A A A C
email
Retornando 88 resultados para o mês de 'Janeiro de 2012'

Terça-feira, 24/01/2012

Espaço Virtual da E.M. Maria Florinda

Tags: 7ªcre.

 

 A E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz está localizada em Jacarepaguá e foi inaugurada há mais de 50 anos, em 1959.A escola criou seu espaço virtual para divulgar seus projetos, mostrando seu trabalho e a seriedade de ser professor, assim como está escrito no blog “ Criando e Educando”, que pertence à unidade escolar.

 

 

 

  No blog é possível ver detalhes do projeto das turmas de Educação Infantil, por exemplo.Em 2011, foi desenvolvido o Projeto Monteiro Lobato. O Sitio do Picapau Amarelo foi uma maneira que as professoras da Educação Infantil encontraram para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.Afinal, eles gostam muito de histórias e desenhos. Para isso, foi inclusive,pintando no muro da ed.infantil os personagens,a casa do sítio,o que estimulou os alunos para conhecerem as histórias do Monteiro Lobato.

 

 

 

Biografia da Patronesse Maria Florinda

 

 

  Maria Florinda nasceu no dia 24/01/1900, na cidade de Bagé, estado do Rio Grande do Sul.Em 1912, seu pai mudou-se para o Rio de Janeiro.Estudou no Colégio Sul-Americano, onde completou o ginasial.Fez curso normal, e em 05 de abril de 1922, foi nomeada professora substituta da ¨3ª escola mista de 11 distrito. Ali teve seu primeiro contato com os alunos. E, desta data em diante, nunca mais deixou de trabalhar em favor das crianças. 


  Em 15 de outubro de 1938, por merecimento, passou para função de diretora de escola. Como diretora, foi para escola Anita Garibaldi, Galeão, Ilha do Governador. Ali, durante nove anos, deu o melhor de si. Era honesta, justa, nobre, romântica e amiga.Em 23 de outubro de 1947, foi nomeada chefe de Distrito Educacional. Foi trabalhar então, em Jacarepaguá.Trabalhou durante 37 anos seguidos, sem uma única falta ou impontualidade. ¨ Em primeiro lugar, a criança ¨ - era o seu lema .Veio a falecer em dois de junho de 1959.
 

 

 Clique na imagem abaixo e visite o blog da escola para saber mais

  

 

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

                                                                        

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/01/2012

Palestra: Inclusão e Mediação Escolar - Criando Alternativas para Alunos com Deficiência

Tags: promoção, twitter, palestra, inclusão.

 

A Creative Ideias disponibilizou para o Rioeduca cinco convites que disponibilizaremos gratuitamente para os cinco sorteados entre quem retuitar a divulgação do evento

"Inclusão e Mediação Escolar - Criando alternativas para alunos com deficiência"

 

O evento será realizado pela Creative Ideias no dia 11/02/2011 das  08h às 17h

 

Palestras

 

“Diagnóstico e Intervenção nos Problemas de Aprendizagem" - Olívia Porto

“Práticas Pedagógicas para Inclusão e Diversidade” - Eugênio Cunha

 

Além dos cinco premiados com a gratuidade para o evento, a Creative Ideias fará um preço promocional - 20 reais - para os outros 100 educadores que se inscreverem no site oficial até o dia 03 de fevereiro utilizando seu email @rioeduca.net. 

 

 

Para Participar do Sorteio 

 

Basta retuitar a frase abaixo, INCLUINDO O LINK. (Atenção: se o link não estiver incluído, o sistema de sorteio não reconhecerá o RT):

Quero concorrer ao sorteio para participar gratuitamente da palestra Inclusão e Mediação Escolar da @CreativeIdeias - http://kingo.to/Yga

 

Data do sorteio: dia 27 de janeiro, às 15 horas.

 

Para saber mais sobre o evento, clique na imagem do site oficial:

 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/01/2012

Quando a Aula Transpõe as Paredes da Sala e se Estende por Toda a Escola

Tags: educaçãonotadez.

 

Sou professora de uma turma de aceleração do Projeto Autonomia Carioca – Acelera 1B e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro. Minha turma é pequena, tem 18 alunos (na época da aula) com idades entre 12 e 15 anos, com defasagem série/idade. Comecei na última semana de abril a lecionar na Rede Pública de Ensino e encontrei vários alunos com problemas sérios de comportamento e de aprendizagem

 

A proposta do projeto para a solução desses problemas prevê que no início de cada aula haja uma dinâmica ou brincadeira de integração. Entretanto, alguns alunos eram bem reticentes quanto à participação nesta atividade. Mas, com o tempo, essa resistência foi sendo vencida e houve um maior entrosamento entre os alunos, melhorando também a forma como se relacionavam. Com o tempo deixei que eles escolhessem qual seria a dinâmica utilizada, de modo a desenvolver a autonomia e o espírito de liderança.

 

Outra proposta do Autonomia Carioca é oferecer uma nova perspectiva de ensino, voltada para a apreensão dos conteúdos e desenvolvimento do pensamento crítico. Constava no planejamento do “módulo 1”, uma aula sobre biodiversidade e ecossistema. Dentro da ideia ‘freiriana’ é prevista uma aula-passeio, mas, como não havia tempo de organizar um passeio fora da escola, para tornar a aula menos teórica e mais concreta, resolvi utilizar o pátio da escola, que possui algumas árvores e plantas.

 

Logo, no dia 16 de junho de 2011, esperei que todos os outros alunos da escola entrassem em suas salas, levei os meus alunos ao pátio central e pedi que se imaginassem cientistas/biólogos e observassem e descrevessem tudo ao seu redor, utilizando-se de desenhos ou da escrita para relatar o que observavam. (Confira o desfecho dessa história da professora Edilene Almeidab no Educação Nota DEZ)

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 23/01/2012

2012 = 3.0 na 10ª CRE

Tags: 10ªcre, escola, 3.0, sca.

 

Com a implantação do Sistema de Gestão Acadêmica Escola 3.0 previsto para 15 escolas da 10ª CRE, a Assessoria de Informática e Tecnologia vai intensificar a programação dos cursos e oficinas de capacitação para gestores, professores e funcionários administrativos das unidades escolares, a partir da segunda quinzena do mês de abril de 2012.

 

 

Você já ouviu falar no sistema Escola 3.0?

 

Na postagem que fiz para o Portal do Rioeduca, publicada em 14 de novembro de 2011, sob o título de “A Gestão Acadêmica 3.0 na Escola Municipal Leocádia Torres”, descrevo resumidamente, como funcionará o sistema.

 


Bem antes disso, em 9 de fevereiro de 2010, a professora Lilian Ferreira, gerente do portal Rioeduca, já noticiava o início do processo, com a publicação do texto intitulado “Escola 3.0 – fazendo hoje a escola do futuro”.

 


Lilian Ferreira cita a grande relevância da informatização no processo de transformação da aprendizagem formal pela colaborativa, e conclui indagando sobre a escola que queremos para os próximos seis anos: Como será essa escola? Como serão os alunos, os professores e a Rede?

 


No ano passado, 2011, já houve o primeiro grande avanço, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, com a implantação da fase piloto do sistema de gestão Escola 3.0.

 


Segundo informações que me foram repassadas pelo professor Rodrigo Abreu, da Assessoria de Informática da 10ª CRE, dezoito escolas da Rede, incluindo a E.M. Leocádia Torres, localizada no bairro da Pedra de Guaratiba, passaram pela fase piloto, com todos os professores fazendo uso de laptop em sala de aula, registrando a frequência, planos de aula e anotações personalizadas sobre o aprendizado de cada aluno.

 


De dezoito escolas em 2011, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro ampliou para 125. Já no mês de maio, com a previsão de implantação para o dia 2, o SGA (Sistema de Gestão Acadêmica) Escola 3.0, deverá funcionar em quinze escolas da 10ª CRE, incluindo a E.M. Leocádia Torres, que passou pelo teste inicial, funcionando como uma espécie de protótipo.

 


Ainda segundo informações do professor Rodrigo Abreu, todas as Coordenadorias Regionais contarão com um técnico supervisor, e mais um técnico para cada grupo de cinco escolas participantes. Sendo assim, a 10ª CRE terá mais três técnicos, que estarão visitando as escolas acompanhando a implantação do projeto e dando suporte aos professores, funcionários e integrantes da direção.

 

 

Está previsto para este ano de 2012, que até o mês de dezembro, todas as escolas da Rede Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro já tenham substituído o atual Sistema de Controle Acadêmico (SCA) pelo Sistema de Gestão Escola 3.0.

 


Os avanços são evidentes! Do início de 2009 até hoje todos os professores, funcionários e alunos da Rede Municipal de Educação passaram a dispor de um e-mail do Rioeduca.


O Sistema de Gestão Escola 3.0 estará possibilitando que todas as unidades escolares da rede sejam informatizadas e passem e dispor das informações acadêmicas e administrativas online.

 


Com o registro de classe implantado no sistema, as notas, justificativas de faltas, conceitos, frequência e planejamento das aulas, poderão ser atualizados pelos professores e consultados na escola, em casa ou em qualquer lugar, consolidando o processo inovador e facilitador, para quem sempre sonhou com a educação de qualidade na escola do futuro, que já se faz presente.

 

Leia também

Escola 3.0 - fazendo hoje a escola do futuro 

http://migre.me/7rpxG

A Gestão Acadêmica 3.0 na Escola Municipal Leocádia Torres

http://migre.me/7rpr5

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share