A A A C
email
Retornando 68 resultados para o mês de 'Janeiro de 2014'

Segunda-feira, 06/01/2014

Aluno Leitor, Aluno Escritor!

Tags: 6ªcre, educopédia, mídias, riodeleitores.

 

 

Em outubro e novembro, os Embaixadores da Educopédia da 6ª Coordenadoria Regional de Educação tiveram como meta trabalhar com os alunos a produção de textos na Máquina de Publicar da Educoteca. Essa atividade teve como objetivo principal ajudar a formar alunos leitores e escritores. Vamos ver como tudo aconteceu?

 

A Máquina de Publicar é um recurso existente na Educoteca, biblioteca turbinada da Educopédia, que possibilita a criação de livros digitais de forma rápida e fácil. Ela possui várias ferramentas que permitem a inserção de diferentes mídias, com textos, imagens, músicas, efeitos sonoros e histórias em quadrinhos.

 

Ao acessar a Máquina de Publicar, é possível criar um novo livro ou editar um existente. Existem ainda ferramentas para salvar, publicar e visualizar o documento em edição. É uma forma simples e criativa de publicar seu próprio livro e compartilhar com todas as pessoas que acessarem a Educoteca!

 

Nos meses de outubro e novembro, os Embaixadores da Educopédia da Subsecretaria de Novas Tecnologias da cidade do Rio de Janeiro trabalharam a Máquina de Publicar com suas turmas e com os professores de suas unidades escolares. Os professores da 6ª Coordenadoria Regional de Educação produziram várias histórias em quadrinhos com as crianças, que foram publicadas nas redes sociais e no blog dos Articuladores da Educopédia. 

 

Na Máquina de Publicar é possível escolher vários modelos de páginas, de acordo com a história que você quer montar.

 

Alunos e professores podem produzir seus próprios desenhos para inserir na história produzida.

 

Dentre as ferramentas da Máquina de Publicar temos a inserção de imagens, vídeos, músicas e textos.

 

Antes de iniciar o trabalho na plataforma, os professores dedicaram-se à análise e à leitura de várias histórias em quadrinhos para, assim, conhecerem as características desse tipo de texto.

 

O segundo passo foi colocar a mão na massa e produzir as histórias. Ao acessar a Máquina, os alunos escolheram o modelo do template para realizar a escrita do livro. No menu "páginas", cada criança pode gerenciar a sua história, acrescentando, excluindo ou alterando a ordem dos quadrinhos.

 

No ícone "texto", eles puderam alterar a cor, a fonte e o tamanho das palavras. A ferramenta "desenho" também foi utilizada, o que permitiu a criação de figuras e a sua inserção no livro, através do botão "imagem".

 

A Máquina de Publicar possui, na aba quadrinhos, uma série de balões para serem utilizados em situações diversas. Várias músicas de fundo e efeitos sonoros fizeram parte do livro produzido pelos alunos.

 

História produzida pelos alunos da turma 1.102, da professora Rosana Miranda da Escola Municipal Paraíba.

 

História produzida pelos alunos do segundo segmento da professora Amanda Fernandes, da Escola Municipal Alberto José Sampaio.

 

História produzida pelos alunos do segundo segmento da Escola Municipal Monte Castelo, com o professor embaixador Leonardo.

 

Cada aluno, dentro da Máquina de Publicar, tem um perfil que, inicialmente, aparece como nível 1. A cada visualização, compartilhamento e avaliação que o texto receber, o aluno vai ganhando mais experiência. Quando esta atingir o limite daquele nível, passa para o próximo, que libera mais espaço para publicação.

 

O que você está esperando? Acesse a Máquina de Publicar, leia os livros, compartilhe e deixe a sua avaliação! Você estará ajudando esses alunos a se tornarem leitores ativos e escritores criativos!

 

Parabéns aos professores Embaixadores da Educopédia da 6ª Coordenadoria Regional de Educação por utilizarem a Máquina de Publicar para enfatizar o lado prazeroso de ler e escrever! É um prazer ter o trabalho de vocês no Portal Rioeduca!

 

Quer conhecer um pouco do trabalho dos Embaixadores da Educopédia? Visite o blog clicando AQUI! Até a próxima semana!

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

E-mail: pferreira@rioeduca.net

Twitter: @Paty_PFF
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 03/01/2014

Revivendo Momentos de Alegria

Tags: 5ªcre, ano novo.

 

Feliz Ano Novo!


A passagem do ano novo foi celebrada em quase todos os pontos do nosso Planeta. Fogos de artifício em festas públicas fazem desse momento um momento único, onde se reúnem familiares e amigos, e até desconhecidos, com a finalidade de compartilhar o desejo de felicidade para o ano seguinte, envolvendo diferentes tipos de promessas e simpatias.


O Rio de Janeiro conserva a tradição da queima de fogos e shows musicais em toda orla marítima da cidade, fazendo dessa festa a maior festa do Planeta. Entretanto, é em Copacabana que se concentra a maior celebração do ano novo do Brasil. E foi por essa fabulosa celebração que a Cidade do Rio de Janeiro recebeu do World Travel Guide, no ano de 2012, o prêmio internacional considerado um dos mais importantes do setor de turismo em termos globais, sendo considerada a maior festa de réveillon do mundo.

Famílias se reunem na areia da praia da Zona Sul e Oeste, enquanto em outros bairros a festa se extende envolvendo muita música, com baterias de escolas de samba, cantores de sucesso e a queima tradicional de fogos.

 

A Maior Celebração do Ano Novo no Brasil: Copacabana

 

Em seus 4 quilômetros de areia Copacabana recebeu 2 milhões e 300 mil pessoas para celebrar o Ano Novo. A queima de 24 toneladas de fogos fizeram refletir no céu da Zona Sul do Rio de Janeiro a beleza das cores, com duração de 16 minutos.

Realmente foi uma festa espetacular!

 

 

Foto editada da virada do ano, através da emissora Globo de Televisão

 

 

Foto editada da virada do ano, através da emissora Globo de Televisão

 

 

Foto editada da virada do ano, através da emissora Globo de Televisão

 

 

Foto editada da virada do ano, através da emissora Globo de Televisão

 

 

Foto editada da virada do ano, através da emissora Globo de Televisão

 

 

Foto editada da virada do ano, através da emissora Globo de Televisão. Cristo Redentor a frente.

 

 

Rioeduca em 2013


O portal Rioeduca está em festa, pois pelo terceiro ano consecutivo suas matérias ratificaram o objetivo inicial deste portal, que é “mostrar os detalhes de tudo o que acontece dentro de cada uma de nossas Escolas, Creches e EDIs”, como um “espaço de troca, de aprendizagem e principalmente de alegria”.

 

Em 2013 as publicações da 5ª Coordenadoria Regional de Educação começaram com a matéria “Ensinar e Aprender – Um Movimento a Muitas Mãos / GED 5ªCRE”, matéria de muito sucesso nos "bastidores" da CRE. Durante o ano foram publicados maravilhosos projetos desenvolvidos por professores e seus alunos, culminando com a matéria da Escola Municipal Alfredo de Paula Freitas, que apresentou o “Projeto Social Baseball Escolar”, projeto que está revolucinando a vida da escola e de seus alunos.

 

Vídeo editado com todas as fotos destaques das publicações do Portal Rioeduca/5ªCRE no ano de 2013.

 

De 6 até 31 de janeiro, o portal Rioeduca destacará as quatro matérias mais votadas de cada CRE, as quatro matérias mais votadas da Página Família e as quatro mais votadas da Página Professores. Acompanhe as publicações durante este mês.

 


Renovo os votos de um Feliz 2014 apresentando a Receita de Ano Novo do divino escritor Carlos Drummond de Andrade.


Receita de Ano Novo

 

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

 

Obrigada 5ªCRE!

Obrigada pela parceria durante todo ano de 2013 e que possamos continuar, juntos, dando ênfase a este trabalho único de divulgação das escolas da rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro!

 

Parabéns para todos nós, professores da rede municipal!
 

Regina Bizarro é professora representante do Portal Rioeduca/5ªCRE.

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza

Rioeduca/5ªCRE no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/


                               

 



   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 03/01/2014

Educação a Distância

Tags: blogsderioeducadores, educopédia, mídias, especialistas, novas mídias, educação à distância.

A Educação a Distância (EAD) deve ser compreendida como uma “prática educativa situada e mediatizada, uma modalidade de se fazer educação, de se democratizar conhecimento”(PRETI, 1996).

 

http://clebercrodrigues.blogspot.com.br/2011/05/design-para-educacao-distancia.html

 

A Educação a Distância é uma opção, em função da democratização da oferta, a formação do profissional ou escolar dos trabalhadores, além de ser uma opção válida para a população dispersa em lugares onde não há escolas ou universidades. Enfim, uma alternativa que vem ganhando popularidade pela sua utilização nos setores educacionais públicos e privados com o uso das NTICs (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação).

 

http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br

 


Para a transformação de informações em conhecimentos, é preciso que estes sejam trabalhados, discutidos, comunicados. As múltiplas interações e troca de experiências entre os envolvidos no processo possibilitam que esses conhecimentos sejam permanentemente reconstruídos e reelaborados, a partir da mediação da figura de um professor-tutor.


O sujeito principal da aprendizagem passa do professor para o aluno que, com autonomia, responsabilidade e interação com o outro, adquire conhecimento.

 

http://processocomunicacaoead.blogspot.com.br


O tutor tem um papel fundamental no curso, no desempenho cognitivo dos alunos, ao relacionar os desafios, o apoio e as estratégias para o melhor desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, buscando sempre de forma afetiva, motivá-lo e minimizar as dificuldades que os alunos possam vir a ter, favorecendo a clareza e assegurando maior comunicabilidade.

 

www.educacaoadistancia.blog.br/tag/e-learning

 

O material didático auxilia a qualidade do desenvolvimento de conteúdos, ou seja, o ensino na EAD não está relacionado somente à tecnologia, mas também aos conteúdos e atividades nele desenvolvidas. Afinal, a tecnologia mais moderna por si só não garante a qualidade na educação.

 

http://www.hipocampus.com.br

 

As possibilidades no ambiente virtual de aprendizagem garantem a construção de novos espaços e tempos de interação com a informação e comunicação social. Sendo esta interatividade com o conhecimento e com as pessoas fundamental para a efetiva aprendizagem.

 

____________________________________________

.

Cristiane Fallah de Aguilar é graduada em Pedagogia pela UERJ. Atua como tutora da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, é Professor II e Articuladora de Mídias na Secretaria Municipal de Educação. Tem experiência na área de Educação, Tecnologia Educacional e Mídias na Educação.

 

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3735539878022505

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 03/01/2014

Trajetória da Meralina

Tags: 10ªcre.

A E. M. Meralina de Castro, da 10ª CRE, realizou muitos projetos no decorrer de 2013 a partir do seu Projeto Político Pedagógico, envolvendo todos da Unidade Escolar. 

 


Um pouquinho da história da Unidade Escolar


A Escola Municipal Meralina de Castro está localizada na Rua Cravolândia, Lote 2, nas proximidades do terreno onde ficava o antigo Palácio Real e Imperial de Santa Cruz, hoje ocupado pelo Batalhão Escola de Engenharia, do Exército.


O Projeto Político Pedagógico “Uma perspectiva de Identidade no Exercício da autonomia”, tem como meta preparar para o exercício da cidadania visando uma sociedade mais justa e igualitária.

 

A Escola tem seu nome em homenagem à Professora Meralina de Castro, de expressiva e dedicada atuação ao magistério em toda a região da atual Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Meralina deixou ótimos exemplos de devoção e manifestação de amor às crianças e adolescentes, transmitidos aos alunos e professores mais jovens, incluindo os seus descendentes, como é o caso da professora Eliane de Castro Atallah Rebelo, bisneta da patronesse, que trabalhou durante muitos anos nas Escolas Municipais Joaquim da Silva Gomes, Sócrates Gâlveas, Manoel Porto Filho e Professora Dione Freitas Felisberto de Carvalho.

 


 

 Professora Meralina de Castro.

 

Fundada em 4 de dezembro de 1964, a escola possui um total de 410 alunos e atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, e tem como gestores: Sônia Marisa (Diretora Geral), Roseli Macedo (Diretora Adjunta) e Dilma Lopes (Coordenadora Pedagógica).

 

Placa da fundação da Unidade Escolar.

 

Sônia Marisa (Diretora Geral), Dilma Lopes (Coordenadora Pedagógica),

Roseli Macedo (Diretora Adjunta). 

 

O Projeto Pedagógico prima pela construção de cidadãos autônomos que valorizem as raízes históricas e culturais. Sendo assim, o papel da Escola como divulgadora de cultura é de suma importância para que sejam reforçados e resgatados valores e tradições, buscando pesquisar com os alunos as diferenças culturais encontradas em nosso país, incentivando a valorização desta pluralidade.

 

Alguns Projetos desenvolvidos

 

Copa das Confederações:

 

A Escola Meralina de Castro, antenada com todos os acontecimentos atuais, promoveu debates e pesquisas, não somente sobre a Copa das Confederações, mas incluiu temáticas que produziram nos alunos uma consciência de que todos devem participar para construir um país campeão também nos aspectos sociais, ressaltando a importância do papel de cada um, pois as mudanças da realidade começam com mudança do indivíduo.

 

Foi realizado também um pequeno torneio de futebol, organizado pela professora de Educação Física Aline, em que todos os alunos tiveram a oportunidade de criar e consolidar laços de amizade e compreender melhor os parâmetros de competitividade e cooperação, além de se destacar a importância do esporte como instrumento de inclusão e de seus benefícios para a saúde da mente e do corpo.

 

Atividades desenvolvidas com o tema "Copa das Confederações".

 

* Dia do Meio Ambiente

 

No dia 5 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente. Essa data foi escolhida em 1972, quando foi realizado pela ONU um encontro com o objetivo de tratar de assuntos ambientais. O encontro ficou conhecido como Conferência das Nações Unidas. Estavam presentes na conferência 113 países e 250 ONG's que buscaram, reunidos, soluções para a degradação que o ser humano tem causado no Planeta.


Nossa Escola prima sempre pela formação integral de seus educandos. Dessa forma, a temática ambiental está sempre presente e em destaque em nosso currículo, objetivando formar cidadãos conscientes e uma geração que busque um modo de vida sustentável. É importante ressaltar que, com a modernidade e o consumismo contemporâneo, os prejuízos ambientais têm se tornado maiores.

 

O desmatamento, a diminuição da água potável, a destruição da camada de ozônio, o acúmulo de gases estufa, a redução da biodiversidade, a extinção de animais e espécies vegetais são assuntos que devem ser tratados na escola com alunos de todas as idades, pois quanto mais cedo for formada essa consciência, mais consolidados estarão os conceitos de respeito à natureza e a vida em geral.

 

Toda a comunidade deve ser incluída nessa conscientização. Os vizinhos, responsáveis e toda a comunidade têm participado de eventos com a temática ambiental, para que possamos buscar mudanças na visão e no comportamento de todos.
 

 

Atividades desenvolvidas sobre o Meio Ambiente.

 

* Visita ao 15º Salão do Livro

 

O incentivo ao prazer pela leitura é constante e, no Projeto Pedagógico, os professores primam por valorizar o uso de diversos tipos textuais, buscando formar uma geração de leitores capazes de selecionar, apreciar, interpretar e produzir textos de qualidade.


No dia 13 de junho, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o 15º Salão FNLIJ do Livro para crianças e jovens, realizado no Centro de Convenções Sulamérica. É um dos eventos literários mais importantes do país e totalmente voltado ao público infantil e juvenil; 85 estandes, sendo 71 editoras tiveram exposição de obras, com foco na literatura infanto-juvenil.

 

As crianças puderam participar de rodas de conversa com os principais escritores e ilustradores. Acompanharam atentas a leitura de histórias (realizada pelos próprios autores) e mergulharam totalmente no universo da leitura. Todos os alunos e professores que participaram do evento receberam um livro de presente, como forma de despertar o hábito da leitura.

 

Visita ao 15º Salão do Livro.

 

Assim, envolvendo toda a comunidade escolar e desenvolvendo projetos que cativem a participação dos alunos, a Unidade Escolar tem sido um exemplo pedagógico de iniciativa e criatividade.

 

Parabéns aos Gestores!

Parabéns aos Professores!

Parabéns a toda Comunidade Escolar!

 

Suelen Corrêa
é professora da rede municipal de ensino e
representante do Rioeduca da 10ª CRE

 

Contatos:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: SuelenCorrea29

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share