
Segunda-feira, 06/01/2014
Aluno Leitor, Aluno Escritor!
|


Sexta-feira, 03/01/2014
Revivendo Momentos de Alegria
Feliz Ano Novo!
|


Sexta-feira, 03/01/2014
Educação a Distância
A Educação a Distância (EAD) deve ser compreendida como uma “prática educativa situada e mediatizada, uma modalidade de se fazer educação, de se democratizar conhecimento”(PRETI, 1996).
http://clebercrodrigues.blogspot.com.br/2011/05/design-para-educacao-distancia.html A Educação a Distância é uma opção, em função da democratização da oferta, a formação do profissional ou escolar dos trabalhadores, além de ser uma opção válida para a população dispersa em lugares onde não há escolas ou universidades. Enfim, uma alternativa que vem ganhando popularidade pela sua utilização nos setores educacionais públicos e privados com o uso das NTICs (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação).
http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br
http://processocomunicacaoead.blogspot.com.br
www.educacaoadistancia.blog.br/tag/e-learning
O material didático auxilia a qualidade do desenvolvimento de conteúdos, ou seja, o ensino na EAD não está relacionado somente à tecnologia, mas também aos conteúdos e atividades nele desenvolvidas. Afinal, a tecnologia mais moderna por si só não garante a qualidade na educação.
http://www.hipocampus.com.br
As possibilidades no ambiente virtual de aprendizagem garantem a construção de novos espaços e tempos de interação com a informação e comunicação social. Sendo esta interatividade com o conhecimento e com as pessoas fundamental para a efetiva aprendizagem.
____________________________________________
Cristiane Fallah de Aguilar é graduada em Pedagogia pela UERJ. Atua como tutora da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, é Professor II e Articuladora de Mídias na Secretaria Municipal de Educação. Tem experiência na área de Educação, Tecnologia Educacional e Mídias na Educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3735539878022505
|


Postado por Cristiane Guntensperger Sousa (Texto de Cristiane Fallah de Aguilar) Ver Comentários (0)
Sexta-feira, 03/01/2014
Trajetória da Meralina
A E. M. Meralina de Castro, da 10ª CRE, realizou muitos projetos no decorrer de 2013 a partir do seu Projeto Político Pedagógico, envolvendo todos da Unidade Escolar.
A Escola tem seu nome em homenagem à Professora Meralina de Castro, de expressiva e dedicada atuação ao magistério em toda a região da atual Zona Oeste do Rio de Janeiro. Meralina deixou ótimos exemplos de devoção e manifestação de amor às crianças e adolescentes, transmitidos aos alunos e professores mais jovens, incluindo os seus descendentes, como é o caso da professora Eliane de Castro Atallah Rebelo, bisneta da patronesse, que trabalhou durante muitos anos nas Escolas Municipais Joaquim da Silva Gomes, Sócrates Gâlveas, Manoel Porto Filho e Professora Dione Freitas Felisberto de Carvalho.
Professora Meralina de Castro.
Fundada em 4 de dezembro de 1964, a escola possui um total de 410 alunos e atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, e tem como gestores: Sônia Marisa (Diretora Geral), Roseli Macedo (Diretora Adjunta) e Dilma Lopes (Coordenadora Pedagógica).
Placa da fundação da Unidade Escolar.
Sônia Marisa (Diretora Geral), Dilma Lopes (Coordenadora Pedagógica), Roseli Macedo (Diretora Adjunta).
O Projeto Pedagógico prima pela construção de cidadãos autônomos que valorizem as raízes históricas e culturais. Sendo assim, o papel da Escola como divulgadora de cultura é de suma importância para que sejam reforçados e resgatados valores e tradições, buscando pesquisar com os alunos as diferenças culturais encontradas em nosso país, incentivando a valorização desta pluralidade.
Alguns Projetos desenvolvidos
* Copa das Confederações:
A Escola Meralina de Castro, antenada com todos os acontecimentos atuais, promoveu debates e pesquisas, não somente sobre a Copa das Confederações, mas incluiu temáticas que produziram nos alunos uma consciência de que todos devem participar para construir um país campeão também nos aspectos sociais, ressaltando a importância do papel de cada um, pois as mudanças da realidade começam com mudança do indivíduo.
Foi realizado também um pequeno torneio de futebol, organizado pela professora de Educação Física Aline, em que todos os alunos tiveram a oportunidade de criar e consolidar laços de amizade e compreender melhor os parâmetros de competitividade e cooperação, além de se destacar a importância do esporte como instrumento de inclusão e de seus benefícios para a saúde da mente e do corpo.
Atividades desenvolvidas com o tema "Copa das Confederações".
* Dia do Meio Ambiente
No dia 5 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente. Essa data foi escolhida em 1972, quando foi realizado pela ONU um encontro com o objetivo de tratar de assuntos ambientais. O encontro ficou conhecido como Conferência das Nações Unidas. Estavam presentes na conferência 113 países e 250 ONG's que buscaram, reunidos, soluções para a degradação que o ser humano tem causado no Planeta.
O desmatamento, a diminuição da água potável, a destruição da camada de ozônio, o acúmulo de gases estufa, a redução da biodiversidade, a extinção de animais e espécies vegetais são assuntos que devem ser tratados na escola com alunos de todas as idades, pois quanto mais cedo for formada essa consciência, mais consolidados estarão os conceitos de respeito à natureza e a vida em geral.
Toda a comunidade deve ser incluída nessa conscientização. Os vizinhos, responsáveis e toda a comunidade têm participado de eventos com a temática ambiental, para que possamos buscar mudanças na visão e no comportamento de todos.
Atividades desenvolvidas sobre o Meio Ambiente.
* Visita ao 15º Salão do Livro
O incentivo ao prazer pela leitura é constante e, no Projeto Pedagógico, os professores primam por valorizar o uso de diversos tipos textuais, buscando formar uma geração de leitores capazes de selecionar, apreciar, interpretar e produzir textos de qualidade.
As crianças puderam participar de rodas de conversa com os principais escritores e ilustradores. Acompanharam atentas a leitura de histórias (realizada pelos próprios autores) e mergulharam totalmente no universo da leitura. Todos os alunos e professores que participaram do evento receberam um livro de presente, como forma de despertar o hábito da leitura.
Visita ao 15º Salão do Livro.
Assim, envolvendo toda a comunidade escolar e desenvolvendo projetos que cativem a participação dos alunos, a Unidade Escolar tem sido um exemplo pedagógico de iniciativa e criatividade.
Parabéns aos Gestores! Parabéns aos Professores! Parabéns a toda Comunidade Escolar!
Suelen Corrêa
Contatos:
|

