A A A C
email
Retornando 88 resultados para o mês de 'Janeiro de 2012'

Segunda-feira, 23/01/2012

A Valorização do Trabalho Pedagógico nas Creches

Tags: educaçãonotadez.

 

Sou Professora de Língua Portuguesa e atuo como gestora da Creche Municipal Zilka Salaberry, segmento Educação Infantil. Venho relatar uma experiência que vivo na creche em que sou gestora

 

Ao assumir a direção da unidade, percebi a necessidade de formar nos pais a conscientização da valorização do trabalho pedagógico desenvolvido na creche, que era vista apenas como lugar de “cuidar”.

 

Observei que, ao fazer exposição dos trabalhos pedagógicos, os responsáveis passavam sem dar atenção e se dirigiam às salas para buscar seus filhos. Não olhavam para a exposição porque não valorizavam o pedagógico.

 

Buscando inovar e interagir com a comunidade, criei as culminâncias bimestrais para a comunidade escolar. Passamos a desenvolver os projetos pedagógicos com temas trabalhados durante um ou dois meses e, na última sexta-feira do bimestre, apresentamos a culminância comunitária, em que todas as turmas participam por meio de danças, brinquedos cantados, dramatizações, exposição dos trabalhos feitos pelas crianças e DVD mostrando os momentos das atividades. (leia na íntegra o texto da professora Cátia Cristina Castro no Educação Nota DEZ)

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 20/01/2012

Projeto África em Arte, EM Luis Carlos da Fonseca_5ªCRE

Tags: 5ªcre, artescênicas, blogsdeescolas, projetos.

 

A Escola Municipal 05.15.056 Luís Carlos da Fonseca desenvolveu no fim do ano de 2011 o Projeto África em Artes, desejando divulgar a história e cultura afro-brasileira, despertando em seus alunos a curiosidade de participar de todos os momentos deste evento, além de ter o prazer da parceria do artista plástico Oton Teixeira.

 

 

O Projeto África em Artes, parte integrante do Projeto Político Pedagógico "Seja um Instrumento de Transformação", propõe que cada um deve ser um instrumento de mudança na vida do outro dentro e fora da escola, culminando com uma exposição, comemorando o Dia da Consciência Negra.

 

No ano de 2011 a exposição África em Artes aconteceu dia 18 de novembro, para toda comunidade escolar. A direção da escola convidou-me, como representante do Rioeduca na 5ªCRE, mas como nem tudo são flores, infelizmente, não pude comparecer, pois fiquei presa no trânsito (pasmem!) de Vaz Lobo à Madureira, dois bairros bem próximos à Escola, por conta das obras da Transrio que passará por estes locais.

 

 

 Projeto África em Artes

 

O projeto África em Artes visa desenvolver o respeito às diferenças de raça, cor, credo, condição física, opção sexual e social em todas as relações dentro e fora da escola. Ele tem seu ápice com a exposição das atividades artísticas, divulgando a história e cultura afro-brasileira, comemorando o Dia da Consciência Negra.


A escola tem como parceria, nada mais, nada menos, que Oton Teixeira, artista plástico ligado a culltura afro-brasileira.

 

Várias oficinas aconteceram durante toda a semana do evento, resultando em magníficos trabalhos, além da apresentações de dança e capoeira.

 

 

Oton Teixeira, artista plástico, parceiro da EM Luís Carlos da Fonseca

 

Vamos conhecer alguns trabalhos artísticos, sejam ligados a Dança, como também em Artes Plásticas, que aconteceram no mês de novembro de 2011.

 

As Profª Fátima, Cristiane, Amélia e Luciana fizeram com as turmas de EI atividades com massinha...
 

 

 

 As professoras Mª Alice e Adriana, com as turmas do 1º ano, trabalharam máscaras... E como ficaram lindas!

 

 

As turmas do 2º ano, orientadas pelas professoras Elainemar e Suzanne, mostraram a cultura africana através do tecido, e veja o que criaram!

 

 

 

A turma 1202 dançou "África" do grupo Palavra Cantada...

 

 

As professoras Mariana, Aline e Mª Teresa levaram seus alunos das turmas de 3º ano a descobrirem a arte, através das formas geométricas para criarem suas obras...

 

 

 

 

As turmas de 4º ano produziram na madeira e gouche trabalhos inspirados nos desenhos geométricos de Kentês...

 

 

 

A turma 1501 e a profª Cíntia criaram alguns emblemas fazendo uma releitura de sua composição, além de dançar o KUDURO, dança típica da África...

 

 

 

 

 

 Apresentação do grupo de capoeira O Canto do Berimbau, com o mestre Euclides...

 

 

 

 

Parabéns a direção, aos professores e à comunidade da EM Luis Carlos da Fonseca pelo belo trabalho desenvolvido com este projeto.

 

Visite o blog da EM Luís Carlos da Fonseca, clicando aqui

 

Se você conhece algum professor que tenha feito um trabalho significante na Educação Municipal e/ou fez algo inusitado que, num bom sentido, "abalou as estruturas" da sua escola?
Então, escreva que nós divulgaremos.


Cada CRE possui um representante na Equipe Rioeduca - todos professores da rede, e para saber qual e-mail do representante da sua CRE, clique no ícone abaixo.

 

 

 

Professora Regina Bizarro_ Representante do Rioeduca/5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 20/01/2012

2012 Representa Um Novo Tempo para a E.M. Professor Joaquim da Costa Ribeiro

Tags: 8ªcre, blogsdeescolas.

 

De acordo com os Maias  2012 pode ser o fim de tudo, mas para a Escola Municipal Professor Joaquim da Costa Ribeiro será apenas o início de grandes conquistas no mundo dos saberes e das interações

 

Um dos mais antigos povos da América Central, os Maias destacam-se até hoje por sua organizada estrutura de ciência, história, arte e religião.

 

Das várias profecias feitas por esse povo, há mais de 5 mil anos, a que mais chama a atenção de cientistas e filósofos de todo o mundo é a exatidão e o mistério contidos no calendário maia, que cita o ano 2012 como um ano-chave para mudanças em nosso planeta e o fim de um ciclo.

 

Se este "fim de um ciclo" representa o fim do mundo ou coisa parecida, para a escola municipal Professor Joaquim da Costa Ribeiro, 2012 será sem dúvida o marco de um novo tempo!

 

 

Nasce o Blog da E.M. Professor Joaquim da Costa Ribeiro

 

 

Na volta às aulas o Blog da escola será administrado por alunos e professores.

 

Essa interação é muito produtiva, pois professores e alunos poderão refletir juntos sobre a ética nas Redes Sociais, além de muitos outros conceitos relevantes na seleção de fotos, textos e assuntos que devem estar presentes ou não no Blog Escolar.

 

A equipe pedagógica da escola Professor Joaquim da Costa Ribeiro espera que este Blog seja mais uma forma de integrar professores e alunos, além de estimular os estudos e divulgar o desenvolvimento dos projetos.

 

Para a escola, um ano novo combina com atitudes novas! Por isso no dia 11 de janeiro foi dado somente o primeiro passo para a construção deste espaço virtual, que com a colaboração da comunidade escolar irá se tornar parte integrante das ferramentas presentes no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

 

 

Sigam o Blog da E.M. Professor Joaquim da Costa Ribeiro!

Clique aqui!

 

Sua escola já tem um Blog?

Para mantê-lo atualizado e com caráter pedagógico, veja estas dicas:

 

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1808

 

O Rioeduca parabeniza a equipe da E.M. Professor Joaquim da Costa Ribeiro pela criação do Blog!

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 19/01/2012

No Mundo da Pintura com o EDI Professora Ruth Cardoso

Tags: 7ªcre.

 

 

    O projeto “No Mundo da Pintura,a Linguagem por meio das Artes Visuais” do EDI Professora Ruth Cardoso foi o vencedor do Prêmio Rioeduca em 2011 na categoria Rio Belas Artes. O projeto foi abordado de maio a junho, durante um mês,fazendo parte do projeto anual de 2011, que teve como título: O mundo está aqui... Carimbe seu passaporte e embarque numa viagem intercultural.

 

Instalações do Edi Professora Ruth Cardoso


A escola costuma escolher o tema norteador com base nos assuntos do cotidiano que despertaram interesse ou que apareceram na mídia, ganhando grande destaque nacional. Com o assunto definido, no primeiro centro de estudos do ano, é decidido que caminhos, relações, sub-temas, projetos e desdobramentos serão mais interessantes.

 
A temática “Culturas” foi escolhida por dois motivos: primeiro, por se acreditar que é ela que permeia não só a constituição das relações fundamentais para a aprendizagem efetiva da criança como também perpassa por todos os aspectos sociais, significações e representações da criança sobre o mundo em que está inserida. O tema poderia ter desdobramentos ricos e interessantes para que a equipe pedagógica se apropriasse do fazer pedagógico utilizando a metodologia de projetos, isto é, projetos mensais que falariam entre si.
  

Dessa maneira, a cada mês foi feita uma viagem por um mundo diferente:



 

 

Assim, contemplou-se diferentes aspectos culturais, valorizando a produção infantil também como elemento cultural repleto de significados.
 

No projeto No Mundo da Pintura,cada turma da pré-escola conheceu um pintor consagrado. Foram escolhidos Monet, Picasso, Portinari, Romero Britto, Van Gogh, Volpi, Rosa MariaDa Paz, Caribé , Claudio Tozzi , Djanira Machado e Tarsila do Amaral.Já as turmas de creche focaram o seu trabalho em técnicas diferenciadas de pintura.
 

 

Os objetivos principais do projeto


• Fundamentar a prática pedagógica da escola na metodologia de projetos
• Valorizar e respeitar a visão de mundo, a história e a sabedoria infantil.
• Garantir experiências que promovam o desenvolvimento da autonomia, identidade e curiosidade.
• Promover um espaço aberto à experimentação.
O projeto foi concretizado no cotidiano das turmas com atividades fundamentais para o desenvolvimento pleno da criança. Permitiu um trabalho multidisciplinar, em que todas as áreas do conhecimento se entrelaçaram. Dessa maneira, as metas para cada área do conhecimento foram:
- Linguagens oral e escrita: a contemplação, observação, descrição e narração do que estavam vendo e sentindo;exploração da oralidade e reconhecimento da função social da escrita.
- Lógico-matemático: reprodução, tamanhos, cores, associação e classificação.
- Ciências naturais e sociais: formular hipóteses a respeito da temática da obra, quando e em que contexto foi criada.
- Corpo e movimento: perceber-se e identificar o movimento.
- Linguagens artísticas: apreciação, reflexão e o fazer artístico. Permeado pela criatividade e sensibilidade.

 

Cada turma buscou a melhor forma de se trabalhar, propondo variadas atividades, levando em consideração a faixa etária das crianças.
 

Culminância do Projeto 

Para todo projeto finalizado foi realizada uma culminância, geralmente contando com a participação dos responsáveis. Para esse projeto, foi montada uma vernissage, onde foram expostos os trabalhos desenvolvidos pelas crianças e alguns quadros originais para a contemplação. Ao sair, os pais assinaram o livro de presença deixando mensagens encantadoras.

 


O projeto obteve um grande sucesso. As crianças se envolveram, reconhecendo os artistas e se sentindo artistas e passaram a valorizar ainda mais as produções feitas por eles. Os professores sentiram prazer com a temática e tiveram a comprovação de como pode ser muito interessante e proveitosa a metodologia de projetos. Os responsáveis ficaram encantados com o desenvolvimento das crianças de acordo com que relatavam em casa.
 

Ainda como desdobramento do projeto, duas turmas, escolhidas por meio de sorteio, foram visitar o museu Chácara do Céu, e puderam conhecer algumas obras e ficaram verdadeiramente encantados.
 

 

Para a escola, receber o prêmio do Rioeduca foi a certificação de que estão no caminho certo para oferecer uma Educação de qualidade às crianças que estão sob a responsabilidade da escola e ainda ratificou um trabalho que foi avaliado por todos do EDI e pelos pais como sendo excelente.


A escola também tem  blog, que é utilizado como meio da divulgação do trabalho desenvolvido na escola, possibilitando que práticas diferenciadas ganhem visibilidade e ampliando, assim, o espaço de diálogo com a comunidade.
 

 Visite o blog da escola clicando na imagem abaixo

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

                                                                       

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share