A A A C
email
Retornando 28 resultados para o mês de 'Janeiro de 2019'

Quinta-feira, 17/01/2019

Vale a Pena Ler de Novo: Campeonato de Spelling Bee

Tags: 9ºcre, língua inglesa, soletrando, protagonismo..

 

Competição de soletrar palavras em inglês agita escola na 9ª CRE

 

O Spelling Bee é um jogo que consiste, basicamente, em soletrar palavras em inglês. Aprender a soletrar é de extrema importância, pois com prática e dedicação, o aluno gradativamente entra em contato com diferentes palavras, desde as mais simples até as mais complexas.

 

 

Aluna soletrando ao olhar atento dos professores.

 

Na Escola Municipal Professor Antônio Boaventura, da 9ª CRE, situada em Campo Grande, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, os alunos do 5º e do 6º ano ampliaram significativamente o vocabulário neste terceiro Bimestre, pois foram desafiados pelo professor Marcelo Berto a participar de uma grande competição que despertou um maior interesse no estudo da Língua Inglesa.

 

 

Professores e alunos concentrados na competição.

 

 

O início da competição ocorreu em Agosto e a grande final aconteceu no último dia 28/09/18, em clima festivo. O evento contou com a presença das professoras Elisa Setubal, regente da E.M. Presidente Nereu Ramos e Elaine Lopes, regente da E.M. Paulo Renato Souza no júri. A professora Elaine, na abertura do evento, brindou a plateia com uma linda apresentação musical. Os grandes convidados do dia foram os responsáveis dos participantes, que torceram e se mostraram impressionados e entusiasmados com o potencial dos alunos.

 

 

Professora Elaine fazendo sua apresentação musical.

 

 

A diretora da escola, professora Adriana Ferreira dos Santos afirma que "o envolvimento dos alunos e professores torna o Spelling Bee uma competição saudável, onde todos saem ganhando ainda mais conhecimento".

 

 

Alunos concentrados soletrando as palavras para o júri e plateia acompanhando tudo atentamente.

 

 

As vencedoras do Spelling Bee foram as alunas Melissa e Marina, ambas da turma 1602. As discentes foram presenteadas com tablets. Os vencedores do projeto foram os alunos, já que esta experiência ficará eternamente registrada em suas memórias. Cabe ressaltar que o sucesso foi tão grande que os alunos já estão aprendendo novas palavras, visando à competição do próximo ano. O projeto, além de alcançar os objetivos pedagógicos, proporcionou momentos de integração, solidariedade, motivação, protagonismo e participação das famílias, que se envolveram e contribuíram para o sucesso dos resultados.

 

 

Encerramento da competição e premiação entregue aos alunos participantes.

 

 

Para saber mais:

Unidade Escolar: Escola Municipal Professora Antônio Boaventura

E-mail: emboaventura@rioeduca.net

Telefone: 2323-7025

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 17/01/2019

Caravana Carioca de Férias

Tags: caravana, férias.

 

Criançada do Complexo do Alemão se diverte a valer na Caravana Carioca de Férias

 

A Caravana Carioca de Férias promovida pela Prefeitura da Cidade do Rio de janeiro em parceria com o Sesc, aportou na Vila Olímpica Carlos Castilho, no Complexo do Alemão, para a alegria da garotada, que se divertiu a valer com várias atividades como badminton, espaço para leitura e desenho, futebol, totó, pingue-pongue, xadrez, guerra de cotonete, teatro de fantoches e apresentação de palhacita e contação de histórias. Durante a abertura do evento, um animador de peso fez várias brincadeiras com as crianças como a do gato e rato, estátua e muitas outras. Além disso, havia estandes sobre sustentabilidade, exposição sobre parte da História do Brasil , e rodas de conversa com o tema saúde. Deliciosos lanches foram ofertados para os alunos que adoraram o dia e pediram para que haja mais iniciativas assim durante as férias.

 

 

Também houve apresentação de um adestrador que levou a cadelinha Bela, uma linda vira-lata, para os alunos. Francisco Matos da Silva, de 9 anos, ajudou o adestrador a alimentar a cachorrinha. ‘’Adoro bichos. Tenho dois cachorros, o Bob e o Dick’’. Aluno do 5º ano da Escola Municipal Padre Manoel da Nóbrega, em Ramos, ele estava adorando o evento. ‘’Muito bom. Poderia ser pelo menos uma semana’’.

 

Outra que também estava pleiteando mais dias de Caravana das Férias era Hadassa Gaudêncio Lima, de 9 anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal Afonso Várzea, em Inhaúma. “Vai ter outro dia?’’. Curtindo bastante o espaço de leitura, ela conta que aprendeu a ler aos 3 anos de idade. ‘’Metade sozinha e metade com a ajuda da minha mãe. Gosto de ler os livros da Talita Rebouças. Já fui à Bienal do Livro num passeio da escola mas não a conheci’’. Para Hadassa, ler é tudo de bom. ‘’A importância da leitura é que você pode imaginar o que você quiser. Pode contar histórias’’.

 

 

 

Estudante do 6º ano da Escola Municipal Alcide de Gasperi, em Higienópolis, Anny Gabrielle Alves das neves, de 11 anos, estava satisfeita com a Caravana. “É muito legal aqui, têm várias brincadeiras, muitas emoções e atividades. Agora estou nessa (espaço de leitura), mas já estive no badminton, na guerra de cotonete, no totó. Gostei dessa aqui porque tem a almofada da lantejoula mágica . Adoro. Você passa mão e muda de cor. É muito linda’’. E não que a Anny tem razão?

 

Fechando o dia feliz houve o show com o Coral da Comlurb com apresentação do simpático passista Renato Sorriso. E nesse mês ainda tem mais Caravana Carioca de Férias em outros lugares.

 

Enviado por: 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 17/01/2019

Estrutura de atendimento, horário de funcionamento e Matriz Curricular das Unidades

Tags: matriz curricular, estrutura de atendimento.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ato da Secretária

 

RESOLUÇÃO SME N.º 113, DE 16 DE JANEIRO DE 2019

Dispõe sobre a estrutura de atendimento, horário de funcionamento e Matriz Curricular das Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, e dá outras providências.

 

 

Resolução Completa

 

Diário Oficial: Página(s): 17 a 20

 

Fonte: Diário Oficial


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 16/01/2019

Vale a Pena Ler de Novo: Tirinhas Criativas sobre a água

Tags: 3ªcre, tirinhas, água.

Mantendo a tradição de abordar temas relevantes da atualidade, o CIEP Patríce Lumumba trabalha o tema água, utilizando a tirinha para que a mensagem chegue ao maior número de pessoas com objetividade e eficiência. 

 

 

As Tirinhas são uma forma divertida para se trabalhar os gêneros literários , leitura, interpretação e produção de textos. São histórias curtas, objetivas e que proporcionam uma leitura muito mais atraente e sedutora, não só para crianças, como para adultos.

Entendendo a necessidade e urgência de se tratar um tema tão relevente, os alunos do 6º ano experimental, da turma 1603, criaram tirinhas com o tema proposto pela professora Claudia Nunes nas aulas de Ciências: “Água, usar sem desperdiçar!”. Dessa forma puderam abordar um tema importante e atual de forma prazerosa.

 

 

O trabalho foi direcionado em duas etapas: No 1º momento, após a leitura de tirinhas de diferentes autores e fontes em sala de aula, os alunos foram organizados em duplas. Cada uma escolheu um personagem apresentado, com o objetivo de criar e ilustrar uma tirinha com esse personagem. A tirinha deveria abordar o desperdício da água, assunto no qual,  que já vinha sendo abordado nas aulas de ciências da turma, de acordo com as orienações curriculares da Rede.

 

 

No 2º momento, já com base na escolha feita pela dupla, os alunos receberam diversas tirinhas com os balões de fala vazios. Eles deveriam observar atentamente a linguagem não verbal, a fisionomia dos personagens e criar as falas dos balões de acordo com o tema em questão: “Usar a água sem desperdiçar.”

Vale ressaltar, que a criação dos diálogos deveria obedecer ao contexto expresso na tirinha. 

 

 

A criatividade das histórias, as ilustrações, tudo ficou perfeito! Os alunos capricharam e deram o recado sobre a necessidade de cuidar do planeta e evitar o desperdício da água. Mais uma vez, O 6º ano experimental do CIEP Patrice Lumumba contribui, de forma lúdica, com a discussão de temas atuais e relevante para toda a comunidade escolar.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos! 

 

Para  saber mais sobre o trabalho desenvolvido no CIEP Patrice Lumumba da 3ªCRE basta enviar um e-mail para ciepplumumba@rioeduca.net

CIEP 03.12.501 Patrice Lumumba
Diretora: Paula Nacif
Diretor Adjunto: Rogério Mello
Diretor Adjunto: Luciana Veloso
Professora: Claudia Nunes

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share