A A A C
email
Retornando 88 resultados para o mês de 'Janeiro de 2012'

Terça-feira, 31/01/2012

Homenagem a uma Maria, Guerreira e Amiga

Tags: 9ªcre, homenagem.

 

 

“A hora do encontro é também despedida a plataforma desta estação, é a vida.”

(Milton Nascimento e Fernando Brant)
 

 

 

 Momentos da professora Maria Martinez em 2011

 

Hoje a 9ª CRE vem prestar homenagem a Professora Maria Martinez que faleceu no dia 28 (último sábado) deixando muitas saudades aos familiares e amigos da E. M. Professor Gilberto Bento da Silva, escola em que trabalhava há 25 anos. Fortes laços de amizade prendiam Maria neste espaço de educação, como professora de Língua Portuguesa, desenvolveu, ao longo desses anos, um brilhante trabalho, pois que tinha o principal o amor pelo que fazia. No triste dia da despedida foram muitos os amigos que estiveram presentes e cada qual lembrava saudosos, do sorriso constante e dos conselhos que esta “guerreira” sempre espalhava entre todos.

 

Segue abaixo uma homenagem feita pela professora Adriana Rodrigues (sala de leitura) em nome de todos os amigos saudosos da querida professora.

 

“Maria, Maria


uma  certa magia...”


Maria mãe


Guerreira


Amiga

 
Dedicada companheira.


Doou-se sempre, foi inteira


Na tarefa de educar.


Maria, Maria


Envolta em prosa e poesia


Espalhou palavras e fantasia.


Estimulou o criar.


Ensinou o bem falar e escrever,


Fez muita gente crescer...


Maria, Maria


Passos firmes e tranquilos de quem sabia aonde  chegar.


Seguiu conquistando espaços,


Estreitando laços


Com seu sorriso constante


Um astral contagiante!


Maria, Maria


Neste ano que se inicia


Uma pergunta no ar: E Maria, onde está?


Hoje é luz, é energia


Noutro plano, bem distante...


Fica a saudade


Da amiga


Mãe


Guerreira


Professora


de infância companheira


parceira de tantos sonhos e realizações


Vibrações de paz e luz,


Maria, são pra você.


Siga em frente com Jesus.


Um dia, a gente se vê.


AMIGOS DA E. M. PROF. GILBERTO BENTO DA SILVA

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/01/2012

A caminho de uma nova gestão escolar

Tags: 10ªcre.

 

Novos diretores das creches e escolas de Santa Cruz e de Guaratiba participam de curso de capacitação com as equipes gerenciais da 10ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

Tudo mudou para melhor a partir de 2011. A Resolução nº 1133, de 16 de maio, da Secretaria Municipal de Educação, dispondo sobre o procedimento de consulta à comunidade escolar para a escolha da direção das escolas, proporcionou muito mais credibilidade ao processo eleitoral, principalmente com a exigência de certificação dos candidatos, e do compromisso que tiveram que assumir, com a entrega do Plano de Ação de Melhoria de Desempenho e Redução de Evasão Escolar.

 


Na 10ª Coordenadoria Regional de Educação, ficou evidente o desejo de renovação, com a mudança de 35% dos gestores das creches e escolas das regiões administrativas de Santa Cruz e de Guaratiba.

 


Além da obrigatoriedade, como pré-requisito, de obter a certificação atestando o preparo para o cargo, os candidatos tiveram que fazer um curso online de gestão educacional pública, submeter-se a uma prova escrita presencial, e se apresentar perante uma banca examinadora composta por três profissionais da Educação, sendo um do nível central da SME, outro da 10ª CRE e um terceiro, sendo gestor em exercício em outra Coordenadoria Regional de Educação.

 


Os resultados, como seriam esperados, foram os mais satisfatórios possíveis, com os candidatos apresentando suas propostas de campanha de forma a consolidar o processo de democratização da escola, tendo no gestor a liderança positiva na construção do sucesso e garantia do bom desempenho dos alunos.

 

 


Dando continuidade aos pontos definidos pela Resolução nº 1133, em particular considerando que a escola deve atuar como espaço privilegiado para discutir a construção do futuro das novas gerações, a 10ª CRE, atendendo solicitação dos diretores recém-empossados, promoveu, no período de 10 a 17 de janeiro, o curso intitulado “A gestão e a organização escolar – um salto na qualidade da Educação carioca”, visando capacitar os novos gestores.

 


Com a presença de todos os titulares das gerências da 10ª CRE, a professora Gracinha Muller, ao fazer a abertura do curso de capacitação, enumerou alguns dos objetivos daquele encontro, destacando a necessidade de apresentar a dinâmica do trabalho a ser desenvolvido pelo gestor escolar, o conhecimento da legislação em vigor, das práticas pedagógicas, administrativas, orçamentárias e comunitárias que envolvem a gestão escolar, além da importância do relacionamento cooperativo e harmonioso com as diversas gerências da 10ª CRE.

 


O curso de capacitação, realizado no auditório da 10ª CRE, foi acompanhado e registrado pelo representante do Rioeduca, que compareceu a convite da professora Gracinha Muller e do professor Rodrigo Abreu, da Assessoria de Informática e Tecnologia (AIT).

 


Cada gerência forneceu o material relacionado às orientações sobre o trabalho específico do setor, como foi o caso da AIT, que elaborou uma apostila intitulada “Novas tecnologias na Educação – Curso para Diretores – Documentos da Informática – 2012”, com amplas informações sobre o Sistema de Controlo Acadêmico – SCA; Educopédia; Pé de Vento; Redes Sociais; Redes profissionais e suas principais características e o “passo a passo” para a criação de blogs.

 


Ninguém tem mais dúvida de que o gestor é o grande maestro do processo de construção da identidade da Unidade Escolar.

 


E a 10ª CRE, promovendo o curso de capacitação, reconhece que os resultados do trabalho de uma Unidade Escolar estão diretamente ligados ao perfil do gestor e à identidade da instituição, daí a importância da qualificação profissional para enfrentar os desafios de consolidar uma educação de qualidade para todos.
 

 

 

 

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/01/2012

Construindo Redes para uma Gestão Eficiente - 1ª CRE

Tags: 1ªcre, eventos.

 


No mês de janeiro, todas as Coordenadorias de Educação realizaram encontros e seminários para os gestores de nossa rede. Alguns diretores já têm longa experiência, outros foram eleitos em 2011, e estão começando esta maravilhosa e desafiadora jornada.

 

Nos dias 24 e 25 deste mês, a 1ª CRE realizou o seminário “ Construindo Redes para uma Gestão Eficiente”. O encontro aconteceu na Escola Municipal Portugal, no bairro de São Cristóvão. A diretora da escola, Professora Cristiane Pontes junto com sua equipe, acolheu a todos com muito carinho. No primeiro momento, fomos recebidos pela Coordenadora da CRE, Professora RIta Eliane, para depois conversarmos com os Gerentes.

 

Professora Rita Eliane - Coordenadora da 1ª CRE

 

Em sua fala, a Coordenadora ressaltou a importância de trabalharmos como equipe, e que as portas da CRE estão sempre abertas para receber os diretores. “ O problema de vocês, é meu também!” enfatizou.

 

Cada professor que palestrou, falou sobre sua área de atuação, objetivos, missão e prioridades, repassando também as responsabilidades dos gestores. No entanto, todas as gerências reforçaram que a qualidade na Educação é o objetivo de todo o trabalho.

 

 Professora Valéria (Gerência de Educação)

 

Professora Fátima Sueli  (Ação Integradora)

 

Professora Maria Inês ( Gerência de Aquisição)

 

Desde 2009, a Secretaria Municipal de Educação trabalha incansavelmente para levar aos jovens de nossa cidade um salto de qualidade. Deste modo, o seminário foi o momento de unir nossas energias, e nos organizar para dar o melhor de nosso trabalho para alcançar nosso principal objetivo: Dar a cada criança matriculada em nossas unidades, o direito de ser feliz com seu presente e a sonhar com seu futuro. Nosso trabalho é formar cidadãos criativos, autônomos e solidários, com capacidade de administrar e construir suas vidas.

 

O ano de 2012 será certamente um ano de muito sucesso!

 

Confira também os blogs abaixo , com mais imagens do evento: 

Blog da 1ª CRE : http://cre01.blogspot.com/

Blog da Escola Municipal Portugal:  http://escolamunicipalportugal-rio.blogspot.com/

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/01/2012

Boas Vindas ao Ano Letivo de 2012 no Blog da E.M. Shakespeare

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

 

A E.M. Shakespeare apresenta seu blog e dá as boas vindas ao ano letivo de 2012. Hoje vamos conhecer um pouco sobre o patrono e o trabalho desta escola. 

 

Patrono

Caricatura de Shakespeare

 

Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, onde são retratadas frequentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura.


Nasceu em 23 de abril de 1.564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Nesta região começa seus estudos e já demonstra grande interesse pela literatura e pela escrita. Com 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos. No ano de 1.591 foi morar na cidade de Londres, em busca de oportunidades na área cultural. Começa escrever sua primeira peça, Comédia dos Erros, no ano de 1.590 e termina quatro anos depois. Nesta época escreveu aproximadamente 150 sonetos.


Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi na dramaturgia que ganhou destaque. No ano de 1.594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elisabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância. Escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que marcam até os dias de hoje o cenário teatral.


Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados à condição humana, são constantes nas obras deste escritor.

No ano de 1.610, retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1.613. Em 23 de abril de 1.616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos, de causa ainda não identificada pelos historiadores.


Informações retiradas de http://www.suapesquisa.com/shakespeare/ acesso em 24/01/2012

 

 

Navegando pelo blog da E.M. Shakespeare, encontrei algumas postagens sobre o projeto realizado em 2011, “Shakespeare numa Viagem Literária”, que explorou diferentes tipos de textos e suas funções sociais.


A culminância deste projeto aconteceu no dia 02 de dezembro, os alunos dançaram e dramatizaram músicas que falavam sobre leitura e produção textual como: carta de amor, telegrama, bilhete, história, e-mail...


Vejamos como foi a culminância do projeto “Shakespeare numa Viagem Literária”
 

 

 

 

Nota: Imagens retiradas do blog da escola


Conheça o blog da E.M. Shakespeare clicando aqui http://www.escolamunicipalshakespeare1.blogspot.com/

 

Parabéns à E.M. Shakespeare pela criação do blog e pela realização dos projetos em 2011.

 

Também queremos conhecer e divulgar o blog de sua escola. Envie o endereço para o representante de sua CRE e participe deste espaço que é nosso!


Gostou desta publicação? Deixe um comentário!


Professora Renata Carvalho – Representante Rioeduca – 2ªCRE
Twitter: @tatarcrj
Email: renata.carvalho@rioeduca.net



 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share