A A A C
email
Retornando 88 resultados para o mês de 'Janeiro de 2012'

Quinta-feira, 26/01/2012

Inovando com Recursos Educativos – a Educopédia na 7ª CRE

Tags: educopédia, educaçãonotadez, 7ªcre.

 

Sou Professor do Ensino Fundamental, uso as Tecnologias de Informação e Comunicação e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro. Hoje, estamos focados em unir computador e educação e nos perguntamos: Será que a máquina poderá substituir o efetivo trabalho pedagógico? Poderá afetar o binômio ensino x aprendizagem?

 

Vários sistemas computacionais foram e ainda estão sendo desenvolvidos com essas características e têm desempenhado tarefas que contribuíram para essa abordagem educacional, que serão muito valorizadas por profissionais que compartilham dessa nova visão de educação. Por outro lado, existem profissionais que se enquadram facilmente em sistemas de ensino sofisticados, que desejam sistemas computacionais com qualidades de inteligência.

 

O uso do computador na educação deverá promover mudanças na abordagem pedagógica vigente – e não apenas colaborar com o professor, para tornar mais eficiente o processo de transmissão de conhecimento. A utilização da informática na educação deve ser analisada como processo de modernização, renovação e troca de resultados. Bill Gates (1995: 316), proprietário da empresa Microsoft, em seu livro “A Estrada do Futuro” ressalta que a capacidade para a inovação será muito importante para superar as desigualdades sociais e culturais entre classes e povos. Ou seja, essa inclusão ultrapassará as fronteiras da educação convencional, dando às escolas oportunidades para renovar a forma de se trabalhar os conteúdos programáticos. (continue lendo o relato do professor Vitor Hugo Almeida)

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 25/01/2012

Desenvolvimento Sustentável em pauta: as escolas da 10ª CRE preparando-se para a conferência Rio+20

Tags: 10ªcre, eventos.

 

 O NEA10 – Núcleo de Educação Ambiental da 10ª Coordenadoria Regional de Educação vem realizando há vários anos, trabalho em parceria com escolas e creches de Santa Cruz, Guaratiba, Paciência e Sepetiba, antecipando a participação da 10ª CRE na Rio+20 e elaboração da “Carta de Princípios Escolares para um Mundo Sustentável.”

 

 

Começou a contagem regressiva. Faltam 146 dias para o início da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que estará acontecendo na Cidade do Rio de Janeiro, de 20 a 22 de junho de 2012.

 


Tal como aconteceu em 1992, há vinte anos, o Rio de Janeiro estará recebendo cerca de duas centenas de líderes vindos de todos os países do mundo. Serão chefes de Estado, chefes de Governo e outros representantes, no mais alto nível, que estarão produzindo um documento político focado no desenvolvimento sustentável.

 


Ainda que os preparativos para a Rio+20 não apresentem o mesmo aparato nem o aspecto glamouroso da Eco 92, os objetivos e temas que serão tratados persistirão na abordagem dos novos desafios emergentes, procurando assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável, além, é claro, de fazer uma avaliação do progresso alcançado nos últimos vinte anos e o que ainda tem que ser feito daqui para a frente.

 


Quanto aos dois temas que estarão sendo focalizados na Conferência: 1) a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e 2) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável, penso que as escolas municipais do Rio de Janeiro poderão desenvolver uma série de trabalhos começando por esclarecer o conceito de economia verde.

 


Há vários anos o NEA1O – Núcleo de Educação Ambiental da 10ª CRE, coordenado pelo professor Álvaro Jorge M. B. Almeida vem promovendo e incentivando projetos que contemplam a ideia de sustentabilidade, partindo de ações aparentemente simples, mas de grande importância para o meio ambiente, como, por exemplo, promover o reaproveitamento, reutilização e reciclagem das embalagens dos alimentos que são fornecidos diariamente para o preparo da merenda nas escolas.

 


Também por intermédio do NEA10, o professor Álvaro vem mantendo parceria com o Programa de Comunicação e Educação Ambiental (Procea), desenvolvido pela empresa Ciclos Consultoria, que é uma iniciativa da Thyssenkrupp CSA Siderúrgica do Atlântico, com apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 


Desde 2009 o programa vem desenvolvendo atividades voltadas para a sensibilização e a educação ambiental de professores, funcionários e alunos, com palestras, oficinas, cursos, exposições, visitas às instalações industriais e apresentação de peças teatrais.
 

 

De forma mais efetiva, professores e gestores de escolas da 10ª CRE começaram os preparativos para a Conferência Rio+20 participando, no mês de agosto de 2011, do Pré-Fórum Sustentabilidades e a sala de aula, com discussão abrangente para a fundamentação do texto com as sugestões para a Carta de Princípios Escolares para um Mundo Sustentável.

 


Em um dia de muitas propostas e debates, no auditório da 10ª CRE, professores e gestores representantes das escolas e creches, elencaram os problemas ambientais em cada bairro ou região da cidade do Rio de Janeiro e apresentaram possíveis propostas para a solução.

 


O Pré-Fórum, que também foi um passo importante para a discussão dos conceitos de desenvolvimento sustentável e economia verde, foi sequenciado pelo Fórum de Sustentabilidade e a Sala de Aula, realizado nos dias 14 e 15 de setembro de 2011, no Centro Cultural Veneza, em Botafogo, contando com a presença de vários especialistas em meio ambiente e com a participação de professores da 10ª CRE.

 


Além de inúmeras outras iniciativas isoladas, de professores e de escolas, que poderíamos relacionar como ações preliminares para a inserção da 10ª CRE na temática da Conferência Rio+20, vale ressaltar a participação de professores e alunos das Escolas Municipais Nair da Fonseca e Nelson Romero no Dia Mundial de Limpeza na Praia, em 17 de setembro de 2011, que é um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos e participativos do mundo, segundo o Instituto Ecológico Aqualung, um dos organizadores do evento no Brasil.

 


Outro destaque elogiável é para a direção, professores e alunos da Escola Municipal Otelo de Souza Reis, que promoveram e participaram de campanhas e trabalhos para a reutilização de papeis no Ano Internacional das Florestas, com diversas atividades que tiveram a sua culminância no final do mês de outubro de 2011.
 

 

Leia também:

Escola Municipal Otelo de Souza Reis,reutilizando papéis no Ano Internacional das Florestas.

http://migre.me/7rLmC


Escolas da 10ª CRE participam do “Dia Mundial de Limpeza na Praia”
http://migre.me/7rLoZ


Fórum de Sustentabilidades e a Sala de Aula

http://migre.me/7rLqT
 

Professores da 10ª CRE participam de curso de sensibilização ambiental em Angra dos Reis

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1339

 

 

 

 

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 25/01/2012

Protagonismo Juvenil no GEC Bolívar 3ª CRE

Tags: 3ªcre, blogsdeescolas, protagonismojuvenil, gec.

 

A proposta dos Ginásios Experimentais Cariocas passa, basicamente, pelo protagonismo juvenil. Ser agente de sua aprendizagem, das primeiras decisões da sua vida acadêmica e reflexões sobre seu futuro são alguns dos conceitos do protagonismo juvenil. O Ginásio Experimental Bolívar levou este conceito também ao seu blog. Vamos conhecê-lo?

 

Para começar, um aprofundamento do que seja Protagonismo Juvenil. Nossa fonte é o blog Protagonismo Juvenil:


“ O Protagonismo Juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É uma forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. É passar a mensagem da cidadania criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posição de centralidade. O Protagonismo Juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro aspecto do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromissos, que é responsabilidade. Na raiz do protagonismo tem que haver uma opção livre do jovem, ele tem que participar na decisão se vai ou não fazer a ação. O jovem tem que participar do planejamento da ação. Depois tem que participar na execução da ação, na sua avaliação e na apropriação dos resultados. Existem dois padrões de protagonismo juvenil: quando as pessoas do mundo adulto fazem junto com os jovens e quando os jovens fazem de maneira autônoma.”


Resumindo, o conceito reúne as ideias de ação, reflexão e realização por parte dos jovens envolvidos. No Blog Bolívar, os alunos são convidados a refletir através das enquetes presentes. Os temas variam: formas de estudos, provas e bullyng.

 

 


 

 

Também registram as atividades realizadas ou a se realizar na escola como vemos no histórico e nas seções. Temas trabalhados nas aulas, informações e interesses dos alunos.

 

 

 

 

Os textos são produzidos pelos alunos em diversos formatos. Temos entrevistas, textos informativos, didáticos, escritos em grupos ou individualmente.

 

 

 

 

O twitter do GEC Bolívar ( @gecbolivar) também é gerenciado de maneira coletiva pelo Grêmio da escola. Eles se reúnem e registram as atividades, frases, poesias ou outros textos recolhidos entre os demais alunos da escola. Postam também fotos das atividades desenvolvidas.

 

 

Alunos do Grêmio reunidos para gerenciar o twitter, buscando e postando músicas solicitadas.

 

 

Foram registradas via twitter e via blog as atividades da Brigada contra a Dengue que conversou com os passantes da estação ferroviária do Engenho de Dentro, vizinha da escola, sobre os hábitos de prevenção da Dengue.

 

 

A Brigada contra Dengue planeja e entra em ação


 

Agora que tal conferir um pouco do que foi publicado por lá em 2011? Os alunos protagonistas aguardam seus comentários. Com certeza teremos muitas novidades em 2012.

 

 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 25/01/2012

Uma Nova Direção em Busca de Antigos Ideais

Tags: 8ªcre.

 

 

A nova direção da Escola  Municipal J. I. República Árabe Unida pretende inovar em 2012 sem esquecer antigos ideais.

Toda a equipe acredita que na Educação Infantil a criança precisa experimentar, brincar, conhecer e aprender!

 

 

 Diretora Érica Damasceno

 

 A professora Érica Damasceno  tomou posse como diretora geral da Escola Municipal J.I. República  Árabe Unida, onde trabalhou alguns anos como regente de uma turminha de Educação Infantil.

A professora Érica não teme os desafios desta nova etapa de sua vida profissional, pois entende que o amor ao que faz dará força para superar todas as dificuldades que poderão surgir no caminho.

A nova equipe da direção está participando do Seminário para Gestores promovido pela 8ª Coordenadoria de Educação e segundo a professora Érica, estão aprendendo e tirando dúvidas, o que é fundamental para iniciar um bom trabalho! 

 

 Diretora Adjunta Ana Maria

 

A diretora adjunta Ana Maria atuou muitos anos como professora da Sala de Leitura e sente que este momento na direção servirá para compartilhar suas experiências vividas.

 

 

"Tenho algumas coisas para aprender ainda, mas é isso que me deixa mais empolgada! Estou começando o novo ano de uma forma muito diferente!

Espero junto com a diretora colaborar para uma escola dinâmica, ativa e que receba as crianças de braços abertos, sempre!"

                                                                                             Ana Maria - Diretora Adjunta

 

 

Eliane Lima - Coordenadora Pedagógica

 

A Coordenadora pedagógica está pensando em propostas para serem apresentadas ao grupo de professores no início do ano letivo.

Entre estas propostas está a criação do Blog da escola!

 

 

"Acredito que o Blog pode auxiliar nosso maior envolvimento com a família e possibilitar a troca de inúmeras experiências."

                                                                               Eliane Lima - Coordenadora Pedagógica

 

 

A Coordenadora Eliane Lima tomou o cuidado de arquivar as autorizações dos responsáveis para o uso da imagem dos alunos e agora está tranquila para montar o Blog e divulgar os projetos e atividades para todos!

 

 

 

 

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".
                                                                           Anísio Teixeira 

 

 

Esta nova direção busca um antigo ideal, que é participar de uma escola viva!

Uma escola que acompanha as mudanças do mundo moderno, que permite que seus alunos vivam experiências novas, que se abre para a participação da comunidade e que celebra cada conquista que é alcançada.

 

Equipe de Direção da Escola J.I. República Árabe Unida

 

 

O Rioeduca dá  boas vindas a nova equipe de direção da Escola J.I. República Árabe Unida, desejando que este novo ano seja de muito sucesso!

 

Entre em contato com o Rioeduca e fale sobre os projetos de sua escola!

 

neildasilva@rioeduca.net 

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share