uma beleza singular!

 

 

 

Além da nova fachada e do lindíssimo painel feito com a participação de muitos, a escola Tasso da Silveira passou por uma grande reforma.

O diretor Luiz Marduk disse que a procura por matrículas está maior do que nos anos anteriores e espera apresentar aos alunos no dia 13 de fevereiro, uma escola com diferentes espaços e com mais possibilidades de aprendizagem.

A fachada, a quadra, os muros do pátio, a nova sala de artes... Quanta diferença! Mas segundo a professora Glória Correia, a escola recebeu apenas uma "nova roupa", porque o que identifica realmente uma escola são seus  atores: professores, funcionários e alunos, que no caso da Tasso da Silveira, cultivam há 40 anos uma mesma busca: através da educação, formar o aluno cidadão do mundo!


 No centro, professora Glória Correia e a arquiteta Laura Taves

 

A arquiteta Laura Taves fez aniversário no dia 08 de janeiro, e recebeu homenagens dos funcionários que estavam na escola. Os laços que agora os une ultrapassam os limites do trabalho, eles cultivam o nascer de uma bela amizade!

 

 Partindo da esquerda: os alunos Ana Carolina Cathoud e Mateus Tuan, a agente administrativo Carla Fátima, a diretora adjunta Daisy Carvalho, a arquiteta Laura Taves, a professora Glória Correia, o presidente do grêmio Lucas Matheus e Iago Cathoud

 

Planos para o futuro

 

Os alunos que compõem o Grêmio estavam na escola e falaram sobre seus projetos para 2012 como, o registro no Blog das peças de teatro feitas pelos alunos, a distribuição do "Jornal da Tasso" que foi inaugurado em 2011 e outras novidades que irão marcar o recomeço e um Ano Novo, que certamente será feliz! 

 

 Partindo da esquerda: Mateus Tuan, Iago Cathoud, Lucas Matheus e Ana Carolina 

 

 

Terminei minha visita com sentimento de gratidão pelos momentos de grande satisfação em estar neste espaço renovado, onde cada pequeno gesto é feito com enorme carga de esperança de dias melhores e mais felizes!

 

 

Entre em contato com o  Rioeduca  e conte os planos de sua escola para 2012! 

Este é o espaço de registro dos avanços da Educação Carioca!

E este espaço é todo seu.

 

 

                                                                             

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/01/2012

Equipe Gentileza Entra em Ação no CIEP Clementina de Jesus

Tags: 9ªcre, novadireção.

 

O CIEP Clementina de Jesus recebe neste ano de 2012 uma nova direção que chega dando continuidade à antiga gestão que estava a mais de 15 anos a frente da unidade com a proposta da corrente da gentileza.

 

 

 

 

Os professores Jair Rocha de Oliveira (Diretor) e Sueli Veloso Teixeira (Adjunta), oriundos da unidade escolar, assumiram neste ano de 2012 a direção do CIEP Clementina de Jesus, após uma gestão de quase 15 anos da professora Magalona, figura muito querida na comunidade e que se afasta por motivo de aposentadoria. Faziam, também, parte da sua gestão a professora Sandra (Adjunta) e a professora Vera (Coordenadora Pedagógica).

 

 

O CIEP sempre trabalhou com a missão de “Respeitar o aluno como sujeito social e transmitir não só o mero saber, mas ampliar as possibilidades que são significadas num contexto de troca."

 

 

Vera (Coord.), Magalona (Diretora) e Sandra (Adjunta)

 

 

Por ocasião do Desafio Rioeduca, fizemos no ano de 2011 uma visita ao CIEP Clementina de Jesus, onde foi realizado o evento pela 9ª CRE e tivemos a chance de conhecer a antiga equipe da escola. Fomos muito bem recebidos e guardamos uma ótima impressão.

 

 

Imagens da visita do Rioeduca ao CIEP Clementina de Jesus em 2011

 

 

Na recente visita ao CIEP, pedimos ao Diretor Jair que falasse um pouco da sua vida e de seus planos futuros. Seguem suas palavras e uma adaptação da apresentação que fez na banca examinadora da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, por ocasião da seleção para direção da unidade.

 

Nascido em Campo Grande, filho de Sr. Ivan e Dona Dinah, iniciei meus estudos em 1977, na Escola Municipal Almirante Saldanha da Gama. Instituição essa que me orgulho em dizer: formou minha base educacional e despertou em mim o interesse pelo esporte. Em 1990, licenciei-me em Educação Física, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Após, conclui cursos de Especialização em Treinamento Desportivo (pela UGF) e Atletismo (pela UFRRJ). No ano de 1996, conclui também o Mestrado em Motricidade Humana, pela UCB. A formação acadêmica me levou a lecionar em diversas instituições de ensino superior.

 

Na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, após concurso público de 1993, passei a trabalhar com crianças de Campo Grande advindas de famílias como a minha.

 

Desde que comecei a lecionar sempre participei dos Jogos Estudantis, primeiro como técnico e atualmente como árbitro.

 

Neste momento chego à direção do CIEP Clementina de Jesus, graças ao esforço de minha equipe que, compromissada com o trabalho, trás para escola uma proposta que visa dar continuidade ao trabalho realizado pela gestão anterior. Sabemos das dificuldades e dos anseios de toda uma comunidade, porém pretendemos proporcionar às nossas crianças um ensino de qualidade que torne nossa escola um polo de exemplo da pedagogia da transformação social.

 

 

 

Da esquerda para a direita vamos conhecer a equipe antiga e nova do CIEP Clementina de Jesus:

Sueli (Prof. 2011 -Adj. 2012), Jair (Prof. 2011 - Dir. 2012), Sandra (Adj. 2011), Vera (coord. 2011), Magalona (dir. 2011), Adriane (S.L. 2011 – Apoio Dir. 2012), Rose (Prof. 2011 e E.E. Itinerante 2011 - Coord. 2012) e Rosane (Prof. 2011 - S.L. 2012).

 

 

 

 

O Rioeduca parabeniza o exemplo que o CIEP Clementina de Jesus deixa e deseja uma ótima gestão a todas as unidades escolares que tiveram novas direções neste ano de 2012.

 

 

 

Venha você também fazer parte desta troca de experiências no nosso blog "A Revolução Acontece", basta procurar o representante da sua CRE na página sobre nós  e entrar em contato por e-mail ou Twitter.

 

 

Onde me encontrar:
Profª Márcia Cristina Alves
Representante do Rioeduca na 9ªCRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 


 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share